Fibra Óptica PT Portugal e Vodafone vão partilhar rede de fibra ótica

O sistema de prioridades é definido no QoS. O Shaping ou TS como dizem é outra coisa. É um sistema que trabalha sobre o QoS que permite definir limites ou até mesmo bloquear certo tipos de tráfego. Por isso é que a maior parte do pessoal diz que no horário X até Y não consegue sacar a mais de Z. Porque o limite de banda para aquele protocolo está limitado.
 
O sistema de prioridades é definido no QoS. O Shaping ou TS como dizem é outra coisa. É um sistema que trabalha sobre o QoS que permite definir limites ou até mesmo bloquear certo tipos de tráfego. Por isso é que a maior parte do pessoal diz que no horário X até Y não consegue sacar a mais de Z. Porque o limite de banda para aquele protocolo está limitado.

Ou seja, é QoS, ponto final.
Qualquer mecanismo que dê prioridade a um tipo de tráfego em detrimento de outro, que limite um tipo de tráfego, etc, é QoS, e TS é QoS.
 
Não, não é QoS. É um mecanismo que funciona sobre o QoS. O QoS por si só não limita nem bloqueia nenhum tipo de tráfego. Apenas define prioridades. Tens um excelente debate sobre este assunto no link que coloquei em cima.
 
Última edição:
lá se destruiu uma interessante discussão com pormenores tecnicos sem interesse nenhum. O que interessa é que na VDF ninguem sente TS (eu não conheço ninguem que sofra com isso) ao contrário de todos os outros operadores

Se é qos, ou o qos é ts, ou o ts não é qos, interessa pra quê exactamente?
 
Concordo que não tenha interesse, mas era mais para esclarecer. Porque todas as redes têm QoS (prioridades), mas nem todas têm shaping (limitações). A Vodafone por enquanto não precisa de colocar limitações na sua rede para fornecer o serviço, mas também é bom que se diga que isto provavelmente (não quero dar como certo) não será assim a longo prazo.

Pegando neste assunto e interagindo com o tópico podemos dizer que quem for Meo Fibra e estiver a sofrer de "TS" é uma excelente oportunidade para passar para a Vodafone Fibra quando este acordo de partilha estiver em vigor.
 
Não, não é QoS. É um mecanismo que funciona sobre o QoS. O QoS por si só não limita nem bloqueia nenhum tipo de tráfego. Apenas define prioridades. Tens um excelente debate sobre este assunto no link que coloquei em cima.

Pegando no teu link:
Quality of Service is a level of quality you wish to provide to a service. Traffic shaping is the method you accomplish it.

Policing and shaping are components of QoS
Exactly.


Ou seja, exactamente o que eu disse, queres adicionar algo mais?
 
Eu não quero poluir mais o tópico, mas o que te quis explicar é que atribuição de TS ao QoS é errada. Porque o QoS por si não limita nada. É preciso mecanismos que trabalhem sobre ele que é o caso do shaping. Não deixa de ser um componente do QoS, mas é algo que é aplicado sobre ele.

Como isto não acrescenta nada de útil ao tópico não vou responder mais ao assunto.
 
Última edição:
Eu não quero poluir mais o tópico, mas o que te quis explicar é que atribuição de TS ao QoS é errada. Porque o QoS por si não limita nada. É preciso mecanismos que trabalhem sobre ele que é o caso do shaping. Não deixa de ser um componente do QoS, mas é algo que é aplicado sobre ele.

Como isto não acrescenta nada de útil ao tópico não vou responder mais ao assunto.


Como eu afirmei acima, TS é uma política de QoS. Não sei porquê tu disseste que não, e meteste um link aqui a dar-me razão...
Custa muito dizeres que erraste?
 
E quem sai a ganhar?! Provavelmente os operadores... o que á partida parece bom pode-se tornar mau..

Porquê? Até temos um precedente: quando o Clix e a Vodafone partilharam a infraestrutura os preços não subiram, porque raio iriam subir agora?
Pelo contrário, a PT é que vai ter que fazer preços mais convidativos senão este acordo só servirá para angariar clientes para a Vodafone :D
 
Porquê? Até temos um precedente: quando o Clix e a Vodafone partilharam a infraestrutura os preços não subiram, porque raio iriam subir agora?
Pelo contrário, a PT é que vai ter que fazer preços mais convidativos senão este acordo só servirá para angariar clientes para a Vodafone :D

Não afirmei nada, porque ainda ninguém sabe. Só se sabe que foi muito á custa da Vodafone que os preços tem descido. Mas os operadores quando determinam algo normalmente nunca é amigo do cliente mas sim dos bolsos deles.
 
