Que linguagem de programação aprender?

Lurtz

Power Member
Bom dia pessoal,

tenho formação superior na área da saúde no entanto, sou um apaixonado por informática.
Tenho lido algumas coisas no entanto, gostava de aplicar um pouco mais de tempo e dinheiro neste hobby.

Que linguagem de programação devo escolher para aprender e já agora que escolas ou cursos existem?

Tenham apenas em conta, que gosto muito de animação e internet por isso tava a pensar em flash ou algo do género e que quero estudar algo com futuro e crescente aplicabilidade.

Agradeço desde já todas as sugestões.
Obrigado

Pedro
 
O pah, 1º mais vale começar p baixo e estudares um pouco de algoritmia e basic ou pascal durante um ou 2 mesitos.

Depende da zona mas tens a NHK, a Rumos, a Galileu, A Cap Gemini Ernst & Young como principais entidades formadoras comerciais.

Eu escolhia java, .net, ou sql e perl.
Cumps
 
da Fohz disse:
O pah, 1º mais vale começar p baixo e estudares um pouco de algoritmia e basic ou pascal durante um ou 2 mesitos.

Depende da zona mas tens a NHK, a Rumos, a Galileu, A Cap Gemini Ernst & Young como principais entidades formadoras comerciais.

Eu escolhia java, .net, ou sql e perl.
Cumps

Sobre a primeira parte, concordo em absoluto, começar por algoritmos..., em tempos comecei um "tutorial" aqui na techzone, sempre dá para teres umas ideias sobre o que podes aprender em algoritmia...

Sobre a parte de escolheres uma entidade formadora...., isso depende mesmo muito das tuas ambições, se queres simplesmente aprender para te divertires...., um bom livro chega-te perfeitamente, com a ajuda de muita paciência a força de vontade..., os nossos erros são os nossos melhores professores... Se pretendes ir um pouco mais além..., perde algum tempo com um formador (na minha opinião é raro encontrar um bom formador), sempre ficas com um certificado..., mas de facto sou apologista em seres auto-didacta, um bom livro diz-te como programares e evita-te começares a ganhar vicios e erros crónicos, com um formador isso já não é tão linear..., enfim, é a minha opinião


abraços HecKel
 
Lurtz disse:
Bom dia pessoal,

tenho formação superior na área da saúde no entanto, sou um apaixonado por informática.
Tenho lido algumas coisas no entanto, gostava de aplicar um pouco mais de tempo e dinheiro neste hobby.

Que linguagem de programação devo escolher para aprender e já agora que escolas ou cursos existem?

Tenham apenas em conta, que gosto muito de animação e internet por isso tava a pensar em flash ou algo do género e que quero estudar algo com futuro e crescente aplicabilidade.

Agradeço desde já todas as sugestões.
Obrigado

Pedro

Flash em si não é uma linguagem, embora use ActionScript. Fora as animações, não dá para fazer muito mais (pelo menos a 100%).
Se gostas de internet e afins, podes começar por HTML, CSS, JavaScript, Php/MySql, nesta mesma ordem. Quando já vires que estás a ver mais ou menos como funcionam, passas à seguinte. Um conselho que te dou é não entrares por esses editores como DreamWeavers, FrontPages e afins. Embora te produzam resultados mais rápidos, vai atrasar a tua evolução para as outras linguagens a seguir.
Partindo do principio que nunca programaste, ao chegares ao JavaScript, tenta encontrar referências que te ensinem alguma teoria sobre o que é programar. A teoria numa fase inicial é super importante, pois se não a tiveres, estás condenado a empancares muito cedo e a nem conseguires saber como funciona código de terceiros.
Depois de já teres pensado a 100% de raiz em JavaScript e feito todo por ti (por exemplo uma calculadora em que se usa apenas um rato) acho que podes passar para as outras duas e fazeres as tuas aplicações Web.
Tudo isto até pode parecer muito, mas até nem é, basta dares ao dedo no teclado e rato e tentares perceber as coisas por ti. Acho que não vale a pena empatares dinheiro em livros de todas as técnologias que queiras usar, basta um bom livro de introdução à programação que não incida em nenhuma linguagem em especifico (não te esqueças que o que queres aprender é a teoria por detrás). Os promenores especificos de alguma técnologia poderão ser aprendidos com referências na net.

