Q6600 G0 OC [ver só o post #11]

tuniq

What is folding?
Boas,

Podem ver o meu sistema na minha sig ou no screenshot (apesar de no cpu-z dizer que é DDR3, é DDR2 na verdade). O que acontece é que eu tenho o cpu com overclock de 50% (3.6GHz @ 1.55v), a gráfica a 700/1100 e a ram a 1066MHz @ 2.1v e no prime e no OCCT, dá erro.

syssk9.jpg


As temps em idle:

Min - 35º C
Max - 42º C
Average - 38º C


maxtempjg1.jpg


As temps em full:

Min - 58º C
Max - 66º C
Average - 62º C

primeerroke1.jpg

Até aqui tudo bem ... O problema é que passados 1 min 1 thread do prime PARA e passados 3 min outra thread também PARA.

O curioso é que consigo correr o 3D Mark Vantage, CS 1.6, CS:S (motor HL2), Abobe Photoshop + Flash + Premier Pro tudo junto e por ai fora ...

As temps parecem-me boas .. Não entendo o que está a fazer com que o prime e o OCCT parem :|


Soluções ? Ou causas para o prime crashar (e o OCCT) ?

Cumps,
tuniq
 
Última edição:
wwwoooowwww.... 8|

para que queres esse VCore ??? eu com esse VCore ou menos vou aos 3.85.... !!!! Mas pode ser do teu CPU e / ou do VID é muito alto.

Bem se percebi o post e não entendi nada errado, eu dizia para experimentares o que está a seguir. Tem apenas em atenção os settings da RAM a ver se são os teus. Depois diz qual o resultado. Se não estiver estável tenta aumentar o VCore um pouco.

Experimenta com cuidado,... mas se estás com esse VCore...

Bios 1103 :

**** System Performance Settings ****
*******************************
AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 8.0
FSB Frequency: 450
PCI-E Frequency: 101
FSB Strap to North Bridge: AUTO
DRAM Frequency: DDR2-1081 MHz
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: Manual

1st Information:
CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

2nd Information :
READ to WRITE Delay (S/D): AUTO
Write to Read Delay (S): AUTO
WRITE to READ Delay (D): AUTO
READ to READ Delay (S): AUTO
READ to READ Delay (D): AUTO
WRITE to WRITE Delay (S): AUTO
WRITE to WRITE Delay (D): AUTO

3rd Information :
WRITE to PRE Delay: AUTO
READ to PRE Delay: AUTO
PRE to PRE Delay: AUTO
ALL PRE to ACT Delay: AUTO
ALL PRE to REF Delay: AUTO

DRAM Static Read Control: Disabled
DRAM Read Training: Enabled
MEM. OC Charger: Enabled
AI Clock Twister: Lighter
AI Transaction Booster: Manual
Common Performance Level: 08

All Pull-In's: Disabled

CPU Voltage: 1.40
CPU GTL Voltage Reference (0/2): 0.630
CPU GTL Voltage Reference (1/3): 0.670
CPU PLL Voltage: 1.52
FSB Termination Voltage: 1.28
NB Voltage: 1.20
DRAM Voltage: 2.00
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Normal
NB Clock Skew: Normal

**** Advance CPU Settings ****
**************************
CPU Ratio Setting : Auto
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Disabled
CPU Margin Enhancement: Optimized

[EDIT]
Vê também Aqui.

Cumps.
 
Última edição:
A BIOS mais recente é a 0803. Aonde arranjaste essa ? :o

Eu tenho 400 x 9 .. Pelo que li é mais estável (?) ..

No site da ASUS !!!! Esta é a mais recente.

Em relação ao multiplier ... não sei se é por aí. Eu tenho assim para puxar mais um pouco pela RAM.


[EDIT]
Tão aí as pics. Tem GPU também... na BIOS com este Vcore dá 27º para o CPU e 32 para a MB.

CPU e GPU on EK WaterBlocks. O GPU está Stock nas pics, mas vai aos 820/1090 sem artifacts na ATI Tool e não passa dos 45º a Full.



