Portugueses pagam demais pela banda larga

Então e aqueles users que sacam outras coisas sem ser p0rn e veem o seu trafego a aumentar de 20G para 50G e por consequencia para 100G no terceiro mês?

Não é que eu seja santo, mas existem pessoas que não sacam p0rn, nem vão a sites de warez e teem em media uma taxa de downloads elevada.
 
Tafinho disse:
Epá, gastas 30MB por dia a ver sites...? todos os dias? Então deita fora o teu browser e arranja um que tenha cache.

Aqui em casa saco sempre entre 30 - 50mb/dia, com paginas/msn/mail etc. (3Pcs), se tivesse 1Gb andava sempre a passar os limites.

Quanto aquela cena do upload, é verdade que o emule consome muito. Eu agora tenho aquilo limitado a 18kb's, e na realidade anda sempre nos 24/25.
Antes tinha limitado a 7, e andava sempre nos 11/12. Na ha maneira de optimizar isto de forma a consumir menos?
 
kanguru disse:
Aqui em casa saco sempre entre 30 - 50mb/dia, com paginas/msn/mail etc. (3Pcs), se tivesse 1Gb andava sempre a passar os limites.

Quanto aquela cena do upload, é verdade que o emule consome muito. Eu agora tenho aquilo limitado a 18kb's, e na realidade anda sempre nos 24/25.
Antes tinha limitado a 7, e andava sempre nos 11/12. Na ha maneira de optimizar isto de forma a consumir menos?

Experimenta um prog do tipo NetLimiter, para limitar a banda dos portos do eMule.
 
Tafinho,
Essa ideia de a maior parte das pessoas já estarem bem servidas e, como tal, não serem precisos serviços com maior disponibilidade de tráfego e/ou largura de banda é comparável aos míticos 640KB do Gates.

Se um fabricante de automóveis anunciasse: "Com os limites de velocidade e outras restrições legais existentes, chegamos à conclusão de que não são precisos carros mais rápidos, a nossa I&D de motores acabou hoje" o que acontecia?

Abria falência.




PS: Outro método perfeitamente legítimo de gerar elevado tráfego: videoconferência.
 
1- Experimentem ter uma ligação "via telele" durante uns anitos para começarem a dar valor á ligação BROADBAND que tem em casa ... :P

2- Deixem de ler reviews que se limitam a fazer comparações entre serviços que estão disponiveis cá em todas as aldeias e ligações ULTRALIMITADAS a paris e alguns sitios na suécia ... na "parvonia" cá tens ADSL e lá não ... e no resto do mundo (estados unidos incluidos) sais fora dos grandes nucleos e já é sorte teres dual-up pelo dobro do preço das nossas ligações de 1MBit ...

3- A PT ainda é das melhorzitas que por cá anda ... cobra barato e tem os serviços disponiveis em quase todo o lado ... em vez de só querer a mama de lisboa,porto e mais uma ou outra presa facil (clix é du best ... not)
 
Cobra barato???
Porra deves trabalhar para eles não?
Eles cobram exactamente 10% do salário minimo nacional sem contar com a assinatura da linha deles (que devia deixar de existir como na concorrencia)
Achas que todas as pessoas têm capacidades pra deixar 10% do salário só na net?
É que as pessoas também têm de dormir e comer no resto do mês, sabes?

E a PT ainda é a que cobra mais caro.
Se pra ti isso é barato, então por exemplo os preços da ONIDUO já com o telefone deve ser um sonho, não?
20€ por tudo...
Na PT é 35€ da net + 15€ da linha...
 
sotavento disse:
1- Experimentem ter uma ligação "via telele" durante uns anitos para começarem a dar valor á ligação BROADBAND que tem em casa ... :P

2- Deixem de ler reviews que se limitam a fazer comparações entre serviços que estão disponiveis cá em todas as aldeias e ligações ULTRALIMITADAS a paris e alguns sitios na suécia ... na "parvonia" cá tens ADSL e lá não ... e no resto do mundo (estados unidos incluidos) sais fora dos grandes nucleos e já é sorte teres dual-up pelo dobro do preço das nossas ligações de 1MBit ...

