Projecto...

Tb axo issu apesar de util e de ter o seu interesse um pouco absurdo, esse reservatório sim, xegava bem o tamanho, mas perdias muito nas temps e se calhar o capilar nem ia gelar...

Agora lê bem istu pk inda n deves saber... tás a enrrolar o tubo para fazer uma serpentina, ou seja tas a usar o comprimento de tubo capilar k axas necessário para fazer esse circuito mas o tubo tem k ter uma medida certa !

No manual do compressor vai te dizer kual o comprimento e a espessura k o tubo deve ter ! Os compressores tanto vão aos -50º com o r404 como com o mesmo gás vão só até aos -10º, tudo depende do tubo capilar !!

no meu caso k tb tou a montar um chiler comprei um danfoss dos mais frakinhos, e para ter o mínimo de temps (+/- -50º) consequentemente vai ter o minimo de potência, tem de ter um capilar de 1,5m de 0,5 de espessura!

por acaso lá na loja como ñ havia de 0,5 e só de 0,8 fizeram uma conta e axaram o numero de 2,5m +/- para o comprimento do capilar !

lê bastate antes de começares ! ;)

Boa sorte e continua !
 
ZoMmMm disse:
Tb axo issu apesar de util e de ter o seu interesse um pouco absurdo, esse reservatório sim, xegava bem o tamanho, mas perdias muito nas temps e se calhar o capilar nem ia gelar...

Agora lê bem istu pk inda n deves saber... tás a enrrolar o tubo para fazer uma serpentina, ou seja tas a usar o comprimento de tubo capilar k axas necessário para fazer esse circuito mas o tubo tem k ter uma medida certa !

No manual do compressor vai te dizer kual o comprimento e a espessura k o tubo deve ter ! Os compressores tanto vão aos -50º com o r404 como com o mesmo gás vão só até aos -10º, tudo depende do tubo capilar !!

no meu caso k tb tou a montar um chiler comprei um danfoss dos mais frakinhos, e para ter o mínimo de temps (+/- -50º) consequentemente vai ter o minimo de potência, tem de ter um capilar de 1,5m de 0,5 de espessura!

por acaso lá na loja como ñ havia de 0,5 e só de 0,8 fizeram uma conta e axaram o numero de 2,5m +/- para o comprimento do capilar !

lê bastate antes de começares ! ;)

Boa sorte e continua !


so uma coisa, como pensas chegar com um chiller de r404a aos -50ºC? :confused:
ainda por cima com um compressor fraco?....

e btw para k fique bem claro, o gas no tubo capilar viaja à temp ambiente... nem mais kente nem mais frio (a menos k esteja junto da linha de succao o k da mais desempenho ao sistema).... se o tubo capilar tiver frio é porque ha humidade na parte de dentro do sistema.

ricky, agora eh k disseste td :D
 
Última edição:
pk n possu xegar a essas temps !? O r404 num cicuito bem calibrado xega kuase a essas temps

e o frakinho não tem dificuldade nenhuma em lá xegar ! vai é ver-se á "raska" para a manter essa temp depois de se aproximar do CPU, pk têm pouca potência a temps tão negativas, mas issu dps vê-se o resultado e se necessário arranja-se um melhor
 
ok boa sorte entao... mas eu calibrava o chiller para conseguir pelo menos os -40ºC porke se atingir os -50ºC sera com mto esforço, sera com um reservatorio bastante pekeno e `a minima carga de calor as temperaturas vao disparar....
anyway acho mto dificil um chiller chegar aos -50ºC com o condensador a temp ambiente. o mais k ja vi a temp ambiente foi d -48,8ºC e teve mta sorte de conseguir os -20ºC @ cpu load
 
Como disse à uns posts atrás, enganei-me na linha... o tubo que deveria estar a passar pela água seria a tubo de sucção... Penso que não será problema nenhum ele dar uma ajudazeca a arrefecer a agua (nem que só esteje soldado ao radiador do sistema de watercooling).

Axo que é óbvio que não consiguirei temps como se não tivesse o tubo de sucção a passar por agua. Mas conseguirei temps boas/razoaveis/satisfatorias, arrefeço mais que 1 ponto e o sistema é qualquer coisa mais leve.

Alem do mais, isto é o primeiro contacto que terei com phase-change (além do ar condicionado do dia a dia e do frigorifico, lol :) )... vou tentar contruir este sistema e aprender com os erros que fiz e discutindo os resultados e outras ideias que possam surgir (tanto por minha parte ou de "outrem").

Afinal de contas, isto é um projecto :) .

Fiquem bem :)
xBoShY
 
oc_nightmare disse:
ok boa sorte entao... mas eu calibrava o chiller para conseguir pelo menos os -40ºC porke se atingir os -50ºC sera com mto esforço, sera com um reservatorio bastante pekeno e `a minima carga de calor as temperaturas vao disparar....
anyway acho mto dificil um chiller chegar aos -50ºC com o condensador a temp ambiente. o mais k ja vi a temp ambiente foi d -48,8ºC e teve mta sorte de conseguir os -20ºC @ cpu load

Tá certo mas eu n disse k era montado no CPU !

Issu sei eu bem k n vai xegar a essas temps dps de montado, até pk o compressor é tão frako k a essa temp só vai debitar 40w ! O CPU vai vai para bem mais e com overclock passa bem dos 100w !

Mas como já disse este compressor é só para fazer um teste ;)
 
entao para kê calibar o sistema para uma temp k nao consegue chegar @ load?... as temps unloaded n nos dizem nada.... o k adianta ter um sistema k consegue -150ºC se kdo se lhe encosta uma carga de calor de 10w ele sobe logo pa temps positivas?

e xboshy n te eskecas k o compressor k tas a trabalhar n eh la mt grande para te meteres em grandes aventuras...
 
oc_nightmare disse:
e xboshy n te eskecas k o compressor k tas a trabalhar n eh la mt grande para te meteres em grandes aventuras...

Não é grande? Eu pensei que nem precisa-se de tanto... o ppl tem estado a falar de compressores de 1/4 e 1/5 hp... este é de 1/3 hp... para direct-die funka bem.
Mas és capaz de ter razão se eu começar a por a agua a "semi-chillar".

Vamos a ver no que dá :)

Tou mesmo só à espera do cobre pa começar a fresar e soldar :)
 
Back
Topo