Problemas com velocidade contratada Vodafone

pedroeamoreira

Power Member
Boas Pessoal!

Não sei se existe já um tópico aberto para este assunto mas estou com acesso lento na Vodafone.

Tinha um Smart Router 2.0 que estava na rede com IP 5.xxx.xxx.xxx e tudo funcionava às mil maravilhas.
tinha cerca de 800mpbs frente ao router e num quarto com duas paredes de sepaaração e com a cozinha pelo meio cerca de 600mbps.
Aqui há uns tempos vieram cá os técnicos e trocaram o SmartRouter 2.0 que tinha por outro como forma de tira teimas...

Resultado, débitos de 400mbps em frente ao router em WiFi e cerca de 100mbps no mesmo quarto, e um registo na gama de IP vodafone 148.63.xxx.xxx sem IPv6 disponível.

Faço speedtests no www.speedtest.net e no site da nperf e obtenho os mesmos resultados.
Falei hoje com o 16913 mais uma vez e fizemos testes em Internet explorer e só no site speedtest-po.vodafone.pt é que obtenho débitos máximos com a desculpa que o problema é que os outros medidores não usam o JAVA.
Acho um bocado estranho que apenas no IE e com o speedtest da vodafone obtenha débitos bons, algo não bate certo aqui...

Parece-me que estou a ser enganado pela engenharia e não sei o que fazer. Eu neste momento tenho a possibilidade de rescindir o TV-NET-VOZ com a vodafone e mudar para o Meo mas penso que estarei a mudar para pior...

Opiniões/Conselhos precisam-se.

Obrigado!

Araújo
 
A rede WiFi não é viável!
Testa sempre por cabo, e sim os testes um Java para ligações superiores a 400Mbps. Podes testar um qos.meo.pt como forma alternativa.
Se trocarem o canal do WiFi irás ter os teus "velhos" 800mbps.
Nenhuma operadora te garante velocidades por WiFi, e duvido que te deixem cancelar por justa causa se a velocidade testada por cabo seja dentro do expectável (~940/950)
 
A rede WiFi não é viável!
Testa sempre por cabo, e sim os testes um Java para ligações superiores a 400Mbps. Podes testar um qos.meo.pt como forma alternativa.
Se trocarem o canal do WiFi irás ter os teus "velhos" 800mbps.
Nenhuma operadora te garante velocidades por WiFi, e duvido que te deixem cancelar por justa causa se a velocidade testada por cabo seja dentro do expectável (~940/950)

Pois então como é que anteriormente ele tinha 800 e agora caiu para metade, com a mudança do router?
 
Calma lá para ver se eu percebi. Estavam com velocidades 800-600Mbps POR WI-FI e queixaste-te tanto que vieram trocar o router? Merecias pior sinceramente lol

Verifica o canal wi-fi e a largura de banda configurada.
 
Boas Pessoal!

Não sei se existe já um tópico aberto para este assunto mas estou com acesso lento na Vodafone.

Tinha um Smart Router 2.0 que estava na rede com IP 5.xxx.xxx.xxx e tudo funcionava às mil maravilhas.
tinha cerca de 800mpbs frente ao router e num quarto com duas paredes de sepaaração e com a cozinha pelo meio cerca de 600mbps.
Aqui há uns tempos vieram cá os técnicos e trocaram o SmartRouter 2.0 que tinha por outro como forma de tira teimas...

Resultado, débitos de 400mbps em frente ao router em WiFi e cerca de 100mbps no mesmo quarto, e um registo na gama de IP vodafone 148.63.xxx.xxx sem IPv6 disponível.

Faço speedtests no www.speedtest.net e no site da nperf e obtenho os mesmos resultados.
Falei hoje com o 16913 mais uma vez e fizemos testes em Internet explorer e só no site speedtest-po.vodafone.pt é que obtenho débitos máximos com a desculpa que o problema é que os outros medidores não usam o JAVA.
Acho um bocado estranho que apenas no IE e com o speedtest da vodafone obtenha débitos bons, algo não bate certo aqui...

Parece-me que estou a ser enganado pela engenharia e não sei o que fazer. Eu neste momento tenho a possibilidade de rescindir o TV-NET-VOZ com a vodafone e mudar para o Meo mas penso que estarei a mudar para pior...

