Programadores

A mim, coisas que me pareçam DOS ou Unix são para evitar ao máximo.
Porra, um Mac é um computador gráfico. Coisas que precisam de códigos e que são baseados num interface textual são uma chatice.

Rui Batista

O mac também é Unix! Não percebo qual a razão para evitar essas "coisas", principalmente se forem as que nos permitem obter maior produtividade.
 
O Unix está "escondido" ;)
Para mim, o interface gráfico é uma grande vantagem. Voltar ao tempo do DOS ou dos Spectrums não é para mim.
É próprio de geeks ;)

Rui Batista
 
O Unix está "escondido"
Infelizmente. Os utilizadores do Mac - pelo menos os que eu conheço - nem fazem ideia das potencialidades 'escondidas' no sistema operativo e nas aplicações que saiem da órbita do point&click. Têm um ferrari e usam-no como se fosse um renault5 :-) 'Dá deus nozes a quem não tem dentes' ehehe
 
Última edição:
Ao menos está lá :)
Eu, por vezes também uso o Terminal para fazer coisas em Unix. Mas sempre que possível, tento manter-me afastado de um interface do século passado ;)
Bem, mas eu também uso fundamentalmente o computador para fazer trabalho gráfico (3D, Photoshop, video, etc). Para tal, a maioria dos utilizadores nem precisam de saber que está lá o Unix.
A que tipo de "aplicações que saiem da órbita do point&click" te referes que sejam de interesse ao utilizador usual de Mac?

Rui Batista
 
A que tipo de "aplicações que saiem da órbita do point&click" te referes que sejam de interesse ao utilizador usual de Mac?

Temos por exemplo as expressões regulares, que são bastante úteis para copiar/mover ficheiros.



PS: O algoritmo de Euclides é de há dois milénios atrás e não é por isso que deixa de ser um dos mais eficientes para o efeito...
 
Última edição:
Achas realmente que um utilizador comum vai precisar de muito mais que o simples drag & drop com a eventual adição de um modificador (Option or Command) ?
Para quem trabalha com quantidades de ficheiros enormes, com bases de dados, com servidores, etc... talvez. Mas o utilizador comum de Mac? O designer? O artista?
E, se precisar mesmo de tal coisa (de certeza que não terá uma alma 100% de artista, porque os artistas são completamente avessos a tudo o que parece código, chegando a desenvolver borbulhagem se vislumbram um comando que é preciso introduzir por teclado), tudo o que precisam está lá, acessível através do terminal.

Rui Batista
 
Pode não ser muito frequente, mas já vi pessoal a querer renomear algumas centenas de ficheiros de uma vez (fotos vulgarmente), coisa em que o Terminal pode ser muito útil...
O utilizador comum pensa que não precisa do Terminal porque não conhece as suas potencialidades.
 
A que tipo de "aplicações que saiem da órbita do point&click" te referes que sejam de interesse ao utilizador usual de Mac?
Para além do que já responderam, tens todas as potencialidades do ImageMagick (http://www.imagemagick.org/) que, pela linha de comandos, consegues fazer N alterações a N imagens numa fracção do tempo que fazes com o Photoshop.

Exemplo: Tens uma pasta com 500 imagens PNG (com dimensões diferentes). Problema: fazer o resize de todas as imagens para 300px de largura, ajustando a altura proporcionalmente.

Código:
for i in *.png; convert -resize 300 $i $i;
(isto dependendo da shell que uses)

É assim tão difícil? é arcaico? É evidente, temos de aprender. Mas a gente aprende tanta coisa desnecessária... mais vale aprender 'truques' que nos facilitam a vida.
 
Última edição:
Mas acham que um utilizador comum de Mac (um não-geek, um designer, um artista) vai preferir usar comandos em vez de se socorrer de aplicações que podem fazer o mesmo, usando um GUI?
Grande parte dessas aplicações não são mais que Graphic Shells para um comando que é executado no Terminal.
Eu próprio já fiz uma ou outra aplicação, para uso próprio que faz um Shell ao Terminal mas que me permite funcionar em ambiente gráfico.
Claro que o potencial já está todo lá. Mas, sinceramente, não estou a ver um average user de Mac a dar preferência a usar comandos Unix, quando pode usar uma aplicação que o faz por ele. E grande parte delas, até são grátis.
Por exemplo, para renomear eu uso o Better Finder Rename.
Acreditem que um designer, se vir algo do tipo:

NAME
mv -- move files

SYNOPSIS
mv [-f | -i | -n] [-v] source target
mv [-f | -i | -n] [-v] source ... directory

DESCRIPTION
In its first form, the mv utility renames the file named by the source
operand to the destination path named by the target operand. This form
is assumed when the last operand does not name an already existing direc-
tory.