3- A PT ainda é das melhorzitas que por cá anda ... cobra barato e tem os serviços disponiveis em quase todo o lado ... em vez de só querer a mama de lisboa,porto e mais uma ou outra presa facil (clix é du best ... not)

1-Não fico nem mais nem menos feliz com a minha ligação por tu acederes de outra maneira mais lenta à net. Intressame somente melhoras nos ISPs

2-Nunca li nenhuma review com comparações. Fiz sim várias pesquisas em termos de acesso de banda larga para o UK. Como sempre produtos mais baratos ou ao mesmo preço. La tens ideia de quanto ganhas mais? Se não, pesquisa.
E gostava de ver dados sobre isso que dizes, que em frança suécia e afins na parvonia não tens net e esses preços abusivos. Até lá intrepreto como pura especulação.

3-Sim claro a Pt é uma santa descomunal. Apercebeste da barbaridade que acabaste de dizer? A pt até à algum tempo era uma empresa DE CARIZ PÚBLICO. Logo tem que se esfoçar para dar o melhor serviço possivel a toda a gente, viva onde viva. E sabes à quanto tempo existe? As possibilidades de ter linhas em todo o lado do país?
Claro que uma empresa privada nascida à pouco tempo se intressa 1º em filiar nas grandes cidades, ganhar clientes e depois espalhar se para o resto do pais.

Contemtem se com o serviço que têm....

ps. Strakata grande post, bem ilucidativo
 
CA3iR0 disse:
annnn...
Só conhecia o photoblog.be e o photolog.com...
:rolleyes:

Epá, que raio de comparação, estás a querer assassinar a arte da fotografia? :joker:

Não tem nada a ver com fotologs

Ontopic: Facilmente gasto 100 megas por dia a ver páginas, fóruns, e a sacar o que o pessoal mete lá (fóruns generalistas). Se não fosse o meu tráfego ilimitado apartir das duas da manhã, não sei o que faria, isto quando tinha IOL (3GB indiferenciados)
 
Anubis tens razão... Já tive a ver melhor e aquilo tem altas fotos mesmo...
Grande qualidade!
As fotos dos passaros e das paisagens são de cortar a respiração :D
Tens lá fotos tuas?
:p
 
SuBzEr0 disse:
La tens ideia de quanto ganhas mais? Se não, pesquisa.
Sem querer lançar uma flame..... tb pesquisaste o quanto lá gastam pra alem de net? Tipo..... rendas? Impostos directos e indirectos? saude?!? Estar a comprar salários e gastos especificos sem analizar o contexto envolvente é quase como comparar alhos com bugalhos. O custo ( ñ me refiro a volor monetário)de uma ligação lá deve ser talvez um pouco mias barato que cá em Portugal.
podiamos estar melhor.... podiamos sim senhor, mas ñ estamos nada mal.
 
NeoToPower disse:
Sem querer lançar uma flame..... tb pesquisaste o quanto lá gastam pra alem de net? Tipo..... rendas? Impostos directos e indirectos? saude?!? Estar a comprar salários e gastos especificos sem analizar o contexto envolvente é quase como comparar alhos com bugalhos. O custo ( ñ me refiro a volor monetário)de uma ligação lá deve ser talvez um pouco mias barato que cá em Portugal.
podiamos estar melhor.... podiamos sim senhor, mas ñ estamos nada mal.

Aí está... o pessoal só se queixa.
E para quem disse que a PT cobra 10% do SMN. É verdade, mas quem ganha o SMN não me parece que tenha em mente colocar banda larga, muitas vezes nem telefone, já para nao falar na grande probabilidade de nem sequer ter PC.

