quais as objectivas mais adequadas para começar?

Grato mais uma vez

Estava a pensar em adquirir a Nikon D80 num kit da ***** que inclui a lente AF-S 18-70mm nikkor + SD 2 GB por 1069€
e juntar-lhe uma Sigma 55-200mm 144€ (nao deve ser muito especial mas para começar...)
Será que devo adquirir um flash com estas lentes ?
Mais uma vez obrigado...
 
Estava a pensar em adquirir a Nikon D80 num kit da ***** que inclui a lente AF-S 18-70mm nikkor + SD 2 GB por 1069€
e juntar-lhe uma Sigma 55-200mm 144€ (nao deve ser muito especial mas para começar...)
Será que devo adquirir um flash com estas lentes ?
Mais uma vez obrigado...

Uma lente mt boa para o preço é a Sigma 70-300mm DG APO Macro: http://www.photozone.de/8Reviews/lenses/sigma_70300_456/index.htm

Deixo-te duas galerias com fotos tiradas com uma:

http://naturespixel.com/index.php?x=browse&category=19
http://www.treklens.com/photos.php?cat=lens&id=2917

Preço(200€): http://www.*****.de/product_info.php/cPath/102_119_310/products_id/7369

Sugiro que vejas também os kits disponíveis aqui da D80: http://www.*****.de/index.php/cPath/85_100_179/sort/1a/page/2

A loja é de confiança e tem mt bons preços, portes são nices também. ;)

Também conhecida por "DigiWoWo" aqui no forum, podes procurar vais ver que tem bom feedback :).

Quanto ao flash, depende das situações, mas para o mais comum dos casos o flash da maquina serve, mais tarde se vires que precisas mesmo de um extra compras, mas é coisa que é melhor veres com o tempo.

O mesmo pode ser dito de um Tripod/Monopod.

Não ganhas nada em comprar "tudo" agora e depois calhas de não precisar é € encostado no canto.
 
Última edição:
Se é para começares compra a D80 com a lente do kit, explora essa lente ao maximo e entao ai vais perceber realmente o que te faz falta, e ai ja podes fazer uma escolha mais acertada.
O flash a mesma coisa, usa o da máquina e percebe se realmente te faz falta um externo.
 
A D80 é grande máquina.

Tenho uma e não tenho quaisquer razões de queixa.

A lente do kit é bastante aceitável para nos iniciarmos no mundo das reflex, mas mais tarde és capaz de sentir necessidade de evoluir.
No entanto, se estavas habituado às compactas, com as reflex vais sentir algumas diferenças na transição aos modos manuais.
Mesmo fotografando no modo Programa em que a abertura e tempo de exposição são seleccionados automaticamente, podes sentir a necessidade de fazer pequenos ajustes como a sensibilidade à luz (ISO), o balanço de brancos, o tipo de medição de luz, entre outras variáveis. Claro que podes colocar tudo automático, mas depois vais reparar que se ajustares os valores à tua maneira obténs melhores resultados.
Eu acredito que mesmo com tempo disponível, é provável que ainda leves uns mesitos até sentires necessidade de evoluir com as objectivas.
No entanto, a Tamron 17.50 2.8 é uma lente espectacular. Tirei algumas fotos com ela e fiquei apaixonado :D
As Sigma também são boas mas ouvi dizer que sairam algumas com problemas de back/front focus. Corrijam-me se estiver errado :S

Abraço e depois diz aí o que escolheste :)
PS: Tem cuidado com os hot pixels, sobretudo se fores tirar fotos nocturnas de longa exposição.
 
Última edição:
Tem.

