Produção Musical | Dicas | Tutoriais | Truques | Material | Duvidas(Etc)

Andas inspirado :D

Bons sons que tens por aí :) Deixa-me só dar uma opiniao (isto de alguem que nada percebe :D) Acho que tens as frequencias mais baixas (kicks, etc) um bocadinho baixas em demasia, comparado ao resto, e alguns detalhes morrem por aí..

Fiz-me entender? :p
 
é normal, nem vou dizer q poderá ser do audio set de onde ouviste os sons, pq nenhum deles está masterizado e portanto.. figures..

a cena é q se forem tocados em equipamento que realmente tem power e consegue reproduzir som bastante alto, se as fundamentals (baixas) estiverem demasiado altas (mesmo q seja so um bcd em demasia) distorce o som inteiro e aí chapéu, nd a fazer senão ir ao projeto baixar tudo. mas dps tmb um gajo n pode simplesmente baixar as freqs baixas sem alvo de comparação (com o resto da musica) senao perde-se um bocado o sentido á coisa.. e daí lá fica um gajo com o projeto parado outra vez pq pronto, simplesmente n está a soar como soava inicialmente.. get it?
 
yep... understand :D

Ouvi nos headphones que ouço 90% das musicas, daí ter falado (Sennheiser Hd518), mas compreendo perfeitamente o que dizes.

Ja ouvi muita boa musica que nao dava 2 tostoes pelo kick daquilo e num PA em condiçoes mudei completamente de opiniao :P
 
é normal, nem vou dizer q poderá ser do audio set de onde ouviste os sons, pq nenhum deles está masterizado e portanto.. figures..

a cena é q se forem tocados em equipamento que realmente tem power e consegue reproduzir som bastante alto, se as fundamentals (baixas) estiverem demasiado altas (mesmo q seja so um bcd em demasia) distorce o som inteiro e aí chapéu, nd a fazer senão ir ao projeto baixar tudo. mas dps tmb um gajo n pode simplesmente baixar as freqs baixas sem alvo de comparação (com o resto da musica) senao perde-se um bocado o sentido á coisa.. e daí lá fica um gajo com o projeto parado outra vez pq pronto, simplesmente n está a soar como soava inicialmente.. get it?


Quanto ao volume final - nunca deixes o volume do master passar dos -4/-6 db, não uses vsts no master que estejam sempre ligados (principalmente limiters e coisas do género) e nunca coloques nada mais alto que o kick e baixo.
Eu normalmente uso sempre o kick a -6 e o baixo a -7 ou -8
Corta todas as frequências que se sobrepõem às frequências principais do kick/baixo nos outros instrumentos
Tenta sempre baixar volumes nos vstis e não no mixer
 
Última edição:
Quanto ao volume final - nunca deixes o volume do master passar dos -4/-6 db, não uses vsts no master que estejam sempre ligados (principalmente limiters e coisas do género) e nunca coloques nada mais alto que o kick e baixo.
Eu normalmente uso sempre o kick a -6 e o baixo a -7 ou -8
Corta todas as frequências que se sobrepõem às frequências principais do kick/baixo nos outros instrumentos
Tenta sempre baixar volumes nos vstis e não no mixer

Sim tudo o q tu mencionaste já eu aprendi com os gajos do isratrance á uns bons anos. Conheço as técnicas. Foi um Mexicano, um gajo chamado "andro" q é simplesmente um master no q toca a sintetização e principios de produção musical q me ensinou tudo.
Em relação a usar seja o kick seja outra coisa qq a determinado db, isso é uma completa 'bullshit' pq na maioria das vezes o som pede valores diferentes, bem como uma diferente interpretação.
Usar smp o kick a -6 ou a -7 e usar o bass smp um valor abaixo é no minimo ridiculo, e a menos q a diferença fosse feita qd se está a masterizar todos os sons electronicos tinham os mesmos tipos de feeling, é tipo o design, regras são regras mas a criatividade normalmente sobrepõe-se.

