Quanto vale a pena gastar a mais num produto para ficar-se bem servido ?

civismo

Power Member
Antes do mais, as máquinas são apenas máquinas e a maioria delas simplesmente não são perfeitas!
São algo feito pelo homem , e tal como o seu criador têm os seus defeitos e virtudes.
Se tivermos isto presente e formos tolerantes, certamente é meio caminho ser.se mais feliz :)

Mas seja como for, é lixado quando fazemos o esforço de nos predispormos a investir mais em produtos que supostamente terão mais qualidade , ou que serão mais benéficos, mais rápidos, mais duráveis ... mas depois o desenrolar do tempo mostra que os pressupostos estão errados, e que mais valia era ter investido num produto mais barato !!

Dou o exemplo do meu scanner da Epson, um GT-1500, da gama profissional

Estamos a falar de um produto que é apenas scanner documental (não é de rede, nem é multifunções), e que custa 375€ de preço recomendado.

http://www.epson.pt/pt/pt/viewcon/corporatesite/products/mainunits/overview/2773

http://www.epson.com.my/resource/malaysia/product_brochures/scanner/GT1500.pdf


72987507.jpg


46858455.jpg





.

Gosto muito da marca Epson, e gosto muito da velocidade e qualidade de imagem deste scanner.
Mas o alimentador automático é uma lástima, por tudo e por nada bloqueia, ou então para e depois continua, partindo uma unica folha em 3 ou 4 paginas de PDF.
Ja tentei o suporte, garantia, mas nunca ficou resolvido.. parece que isto é mais feitio do que defeito.
Entretanto a garantia ja passou, e tenho um scanner profissional que uso manualmente, pois é irritante tentar usar o alimentador automático.
Comprei-o novo e não tem muitas horas de uso, pois não tenho um volume assim tão grande quando de documentos a digitaliza, no maximo 10 folhas por dia. Estamos a falar de um aparelho que é feito para largos volumes de digitalização diários, muito superiores aos que eu pratico.
Estamos ainda a falar de um produto altamente premiado e aclamado pela critica, o qual está no mercado há uns 5 anos sem alterações. http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2333563,00.asp

58597396.jpg


31597580.jpg



Ja ha tempos abri-o e limpei as rodinhas de borracha, com alcool isopropilico. Ficou melhor umas semanas , mas voltou ao mesmo. Hoje estou a precisar de efectuar bastantes digitalizações, então voltei a desmanchar , mas desta vez fui ainda mais longe , e limpei o vidro por dentro. A ver vamos. Acabei de digitalizar um molho de umas 30 folhas (algumas delas algo dobradas até) e não falhou em nada... mas só o tempo o dirá, não quero cantar vitoria antes do tempo.

57714774.jpg



Na pratica observo scanner embutidos em multifuncoes baratas da Brother, HP, LExmark, e até mesmo Epson a paparem tudo e mais alguma coisa nos seus ADF´s (alimentadores automaticos), alguns deles em escritórios em que são bastante utilizados ... e depois não compreendo porque este produto que deveria ter todas as condições para ser ainda melhor acaba por não o ser.

Observações: Na 5ª Fotografia nota-se que ha um bocadinho de plastico estalado, o qual já resolvi há uns meses colocando um parafuso mais longo... fiquei todo contente a pensar que era esse o grande problema , mas depois voltou a falhar.

27523792.jpg


Convido-vos neste tópico a partilharem as vossas historias de produtos pelos quais tenham aberto os cordões à bolsa , mas cujas expectativas tenham saido goradas

E isto acontece com tudo: Casas, carros, serviços, telemoveis, computadores, alimentos, roupas, etc etc ...

Valera sempre a pena gastar mais para o produto ser de determinada marca ou de gama premium ?