Opiniões/Conselhos precisam-se.

Obrigado!

Araújo

Para que foste trocar?
 
E a culpa é da Vodafone [emoji38]
Se por cabo o cliente tem a velocidade contratada, não existe motivo para reclamação. Ninguém está enganar ninguém.
 
@portachaves
A rede WiFi não é viável!
Testa sempre por cabo, e sim os testes um Java para ligações superiores a 400Mbps. Podes testar um qos.meo.pt como forma alternativa.
Se trocarem o canal do WiFi irás ter os teus "velhos" 800mbps.
Nenhuma operadora te garante velocidades por WiFi, e duvido que te deixem cancelar por justa causa se a velocidade testada por cabo seja dentro do expectável (~940/950)

A Vodafone já fez tanta cagada no meu acesso que já aprovaram a minha saída por incumprimento contratual da parte deles. Só ainda não mudei porque tenho 25GB de net móvel o que me dá muito jeito por motivos profissionais, para além disso a única alternativa é o Meo e não me parece que vá para melhor visto que o FiberGW não é a melhor coisinha que aí anda e as latências são piores que na Vodafone.
 
Calma lá para ver se eu percebi. Estavam com velocidades 800-600Mbps POR WI-FI e queixaste-te tanto que vieram trocar o router? Merecias pior sinceramente lol

Verifica o canal wi-fi e a largura de banda configurada.

Se o router estava a funcionar bem porque foram trocar??

Pois então como é que anteriormente ele tinha 800 e agora caiu para metade, com a mudança do router?

O router foi trocado por problemas nas VBOX+ 4K, e porque os técnicos da primeira linha da Vodafone não sabem fazer despistes e a única coisa que fazem é enviar para os técnicos de terreno ordens de troca de equipamento, a Vodafone teimava que as VBOX+ 4K funcionavam mal por causa do router, quando o problema nunca foi do router, e é apenas do sistema novo que assenta em NagraVision e Cisco Videoscape que está cheiinho de problemas.
Resultado final, router trocado boxes trocadas e tudo na mesma. Foi feito o Rollback para o Ericsson Media Room visto as VBOX não funcionarem.


@APLinhares

E a culpa é da Vodafone [emoji38]
Se por cabo o cliente tem a velocidade contratada, não existe motivo para reclamação. Ninguém está enganar ninguém.

Penso que não entendeste bem.
Sei que a Vodafone está a reestruturar a rede toda e tem havido múltiplas queixas ao nível da velocidade contratada.
No speedtest.net e no nPerf tenho apenas cerca de 120mbps por cabo UTP Cat6 bem como em outras ferramentas de speedtest (quando anteriormente obtinha débitos muito mais altos isto testando com o servidor da Vodafone no Porto ou em Lx.
O único speedtest onde obtenho a velocidade contratada é no speedtest-po.vodafone.pt um site manhoso dos gajos com um plugin de Java manhoso...

Não me parece de todo normal sendo que sempre medi os débitos de 1Gbps/200mbps via cabo no speedtest.net e em outros sites sem problemas!
Normal seria ter a velociade contratada por cabo em qualquer speedtest inclusivé no que é disponibilizado em HTML5 pela própria Vodafone.
 
Compra um router que não seja amigo dos vizinhos e tens o problema resolvido.

Eu tenho um com 2x80mhz triband, se um vizinho directo tiver um router da operadora, automaticamente vai andar a 20mhz, tendo uma performance miserável.
Não possuo rede 2.4ghz , pois todos os aparelhos que tenho em casa já são 5ghz e está bastante congestionado.

Em 5ghz uso 36+40+44+48 no primeiro ssid ( aparelhos mais antigos dao se melhor com canais mais baixos e maior propagação) e 100+104+108+112 no segundo para alta performance.

Quiçá tens um vizinho novo que te ocupou um pouco o espectro...
 
