Que resolução?

_TiAgO_

I'm cool cuz I Fold
Tenho um monitor crt 17', e desde sempre uso a resolução 1280x1024, 60hertz (o meu monitor não dá mais com esta resolução), algumas pessoas já me dizeram que é uma resolução bastante alta, e que faz mal a vista! Tava para mudar para 1024x768, 85 hertz. Mas noto uma grande diferença, não sei se compensa a mundaça para "estragar" menos á vista! :)
 
A questão da resolução do monitor, dentro das possíveis, é pessoal. O que compensa mais ou não, é contigo. Também tenho um crt 17" e não uso nenhuma das que mencionaste.
 
Epá volta para os 1024*768a85Hz que esses 60Hz destroem-te os olhos e não é brincadeira nenhuma:wow:

não notas o monitor a cintilar quando tás com fundos claros?


Cumprimentos
 
Nem mais SideWalker. 4:3 é 1280x960 e a seguir 1600x1200.

_TiAgO_:

Tenta 1152x864. Com essa talvez te safes. Era o que u tinha de usar no meu LG 17'' para poder ter 72Hz. E sinsramente, CRT's a menos de 70Hz ( já é o minimo dos minimos) é suicida. Só dás cabo dos olhos.
 
lol, nunca tinha pensado seriamente nesta questão. Pelo que li, tlv comece a usar 1152*864@75Hz. Consideram boa opção?

tmb uso um CRT 17''
 
Aqui na empresa é o que uso, pois o de 17" aqui não dá mais á minima frequencia aceitável, ou seja 72hz

E já fica bom, 1152x864
 
Aqui também tenho um CRT de 17" e já não consigo usar outra resolução que não seja os 1280x1024.

Já agora, onde vejo os Hz?

Basta ires às Propriedades de visualização (botão direito do rato em espaço vazio do ambiente de trabalho), Definições, avançadas, monitor.
 
Fica a nota que, se não tiverem $$$ para um monitor decente, pelo menos comprem uma plca da nVidia, pq os drivers permitem cria resoluções não standard. Muitos monitores 17'' não conseguem 75Hz a 1280x960, alguns nem a 1152x864, mas, se criarem uma reolução não standard que dê o 1.333333333 de relação, talvez consigam algo melhorzito. Entre os 1024x768 e os 1280x960 ainda têm alguma margem de trabalho :)

Pena que só quase 10 anos depois os fabricantes de gfx cards de pc comecem a permitir o que eu fazia em 1990 e troca o passo no velho Amiga. Principalmente pq agora com os TFT's talvez já nem valha a pena...
 
A 1280*1024, cito, distorce a imagem em monitores 4:3. Uso agora 1360*1024 (teoricamente nao suportada pelo monitor e nao é standard, mas os pontos estão cá todos) a 68Hz. No tempo em que podia usar o PowerStrip (penso que era assim) ainda conseguia por, modificando umas coisas, a 70Hz. Mas ando sem paciencia para por isso assim já q nao uso muita luz no monitor e o meu proprio ambiente é escuro logo nao me chateia muito os olhos.
Aconselho-te, se precisas de espaço, a tentar por isso a 1360*1024 a 70Hz (deves conseguir...)
Tenho um Smatron 76E
PS: vou agora ver se consigo por isto melhor xD

Cumps
 
Reparei agora, posso ate tar a fazer coisas q nao devia, mas com os drivers da nVidia consigo, desde que nao ultrapasse muito os 133MHz de "Pixel clock" meter o RR como quiser...
Mexo nas outras cenas que por lá andam 8-) lol
consigo, como ja tinha conseguido, 70Hz e até mais..
 
No proprio windows tens lá uma um sitio (do monitor) onde desactivas a opcção de esconder as frequencia não recomendadas e já tens varias á escolha...
 
lol mas isso depois não quer dizer que ele fique a funcionar a esse RR...
Tirando essa opção so vais estar a ignorar a instruções dos drivers que dizem o que o teu monitor suporta... era bom era ;)
 
Não era bom, é mesmo assim. O Windows é burro que nem uma porta, e acredita nos specs que tem dos fabricantes, que jogam pelo seguro. É tal e qual overclocking. Desde que não passes dos specs que o monitor realmente suporta, e te mantenhas numa res que dê x/y=1.33333333 estás sempre safo.

Long story:

Algures no tempo os monitores era ou fixed frequency (podiam ter multiplas ff's) ou multisync (podiam ir até ao próprio limite). Para o mercado cheappo de PC's 3/4 resoluções chegavam, e assim fomos ficando até aos dias de hoje. Outras boxes mais avançadas (á 10 anos...) usavam os mesmos chips (S3 Virge anyone?) mas o gerador de frequências tinha "mais engenharia" e o software permitia introduzir o parametros á pata. Obviamente, só funcionava com monitores multisync, que eram, obviamente, mais caros. De momento, se tiveres um CRT, é pouco provavél que não tenhas um monitor multisync, a menos que tenhas um 14'' de á 10 anos...

Ditas máquinas passaram á história e 10 anos depois a nVidia decide que o ppl podia fazer o mesmo em PC's normais... Já vem tarde, mas pronto...

A unica coisa que tens de saber para "modificar" as coisas é os specs do monitor (que alguns fabricantes nem dão...). Não podes passar de x, não podes ir abaixo de y, etc etc etc. Mas pelo meio tens uma boa quantidade de settings que funcionam.

Com estes novos drivers podes realmente decidir o teu equilibrio pessoal entre a resolução e o refresh, e ir andando de um lado para o outro até ficares satisfeito.

Edit: E já agora, acredita que é bem fácil saber se o monitor está ou não a uma certa res, a um certo RR. Se estiver, o OSD do próprio monitor têm (por norma) essa info lá, se não estiver, ficas a olhar para um ecrã preto, normalmente com uma mensagem a dizer que o modo não é suportado.
 
Última edição:
Eu so consigo ter a imagem a ocupar o monitor todo a 1024x768 ou 1280x1024... se meter outras resoluções tenho que esticar a imagem, e fica destrocido ! A minha grafica é uma 6800gs pci
 
Back
Topo