Mas atenção q estou a discutir este assunto sem critica nem ofensa.

edit: percebi agr q provavelmente estás a dirigir-te ao fifas, portanto sry about that. my bad
 
Desconhecia este tópico... tem aqui sons bem bacanos!

Bom, eu, enquanto músico (amador), tenho formação em piano. E por formação entenda-se que comecei a aprender música com o piano, e tem sido este o instrumento a que me tenho dedicado mais, embora nos últimos 10 anos tenha sido essencialmente de uma forma autodidacta.

Também dou uns toques na bateria/percussão. Aliás, sou percussionista numa banda filarmónica :)

Em termos de teoria musical, sou essencialmente autodidacta.

Deixo aqui duas faixas minhas. Há mais no soundcloud, mas são essencialmente demos de sons ou faixas ou gravações que fiz e meti lá apenas para mostrar a outro pessoal. minhas mesmo são só estas duas. As que dizem Tarsish são da minha banda, que por enquanto está em standby (da formação original só resto eu e o guitarrista, o resto basou tudo).

Há pequenas descrições das músicas no soundcloud. Não sou nenhum expert em produção musical. Sei uns truques, mas nada de mais. Normalmente vou mexendo até me soar bem.

2 Minutes in a City (or another Sim City theme)

Freedom ChillOut

Nestas faixas todos os instrumentos são VSTs, programados no piano-roll.

Espero que gostem.

E não esperem mais para um futuro próximo, porque a imaginação, ultimamente, é coisa que não me assiste :(


edit:

em termos de gear tenho:

Teclados:
- Roland Rd 700 sx
- Roland Jv1080 (ainda não explorei bem)
- Novation Ultranova
- Novation LaunchKey 49 (controlador MIDI)

... e um destes :lol:

Hardware (informático) e Software:
- HP Pavilion dv7, core i7 Q7720 @1.6 GHz, 6GB RAM
- Focusrite Scarlett 2i2
- Mesa Spiritfolio SX
- 2x Roland Cube Monitor CM30
- Shure Headphones SRH 440
- Superior Drummer 2.0 + The Metal Foundry
- SONAR X1
 
Última edição:
PWNN verifiquei que tens bastante material de estúdio no entanto ia sugerir-te que tentasses adquirir uns monitores estúdio (será uma boa ajuda para melhorares as tuas produções). No meu caso tenho uns yamaha hs5, mas se tiveres interessado em adquirir uns bons monitores e tiveres mais algum dinheiro ia sugerir-te que adquirisses uns yamaha hs8 (é apenas uma sugestão).

Tenho um pc exactamente igual ao teu :D
a diferença é que uso o cubase
 
PWNN verifiquei que tens bastante material de estúdio no entanto ia sugerir-te que tentasses adquirir uns monitores estúdio (será uma boa ajuda para melhorares as tuas produções). No meu caso tenho uns yamaha hs5, mas se tiveres interessado em adquirir uns bons monitores e tiveres mais algum dinheiro ia sugerir-te que adquirisses uns yamaha hs8 (é apenas uma sugestão).

Tenho um pc exactamente igual ao teu :D
a diferença é que uso o cubase

Talvez mais tarde... para já isto é apenas uma brincadeira e vou fazendo umas coisas muito de vez em quando.

Entretanto tive a ver as specs do hs8... 10Kg?!?! 8| 8| 8| O meu teclado maior pesa 25Kg, seria ridículo ter duas colunas que pesassem o mesmo lol
 
][_PWNN_][;11375102 disse:
Talvez mais tarde... para já isto é apenas uma brincadeira e vou fazendo umas coisas muito de vez em quando.

Entretanto tive a ver as specs do hs8... 10Kg?!?! 8| 8| 8| O meu teclado maior pesa 25Kg, seria ridículo ter duas colunas que pesassem o mesmo lol

Ridículo? LOL Umas colunas de estúdio não servem para sair de casa...
Há monitores de estúdio bem mais pesados da mesma maneira que tens placas firewire enormes que servem para manteres dentro do teu estúdio enquanto estás a produzir.
 
