Programação de Jogos

Boas, Procuro possiveis progamadores/as de jogos, estilo MMORPG! Possuo conceitos novos e ideias para um jogo, mas ainda sou iniciante na programação! fiquem bem.

nem vou comentar :rrotflm:

Uma empresa nacional q parece estar a dar cartadas a nível internacional é a overseas (acho que é este o nome...). Já fez alguns projectos de apoio a projectos e agora se não estou em erro está a fazer dois em standalone...

E é claro, como já foi dito, temos dois grandes tugas chamados Tiago Sousa e Márcio Martins a trabalhar no cry engine 2 na crytek :)

[]
 
Programação jogos!?

Pois! mas é preciso ter-se um bocado de ambição senão não se chega a lado nenhum! reformulando a pergunta :onde posso encontrar outros iniciantes na programação de jogos?
 
Pois! mas é preciso ter-se um bocado de ambição senão não se chega a lado nenhum! reformulando a pergunta :onde posso encontrar outros iniciantes na programação de jogos?

Tens razão... é preciso ter ambição... mas é preciso saber distinguir ambição de loucura. Eu posso ambicionar dominar o mundo mas parece-me que não iria mt longe...

Tu devias ver +\- o q é realmente fazer um jogo para saíres dessa fantasia utópica e direccionares essa suposta "inspiração" para coisas mais produtivas....

[]
 
Tu devias ver +\- o q é realmente fazer um jogo para saíres dessa fantasia utópica e direccionares essa suposta "inspiração" para coisas mais produtivas....

[]

Tenho de concordar!! Antes de tudo devias ver como as coisas são feitas, é que do fazer o jogo para o jogar não tem nada a ver uma coisa com a outra, é muito complexo, envolve matemática e é até monotono. Obvio que para quem gosta e pela realização pessoal vale a pena mas muita gente cai no erro de pensar que fazer um jogo é algo simples e muito divertido. Mas claro tu é que sabes, e obvio que se gostas mesmo, força nisso. Boa sorte
 
lol, voces deviam era programar em C pra verem o ke é ke é teso
ponteiros pra memoria, alocar espaço, ciclos, condiçoes, bibliotecas d funçoes

só pra fazer um mero jogo de navezinhas são precisas prai umas 500 linhas de código simples
se for código complexo ja sao menos pois reduzem as linhas em funçoes e estruturas de dados, pra nao falar de ficheiros e condiçoes de leitura e de escrita.

muita gente ingénua nao faz a mínima ideia do que é que está por detrás de um jogo como o GTA, sao dezenas de pessoas que constituem as staffs, milhares de linhas de código, e muitas horas a fio sempre a trabalhar pra conseguir por o produto no mercado:)
 
lol, voces deviam era programar em C pra verem o ke é ke é teso
ponteiros pra memoria, alocar espaço, ciclos, condiçoes, bibliotecas d funçoes

C? Talvez C++, digo eu...
Ciclos? Condições? Tipo, isso é o básico de C! Jogos é muito mais que isso...(se excluirmos jogos tipo jogo do galo...)
 
Programação de jogos?!

Pois! mas o que eu ando a pesquisar na net é nesse sentido, aprender o que é programação de jogos(tutoriais, guias, forums, etc), e o que eu procurava neste forum era onde encontrar ponto de referencia para me orientar... e cotinuo a espera, caso possivel, que me possam indicar onde encontrar mais pessoas nas mesma situação e mais informação? fiquem bem! Ps:(não considero um delirio por motivos de ambição ,andar a aprender c++ :D, nem percebi como o relacionamento afirmado tem r alguma coisa a ver com as questões que tenho vindo a fazer!)
 
muita gente ingénua nao faz a mínima ideia do que é que está por detrás de um jogo como o GTA, sao dezenas de pessoas que constituem as staffs, milhares de linhas de código, e muitas horas a fio sempre a trabalhar pra conseguir por o produto no mercado:)
O GTA por acaso até nem é tão programado quanto isso, visto que já tem o motor de jogo feito. è mais uma questão de content, e tweaks finais...
 
agora é assim, mas quando foi a elaboraçao do gta3, ui ui. aquela física deve ter dado um trabalhão.
O motor de jogo era proprietário, era o RenderWare que tantos trocos rendeu à Criterion.
Tirando umas quantas refinações de jogo para jogo, que houve bastantes de GTA3->VC e VC->SA ainda houve mais (quem não ficou boquiaberto com as screens lá de cima do monte?)...mas tirando isso, foi trabalho de voice actors, graphics artists e programadores para scripts de missões e correcção de bugs.