Cumps.
 
Última edição:
No site da ASUS !!!! Esta é a mais recente.

Em relação ao multiplier ... não sei se é por aí. Eu tenho assim para puxar mais um pouco pela RAM.


[EDIT]
Tão aí as pics. Tem GPU também... na BIOS com este Vcore dá 27º para o CPU e 32 para a MB.

CPU e GPU on EK WaterBlocks. O GPU está Stock nas pics, mas vai aos 820/1090 sem artifacts na ATI Tool e não passa dos 45º a Full.



Cumps.

Mas o meu é a vento .. Apesar que no Verão, com este OC, acho que as temps do meu pc são boas ...
Talvez mude para água ... A fan da gráfica :neutral: não podiam ter poupado mais :neutral:

Vou instalar essa BIOS então e por mais uma fan em cima da gráfica ..

Edit: Se reparares essa BIOS foi REMOVIDA do site da Asus por apresentar bugs diversos ...
 
Última edição:
Mas o meu é a vento .. Apesar que no Verão, com este OC, acho que as temps do meu pc são boas ...
Talvez mude para água ... A fan da gráfica :neutral: não podiam ter poupado mais :neutral:

Vou instalar essa BIOS então e por mais uma fan em cima da gráfica ..

Edit: Se reparares essa BIOS foi REMOVIDA do site da Asus por apresentar bugs diversos ...

Bem eu tentei ajudar a reduzir esse VCore que estás a utilizar.
Se não pretendes reduzir e experimentar outras cfgs,... é uma escolha que só tu podes fazer, pois a responsabilidade das mesmas é tua.

Em relação à BIOS, ainda agora à coisa de 5 minutos verifiquei que está disponível,... e sim todas elas até agora têm tido bugs diiversos, por isso saiem uma atrás das outras. No meu caso está estável.

Cumps.
 
Eu bem tento reduzir o vCore mas o gajo não liga com menos de 1.55v.


Não sei porquê mas o pc só liga com 1.55v no vCore ...
400 x 9 e 450 x 8 só dão se eu puser 1.55v ...

vid: 1.3250v

Já agora em que é que o VID influencia ?

EDIT>

Pus agora os teus settings todos. Com 1.40v o pc nem mostra nada. Com 1.45v o PC boota e aparece 1 segundo a barra do Vista a carregar, dps crasha e reinicia... Com 1.50v o pc liga mas da BSOD. Com 1.525v funciona...
 
Última edição:
Novo problema

Bem, para não abrir uma thread nova, vou continuar nesta ...

O que se passa é que tenho o Q6600 G0 a 3.2GHz mas a voltagem mínima para o pc funcionar é de 1.390v ... Ponho menos, ele crasha, BSOD's ou então nem liga :mad:

O VID do meu CPU é de: 1.3250v

Devo preocupar-me com as voltagens que tenho actualmente ? Queria pôr o cpu a 3.6 (400x9) mas como preciso de quase 1.4v para 3.2GHz, para 3.6GHz preciso de pelo menos 1.5250v ..


Cumps,
tuniq
 
Bem, para não abrir uma thread nova, vou continuar nesta ...

O que se passa é que tenho o Q6600 G0 a 3.2GHz mas a voltagem mínima para o pc funcionar é de 1.390v ... Ponho menos, ele crasha, BSOD's ou então nem liga :mad:

O VID do meu CPU é de: 1.3250v

Devo preocupar-me com as voltagens que tenho actualmente ? Queria pôr o cpu a 3.6 (400x9) mas como preciso de quase 1.4v para 3.2GHz, para 3.6GHz preciso de pelo menos 1.5250v ..

Regra geral para 65nm, eu considero que até VID + 10% é seguro. No teu caso seria 1.4575v.
Se tiveres cooling muito bom, podes sempre ir até aos VID + 15 %.

Nota: Subir o NB voltage pode ser necessário à medida que sobes o FSB também.
 
Regra geral para 65nm, eu considero que até VID + 10% é seguro. No teu caso seria 1.4575v.
Se tiveres cooling muito bom, podes sempre ir até aos VID + 15 %.