Ridículo? LOL Umas colunas de estúdio não servem para sair de casa...
Há monitores de estúdio bem mais pesados da mesma maneira que tens placas firewire enormes que servem para manteres dentro do teu estúdio enquanto estás a produzir.

Eu sei. Disse ridículo no sentido de caricato. É caricato ter um teclado com 1.5m de largo pesar quase tanto como duas colunas que juntas quase não chegam aos 50cm de largo. Mas eu sei que os monitores são para ficar na secretária, não é para andar por aí.
 
][_PWNN_][;11378046 disse:
Eu sei. Disse ridículo no sentido de caricato. É caricato ter um teclado com 1.5m de largo pesar quase tanto como duas colunas que juntas quase não chegam aos 50cm de largo. Mas eu sei que os monitores são para ficar na secretária, não é para andar por aí.

Peço desculpa então, foi uma má interpretação minha. Os meus também pesam mais ou menos 10kg cada um, mas realmente é uma compra que te aconselho pois têm uma qualidade de som bastante boa.

Já agora, alguém sabe onde posso adquirir kits de tratamento acustico baratos?
 
Em relação a usar seja o kick seja outra coisa qq a determinado db, isso é uma completa 'bullshit' pq na maioria das vezes o som pede valores diferentes, bem como uma diferente interpretação.
Usar smp o kick a -6 ou a -7 e usar o bass smp um valor abaixo é no minimo ridiculo, e a menos q a diferença fosse feita qd se está a masterizar todos os sons electronicos tinham os mesmos tipos de feeling, é tipo o design, regras são regras mas a criatividade normalmente sobrepõe-se.

this!!! Fodase finalmente alguém com cérebro. Tudo e todos me dizem que é regra seguir-se esse template do kick e criticam os meus métodos por causa disso. Incrivelmente tenho uns quantos projetos que sem seguir essas regras de caca soam melhor que alguns que as seguem.
 
this!!! Fodase finalmente alguém com cérebro. Tudo e todos me dizem que é regra seguir-se esse template do kick e criticam os meus métodos por causa disso. Incrivelmente tenho uns quantos projetos que sem seguir essas regras de caca soam melhor que alguns que as seguem.

Não é a questão de seguir regras. Tudo depende do que tu utilizas, do género de música que utilizas etc.. etc..
Mas é aconselhável não ultrapassares os -10 a -6db na mixagem para deposi seguir para masterização. e como o kick costuma ser a parte dominante de uma faixa é bom usar esses valores como referência podendo ou não ser alterados. No entanto como é óbvio na produção de música electrónica tens muitas regras para serem quebradas!

Deixo aqui um bom tutorial acerca de mixagem: http://www.youtube.com/watch?v=JCxn7WFPtqw
 
Boa noite

Antes de mais parabéns pelo tópico. Acho que faz falta neste fórum :)
Relativamente ao tema gostaria de colocar umas perguntas aos mais entendidos neste assunto que tanto me fascina.
Em primeiro lugar e não querendo começar uma guerra entre fãs de diferentes tecnologias qual acham o melhor sistema para produzir? (Pc com Mac ou Windows?) obviamente que também tem a ver com gostos pessoais em termos de software mas sempre ouvi dizer que para produção musical Mac era melhor. Gostaria de saber exactamente o porquê...
Outra questão é... Quão difícil é pegar numa faixa áudio a capela e juntar a ela um "beat" produzindo assim uma nova música com um beat a nossa escolha. Qual o software mais indicado para este efeito?
por exemplo um exemplo concreto ter uma faixa áudio com voz e meter por exemplo um beat de kizomba e desta forma promover uma versão mixada de um som... Não sei se me estou a fazer entender mas gostava imenso de saber o "nível de dificuldade" disto e qual a melhor forma de o fazer...

Desde já o meu obrigado :)
 
Back
Topo