In its second form, mv moves each file named by a source operand to a
destination file in the existing directory named by the directory oper-
and. The destination path for each operand is the pathname produced by
the concatenation of the last operand, a slash, and the final pathname
component of the named file.

The following options are available:

-f Do not prompt for confirmation before overwriting the destination
path. (The -f option overrides any previous -i or -n options.)

-i Cause mv to write a prompt to standard error before moving a file
that would overwrite an existing file. If the response from the
standard input begins with the character `y' or `Y', the move is
attempted. (The -i option overrides any previous -f or -n
options.)

-n Do not overwrite an existing file. (The -n option overrides any
previous -f or -i options.)

-v Cause mv to be verbose, showing files after they are moved.

It is an error for either the source operand or the destination path to
specify a directory unless both do.

If the destination path does not have a mode which permits writing, mv
prompts the user for confirmation as specified for the -i option.

As the rename(2) call does not work across file systems, mv uses cp(1)
and rm(1) to accomplish the move. The effect is equivalent to:

rm -f destination_path && \
cp -pRP source_file destination && \
rm -rf source_file

DIAGNOSTICS
The mv utility exits 0 on success, and >0 if an error occurs.

SEE ALSO
cp(1), rm(1), symlink(7)

COMPATIBILITY
The -n and -v options are non-standard and their use in scripts is not
recommended.

STANDARDS
The mv utility is expected to be IEEE Std 1003.2 (``POSIX.2'') compati-
ble.

Ou desmaia ou começa a rir/chorar copiosamente.
É bom ter a opção de usar. Mas acreditem que quem usa é uma minoria.

Rui Batista
 
AH! isso não é um problema dos designers. É _de_ designers. Tens programadores que não sabem trabalhar sem um IDE. Tens designers que não sabem trabalhar sem o (Illustrator|FreeHand|YouNameIt). Cada um resolve os problemas com as ferramentas que conhece. Isso nao quer dizer que sejam as melhores ou mais rápidas para determinadas operações.

'Quando só sabemos trabalhar com um martelo, todos os problemas nos parecem um prego.'
 
Quero dizer que não é apenas uma questão de mentalidade. É uma questão de necessidade.
Os designers, para além de abominarem código, não precisam dele. Para o que fazem, há solução eficientes q.b. e que lhes agradam muito mais.
 
'Quando só sabemos trabalhar com um martelo, todos os problemas nos parecem um prego.'

Priceless... :)

Quero dizer que não é apenas uma questão de mentalidade. É uma questão de necessidade.
Os designers, para além de abominarem código, não precisam dele. Para o que fazem, há solução eficientes q.b. e que lhes agradam muito mais.

Tal como os programadores usam o powerpoint para fazerem o convite e o mapa para o sítio da jantarada para os amigos chegarem sãos e salvos... isto aqueles que se afastam do computador por algum tempo para irem às jantaradas ;)...
 
Última edição:
Parece-me que discussoes sobre "codigo vs interface gráfica" ou "unix vs Mac" estao fora do ambito do topico. Voltando à pergunta inicial:

Boas malta..

Para quem gosta de programar...

podem me dizer os melhores editores que vos dão prazer de trabalhar ??

Eu sou muito mesquinha com essa situação e nem todos os ambientes me agradam..

Por exemplo, não me dá prazer teclar sobre um Netbeans ou Eclipse mas dá me gosto programar sobre um JEdit.

Podem me dizer vários exemplos freeware ou open source.. tanto faz...

o JEdit é muito porreiro mas às vezes falha as teclas, eu escrevo e eles não aparecem......

UM abraço mmaltaa


- Se pretendes apenas um editor, qualquer um serve, até o textEdit. Escolhe aquele que "te der mais prazer". É uma questao muito subjectiva.

- Se pretendes um editor com programming features que potencialmente aumentarao a tua produtividade, dá uma vista de olhos em http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_text_editors#Programming_features

Neste caso recomendo um editor com syntax highlighting, balance checking e syntax aware indenting. De qualquer modo, a escolha depende em grande medida da linguagem ( ou família de linguagens )em que se programa. Eu nao sou programador, mas executo tarefas de programaçao em C++. Uso o emacs, para o qual existe uma versao para aqua : aquamacs. O vim ,segundo sei, tem features semelhantes e os atalhos sao mais "ergonomicos". Nao conheco o Jedit.

- Se pretendes uma IDE, entao aconselho o XCode, que vem nos DVDs de instalacao do MacOS.
 
Back
Topo