Q6600 G0 OC [ver só o post #11]

Crysis não é um teste em full ;)

Corre o intelburn como fizeste nos 3.200 sff...

Se passar acima dos 65º, existe grelo por ai...

Não, claro que não o é. Mas deve ser das aplicações que uso que mais calor vai dar ao cpu...

Eu vou testar outra vez amanhã. Mas testei mesmo há pouco. Achas que o resultado vai ser diferente?

De qualquer das formas, vou retirar amanhã o cooler,vou limpar e vou colocar pasta térmica, só mesmo um fio e ver... Se calhar até tem muita pasta, não sei...

De resto, eu acho que ele está estável. Não dá problema nenhum, nada, nem um errozinho. nada. E atenção que as temps estiveram sempre abaixo dos 80º, só na recta final do teste é que dá o pico, senão seria 74/75º (sempre é melhor que 80º :) )
 
Faz aquele teste da pasta termica como no tutorial pa veres se isso ta concavo.

Vou fazer logo. Agora, faz-me confusão o seguinte: no prime 95, com a mesma configuração, o máximo que atingiu foi 73º. Mas, se tivesse medido pelo realtemp, como são menos 5º, seriam 68º de máximo. Se tivesse postado na altura esses resultados, vocês achariam normalíssimo. E mais que uma pessoa já disseram que o intelburntest atinge > 5º que o orthos por exemplo... Ou seja 73+5 - 78º; Ora, eu atingi 81º. Será isso demais? Quero eu dizer, será que o problema é real? Ou será apenas aparente?

De qq das formas, logo retiro o cooler e vou limpa-lo e colocar nova pasta térmica. E faço esse teste, claro. :) Mas continuo a achar que se calhar, não há nada de errado com o meu sistema.... :rolleyes:
 
Boas!!

Bem, se tivesse que apontar o dedo a "alguém", era:

- parafusos mal apertados aquando da montagem do Tuniq (tenho um com uma Noctua a arrefecer o meu Q6600 a 3.4GHz, e no IBT não passa dos 70ºC, sendo que a temperatura ambiente é baixa, ~15ºC talvez);

- pasta térmica;

- erro do software de monitorização de temperatura ou sensor "marado" (teste do dedómetro na base do dissipador para verificar se essas temperaturas elevadas são a valer).

- IHS defeituoso (é rebuscado, e não sei qual a solução)

Se se eliminarem estas hipóteses e o problema se manter, temos caso de...
 
Última edição:
Boas!!

Bem, se tivesse que apontar o dedo a "alguém", era:

- parafusos mal apertados aquando da montagem do Tuniq (tenho um com uma Noctua a arrefecer o meu Q6600 a 3.4GHz, e no IBT não passa dos 70ºC, sendo que a temperatura ambiente é baixa, ~15ºC talvez);

- pasta térmica;

- erro do software de monitorização de temperatura ou sensor "marado" (teste do dedómetro na base do dissipador para verificar se essas temperaturas elevadas são a valer).

- IHS defeituoso (é rebuscado, e não sei qual a solução)

Se se eliminarem estas hipóteses e o problema se manter, temos caso de...

Eu logo vou retirar o cooler e recoloca-lo. A pasta é a MX-2.

Mas se não for este problema, é caso de ..... ??

Nota - Tenho tudo em Auto. Provavelmente preciso de colocar voltagens em manual. Mas não sei quais os valores que deva colocar, por exemplo, no NB voltage, pois nem sei quanto está ele a usar. Ou no CpuPll...
 
Boas!!

Eu não tenho essa motherboard, mas pelo que estive a pesquisar, as opções na BIOS são muito semelhantes à minha P5Q Deluxe, e posso tentar fornecer-lhe uma configuração para os 3.2GHz.

Para tal, queria só que me confirmasse se possui as seguintes opções na sua BIOS, e, se for esse o caso, tente a seguinte configuração:



CPU Ratio Setting: 08.0
FSB Frequency: 400
PCIE Frequency: 101
FSB Strap To North Bridge: Auto

DRAM Frequency: (escolher uma que não force a RAM)
DRAM CLK Skew on Channel A1: Auto
DRAM CLK Skew on Channel A2: Auto
DRAM CLK Skew on Channel B1: Auto
DRAM CLK Skew on Channel B2: Auto
1st Information ?-?-?-??-?-??-??-?

