Que maquina comprar

Jinxx

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    Até 500 euros
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Pretendo usar maioritariamente em viagens: paisagens e retratos
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia e noite
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Não sei nada sobre fotografia, não sei em que categoria me coloca
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Para além de polaroid, nao compro uma camara fotografica ha uns 15 anos.
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
    NA
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Online, mais concretamente amazon. Loja fisica apenas se o preço compensar (vivo no UK)
 
Preferencialmente uma dslr com lentes intermutaveis. Mas se houver uma mirrorless com boa qualidade preço posso optar por uma.

Tenho um tópico parecido que criei a pouco tempo, estou também dentro desse target de valores, podes passar por lá para tirares umas ideias, mas o que me têm aconselhado é ir pela a6000 em mirrorless por exemplo.
Dslr tens a Nikon D5600 que têm um aspecto formidável, tive ontem com uma e é bastante porreira. Tens também as fujifilm, por exemplo a X-T100 por 399€.
 
Quando falas em retrato o que pretendes concretamente?

Pergunto pois há quem classifique fotografar crianças a correr como retrato e há quem imagine um modelo estático. A resposta poderá mudar a máquina, lente ou ambos.
 
Tenho um tópico parecido que criei a pouco tempo, estou também dentro desse target de valores, podes passar por lá para tirares umas ideias, mas o que me têm aconselhado é ir pela a6000 em mirrorless por exemplo.
Dslr tens a Nikon D5600 que têm um aspecto formidável, tive ontem com uma e é bastante porreira. Tens também as fujifilm, por exemplo a X-T100 por 399€.
Essa nikon por exemplo é já um modelo de 2016 (não sei se isso é muito relevante ou não). Tenho estado de olho na nikon d3500 e essa x-t100 também me chamou a atenção. Chegaste a comprar a mirrorless para dares feedback?

Quando falas em retrato o que pretendes concretamente?

Pergunto pois há quem classifique fotografar crianças a correr como retrato e há quem imagine um modelo estático. A resposta poderá mudar a máquina, lente ou ambos.
Não pretendo retratos em movimento. Pretendo mesmo retratos de pessoas paradas em ambientes exteriores ou interiores
 
@Jinxx a D5600 é de um ma gama superior(espero nao te estar a enganar), relativamente a D3500.
Ainda não comprei, estou so a espera de apanhar um preço ainda mais baixo, neste momento a a6000 esta a 449€ na amazon.it.
 
@Jinxx espreita este meu tópico: https://forum.zwame.pt/threads/lente-para-fuji-equivalente-a-35mm-em-ff.1044441/

Não é o que pretendes mas dá para teres uma ideia das lentes na Fuji X-T100. Está dentro do teu orçamento, tem uma lente com um range agradável e que dá para o gasto e percepção das focais mais usadas. Com a diferença podes ir buscar uma prime de acordo com as necessidades. Vê os usados.

Eu tenho o equipamento abaixo e até ha 1 mês tinha também a a6000. O sensor da a6000 poderá até ser melhor mas é uma máquina que não apaixona. tens a vantagem de ter algumas primes sigma muito porreiras para o sistema que são leves e a preço justo.

A X-T100 tem uns jpegs bem porreiros que requerem pouca edição mas a máquina é algo lenta a reagir às nossas instruções bem como o fico. Isto é algo que será comum a corpos de entrada de gama.

Nas DSLR vais encontrar mais opções mas julgo mais pesadas e que irão ficar mais vezes em casa.

Eu tenho Sony FF mas neste momento dou por mim a levar a X-T100 para todo o lado pela qualidade do output direto(muito suficiente para todo o meu uso) portabilidade e prazer em fotografar com um conjunto mais leve.
 
@Jinxx espreita este meu tópico: https://forum.zwame.pt/threads/lente-para-fuji-equivalente-a-35mm-em-ff.1044441/

Não é o que pretendes mas dá para teres uma ideia das lentes na Fuji X-T100. Está dentro do teu orçamento, tem uma lente com um range agradável e que dá para o gasto e percepção das focais mais usadas. Com a diferença podes ir buscar uma prime de acordo com as necessidades. Vê os usados.

Eu tenho o equipamento abaixo e até ha 1 mês tinha também a a6000. O sensor da a6000 poderá até ser melhor mas é uma máquina que não apaixona. tens a vantagem de ter algumas primes sigma muito porreiras para o sistema que são leves e a preço justo.

A X-T100 tem uns jpegs bem porreiros que requerem pouca edição mas a máquina é algo lenta a reagir às nossas instruções bem como o fico. Isto é algo que será comum a corpos de entrada de gama.

Nas DSLR vais encontrar mais opções mas julgo mais pesadas e que irão ficar mais vezes em casa.

Eu tenho Sony FF mas neste momento dou por mim a levar a X-T100 para todo o lado pela qualidade do output direto(muito suficiente para todo o meu uso) portabilidade e prazer em fotografar com um conjunto mais leve.

boas shadow, por curiosidade em que sentido a 6000 é uma maquina que não apaixona? Digo isto porque também eu ando olho na a6000 para comprar, inicialmente também muito tentado para a fuji.
 
boas shadow, por curiosidade em que sentido a 6000 é uma maquina que não apaixona? Digo isto porque também eu ando olho na a6000 para comprar, inicialmente também muito tentado para a fuji.

Há diversas razões:

- foi das primeiras máquinas da Sony pelo que a ergonomia não é das melhores e o material é muito plástico

- esteticamente acho feia.

- principal razão é o EVF ser á esquerda. Já tive mais de 10 máquinas e todas com evf/ovf ao centre e a mim sempre me fez MUITA confusão.