Nota: Subir o NB voltage pode ser necessário à medida que sobes o FSB também.

As temperaturas não são problema .. Ao avançar, vou verificando a estabilidade e as temps por isso no problem.. Só queria era saber se as voltagens estão boas nesta velocidade e o que acham das voltagens a 3.6GHz ...



Cumps,
tuniq
 
@ Tuniq

Ora bem, acho que teres colocado o 6600 a 3.6 (400x9) e dizeres que ele atinge um máx de 66º é redondamente...falso! Porquê? Porque quando chegasses ao 2º teste, acho que ultrapassaria de caras os 80º. Eu tenho um sistema parecido e já o estabilizei a 3.2 Ghz, com máx. de 73º atingidos e média de 66/68º. Acho isto mais razoável. E testei-o durante 2h 45m no prime 95. (desculpem não ter fotos).

Agora, colocaste a 3.2 Ghz e dá erro. Bem, eu nunca mexi no vcore porque não é necessário! Está em auto e usa nas mesmas condições (o meu claro está) 1.37v. Acho razoável também.

Então, julgo que deves tentar ter tudo o que conseguires em Auto e apenas mexeres no FSB do cpu e no caso de pretenderes, talvez mexeres nas latências ou divisores das mems.

Isto te digo por experiência própria, por ter testado algumas vezes e por usarmos aircooling.

Por estes dias irei testar a 3.4Ghz. Logo direi algo.

Só mais uma nota - Esta mobo que tenho, com o chip P45 é muito boa! Bem melhor e mais estável que a P5E que tive, com o chip X38.
 
As temperaturas não são problema .. Ao avançar, vou verificando a estabilidade e as temps por isso no problem.. Só queria era saber se as voltagens estão boas nesta velocidade e o que acham das voltagens a 3.6GHz ...



Cumps,
tuniq

1,5v :o grande maluco!

Está muito alto isso.


Só para acrescentar que conheço quem tenha 2 Q6600's a foldar 24/7 à cerca de um ano com 1.5 / 1.55v.

Sem qualquer problema até agora.

Os 65nm são rijos, ao contrários dos 45nm que são notoriamente mais sensíveis.
 
(...)

Agora, colocaste a 3.2 Ghz e dá erro. Bem, eu nunca mexi no vcore porque não é necessário! Está em auto e usa nas mesmas condições (o meu claro está) 1.37v. Acho razoável também.

(...)

Pode ser necessário.

Desde o tempo do socket 478 que as mboards Asus com o Vcore em Auto o incrementam automaticamente.

Por isso é que nunca mexeste no Vcore...porque tiveste sorte e não foi preciso. Mas se calhar andas a usar o CPU a 1,4V (exemplo) quando podias usar a 1,3V, dissipando menos calor, consumindo menos, e com a mesma estabilidade.
 
recomendo o IntelBurnTest, podem procurar aqui pelo forum, torra o cpu muito mais intensamento que orthos ou prime95 e em 10 min ficam a saber se é rock solid ou nao :)

q6600 go pelas specs da intel voltagem maxima de funcionamento é de 1.50V por isso até 1.5 tirando as temps etc, fica tranquilo :)
 
Pode ser necessário.

Desde o tempo do socket 478 que as mboards Asus com o Vcore em Auto o incrementam automaticamente.

Por isso é que nunca mexeste no Vcore...porque tiveste sorte e não foi preciso. Mas se calhar andas a usar o CPU a 1,4V (exemplo) quando podias usar a 1,3V, dissipando menos calor, consumindo menos, e com a mesma estabilidade.

Não sei se é sorte, desculpa-me. Pode ser que seja assim, ou melhor, se calhar, quando se faz um oc nas condições aqui referidas, não será necessário mexer no vcore para cima. Agora, concordo contigo, se calhar devemos tentar sempre, e depois de o estabilizar, meter o vcore para baixo.

Mas ele refere que aumentou desde logo o vcore, e no meu entender, isso é desnecessário e errado.
 
Back
Topo