DRAM Timing Control: Manual (deixar os timings que aparecerem)
CAS Latency: ?
DRAM RAS to CAS Delay: ?
DRAM RAS Precharge: ?
DRAM RAS Activate to Precharge: ?
RAS TO RAS Delay: Auto
Row Refresh Cycle Time: Auto
Write Recovery Time: Auto
Read To Precharge Time: Auto
2nd Information ?-?-?-?-?-?-? all on Auto
3rd Information ??-?-?-?-? all on Auto

DRAM Static Read Control: Auto
DRAM Dynamic Write Control: Auto
DRAM Read Training: Auto
DRAM Write Training: Auto
MEM OC Charger: Auto
Ai Clock Twister: Auto
AI Transaction Booster: Manual
C/P : A1 A2 | B1 B2
LVL : 11 11 | 11 11
Common Performance Level: 11 (pode-se diminuir. Quanto menor, melhor o desempenho e mais probabilidade de instabilidade.)
All Pull-ins: Enabled

CPU Voltage: 1.35 (não deve ser necessário tanto, mas depois de testar vai-se baixando)
CPU GTL Voltage Reference (0/2): Auto
CPU GTL Voltage Reference (1/3): Auto
CPU PLL Voltage: 1.54 (pode-se aumentar mais um pouco se necessário)
FSB Termination Voltage: 1.30
DRAM Voltage: (seleccionar a gama de valores de fabrico adequada à sua RAM)
NB Voltage: 1.28 (não deve ser necessário tanto, mas depois de testar vai-se baixando)
NB GTL Voltage: Auto
SB Voltage: Auto
PCIE SATA Voltage: Auto

Load-Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Auto
NB Clock Skew: Auto
CPU Margin Enhancement: Optimized



NOTAS:

- Como já foi referido, a manterem-se essas temperaturas não é aconselhável andar a testar o que quer que seja.

- Estas definições da BIOS são, apesar de utilizarem valores "conservadores", apenas indicativas, logo passíveis de ajuste e/ou correcção, e não devem ser encaradas como solução final.
 
Última edição:
Boas!!

Eu não tenho essa motherboard, mas pelo que estive a pesquisar, as opções na BIOS são muito semelhantes à minha P5Q Deluxe, e posso tentar fornecer-lhe uma configuração para os 3.2GHz.

Para tal, queria só que me confirmasse se possui as seguintes opções na sua BIOS, e, se for esse o caso, tente a seguinte configuração:



CPU Ratio Setting: 08.0
FSB Frequency: 400
PCIE Frequency: 101
FSB Strap To North Bridge: Auto

DRAM Frequency: (escolher uma que não force a RAM)
DRAM CLK Skew on Channel A1: Auto
DRAM CLK Skew on Channel A2: Auto
DRAM CLK Skew on Channel B1: Auto
DRAM CLK Skew on Channel B2: Auto
1st Information ?-?-?-??-?-??-??-?

DRAM Timing Control: Manual (deixar os timings que aparecerem)
CAS Latency: ?
DRAM RAS to CAS Delay: ?
DRAM RAS Precharge: ?
DRAM RAS Activate to Precharge: ?
RAS TO RAS Delay: Auto
Row Refresh Cycle Time: Auto
Write Recovery Time: Auto
Read To Precharge Time: Auto
2nd Information ?-?-?-?-?-?-? all on Auto
3rd Information ??-?-?-?-? all on Auto

DRAM Static Read Control: Auto
DRAM Dynamic Write Control: Auto
DRAM Read Training: Auto
DRAM Write Training: Auto
MEM OC Charger: Auto
Ai Clock Twister: Auto
AI Transaction Booster: Manual
C/P : A1 A2 | B1 B2
LVL : 11 11 | 11 11
Common Performance Level: 11 (pode-se diminuir. Quanto menor, melhor o desempenho e mais probabilidade de instabilidade.)
All Pull-ins: Enabled

CPU Voltage: 1.35 (não deve ser necessário tanto, mas depois de testar vai-se baixando)
CPU GTL Voltage Reference (0/2): Auto
CPU GTL Voltage Reference (1/3): Auto
CPU PLL Voltage: 1.54 (pode-se aumentar mais um pouco se necessário)
FSB Termination Voltage: 1.30
DRAM Voltage: (seleccionar a gama de valores de fabrico adequada à sua RAM)
NB Voltage: 1.28 (não deve ser necessário tanto, mas depois de testar vai-se baixando)
NB GTL Voltage: Auto
SB Voltage: Auto
PCIE SATA Voltage: Auto

Load-Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: Auto
NB Clock Skew: Auto
CPU Margin Enhancement: Optimized



NOTAS:

- Como já foi referido, a manterem-se essas temperaturas não é aconselhável andar a testar o que quer que seja.