Isto é o que eu digo tendo em conta o que sei, mas posso estar errado...
 
C? Talvez C++, digo eu...
Ciclos? Condições? Tipo, isso é o básico de C! Jogos é muito mais que isso...(se excluirmos jogos tipo jogo do galo...)

Eu acho que daqui a não muito tempo ele já vai ficar muito contente se conseguir programar um jogo do galo...ou talvez um tetris sendo mais ambicioso...com janelinhas e tal...Isto claro se chegar lá...

Ah!!N percebo a ideia de dizer "Ponteiros"...Apontadores é muito mais bonito...isso assim soa a abrasileirado...
 
Bem já que estão a falar tanto de programação de jogos... vejam aki :D

http://techzonept.com/showthread.php?t=172051

E já agora podem-me dizer qual as melhores plataformas ou linguagens para fazer um jogo 3D com:
-Movimentos de câmara (3ª pessoa)
-Colisões (Paredes e Projecteis)
-Física (Gravidade...)
-Projécteis (vai haver ovos a voar XD )
-Multiplayer (quiça, era um sonho que eu tinha XD, single player hoje em dia é uma seca)

digam-me varias opções, se eu quisesse fazer uma coisa mais a sério, mas dependendo doutra pessoa, ou uma plataforma mais fácil, na qual se eu marrasse este verão até conseguia fazer qualquer coisa... Fiz umas experiencias em Director e pus o pinto a andar pra frente a virar... mas enfim, o resto (99,99%) ficou de fora.

Se alguém quiser fazer aqui um thread daqueles de se dar palmadinhas nas costas sobre linguagens de programação para jogos e suas caracteristicas era bem...
 
Última edição:
Pessoal...tive a ler os vossos reply's e...a justificação para a situação é um misto dos vossos conceitos e algo mais..

Dou-vos então exemplos... Portugal, assim como as indústrias não apoiam devidamente a criação, também as agências musicais não incentivam a acreditar na música, como no cinema, e de certo modo (em comparação com muitos outros países) no futebol.

Eu conheço excelentes programadores...q acabam por fazer como eu..todos os dias escreve umas ideias em notepad, comenta com os outros...e dps fica pelo pc esquecida, ou de vez em qd aos fins d semana tenta-s avançar um pc com aquilo..mas nada em grande escala. Ja fiz uns joguitos com uns manos meus, sok qd xega altura de format nos pcs nem fazemos backup's deles.
Por exemplo no futebol, eu conheço imenso bom jogador (atenção, não falo de jogadores habilidosos com a bola, falo de bons jogadores mesmo) mas que, devido a esta nossa situação, eles crescem já com o conceito na cabeça q teem é q estudar algo util pa vida e que jogar a bola nao leva a lado nenhum. assim como os pais..qd os filhos dizem q querem jogar a bola mts dizem "deixa-te disso e estuda masé para teres um bom futuro"... a mae do Gaúcho tbm lhe disse isso e hj vesse q se enganou..
no Brasil até em jogos de rua e de bairro passam la imensos olheiros p descobrirem jogadores talentosos e fazerem-lhes acreditar.

Conheço tbm mt pessoal q teem vozes fantásticas..mas não acreditam simplesmente, e qd alguém lhes pergunta se ja tentaram apostar na música, o que lhes vem à cabeça é "oh...axas...não dá em nada..qual apostar na musica qual que..tnh é k trabalhar pá familia".

e por mts destes exemplos ek portugal gasta tbm mts €uritos em certos produtos estrangeiros, q com um pc de custo e procura poderiam ser criados cá. não dizem que querem arranjar postos de trabalho para os portugueses? era uma boa maneira penso eu...
Em Portugal, eu que sou programador, já procurei em imenso lado boas oportunidades..mas o procurado em todo o lado são desenvolvedores de websites...algo q tambem sei fazer pois em termos de informática sou mt versátil, mas não é o q adoro. E eu não tenho possibilidades de "apostar às cegas" e ir à toa para o estrangeiro para tentar pertencer a uma empresa de jogos..além de que tudo o que sei aprendi por esforço meu (e umas quantas dicas dum antigo stor meu ganda maluco eheh) por isso n tnh nenhum "papelinho" escrito a dizer q sei fazer o q sei.
Por estes motivos ek quem segue estudos, tambem não vão para estas areas informaticas..apesar de muitos gostarem, seguem areas diferentes, mais oportunistas devido a ninguem kerer pegar em programaçao de jogos/utilitários em Pt.