Como diz o Neotopower, estamos mal... mas podiamos estar pior.
E quanto à PT. Não se iludam, são todos a mesma coisa... Vamos ver até que ponto os outros operadores conseguem manter os serviços 'maravilhosos' que tanto publicitam.

Ou já se esqueceram à uns anos atrás... Vêm aí novos operadores de telefone... a PT vai morrer! E no entanto foi o que se viu.
Daquilo que conheço o serviço da PT pode não ser aquela maravilha, mas pelo menos sempre que preciso está lá! e em qualquer ponto do país.

Sabiam que até ao fim do ano a PT vai ter 100% de cobertura ADSL a nível nacional? Ah pois é!!!

Se deveriamos ter concorrencia a sério?! É lógico que sim. Mas nao tenham ilusões. Deixem estes produtos milagrosos poisar e daqui a uns meses falamos. Ou vocês pensam que a PT anda a dormir e nao vai lançar os 4Mb e os 8Mb? (Os testes já aí andam) e depois quero ver a Novis a oferecer os 4Mb fora dos grandes centros.

Quer queiramos quer não a PT ainda tem a sua palavra a dizer em relação às comunicações em Portugal.

Cumps,
edias
 
SuBzEr0 disse:
Se a tua pergunta é do genero: morria por esperar por uma HH e sacar o que precisasse, não realmente não morria.


Ninguém falou em HH, quando disse que 1GB chegava perfeitamente nem sequer pensei nas HH.

Experimenta visitar o photosig diariamente e vais ver

Eu conheço o photosig, e conheço quem lá vai diariamente, e continua a não gastar o 1GB/mês. a 300KB por foto, precisas de ver 100Fotos por dia para secares o limite de 1GB.

Aqui em casa saco sempre entre 30 - 50mb/dia, com paginas/msn/mail etc. (3Pcs), se tivesse 1Gb andava sempre a passar os limites.

Convém lembrares-te que estás a gastar por 3... neste caso covinha montares uma proxy ou fazer o que vou dizer a seguir...


Mas existe 1% que realmente não se importava de ter pelo menos 1 segundo giga para não ter que pagar os downloads a mais a peso de ouro!

Para essas pessoas tens tarifários superiores, com maiores limites de tráfego.


Quanto aquela cena do upload, é verdade que o emule consome muito. Eu agora tenho aquilo limitado a 18kb's, e na realidade anda sempre nos 24/25.
Antes tinha limitado a 7, e andava sempre nos 11/12. Na ha maneira de optimizar isto de forma a consumir menos?


Há, não usar P2P. Parece que não acreditam naquilo que venho a dizer há meses...

ps. Tafinho chegaste a ver o gráfico do netlimiter? Opinião?

Epá, é super estranho, no meu o netlimiter não bule bem... mas ainda vou dar mais uma vista de olhos. qual é a tua zona mesmo?
 
Tenho net por telemovel ... 3G em alguns sitios e gprs em TODO o territorio ... vou para espanha e tirando alguns locais ... rede ? cadé ???

Chego á casa de alguem e lá tá o adsl a funkar ... costumo falar muito com ppl de espanha frança USA e asia e todos me dizem o mesmo ... 50$ por adsl era um sonho na maioria dos casos. (uma pequena minoria tem T1 e afins :P)

Portugal tem uma grande diferença em relação á frança, inglaterra, suecia e afins ... enquanto lá reclamam a pedir melhores servidores para jogos "dentro do isp" cá querem pings mais baratos apra acederem a esses mesmos servidores "lá" esquecendo que estamos a milhares´de quilometros ... querem GB's de consumos internacionais para se ligarem a servidores das terriolas de onde dizem terem serviços mais baratos ... continuem a pagar-lhes metade do trafego "deles" e a mandar vir á espera que o nosso diminua de preço ... mas esperem sentados.

Enquanto tivermos empresas que num mercado com 10 milhões de potenciais clientes querem ter mais lucros que outras em emrcados de centenas de milhões de clientes não vamos ter preços "baratos" ... apenas os aceitaveis de hoje em dia ...