- Estas definições da BIOS são, apesar de utilizarem valores "conservadores", apenas indicativas, logo passíveis de ajuste e/ou correcção, e não devem ser encaradas como solução final.

Antes de tudo, muito obrigado pela ajuda. Vou comparar logo com a minha bios e digo algo.

Tenho, como sempre tive, dificuldade em perceber as mems, isto é, vou rectificar as latências, como disseste, mas na dram frequency, aí não entendo o que fazer. Repara que tenho DDR3 (caixa diz que trabalham a 1333Mhz), e em auto, no cpu-z ficam em 450Mhz (não sei se este valor se multiplica por 2 ou por 3!!). Não sei, portanto qual o valor que devo colocar, pois nunca sei que cálculos fazer. Qto à dram voltage, parece-me que estas mems devem trabalhar a 1.65v (não faço ideia até quanto devo subir).

De resto, tb vou colocar umas fans extra de 120mm suspensas por cima e em volta do tuniq para melhor dissipar o calor. E testo e posto os resultados.

Obrigado ;)
 
voces devem trocar de pcu todos os anos desculpem.

CPU PLL Voltage: 1.54 (pode-se aumentar mais um pouco se necessário)
FSB Termination Voltage: 1.30


CPU PLL é 1.50, mata o cpu num instante e a 1.50 faz o mesmo que a 1.54

FSB ... nao precisas de tanto, apenas tem ganhos em altos FSB's, vou deixar aqi os meus settings completos daqui a pouco faço edit
 
voces devem trocar de pcu todos os anos desculpem.

CPU PLL Voltage: 1.54 (pode-se aumentar mais um pouco se necessário)
FSB Termination Voltage: 1.30


CPU PLL é 1.50, mata o cpu num instante e a 1.50 faz o mesmo que a 1.54

FSB ... nao precisas de tanto, apenas tem ganhos em altos FSB's, vou deixar aqi os meus settings completos daqui a pouco faço edit

A minha Rampage flutua o PLL entre 1.54 e 1.58 conforme o fsb e o resto do setup. Nunca é fixo ao longo do range de fsb's.
 
Então, fiz novo intel teste e deu isto:

hyh22.jpg


A relação de 5º em iddle dum programa para o outro indiciava que, uma vez que tinha chegado aos 90º na 1º teste, agora pelo RealTemp chegaria aos 85º. Mas apenas ficou-se pelos 81º. E no outro pelos 86º. Bem, algo melhorou. Não sei bem o quê. Mas reparo que o vcore foi mais baixo que o do outro teste... Agora o pico foi ao 1.368! Bem, digam o que acham. Como interpretariam? Obrigado

Já disse no post anterior e volto a dizer .. No RealTemp tens de ir aos settings e alterar a TjMax para 100ºC que por defeito vem a 95ºC ... A variação que obtens é na verdade de 1ºC o que não é de estranhar..

E digo-te o que o resto diz.. Verifica a montagem do tuniq, pasta térmica .. Mas até lá, baixa esse OC porque podes danificar o cpu com essas brincadeiras ...

Antes de tudo, muito obrigado pela ajuda. Vou comparar logo com a minha bios e digo algo.

Tenho, como sempre tive, dificuldade em perceber as mems, isto é, vou rectificar as latências, como disseste, mas na dram frequency, aí não entendo o que fazer. Repara que tenho DDR3 (caixa diz que trabalham a 1333Mhz), e em auto, no cpu-z ficam em 450Mhz (não sei se este valor se multiplica por 2 ou por 3!!). Não sei, portanto qual o valor que devo colocar, pois nunca sei que cálculos fazer. Qto à dram voltage, parece-me que estas mems devem trabalhar a 1.65v (não faço ideia até quanto devo subir).

De resto, tb vou colocar umas fans extra de 120mm suspensas por cima e em volta do tuniq para melhor dissipar o calor. E testo e posto os resultados.

Obrigado ;)

Não recomendo que uses os setting que ele mostrou porque não são defaults e é outra motherboard ... É apenas a minha opinião...

Acho que deves pôr o que está em Auto -> Manual..
Como ?

É fácil.. O que tem 2 opções escolhes Manual... O que é de valores como por exemplo o NB voltage, PLL's etc, aparece do lado direito o valor default que a motherboard usa...