PS: Um pequeno projecto de uma calculadora com o rato até pode parecer estúpido, mas serve para perceberes e implementares pequenas coisas como eventos de objectos na página, interacção/manipulação dos mesmos, e implementação de funções quer desenvolvidas por ti ou já pertencentes ao JavaScript.
 
Última edição:
Eu comecei programar em vb e neste momento estou no c++ e não me queixo.

Se vais começar a aprender com recurso a livros (e não toturais na net) qualquer livro de qualquer linguagem que aprendas dá-te sempre os conceitos básicos de algoritmia, e portanto nunca ficas a anhar com aquilo.

VB é uma linguagem bastante boa para iniciantes e muito motivadora pois mostra logo resultados práticos muito interessantes, devido à sua grande vertente para windows aplications. Toda a gente gosta sempre de recomandar "paiscais" mas eu não vejo a vantagem disso, pascal não serve para quase nada hoje em dia. Se começares com vb verás que é bastante simples, no entanto, se depois te dedicares a uma linguagem como c++ verás que vb é simples de mais. :P

Eu recomendo ou vb ou c. ;)
 
vbmaster disse:
Toda a gente gosta sempre de recomandar "paiscais" mas eu não vejo a vantagem disso, pascal não serve para quase nada hoje em dia.


A vantagem do Pascal é, e sempre foi, o de ensinar a pessoa a escrever de forma simples, estruturada e objectiva o código dos programas que terá que desenvolver.
Até hoje não vi melhor ling. prog. do que o Pascal para se conseguir isso.
Esta fase é tão importante como a fase da pessoa aprender inicialmente algoritmia.

É por isso que muito programador quando é contratado por uma empresa, para refazer programas, ás vezes depara-se com códigos tipo Dia-D (se é que me entendem) :rolleyes: e depois é só queimar neurónios com aquilo, só para perceber que raio de programação vem a ser aquela.


O meu conselho:

Se for a nivel profissional: JAVA ou .NET (VB.NET, C++ e/ou C#).

Se for tipo Curiosidade/Passatempo : podes começar por HTML, CSS e Javascript, e depois podes partir para VB.NET (por exemplo).

Se gostas de animação, recomendo-te: Macromedia Flash (c/ Actionscript) e porque não Macromedia Director (c/ Lingo).
 
Comecei por aprender qbasic e acho que tenho conhecimentos basicos de algoritmia.
Acho uma linguagem muito intuitiva tambem e que se consegue estruturar bem um programa por ai. Não conheço outro tipo de linguagem porque o meu tempo livre ao fim dos 13 anos foi para outra coisa eheheh Vamos ver se o bichinho renasce again...

Já agora, esta tambem é uma pergunta boa para mim. Mas a linguagem mais poderosa não é C !?
Gostaria de saber por onde começar , mas não era so para lazer , mas tambem nao é propriamente para trabalhar só nisso. è mais um projecto individual.

Estudo eng civil , e quase tudo pode ser feito programando. Gostava de saber o que tenho de saber para programar isso.

Obrigado desde já.
 
PaiDaMorte disse:
Comecei por aprender qbasic e acho que tenho conhecimentos basicos de algoritmia.
Acho uma linguagem muito intuitiva tambem e que se consegue estruturar bem um programa por ai. Não conheço outro tipo de linguagem porque o meu tempo livre ao fim dos 13 anos foi para outra coisa eheheh Vamos ver se o bichinho renasce again...

Já agora, esta tambem é uma pergunta boa para mim. Mas a linguagem mais poderosa não é C !?
Gostaria de saber por onde começar , mas não era so para lazer , mas tambem nao é propriamente para trabalhar só nisso. è mais um projecto individual.

Estudo eng civil , e quase tudo pode ser feito programando. Gostava de saber o que tenho de saber para programar isso.