Tafinho: sem os p2p tenho consumos de 2/3GB por dia e uploads valentes tb :P
 
NeoToPower disse:
Sem querer lançar uma flame..... tb pesquisaste o quanto lá gastam pra alem de net? Tipo..... rendas? Impostos directos e indirectos? saude?!? Estar a comprar salários e gastos especificos sem analizar o contexto envolvente é quase como comparar alhos com bugalhos. O custo ( ñ me refiro a volor monetário)de uma ligação lá deve ser talvez um pouco mias barato que cá em Portugal.
podiamos estar melhor.... podiamos sim senhor, mas ñ estamos nada mal.

Sim tenho mesmo muitos dados para comparar, sendo que por isso falei no caso especifico de UK e dos preços de lá. Tenho la os meus pais a viver, trabalhar, pagar contas,impostos e receber. Chega?
É um pais que conheço relativamente bem a realidade de quanto se ganha, e quanto se paga, por isso falei nele e o dei como exemplo. E comparando o que se ganha lá e os preços exercidos, e o serviço anunciado, e ao olhar para o que nós temos da vontade de rir...ou chorar...

edias: Sim devido aos muitos anos de monopólio a PT pode ter cobertura em todo o pais de adsl. Big deal, não estou impressionado.
Sim tem uma palavra a dizer e sim vamos ver como os outros operadores se aguentam, é por isso que ainda não mudei logo com o aparecimento desta nova carrada de ligações, prefiro esperar e ver como são as coisas aqui na minha zona.
Mas põe uma coisa na cabeça, tendo o monópolio que teve, a PT podia e devia ter feito mais. Espera que os outros inovem para ir atrás? Não deveria ser ao contrario?

PS. Tafinho a minha zonha é concelho de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião

edit:
Tenho net por telemovel ... 3G em alguns sitios e gprs em TODO o territorio ... vou para espanha e tirando alguns locais ... rede ? cadé ???
Has de me explicar o que é que isso tem a ver com internet de banda larga terrestre. E depende da operadora que tenhas em espanha. Eu das vezes que lá fui não me lembro de qql problema de rede.

Chego á casa de alguem e lá tá o adsl a funkar ... costumo falar muito com ppl de espanha frança USA e asia e todos me dizem o mesmo ... 50$ por adsl era um sonho na maioria dos casos. (uma pequena minoria tem T1 e afins )
Não conheço assim tão bem as realidades nos outros países, mas ou esses teus amigos moram no cú de judas ou então não sei. E se o argumento tamanho serve para nós, o inverso também se pode aplicar para eles, logo esse tipo de argumentação cai por terra.
Portugal tem uma grande diferença em relação á frança, inglaterra, suecia e afins ... enquanto lá reclamam a pedir melhores servidores para jogos "dentro do isp" cá querem pings mais baratos apra acederem a esses mesmos servidores "lá" esquecendo que estamos a milhares´de quilometros ... querem GB's de consumos internacionais para se ligarem a servidores das terriolas de onde dizem terem serviços mais baratos ... continuem a pagar-lhes metade do trafego "deles" e a mandar vir á espera que o nosso diminua de preço ... mas esperem sentados.
Do pouco que dá para perceber desta parte devido ao "tuguês", digote uma coisa, já fui gamer de Medal e não pretendia pings baixos em servidores estranjas até porque era rarissimo ir jogar lá para fora. Era mesmo nos servidores de portugal. E sei que a grande maioria da comunidade gamer pensa o mesmo. Só existem raras exepções em que se poderia crer pings baixos e isso era nas wars internacionais, mas isso são muito esporadicas.
Enquanto tivermos empresas que num mercado com 10 milhões de potenciais clientes querem ter mais lucros que outras em emrcados de centenas de milhões de clientes não vamos ter preços "baratos" ... apenas os aceitaveis de hoje em dia ...
Se ao menos eu pagasse bem e fosse bem servido era um coisa, mas isso não acontece.
 
