Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@capach
Mais uma dica, os satélites não têm que estar "colados a ti, ou seja, o importante é eles conseguirem uma boa ligação entre eles e a seguir obviamente também não estarem muito afastados dos equipamentos (smartphones ou computadores). Estou a dizer isto porque por vezes podem estar a afastar de tal modo os satélites que é mais prejudicial do que benéfico. É uma questão de irem testando. Mas a menos que o teu equipamento venha com um problema os resultados têm que ser melhores do que com o router da operadora como já foi aqui mais do que comprovado dezenas de vezes.

Obrigada pela dica.

O que eu fiz foi colocar o deco 2 no piso 1 imediatamente acima do router, porque nesse local sempre obtive sinal por wifi directo, e o terceiro coloquei na divisão onde nunca tinha net, nem com a powerline.
Ou seja, só tenho 1 deco no piso onde está o router, e os outros dois no piso de cima.
Fiz a alteração que me sugeriram e pelo menos na divisão onde nunca tinha net está a funcionar. falta testar no sitio onde ontem nem sequer conseguia atualizar um email, nem abrir um video.

Confesso que como são dois pisos é confuso onde colocar os decos de forma a poder aproveitar ao máximo.
 
Obrigada pela dica.

O que eu fiz foi colocar o deco 2 no piso 1 imediatamente acima do router, porque nesse local sempre obtive sinal por wifi directo, e o terceiro coloquei na divisão onde nunca tinha net, nem com a powerline.
Ou seja, só tenho 1 deco no piso onde está o router, e os outros dois no piso de cima.
Fiz a alteração que me sugeriram e pelo menos na divisão onde nunca tinha net está a funcionar. falta testar no sitio onde ontem nem sequer conseguia atualizar um email, nem abrir um video.

Confesso que como são dois pisos é confuso onde colocar os decos de forma a poder aproveitar ao máximo.
No piso 1 não tens cabo de rede ou maneira de passar cabo de rede do piso 0 para o piso 1?
 
No piso 1 não tens cabo de rede ou maneira de passar cabo de rede do piso 0 para o piso 1?

Infelizmente não.

No piso 1 tenho apenas as ligações das antenas das televisões, de resto tudo está instalado no piso 0, router, telefones, etc. (é uma casa antiguinha)

Até ver estou a conseguir trabalhar (e trabalho com farms, e vpns), coisa que não conseguia com a powerline, só por isso já compensou. Espero que continue assim.
Hoje à noite testo na divisão onde ontem não conseguia atualizar o email, mas até ver acho que a dica de mudar o cabo e a porta ajudaram.
 
Confesso que como são dois pisos é confuso onde colocar os decos de forma a poder aproveitar ao máximo.

Não tem que ser. O primeiro fica ligado ao router do ISP. O segundo tem que ficar a uma distância suficiente para conseguir comunicar com o primeiro. Seja no mesmo andar ou no outro. E o terceiro tem que ficar a comunicar com o segundo. Mas como disse não precisa de ficar mesmo na divisão. Se ficar na divisão ao lado a menos que seja uma parede blindada o sinal passa. Fazes speedtest e vais vendo.
Como tenho dito aqui estes são equipamentos baratos e não são os melhores do mundo mas para o preço e para as necessidades da maior parte das pessoas são óptimos.
 
Bom dia a todos.
Tenho vivenda com 2 pisos, MEO e a net era uma treta.
Apos muita leitura por aqui, aproveitei promoção (loja nacional) e comprei os Deco X20. Instalei e a diferença fez-se logo sentir. Adeus fraco powerline do 1º andar.
Posso melhorar ainda com a distribuição dos Deco, mas lá irei....
A minha duvida:
A minha velocidade contratada é 500. Sem Deco andava pelos 50/60.... Com os Deco passei a velocidade de 211....
Cheira-me a limitação do router/meo... estou errado?
Cumprimentos.
 
sim?
Assumindo que tens o deco x20 ligado por cabo de rede ao router da MEO, e que via essa cabo tens os 500, a limitação é o deco x20 (mais especificamente as condicoes wifi claro)

Boas.
Sim está ligado ao por cabo ao Router, porta 4. Nas definições dos DECO tenho ambas as opções ativas (2.4 Ghz e 5 Ghz)
 
Atenção que se estiver mesmo ao lado do deco principal, aquele que está ligado por cabo de rede ao router da operadora, não quer dizer que o telemóvel esteja ligado ao wifi nesse deco. Basta o telemóvel ter-se ligado primeiro a outro deco, e caso ao lado de deco principal ainda tenha sinal do deco ao qual está ligado, não muda para o deco principal, dá-me ideia que só muda se o sinal estiver demasiado fraco. A mim acontece-me muitas vezes os dispositivos ligarem-se ao 2º deco (no meu caso não é um M4 mas sim um M3W) mesmo estando mais perto do 1º deco, fico com velocidades de 40-70mbit/s e não mudam para o principal, onde teriam 200Mbit (sei isso pk é o que registam se desligar da tomada o M3W). Para fazer o teste será melhor ligar por cabo de rede ao deco principal para verificar se chega a velocidade toda lá, e caso chegue, para testar o wifi, desligar todos os outros decos. Já agora, o nome da rede dos deco está diferente do wifi da operadora?
 
Atenção que se estiver mesmo ao lado do deco principal, aquele que está ligado por cabo de rede ao router da operadora, não quer dizer que o telemóvel esteja ligado ao wifi nesse deco. Basta o telemóvel ter-se ligado primeiro a outro deco, e caso ao lado de deco principal ainda tenha sinal do deco ao qual está ligado, não muda para o deco principal, dá-me ideia que só muda se o sinal estiver demasiado fraco.

Não é suposto ser assim, para isso não usavas mesh...
A malta que não sabe é não configura tudo, nós deco por exemplo tens uma opção para activar o "Fast roaming" , que melhora ainda mais a transição,
 
Não é suposto ser assim, para isso não usavas mesh...
A malta que não sabe é não configura tudo, nós deco por exemplo tens uma opção para activar o "Fast roaming" , que melhora ainda mais a transição,
E não é assim, numa rede bem configurada qualquer aparelho se liga ao deco que tiver melhor sinal
 
E não é assim, numa rede bem configurada qualquer aparelho se liga ao deco que tiver melhor sinal

Então digam-me o que posso ter mal configurado na minha rede porque a mim acontece-me isso.
Penso que os dispositivos não andam constantemente a ver se têm um AP com melhor sinal, apenas o fazem se baixar um determinado nível de qualidade de sinal ou velocidade.
O Fast Roaming fiquei com ideia que apenas podia ligar se todos os dispositivos que se ligam à rede suportassem essa norma, não é assim?
 
Então digam-me o que posso ter mal configurado na minha rede porque a mim acontece-me isso.
Penso que os dispositivos não andam constantemente a ver se têm um AP com melhor sinal, apenas o fazem se baixar um determinado nível de qualidade de sinal ou velocidade.
O Fast Roaming fiquei com ideia que apenas podia ligar se todos os dispositivos que se ligam à rede suportassem essa norma, não é assim?
Eu tenho essa opção ligada, mal me afasto do raio de transmissão de um deco e me aproximo do outro, o telemóvel muda logo para o que têm melhor sinal.
Consigo ver isso na App dos deco.
Se os deco estiverem bem distribuídos tudo funciona bem.
Como disse no meu caso o telemóvel ligasse sempre ao deco com melhor sinal.
 
O Fast Roaming, ou norma 802.11r, não serve para isso. Faz é que a autenticação, quando os dispositivos trocam de Deco, seja muito mais rápida.
 
Back
Topo