Para mim a fotografia é todo um processo estético e a máquina consegue dar uma dose extra de confiança. Sentir bem e confiança melhora o processo criativo.

acredita que apesar da idade ainda dá resultados excelentes. Muito bons mesmo mas já começa a faltar algumas coisas que máquinas mais recentes têm.
 
Há diversas razões:

- foi das primeiras máquinas da Sony pelo que a ergonomia não é das melhores e o material é muito plástico

- esteticamente acho feia.

- principal razão é o EVF ser á esquerda. Já tive mais de 10 máquinas e todas com evf/ovf ao centre e a mim sempre me fez MUITA confusão.



Para mim a fotografia é todo um processo estético e a máquina consegue dar uma dose extra de confiança. Sentir bem e confiança melhora o processo criativo.

acredita que apesar da idade ainda dá resultados excelentes. Muito bons mesmo mas já começa a faltar algumas coisas que máquinas mais recentes têm.

O EVF é das coisas que mais feio acho sendo na posição em que está, foi sempre uma das coisas que lhe torço o nariz.
Como disse no tópico que abri, a ergonomia também achei um tanto quanto fraca, tive com a a6000, a Nikon D5600 e uma Sony A7, a A7 tinha um bom gripe, a fujifilm x-t100 também a achei bastante interessante.
è de mim ou a Sony é onde se consegue arranjar mais caro? olhando para nikon ou canon por exemplo..
 
A X-T100 tem uma ergonomia próxima á da a6000 mas consegues adicionar um pequeno grip(incluído na caixa) e melhora um pouco. Isto na pega que o resto trata-se de gosto pessoal. A X-T100 tem touch que é sempre interessante. Em termos de rapidez de funcionamento acho parecidas. Em termos de AF a Fuji ganha mas nada que impressione.

Nas DSLR vais ganhar melhor ergonomia, talvez maior rapidez no funcionamento mas trata-se de um mercado onde as marcas tem investido mesmo.
 
@Jinxx a D5600 é de um ma gama superior(espero nao te estar a enganar), relativamente a D3500.
Ainda não comprei, estou so a espera de apanhar um preço ainda mais baixo, neste momento a a6000 esta a 449€ na amazon.it.
Tens razão, a d5600 é superior.

@Jinxx a D5600 é de um ma gama superior(espero nao te estar a enganar), relativamente a D3500.
Ainda não comprei, estou so a espera de apanhar um preço ainda mais baixo, neste momento a a6000 esta a 449€ na amazon.it.
Ten
@Jinxx espreita este meu tópico: https://forum.zwame.pt/threads/lente-para-fuji-equivalente-a-35mm-em-ff.1044441/

Não é o que pretendes mas dá para teres uma ideia das lentes na Fuji X-T100. Está dentro do teu orçamento, tem uma lente com um range agradável e que dá para o gasto e percepção das focais mais usadas. Com a diferença podes ir buscar uma prime de acordo com as necessidades. Vê os usados.

Eu tenho o equipamento abaixo e até ha 1 mês tinha também a a6000. O sensor da a6000 poderá até ser melhor mas é uma máquina que não apaixona. tens a vantagem de ter algumas primes sigma muito porreiras para o sistema que são leves e a preço justo.

A X-T100 tem uns jpegs bem porreiros que requerem pouca edição mas a máquina é algo lenta a reagir às nossas instruções bem como o fico. Isto é algo que será comum a corpos de entrada de gama.

Nas DSLR vais encontrar mais opções mas julgo mais pesadas e que irão ficar mais vezes em casa.

Eu tenho Sony FF mas neste momento dou por mim a levar a X-T100 para todo o lado pela qualidade do output direto(muito suficiente para todo o meu uso) portabilidade e prazer em fotografar com um conjunto mais leve.

Essa x-100 está em desconto tanto online como em lojas físicas. É boa câmara para beginners com a lente com que normalmente vem?
 
Tens razão, a d5600 é superior.


Ten


Essa x-100 está em desconto tanto online como em lojas físicas. É boa câmara para beginners com a lente com que normalmente vem?

A X-100 é excelente para começar e a lente que a acompanha competente para o preço e em boa luz. Contudo, nunca esquecer que tanto a máquina como lente são de entrada de gama. Mas é uma máquina que permite evoluir assim como todas as aqui anunciadas. Qualquer uma é mais que suficiente pelo que deves escolher a que te de mais prazer em fotografar e vontade em aprender.

Passa pelo Flickr e vê o que se consegue fazer com cada uma das máquinas. Hajam mãos e lentes para elas!
 
Última edição:
Agora com mais tempo estive a ler comparações entre dslr e mirrorless e acho que estouais inclinada para uma mirrorless. Como nunca tive nenhuma câmara fotografia deste género nunca tive em mente nada que não fosse uma dslr.
Andei a ver a fujifilm x-100 que está bastante dentro do meu orçamento, fujifilm x-a5, olympus e-pl9 e a olympus e-m10 mark 3. Não sei se há alguma que se destaca entre as 4 que referi que me possam aconselhar.
 
Agora com mais tempo estive a ler comparações entre dslr e mirrorless e acho que estouais inclinada para uma mirrorless. Como nunca tive nenhuma câmara fotografia deste género nunca tive em mente nada que não fosse uma dslr.
Andei a ver a fujifilm x-100 que está bastante dentro do meu orçamento, fujifilm x-a5, olympus e-pl9 e a olympus e-m10 mark 3. Não sei se há alguma que se destaca entre as 4 que referi que me possam aconselhar.

Mais uma sugestão : https://tropicalprice.com/product/B00IE9XHE0
 
A ***** está a fazer descontos até 35% em cameras mirrorless. Aquele momento em que uma pessoa pensa em esticar o orçamento para comprar uma coisa melhor... :hehehmn:
Estou a olhar para a fujifilm xt200
 
Back
Topo