Não sei se já conheces mas cá vai:

Site de testes a máquinas fotográficas (este link confirma-te que todas elas têm o menu para colocar a lingua em PT)
http://www.dpreview.com/reviews/nikond80/page10.asp

Teste à D80 feita pelo kenrockwell.
http://www.kenrockwell.com/nikon/d80.htm

Fotos tiradas com a Nikon D80
http://www.flickr.com/cameras/nikon/d80/
http://www.pbase.com/cameras/nikon/d80

Tudo (ou quase) acerca de SLR's - Excelente para quem está a pensar adquirir uma - Liguagem bastante acessível e amigável
http://www.digital-slr-guide.com/

A minha galeria
http://www.flickr.com/photos/scottx/
Não tem assim lá grandes fotos mas dá para teres algumas noções de como elas ficam tiradas por alguém que ainda não tem muita experiência (não tenho tido muito tempo para evoluir ultimamente :S)
 
Canon

Eu sou fotógrafo já lá vão uns aninhos, e a nivel de maq digitais, aconselho a canon 400D.. Há várias razoes para isso, e agora falo sem conhecer os outros modelos q referiste, mas tem boa qualidade, velocidade de resposta, desempenho de bateria.. Não sei as especificações da 400d, eu tenho uma 350d e esta já tem 8Milhoes um BOM buffer que te permite tirar MUITAS fotos seguidas sem ficares à espera q a maquina as grave e muito importante, uma coisa q as outras marcas NÃO TÊM, varios reparadores autorizados, logo, eventuais reparações serão rápidas..

Falando da minha experiencia com a 350d (antecessora da 400d)
Com a lente base 18-55 ja tiras praticamente tudo, tem boa abertura, só poderás sentir falta de mais zoom, mas consoante o q se queira, não costuma fazer muita falta..
Cartão de memoria, MUITO IMPORTANTE!!! Sabes aqueles cartões que dizem 100x, 133x, 150x... ESQUECE, muitas vezes são tretas porque são simplesmente, ou porque a máquina não comunica a 100% com dados cartões, dou-te um exemplo concreto, para a minha 350d, o cartao mais rápido é o SanDisk Extreme III 1GB, escreve a cerca de 6Mb/s, ja um da Kingston em teoria da mesma velocidade, escreve a pouco mais de 3Mb/s, cartões maiores, são mais lentos, tipo um de 4GB escrevia a cerca de 4Mb/s, tendo em conta o BOM buffer da maquina, podera não te fazer falta pois a 400d guarda 32fotos PENSO EU no buffer... A minha guarda cerca de 20, mas com este cartao, consigo fotografar comunhões (imaginem mentalmente o ritmo do padre a dar a óstia) a tirar 2 fotos a cada miúdo, mais de 50 miudos, sempre sem ter q esperar pela maquina.. para a 350d o extreme III era o melhor, mais rapido q o extreme IV, para ter uma base de comparação recorri a uma pequena pesquisa online por qq coisa tipo "canon 350d CF write speed comparison" e encontrei um site tipo DECO estrangeira com uma tabela com pelo menos uns 40 cartoes diferentes testados neste corpo..
Flash, se não precisas de muita luz normalmente um flash equivalente ao speedlite 420x deve-te bastar, procura marca tipo sigma, nissin, vivitar, claro q o melhor era mesmo canon ou metz, mas esses são mais caros.. como comparação procura o campo q diz qual o alcance da luz nas condições XPTO, para dar esse valor, usam-se condições standard, qq coisa tipo, "o alcance da luz em descarga máxima com a máquina a 100iso, f/5.6, 1/125" não sei os valores de referencia reais, mas sei q são standard para comparação.. sei ainda q nos flash da canon o alcance faz o nome, tipo, 420x, tem 42m de alcance nessas condições.. o irmao mais forte, 580x, tem 58m de alcance.. neste campo n tenho experiencia pq uso flash maiores q ja tinha da altura do analogico, são flash's muito mais potentes q nessas condições chegam aos 450m, mas pouco praticos pois requerem bateria de ombro e tudo, tenho q comprar um "desses" para a reportagem geral e usar este apenas em situações mais especificas como fotografar uma equipa de futebol num estadio pouco iluminado à noite, ou fotografar igrejas mal iluminadas inteiras sem ter q recorrer a baixas velocidades e altos iso's...