*************************************************************************************************************************
 
Existem produtos com problemas / falhas crónicas.
Nalguns destes produtos nota-se que há pouco cuidado da parte das marcas, pois alguns deles tornam.se bastante conhecidos, mas ainda assim as marcas demoram bastante tempo a reagir / efectuar alterações nas proximas fornadas ...
Será Obsolescência programada ? :P (para quem nao sabe: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsolescência_programada )

DOu o exemplo de algumas coisas que podem encaixar aqui enquanto exemplos.
Esta listagem não tem qualquer valor cientifico, apenas a faço baseada em conversas com outras pessoas, daquilo que leio e por vezes ate constato





******************Portateis******************
os LG E500 morrem todos pela placa gráfica (que até costuma fazer 6 imagens iguais) e os plasticos na zona das dobradiças / moldura partem-se todos

Os toshiba A200 partem quase todos a dobradiça do lado da saida VGa, o que leva a que os plasticos partam.se todos nessa zona

Os tosbibas A300 e outros com condensador nec/tokin tendem a bloquear ao fim de uns anos, mas muitos até funcionam bem quando ligados à bateria

Os HP têm problemas crónicos com placas gráficas, sobretudo as gamas mais caras.
Imagino a frustação de quem investiu mil e tal euros em portateis DV6 ou DV9 ...

Os DV9 têm ainda problemas de plasticos que se partem na zona das dobradiças

Os toshibas de gama alta com placas gráficas mais fortes tambem falham bastante. A opção da gráfica num slot separado talvez não tenha sido a mais feliz

Os asus A6 falharam imenso, tal como os HP DV6
Os asus F3 partem quase todos o fragil sitio onde encaixa a dobradiça esquerda
Os acer extenza 5920 partem quase todos na zona das dobradiças

As baterias dos HP DV5 falham imenso ao fim de poucos anos
Ha muitos HP DV5 e G7000 cujas entradas ficam em curto circuito

Insys: Os gameforce falham quase todos pela grafica ou pelo chipset SIS... e num primeiro momento costumam bloquear, por exemplo com o trepidar do escrever no teclado.

Há ainda uma série de marcas com problemas crónicos nos DC Jacks.

Claro que isto para a malta que repara computadores é porreiro... mas para quem gasta uma notazona para ficar bem servido com um computador , há problemas de concepção algo inadmissiveis.
Quanto as placas gráficas, acaba por ser preferivel a onboard da intel (que ainda por cima até é mais barata )



******************Carros******************
Não tenho muitos conhecimentos nesta materia, mas eis alguns exemplos:

Os motores VW 1.9 TDI têm bastantes problemas de MAF´s (sempre ouvi dizer isto)
Os motores 1.4 a gasolina de 75cv do grupo VW bebem oleo que se fartam e têm problemas de segmentos (é o que se diz em todo o lado)
Os motores 1.5DCi do grupo renault foram um grande falhanço em termos de fiabilidade (é o que se diz em todo o lado)




Esta lista vale o que vale, e não tem o objectivo de ser difamatoria, apenas de partilha de problemas conhecidos.
Convido-vos a deixarem as vossas proprias lista de problemas cronicos :)
 
Boas, é um bom tópico mas se é para abranger várias coisas se calhar é melhor mudar de sitio, penso que aqui terá pouca visibilidade e tar a falar de carros e outras coisas num tópico de portateis... :P
 
Os motores 1.5DCi do grupo renault foram um grande falhanço em termos de fiabilidade (é o que se diz em todo o lado)

se carros automoveis não é o teu forte não devias ter mensionado sobre o assunto, de facto os motores das primeiras unidades 1.5dci tiveram problemas, que foram resolvidos, eu tenho uma break2 com esse motor e mais de 100.000km andados e problemas zero, manutenções todas em dia e feitas a horas, por isso é descutivel os problemas a nivel de carros...

quanto ao assunto do topico em si, na realidade há muita coisa que é lançada para o mercado e com enormes falhas que depois só o user final ,é que vem a dar com elas com a sua utilizaçao diaria...

antigamente era dificil ter feedback sobre artigo x ou y e as reviews eram simplificadas e nem sempre mostravam os aspectos todos, hoje com a internet é facil fazer uma analize e eleminar quase por completo compras que mais tarde venham a dar dissabores, mas como as coisas antigamente eram feitas para durar, hoje são descartaveis e desatualiza-se rápidamente que fazer previsões de boas ou más compras perante as marcas existentes se torna complicado...