Última edição:
SuBzEr0 disse:
edias: Sim devido aos muitos anos de monopólio a PT pode ter cobertura em todo o pais de adsl. Big deal, não estou impressionado.
Sim tem uma palavra a dizer e sim vamos ver como os outros operadores se aguentam, é por isso que ainda não mudei logo com o aparecimento desta nova carrada de ligações, prefiro esperar e ver como são as coisas aqui na minha zona.
Mas põe uma coisa na cabeça, tendo o monópolio que teve, a PT podia e devia ter feito mais. Espera que os outros inovem para ir atrás? Não deveria ser ao contrario?

PS. Tafinho a minha zonha é concelho de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião

Ora aí está. Fazes bem em nao mudar de operador por agora, é que as coisas vão mudar muito no espaço de 3/4 meses, deixem a poeira assentar.

Quanto ao facto de dizeres que a PT podia e devia ter feito mais, acho que não sabes muito bem do que falas. Sabes que a ANACOM barra muitas inovações e lançamento de produtos a preços mais competitivos por parte da PT para 'bem da concorrência' dizem eles.

Acreditem que parte do problema está na ANACOM e nao na PT (Não quer com isto dizer que a PT nao tem culpa).

Cumps,
edias
 
CA3iR0 disse:
Cobra barato???
Porra deves trabalhar para eles não?
Eles cobram exactamente 10% do salário minimo nacional sem contar com a assinatura da linha deles (que devia deixar de existir como na concorrencia)
Achas que todas as pessoas têm capacidades pra deixar 10% do salário só na net?
É que as pessoas também têm de dormir e comer no resto do mês, sabes?

E a PT ainda é a que cobra mais caro.
Se pra ti isso é barato, então por exemplo os preços da ONIDUO já com o telefone deve ser um sonho, não?
20€ por tudo...
Na PT é 35€ da net + 15€ da linha...

... solução simples ... metam o salario minimo no mesmo valor do resto da UE :P
(mas dá ai a tua morada que é para o ppl lá das fabricazitas do vale do ave saber a quem tem que ir "agradecer" pela deslocalização da fabrica para a Turquia)

A PT cobra mais caro ? só se for a ti ... tenho Cabo e Telele e "para mim" é igual ou mais barata que a concorrencia em ambos ... 45€ por trafego nacional ilimitado e HH em horas que me dão jeito (transferencia de ficheiros entre portugal e USA a horas pós laborais nos states rulam nas HH :P)

Quem se queixa dos preços e dos limites das ligações em PT ou não tinha net antes de ter banda larga ou é leecher de 5ª categoria ... experimentem criar conteudos PT em vez de quererem sacar tudo o que vem de fora ...
 
edias disse:
Ora aí está. Fazes bem em nao mudar de operador por agora, é que as coisas vão mudar muito no espaço de 3/4 meses, deixem a poeira assentar.

Quanto ao facto de dizeres que a PT podia e devia ter feito mais, acho que não sabes muito bem do que falas. Sabes que a ANACOM barra muitas inovações e lançamento de produtos a preços mais competitivos por parte da PT para 'bem da concorrência' dizem eles.

Acreditem que parte do problema está na ANACOM e nao na PT (Não quer com isto dizer que a PT nao tem culpa).

Cumps,
edias

Da maneira como dizes, até parece que a ANACOM não anda enleada na PT e vice versa...
Há ali um lobby qualquer, tenho a certeza...
 
sotavento disse:
... solução simples ... metam o salario minimo no mesmo valor do resto da UE :P
(mas dá ai a tua morada que é para o ppl lá das fabricazitas do vale do ave saber a quem tem que ir "agradecer" pela deslocalização da fabrica para a Turquia)

A PT cobra mais caro ? só se for a ti ... tenho Cabo e Telele e "para mim" é igual ou mais barata que a concorrencia em ambos ... 45€ por trafego nacional ilimitado e HH em horas que me dão jeito (transferencia de ficheiros entre portugal e USA a horas pós laborais nos states rulam nas HH :P)

Quem se queixa dos preços e dos limites das ligações em PT ou não tinha net antes de ter banda larga ou é leecher de 5ª categoria ... experimentem criar conteudos PT em vez de quererem sacar tudo o que vem de fora ...