Obrigado desde já.

Como futuro eng civil, acho que o melhor mesmo é ficar por uma linguagem como VB. Não interessa C ser mais poderosa se não se vai usar esse tipo de poder ...

PS: Tirar esse partido desse tipo de poder é muito mais complexo do que o simples conhecimento da linguagem ...
 
BraBo disse:
Como futuro eng civil, acho que o melhor mesmo é ficar por uma linguagem como VB.

VB é uma boa linguagem de iniciação à programação para qualquer pessoa.

Quando comecei a aprende-la (há coisa de 3 anos) fiquei dias pegado ao pc a trabalhar naquilo, os resultados para mim, que não tinha contacto nenhum com a programação e a informática ainda não era propriamente algo muito conhecido, pareciam-me tão espectaculares que não parava e avançava sempre para o exercício seguinte. Bem, mas na altura era puto :P, tinha 13 anos :lol:.

Recomendo "Programação em Visual Basic 6", de Luís de Campos, Sandro Vilar e Lévi Lúcio, da FCA. Não é propriamente a versão mais recente do vb mas dá uma iniciação muito boa para alquem que está agora a entrar neste novo mundo.

Fiquem bem ;););)
 
Última edição:
Muito obrigado a todos pelas opiniões.

Alguns dos sites que aí colocaram parecem-me muito interessantes.

Depois digo-vos qual a minha escolha (se bem que, apesar de flash não ser linguagem, atrai-me a vertente de "recompensa rápida". Até porque não posso descurar a minha profissão, na qual apenas uso informática na óptica do utilizador.

Mais uma vez obrigado e um abraço.

Pedro
 
Brabo , mas para alguns calculos de eng civil , se calhar é preciso uma linguagem poderosa para poder tornar o programa menos pesado. Já que o calculo por si só ja o é.

Conheces o CYPE !? e / ou outros programas virados para eng civil !? VB é mesmo melhor para este tipo de programação !? Só queria tirar a duvida , não discutir com ngm.
 
É só uma discussão amigável.

Se me disesses o que faz particularmente um dos programa de engenharia civil de que falas talvez te possa dizer se vb é ou não bom para isso, embora ache que no teu caso é o ideal....anyway.

Fica bem;););)
 
PaiDaMorte disse:
Brabo , mas para alguns calculos de eng civil , se calhar é preciso uma linguagem poderosa para poder tornar o programa menos pesado. Já que o calculo por si só ja o é.

Conheces o CYPE !? e / ou outros programas virados para eng civil !? VB é mesmo melhor para este tipo de programação !? Só queria tirar a duvida , não discutir com ngm.

Se calhar seria melhor dizeres o que entendes por linguagem poderosa.
Depois de compilado, o código, quer feito nesta ou naquela linguagem tem um output "igual". Em termos de ser mais poderosa ou menos, deve-se ao facto que uma é mais alto nível que outra, ou seja, sendo uma mais poderosa (C), mexe a mais baixo nível que te possibilita manipular por exemplo hardware ou o sistema operativo a um nível que se calhar outra (Vb) não possibilita.
Presumo que queiras um interface para um aplicação que te faça uns cálculos e nada mais. Para isso, tens de usar a linguagem em que mais fácil seja programar para ti.

PS: Não estou a ver que tipo de calculos possas fazer para que um programa fique pesado. Só fica pesado se ocupar muitos recursos, e acho que não vai ser esse o caso, de qualquer forma, se é pesado numa linguagem, também o será noutra.

PS2: CYPE. Não sei em que linguagem é feito, mas se for virado para CAD's e afins é bem provavel que VB não seja a linguagem escolhida ...
 
Pois , o problema é que cad´s a beira de cype´s são programas básicos.

O cype da para tu intruduzires a planta a partir do cad , ele monta-te o edificio em 3d. Depois tu la defines materiais , e o sitio onde queres os pilares , vigas , sapatas , e ele dimensiona-te tudo por ti. Tu só desenhas , digamos assim...
 
Back
Topo