Porquê? Até temos um precedente: quando o Clix e a Vodafone partilharam a infraestrutura os preços não subiram, porque raio iriam subir agora?
Pelo contrário, a PT é que vai ter que fazer preços mais convidativos senão este acordo só servirá para angariar clientes para a Vodafone :D

sim porque a PT assinou a partilha do acordo pra poder baixar os preços e ganhar menos, ou ter a VDF a concorrer com eles com preços mais baixos na rede deles... makes sense....:lol:
 
Eu não entendo é como pessoas continuam a acreditar no Pai Natal. Este preço é só até atingir uma determinada quota de mercado. Depois vai passar aos preços idênticos aos outros. Quem acha o contrário gosta muito de sonhar.

Como é que explicas o Meo FIBRA estar a fazer 29.99€ na retenção? Um serviço que até à bem pouco tempo dificilmente se conseguia por menos 40€!

A concorrência traz preços baixos e não preços superiores. Quanto maior for a concorrência melhor o cliente final será servido.
 
Com a evolução do mercado a tendência de preços é descer e não subir. Entendo porque nós Portugueses não estarmos habituados a isto e por isso acharmos que "é bom de mais". Porque durante anos vivemos num monopólio no sector das telecomunicações.

Haver pacotes 3Play no futuro a 24.9€ ou mesmo 30€ em todos os operadores não me parece nada do outro Mundo.
 
Última edição:
Eu 1º gostava de entender melhor este acordo entre a PT e a Vodafone... mas não acredito muito que estes preços baixos continuem em força, mas é sempre bom. Quem não adere muito é a NOS.

Eu não acredito que a vodafone, depois do esforço que fez e continua a fazer para conseguir a tal quota de mercado, vá deitar tudo a perder aumentando os preços dos serviços que oferece actualmente.

Pode é oferecer novos serviços com preços mais em linha com a concorrência, agora, se hoje cobra x pelo serviço y, não acredito que amanhã pelo mesmo serviço x, vá cobrar y+5 ou y+10.

Se o fizer, acho que será um tiro no pé.
 
sim porque a PT assinou a partilha do acordo pra poder baixar os preços e ganhar menos, ou ter a VDF a concorrer com eles com preços mais baixos na rede deles... makes sense

Então se tens razão, isso quer dizer que a Vodafone vai ter que subir os preços. Seria um autêntico suicídio porque a Vodafone não pode competir com a PT, sobretudo no serviço de TV que é muito inferior ao do Meo. Por isso, se quiseres ironizar, a Vodafone fez este acordo para poder subir os preços e assim não fazer tanta mossa à PT... makes sense.
Vê se percebes uma coisa: este acordo destina-se a baixar custos. Essa baixa pode reflectir-se no aumento da margem de lucro e/ou na baixa de preços. Para a Vodafone será sobretudo o primeiro caso, já para a PT terá obrigatoriamente que ser a segunda. Seja como for, ambos ficam a ganhar e os consumidores também.

Eu não entendo é como pessoas continuam a acreditar no Pai Natal. Este preço é só até atingir uma determinada quota de mercado. Depois vai passar aos preços idênticos aos outros. Quem acha o contrário gosta muito de sonhar.

Já oiço isso há uns anos... e no entanto a Vodafone nem sequer tem aproveitado para subir os preços em Janeiro, como fazem os concorrentes.
 
Eu vivo na margem sul, baixa da banheira, mais especificamente e ja tive Meo Fibra.

A minha resposta era que zonas a Vodafone tinha exclusividade (face à MEO) e boa parte da margem sul (como parte de Seixal, Amora até quase Almada por exemplo) tem essa exclusividade apesar do inverso também acontecer (Montijo por exemplo)
 
Como é que explicas o Meo FIBRA estar a fazer 29.99€ na retenção? Um serviço que até à bem pouco tempo dificilmente se conseguia por menos 40€!

A concorrência traz preços baixos e não preços superiores. Quanto maior for a concorrência melhor o cliente final será servido.

a explicacao é facil e chama-se vodafone. se estes aumentarem adeus esses preços. Convem referir por ai que esses preços só são dados em zonas com concorrencia
 
Back
Topo