a muitos anos tinha um telefone basico e chegava quanto bastava para o uso que eu dava, surgiu os 3g e video chamada, fotos, etc, pensei em adquirir um modelo com essas funcionalidades, estudei um pouco a coisa na epoca e comprei um modelo motorola e1000, muito giro, bons toques e imagem, as fotos na epoca desenrrascava, pois a resoluções não era como os modelos de hoje, mas tinha um calcanhar de aquiles a bateria, era uma desgraça, o software mais tarde começou a ter falhas até que ao fim de 6 meses deu-lhe o badagaio, voltas e mais voltas, chatei-me e resolvi o assunto, passei para um nokia n70 e acabou-se os problemas , por pouco mais e fiquei servido para uns bons anos até passar para o actual samsung...

portanto muitas vezes mais vale dar mais um pouco do que ir a algo mais acessivel e depois andar as voltas e numca ter nada em condições, mas claro que há marcas e marcas e depende muito de aparelho para aparelho e respectiva utilização...

digamos que nós vamos sempre com grandes espectativas face a compra e muitas vezes a compra não corre bem...

dei um exemplo do telefone, mas tive mais outros dissabores e bem caros....
 
Estas lâmpadas economizadoras da philips foram um bom exemplo de algo que custou bastante mais por ser de uma marca conceituada, mas que na pratica nem um ano aguentaram ...

Claro que o burro sou eu, que não sei onde meti os talões de compra, pois crio que ainda seria possível accionar a garantia das mesmas ...

dscf2822w.jpg
 
E depois há aqueles detalhes fakes, mais fakes ainda do que aqueles autocolantes que se metem nas tampas do depósito do combustivel para parecerem mais racing.

Por exemplo o portatil de gaming asus G50, aqui apresentado por este simpatico senhor :

0,,i=186015&sz=1,00.jpg


Estamos a falar de um brinquedo que custava alguns 1500€ quando saiu...

O que alguns anos de uso demonstram :

>Aquecimento brutal, alguns até derretiam os plasticos na zona do ventilador
>Plasticos de qualidade ruim / frageis

Mas o que mais me intriga é esta grelha com aspecto tuning na parte de baixo, mas quando se tira a tampa... chega-se à conclusão quer é meramente decorativa para parecer mais tuning, lol !

dscf2792f.jpg


dscf2793w.jpg



Imagem sacada da net, com boa qualidade :

asus-g50v-internals-bottom-open1.jpg
 
Isto devia ir para a secção geral. Vou dar um exemplo. Asus G1S....aliás, penso que praticamente todos os portáteis com gráficas da mesma gama que este asus g1s foram ao ar. A asus/nvidia fizeram alguma coisa? Pois...ir fazendo concertozinhos até acabar a garantia... Eu dei 1500 euros por um portátil supostamente gaming mas que não se podia jogar nele senão estragava...era como ter um ferrari mas não se poder andar a mais de 50 senão o motor queimava...
 
Bem a propósito deste tema, tenho dois pares de auscultadors microsoft LifeChat LX-1000

Auricular Microsoft: LifeChat LX-1000 | Microsoft Hardware

Comprei um , gostei, e acabei por comprar outro igual para outro computador.

São confortaveis, boa qualidade, o fio é macio e maleavel ... um produto porreiro que custa certa de 15€... o que até é relativamente barato, mas quando comparamos com a concerrencia é facul constatar que há de outras marcas até 2 a 3x mais barato.

Mas como é de qualidad,e abre-se os cordões à bolsa :)

O "unico" senão: Após apenas umas 100 horas de uso, começaram a ganhar maus contactos no fio, junto aos auscultadores...
E estão ambos assim ... por isso não deve ser defeito , mas sim feitio.

Acho que já não estão garantia ... se não estiverem vou abri-los num dia destes em que esteja inundado de paciencia, e soldar um fio de mais qualidade... talvez estraido de uns dos que custam 3x menos que estes .

Neste caso nem é tanto pelo valor do produto , mas mais porque faz-me pena estar a mandar fora algo que sei que está bom , e a gerar mais lixo e essas coisas...

dscf9941j.jpg



Antes destes, tive uns HP Premium Headset, que custaram alguns 35€ (salvo erro), os quais eram super conforataveis... pena é que a fragil dobradiça em plastico - que tem a meio - partiu-se ...

img_568.jpg


HP_PREMIUM_STEREO_HEADSET_FIG1.jpg


Obsolencia programada ?
 