Última edição:
Penso que não entendeste bem.
Sei que a Vodafone está a reestruturar a rede toda e tem havido múltiplas queixas ao nível da velocidade contratada.
No speedtest.net e no nPerf tenho apenas cerca de 120mbps por cabo UTP Cat6 bem como em outras ferramentas de speedtest (quando anteriormente obtinha débitos muito mais altos isto testando com o servidor da Vodafone no Porto ou em Lx.
O único speedtest onde obtenho a velocidade contratada é no speedtest-po.vodafone.pt um site manhoso dos gajos com um plugin de Java manhoso...

Não me parece de todo normal sendo que sempre medi os débitos de 1Gbps/200mbps via cabo no speedtest.net e em outros sites sem problemas!
Normal seria ter a velociade contratada por cabo em qualquer speedtest inclusivé no que é disponibilizado em HTML5 pela própria Vodafone.

Assim a coisa é outra, é que se reparares no teu primeiro post só falas de wi-fi

Sempre tive e continuo a ter a velocidade contratada, tanto por cabo (950/200) como por wifi (1040/200 com AC Wave2), testado tanto em dslreports como em speedstest.net (e velocidades em Downloads 100+Mbps onde possivel). Por isso sim tens um problema, eles nao estao a cumprir a velocidade contratada. O resto da historia é para encher chouriços
 
@badanas obrigado, que router tens?

@volcanlx as novas boxes não têm rollback. Eu é que tive de reclamar e eles acabaram por fazer o rollback para o Media Room outra vez instalando as boxes antigas, o que foi um filme de terror diga-se. Há 3 semanas que andamos nisto.

@joselrl bem me parecia que havia aqui gato. Acho que vou mesmo trocar para o Meo eles a única coisa que fazem é trocar routers e mais routers, até o técnico mencionou que está farto de fazer isto em outros clientes e o resultado é o mesmo. Que router tens?
 
Pior já testei a velocidade em Mac e em PCs um deles um lenovo gama empresarial muito recente e apenas consigo os 500mbps no speedtest.net no iphone e por wifi o que é uma coisa estranhíssima...
 
@badanas obrigado, que router tens?

@volcanlx as novas boxes não têm rollback. Eu é que tive de reclamar e eles acabaram por fazer o rollback para o Media Room outra vez instalando as boxes antigas, o que foi um filme de terror diga-se. Há 3 semanas que andamos nisto.

@joselrl bem me parecia que havia aqui gato. Acho que vou mesmo trocar para o Meo eles a única coisa que fazem é trocar routers e mais routers, até o técnico mencionou que está farto de fazer isto em outros clientes e o resultado é o mesmo. Que router tens?

Tenho o SR 2.0. Fui dos primeiros a ser instalado (o primeiro que o técnico instalou). Os unicos problemas que tive foi com a rede 5Ghz desaparecer de vez em quando mas resolveu-se, atualização provavelmente. 500mbps com o iPhone está dentro do normal. Estica para 650 em situações ideais, mas estamos a falar de WiFi. So So consigo 1000+ por wifi com um PC com AC Wave2 160Mhz, o iPhone nao tem isso
 
@badanas obrigado, que router tens?

@volcanlx as novas boxes não têm rollback. Eu é que tive de reclamar e eles acabaram por fazer o rollback para o Media Room outra vez instalando as boxes antigas, o que foi um filme de terror diga-se. Há 3 semanas que andamos nisto.

@joselrl bem me parecia que havia aqui gato. Acho que vou mesmo trocar para o Meo eles a única coisa que fazem é trocar routers e mais routers, até o técnico mencionou que está farto de fazer isto em outros clientes e o resultado é o mesmo. Que router tens?

Tenho um R8500 da netgear. Não recomendo este modelo pois tem um aquecimento excessivo, eu comprei o por um quarto do preço de mercado a alguém que se estava a desfazer por esse motivo, coloquei uma ventoinha e resolvi o assunto.

Para 90% das pessoas um netgear r7800 é suficiente, tem mu-mimo e 160mhz. O importante é que os 160mhz estejam fixos e não sejam conforme o congestionamento como fazem os aparelhos fornecidos pelos operadores.
Posso dizer que com o router da operadora era automaticamente capado a 20mhz sem qualquer opção de troca.
 
Isso é uma coisa daquelas e se ficas na Vodafone e se transforma numa borrada... só há uma maneira de saber que é mudar, e acho que é sempre uma questão de sorte.
 
Back
Topo