Ou seja, Manual em Tudo e metes os settings em default ..

Depois disto, vais mexendo no que precisas ... Aumentar vCore, vNB, v das Mems etc ...

Nota
: Queres falar mais pormenorizadamente sobre o teu sistema, crias uma thread para tal ... Este que eu criei tem como objectivo a confirmação das voltagens correctas que se aplicam no meu sistema.

Cumps,
tuniq
 
Última edição:
voces devem trocar de pcu todos os anos desculpem.

CPU PLL Voltage: 1.54 (pode-se aumentar mais um pouco se necessário)
FSB Termination Voltage: 1.30


CPU PLL é 1.50, mata o cpu num instante e a 1.50 faz o mesmo que a 1.54

FSB ... nao precisas de tanto, apenas tem ganhos em altos FSB's, vou deixar aqi os meus settings completos daqui a pouco faço edit

Boas!!

Apenas dei a minha opinão, baseada na minha experiência e nos relatos que tenho visto um pouco por todo o lado.
Relembro que estamos a falar de um Q6600 G0 (Kentsfield) de 65nm, que, segundo muita gente, não é tão sensível à voltagem do PLL como os novos E8*** (Wolfdale) e Q9*** (Yorkfield) de 45nm.
Desconheço qualquer relato de Q6600 mortos ou degradados devido a PLL>1.50 (o que não quer dizer que não tenha acontecido), e estão bem patentes por essa internet fora quem os tenha há muito tempo com voltagens, para o PLL, bem superiores.
A título de exemplo, o meu Q6600 está já há três meses com o PLL=1.54 e não noto nada de anormal.


@Tuniq
As definições que eu sugeri não são as minhas, mas sim um apanhado da informação que consegui reunir, naturalmente afectados pela minha experiência. E tem razão em relação ao tópico. No que me diz respeito, peço desculpa.


Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas!!

Apenas dei a minha opinão, baseada na minha experiência e nos relatos que tenho visto um pouco por todo o lado.
Relembro que estamos a falar de um Q6600 G0 (Kentsfield) de 45nm, que, segundo muita gente, não é tão sensível à voltagem do PLL como os novos E8*** (Wolfdale) e Q9*** (Yorkfield) de 45nm.
Desconheço qualquer relato de Q6600 mortos ou degradados devido a PLL>1.50 (o que não quer dizer que não tenha acontecido), e estão bem patentes por essa internet fora quem os tenha há muito tempo com voltagens, para o PLL, bem superiores.
A título de exemplo, o meu Q6600 está já há três meses com o PLL=1.54 e não noto nada de anormal.


@Tuniq
As definições que eu sugeri não são as minhas, mas sim um apanhado da informação que consegui reunir, naturalmente afectados pela minha experiência. E tem razão em relação ao tópico. No que me diz respeito, peço desculpa.


Cumprimentos.

Os Kentsfield são de 65nm (Q6600 p.e.) ...

Não há problema de usares o tópico .. Desde que não exagerEM, não há problema :D
 
@ Tuniq - Que mais posso dizer? És um pouco antipático e chato, mas tens razão, o topic é teu. Portanto, vou abrir uma para falar do mesmo que falas aqui, ou seja, Q6600 GO OC; que curiosamente, é o meu cpu também, e de muitos. Mas vá lá, abramos todos topics sobre o mesmo assunto, não vamos melindrar alguém.

De resto, obrigado pelas tuas informações. Tenho a certeza que são reflexo daquilo que achas ser o melhor. Por isso, obrigado. (sem qualquer ironia).

E, claro, serás sempre bem vindo ao meu topic, quer para falar do meu sistema, quer para falar do teu. Meu topic es su topic.
A todos, desculpem o off topic.

Cumps.
 
Última edição:
Boas!!

Relativamente ao assunto do tópico, acho que já está tudo dito.

Só quero relembrar que ao deixar algumas das definições em AUTO, nomeadamente nas P5Q Deluxe, pode ser uma fonte de problemas, pois aparentemente a motherboard faz overvolting, sendo recomendado por muita gente (o jVIDIA, cá do fórum, chegou a verificar isso mesmo, através da monitorização da tensão com um multímetro), não deixar em AUTO, especialmente o vFSB; vPLL; vNB.

Eu tenho o PPL em automatico, quer isto dizer que devo meter no minimo ? 1.50 ? O meu overclock é de 3ghz.
 
Back
Topo