Portanto, resumindo, recomendo:

Canon 400d+lente 18-55+Cartão Sandisk eXtreme III/IV 1GB (analisa as velocidades de outros maiores)
(convém ter outro(s) cartão até para poder tirar o cartao para descarregar e ter outro para continuar se for necessário, ter só um cartão é má politica, nem q tenhas um bom cartao de 1GB e um barato de 512MB como eu)
Flash's, vê o q encontras q melhor corresponda ao q precisas... se houver dúvidas digam, estou aqui para ajudar =)
 
megacartao após ler isso só consigo rir!!
Tens uma canon 350d e apenas aconselhas a 400d pelo que leste na net e porque tens o modelo anterior?!

tudo o que falas são coisas que baseias em leitura e nem sequer conhecer sequer os modelos concorrentes?

A 18-55 tem uma boa abertura?! o dar para quase tudo quase que aceito mas o ter uma boa abertura :|
 
Realmente também fiquei um pouco, enfim, não me ri porque fiquei mais para o lado do "chocado" do que para o lado do soridente.

Incongruencia total, de cima a baixo.
 
boa abertura... é tao boa cmo a versao da nikon!!
quanto a mim mais vale uma sigma 17-70 2.8-4 ou entao a 18-50 2.8 se puderers!

Ed_
 
Ok, entao falemos assim, eu SEI que com uma CANON é facil mandar reparar caso seja necessário em tempo util... eu SEI que se ele usar (como eu percebi) a maq para fins profissionais (i.e. para serviços calendarizados pelos quais cobra) ha-de haver alturas em q nao se pode dar ao luxo de ficar sem a maquina um fim-de-semana, e SEI que apenas com uma canon (e com esforço) poderá ter a maquina reparada em menos uma semana.. eu SEI q a a canon é das melhores cameras reflex, com um dos melhores balanços de brancos automaticos, com um dos melhores autofocus, com um dos melhores tempos de resposta.. eu, como profissional, sei o quão importante é cada fracção de segundo.. sei q a diferença entre os 23 disparos seguidos da nikon d80 e os 27 da canon 400d pode ser MUITO importante! pode ser a diferença entre apanhar ou não o tudo o q se pretende.. SEI q um cartao SD, é MUITO inferior a um cartão CF.. só por isso eliminava logo as Nikon... ACHAM q um cartão de 9pinos será tão rápido como um de 50?? SEI q os extreme IV atingem uma velocidade de escrita de 40MB/s, enquando SDHC há-de chegar agora ao mercado cartoes q suportam 20MB/s, a mesma velocidade dos sandisk extreme III, ACHAM q o preço tb será o mesmo??? E n se esqueçam q há uma diferença considerável entre a velocidade q o cartao suporta e a q a camera consegue comunicar com o mesmo.. e SEI que a grande maioria dos profissionais, quando optam por camera de pequeno formato, optam por CANON, apenas uma pequena minoria opta por nikon, olympus, sony, fuji,... Eu gosto das cameras nikon, se falarmos de cameras analogicas... a nivel digital, para já, CANON.. mas é a minha opiniao, se a acham hilariante... já agora... quando disse boa abertura, referia-me a termos relativos, não absolutos, uma boa abertura para o uso que ele quer dar.. pelo q percebi ele a maq será para fotografia de eventos, retratos, desportos, etc., para isso tem a abertura q é preciso, logo, tem uma boa abertura...

ah, e...
SEI, que para ter um equipamento equivalente nikon, gastas mais dinheiro que com a canon...
 
Última edição:
desculpa mas não pareces lá saber grande coisa!

Como profissional andas com uma 18-55?

A nikon não tem boa assistência? Queres saber os quantos casos que já vi de marks II com problemas e saltar o espelho para fora a meio das 8fps? Queres saber quanto tempo tiveram em reparação?