Antigamente as marcas fabricavam produtos para durar mas hoje não estão interessadas. Apenas são concebidos para durar x anos. O objectivo é obrigar o consumidor a comprar novamente. Depois também há o problema que determinado produto até tem uma boa imagem mas dentro dele há sempre os chamados "ovelhas negras" e que são lançados para o mercado com problemas e que é uma dor de cabeça para o consumidor. Vão sendo arranjados dentro da garantia e quando esta acaba, vai fora e lá somos obrigados a comprar outro. Isso aconteceu-me com um telemóvel da Nokia (marca que para mim é sinónimo de qualidade), o N70, que passou mais tempo na TMN em reparações do que na minha mão e depois claro, foi posto de lado e tive de comprar outro.
 
Um achega ás lampadas economizadoras: reparem no tempo de vida em horas MAS tambem em ciclos de on-off que varia muito e assim uma lampada de marca ou nao vulgo"economizadora" pode ser feita para durar 1000ciclos de ligar e desligar(on-off) ou 30 000!
Daí a diferença de muita gente coloca por ex no corredor um lampada dessas que se liga e desliga muitas vezes e depois se queixar que so dura 2 ou 3 meses..
 
Neste caso não é um produto mas sim um serviço .... serei apenas eu que nunca consigo usar o click to call da area de cliente da EDP ?

edpu.jpg


As areas de clientes são todas algo horriveis ...

Esta da EDP é pesadissima ... porquê tantas animações e tal, se depois na pratica fica uma arrastadeira ?

Ja a area cliente PT é uma arrastadeira tambem ... mas ha uns dias simplificaram-na um bocado, melhoru ligeiramente.

Agora pesada pesada é a area de cliente da Vodafone ... credo, deve ter sido concebida para Quad-Cores :)
 
Mas será que as marcas não aprendem nada com os erros de concepção do passado ?

Há ANOS e ANOS que vejo os mesmos erros e problemas em dobradiças, nos mais diversos modelos e marcas de portáteis.

Longe vão os tempos em que a sony usava uma liga metalica nos seus portateis, simultaniamente muito leve e resistente.
Provavelmente ainda não se habituaram à transição para o plastico , e o resultado não podia ser pior.
A ilustrar isso mesmo temos este Portatil netbook de 11.6 ou 12" , com uma dobradiça com os apoios completamente desgraçados.

Como se não bastasse, quase ao mesmo tempo o meu colega recebeu um Sony de 17" tambem com as dobradiças numa miséria.

O problema disto é que por vezes uma rosca de parafuso despoleta toda uma série de problemas mais graves, como por ex plasticos estalados, o fecho deixa de funcionar, cabos partidos, etc.

Seja como for , em termos de problemas de dobradiças, nada bate os LG E500 , Toshiba A200, Acer extensa 5620z e Asus F3 !

Eis as fotos do netbook Sony:

35900493.jpg


66461555.jpg


51263669.jpg


Ja está todo torto quando se fecha:

22325720.jpg


36804915.jpg
 
A tábua de passar da vileda custa 60 euros.
É melhor, mais estável, mais tudo... Comprei uma. Até enferrujar a zona onde se coloca o ferro, foi a melhor coisa que vi.
Claro a tábua tem 5 anos de garantia. Mas não sei do talão, e mesmo tendo-o, não sei se no continente me davam outra.
 
A tábua de passar da vileda custa 60 euros.
É melhor, mais estável, mais tudo... Comprei uma. Até enferrujar a zona onde se coloca o ferro, foi a melhor coisa que vi.
Claro a tábua tem 5 anos de garantia. Mas não sei do talão, e mesmo tendo-o, não sei se no continente me davam outra.

Tenta contactar a vileda e explica a tua situação
 
A tábua de passar da vileda custa 60 euros.
É melhor, mais estável, mais tudo... Comprei uma. Até enferrujar a zona onde se coloca o ferro, foi a melhor coisa que vi.
Claro a tábua tem 5 anos de garantia. Mas não sei do talão, e mesmo tendo-o, não sei se no continente me davam outra.

Basta esse modelo existir à menos de cinco anos
 
Back
Topo