Espero q mts reflictam sobre isto e q tentassem fazer ver as coisas pelo lado correcto

Abraço pessoal
 
Bem já que estão a falar tanto de programação de jogos... vejam aki :D

http://techzonept.com/showthread.php?t=172051

E já agora podem-me dizer qual as melhores plataformas ou linguagens para fazer um jogo 3D com:
-Movimentos de câmara (3ª pessoa)
-Colisões (Paredes e Projecteis)
-Física (Gravidade...)
-Projécteis (vai haver ovos a voar XD )
-Multiplayer (quiça, era um sonho que eu tinha XD, single player hoje em dia é uma seca)

digam-me varias opções, se eu quisesse fazer uma coisa mais a sério, mas dependendo doutra pessoa, ou uma plataforma mais fácil, na qual se eu marrasse este verão até conseguia fazer qualquer coisa... Fiz umas experiencias em Director e pus o pinto a andar pra frente a virar... mas enfim, o resto (99,99%) ficou de fora.

Se alguém quiser fazer aqui um thread daqueles de se dar palmadinhas nas costas sobre linguagens de programação para jogos e suas caracteristicas era bem...

O ideal talvez fosse C++ e DirectX, mas creio q seja bastante complicado. inda pra mais se tás a começar :X

o meu conselho, pra ti, é q comeces a dar uns toques em C# e comeces a pesquisar pelo managed DirectX - é uma API q permite trabalhar com o directX de forma mais simples e através da plataforma .Net... ou isso, ou também podes começar a ver o XNA da microsoft, q supostamente foi feito para facilitar a tarefa da criação de jogos.

(e a API do director para 3d é uma maravilha :p aliás, todo o programa é frágil na criação de conteúdos multimédia mais exigentes - mas também, esse não é de todo o objectivo do director né? dá pra fazer umas brincadeirazinhas em 3d, mas não mais do q isso...)
 
Última edição:
Eu conheço excelentes programadores...q acabam por fazer como eu..todos os dias escreve umas ideias em notepad,

Desculpa lá, mas não consegui ler a partir daqui...

Como já disseram, ambições não falta. Ambições... porque conhecimento para saber o esforço e recursos que são necessários para desenvolver um jogo, nem vê-lo.
Então se for a 3D e envolver interacção física, é para esquecer!
Para além do enorme esforço em equipa, excelente organização e elevado grau de conhecimento em varias áreas da programação, depois de ter alguma coisa a funcionar é preciso alguém para "montar" e lançar o produto, porque a mostrar aos amigos não se vai a lado nenhum.
Muitos pensam que por saber trocar um pneu, com "vontade" conseguem construir um carro... (referencia ao post dos "ponteiros" lol)
 
conheço por exemplo um dos criadores do hugo volt (um jogo feito por tugas) que foi apresentado na e3 (do ano passado penso) e e aqui da terra. acho que se esta a safar bem pelo menos havia versao anunciada para x360. temos tb a ydreams que fazem jogos para tele a nivel internacional (uma das muitas areas deles)
 
ppl keru saber todo como faxer jogos normais e na net e os melhores programas para isso..ajudem plz

Primeiro, pegar numa gramática para aprender a escrever em condições.

Depois, se fizeres um searchzito já encontras neste fórum alguns tópicos sobre isso. Mesmo este, já diz algumas coisas.

Mesmo assim, ficas a saber que para fazer jogos, o normal é programar-se em C++ com recurso depois a directX ou a openGL dependendo da tecnologia que queres usar.
 
lol, voces deviam era programar em C pra verem o ke é ke é teso
ponteiros pra memoria, alocar espaço, ciclos, condiçoes, bibliotecas d funçoes

só pra fazer um mero jogo de navezinhas são precisas prai umas 500 linhas de código simples
se for código complexo ja sao menos pois reduzem as linhas em funçoes e estruturas de dados, pra nao falar de ficheiros e condiçoes de leitura e de escrita.

muita gente ingénua nao faz a mínima ideia do que é que está por detrás de um jogo como o GTA, sao dezenas de pessoas que constituem as staffs, milhares de linhas de código, e muitas horas a fio sempre a trabalhar pra conseguir por o produto no mercado:)

E achas que isso é bom?
O que se quer é fazer o máximo com mínimo de esforço. De qualquer maneira, infelizmente hoje em dia o que se usa mais aínda é C++ e directX/OpenGL.
 
Back
Topo