Profissionais, em maioria, começaram por canon no digital porque muitos dos jornais optaram por comprar de inicio material canon o que levou muitos fotografos a optar por ai.

Cartão SD sim banhada.. agora só falta dizeres em que area és profissional..
 
tenho um SD extreme III e tem MAIS velocidade a gravar na d80 que o meu CF extreme III na D70s!!! entao, como é que ficamos?

Ed_
 
Para uma 400D ***** coisa a cima de 120x é overkill. O único benefício de terem um com mais speed é se usarem depois um card reader em vez de ser via camera, via camera não tiram partido nenhum em cartões de maior velocidade.

Até podem comprar um lexar 300x, maioria das cameras não vão tirar partido deste, talvez as Pro, e é para isso que o cartão é feito anyway.

As velocidades dependem tanto da camera como do cartão, pessoalmente acho CF melhor mas por questões de durabilidade, construção aguentar mais pancada basicamente.
 
Última edição:
tenho um SD extreme III e tem MAIS velocidade a gravar na d80 que o meu CF extreme III na D70s!!! entao, como é que ficamos?

Ed_
Para ver esses cartões realmente em acção tem que ser com um leitor dedicado num PC e um cronómetro.

Dentro da máquina é o leitor interno da máquina que define os tempos desde que que o cartão seja minimamente decente.
 
Para ver esses cartões realmente em acção tem que ser com um leitor dedicado num PC e um cronómetro.

Dentro da máquina é o leitor interno da máquina que define os tempos desde que que o cartão seja minimamente decente.
Ditto!

Exemplo? MicroSD no telemóvel a copiar musicas é uma eternidade, meto o mesmo no leitor do portátil e copia as musicas num apíce :wow:
 
sim, eu uso leitor no computador, leitor dedicado!
o leitor interno da d80 e bem mais rapido que o da d70s, e com o cartao com a mm velocidade [ext III] na d80 e mais rapido.


Ed_
 
Bem, antes de mais acho que não te fazia nada mal tirares uma pequena formação em fotografia e escusavas logo colocar estas questões. Em relação às lentes tens de pensar que numa máquina fotográfica recente (DSLR) existe tb um factor de conversão para os milímetros e isso tens de ter em conta na compra de uma objectiva. a não ser que compres uma full frame (são carotas).
Portanto se te vais dedicar a fotografia de casamento tens de pensar noutras questões, uma delas é o flash externo, mas voltando a máquina em si, o ruído é um factor muito importante.
As Canon (de baixo preço) têm melhores prestações que as Nikon a isos elevados.
Bem vou te aconselhar alguns sites de referência que podem esclarecer algumas dúvidas tuas
www.dpreview.com
http://www.steves-digicams.com/
www.cameralabs.com
http://www.steves
 
Boas tardes a todos,
Tambem sou um amante da fotografia, porem ainda nao domino muito bem a arte ou melhor nao domoni quase nada.
Mas acabei de comprar uma Nikon D80 + Objectiva Nikon AF-S DX VR 18-200 F3.5-5.6G + cartão [FONT=Verdana,Helvetica]SANDISK Ultra® II SDHC 4GB com USB[/FONT].
O que acham deste conjunto ta equilibrado ou nem por isso.
E comprei este material na ***** por a garantia Nikon e o software interno e escrito ser em portugues uma vez que eu nao pesco nada de ingles.
E nos outros sites aqui ja mencionados tipo ***** isso nao acontece as maquinas nao vem em pt, e para alem do atendimento nao ser muito simpatico.
Mas é a minha modesta opniao, porque se entendesse eng. se calhar até comprrava nesses site pois são muito mais baratos mas depois tem o risco da garantia Nikon.

Cumps, a todos
Luis Martins

P.S Se por acaso conhecerem alguem site onde possa aprender a dominar a minha bicha mas em português, agradeço que me digam.
 
Back
Topo