PT Fan... Táss mesmo a ver...
Deixa-me adivinhar...
Como telemovel tens um da rede PT
Como televisão tens uma da rede PT
Como Internet tens uma da rede PT
Acertei?
É sempre assim...
Sempre a puxar a brasa pela nossa sardinha e a nossa galinha é sempre melhor que a do vizinho...
 
SuBzEr0 disse:
1-Não fico nem mais nem menos feliz com a minha ligação por tu acederes de outra maneira mais lenta à net. Intressame somente melhoras nos ISPs

2-Nunca li nenhuma review com comparações. Fiz sim várias pesquisas em termos de acesso de banda larga para o UK. Como sempre produtos mais baratos ou ao mesmo preço. La tens ideia de quanto ganhas mais? Se não, pesquisa.
E gostava de ver dados sobre isso que dizes, que em frança suécia e afins na parvonia não tens net e esses preços abusivos. Até lá intrepreto como pura especulação.

3-Sim claro a Pt é uma santa descomunal. Apercebeste da barbaridade que acabaste de dizer? A pt até à algum tempo era uma empresa DE CARIZ PÚBLICO. Logo tem que se esfoçar para dar o melhor serviço possivel a toda a gente, viva onde viva. E sabes à quanto tempo existe? As possibilidades de ter linhas em todo o lado do país?
Claro que uma empresa privada nascida à pouco tempo se intressa 1º em filiar nas grandes cidades, ganhar clientes e depois espalhar se para o resto do pais.

Contemtem se com o serviço que têm....

ps. Strakata grande post, bem ilucidativo

1 - Lenta ? deixa lá ver ... bem expremidos tenho 256KB/s de download se quiser usufruir deles ... o que raramente acontece ... mas chego ao fim do mês e o netcount acusa +de 100GB em downloads ...

2- "2-Nunca li nenhuma review com comparações. Fiz sim várias pesquisas em termos de acesso de banda larga para o UK." <- então ... sim ou sopas ?

3- Santa ? estamos a falar dum ISP ou duma igreja ? dissestes bem ... "até a algium tempo" ... explica-me lá pk raios as "privadas" podem meter asligações que quiserem e a anacom nem pia ... mas a PT tem me oferecer serviçso adsl aos outros antes de mos poder oferecer a mim ke tenho cabo ?(apenas um exemplo) ... quant oás empresas "novas" ... aqui há 10 anos ainda andava a PT a meter telefones em tudo o que era aldeia e não é por isso que a "poupam" de criticas ... e caso não tenhas reparado as "coitadinhas das outras" já andam por cá há montes de tempo e não é por isso que se esforçam muito por prestar um serviço minimamente decente (excepto em lisboa, porto e mais uma ou outra aldeia priviligiada que são "easy money") ... já a PT ... [pano para mangas]
 
CA3iR0 disse:
Da maneira como dizes, até parece que a ANACOM não anda enleada na PT e vice versa...
Há ali um lobby qualquer, tenho a certeza...

Não é só a PT, são todos.

A única coisa que te posso adiantar é que a ANACOM impediu o lançameto de produtos e preços por parte da PT que agradariam decerto a todos nós.
E isto pq? A bem da concorrência, porque eles teriam que alugar a linha à PT e logo nao poderiam ter preços tão competitivos.

Tirem daqui as vossas conclusões.

O problema é bem mais profundo que apenas a PT.

Cumps,
edias
 
Back
Topo