Que telemóvel satisfaz as tuas necessidades?

Qua o telemóvel que satisfaz as vossas necessidades?

  • Qualquer um, desde que faça chamadas e suporte sms/mms

    Votes: 50 42,4%
  • O topo de gama. Tudo o que o telemóvel tem, eu uso. O melhor dos melhores

    Votes: 31 26,3%
  • Qualquer telemóvel, desde que suporte o OS Symbian

    Votes: 26 22,0%
  • PDA c/ Windows Mobile 5

    Votes: 11 9,3%

  • Total voters
    118
Ora bem eu votei Symbian, muito por causa do Divx e porque uso o tlm como GPS (num é que faça grande uso dele mas de vez em quando), e prontos la de vez em quando aparece uma aplicaçao mais engraçada e prontos....

Tenho um Nokia 6630, de notar que ja o tenho desde o inicio de quando eles sairam (até foi antes :002: cunhas e tal), na altura nao o comprei por necessidade mas mais naquela "é o ultimo grito", mas hoje nao o troco a num ser que avarie (e ja nao e o ultimo grito:-D) hoje nao o troco mesmo devido as aplicaçoes ja referidas, o gps e o divx (aka Symbian rula).


presentaçoes power point.

Ate me fazia jeito, como se chama o programa?
 
Quando vou pa fazer a instalaçao pergunta se quero ir online ver o prazo de validade da aplicaçao, eu aceitei e diz certificado revogado para esta aplicaçao :(

Edit: esqueçam, so agora e que reparei que estou sem saldo :cry:
 
Alem das chamadas e SMSs pra mim um telemovel tem k ter JAVA, uma camara fotografica acima de 1,3 MP, camara de video, Internet, MMS, autonomia razoavel, "nao ser um tijolo".
 
Excelente....

Antes de mais, julgo que é altura de explicar a razão da poll mal delineada.

Simples: sempre que faço as questões correctamente pensadas e trabalhadas numa qualquer thread, dificilmente obtenho respostas, boas ou más.

Ora, por saber que, de um modo geral, os portugueses adoram criticar, resolvi criar uma poll "criticável", pedindo posteriormente para explicarem a vossa decisão em post....maravilha, tem resultado optimamente. Tenho adorado a participação de todos. É notória a "racionalidade" e objectividade na maioria das respostas.


Indo agora para os resultados das vossas opiniões (e não da poll, como é óbvio). É notório que a grande maioria das pessoas quer/tem/deseja um telefone que desempenhe mais funções do que aquelas que necessita. Posto isto, será uma má orientação dos fabricantes ou será que "o tuga gosta de ter e mostrar"? (brincando com o termo, claro. Não quero ofender ninguém).

Mais, para todos aqueles que querem/preferem symbian, usam o mesmo em que telefone? Se for topo de gama, utilizam funcionalidades como ftp via BT, por exemplo? Ou o telefone é apenas mais um acessório de moda e um brinquedo para usar enquanto se espera pela namorada na loja xpto e na casa-de-banho? (a brincar uma vez mais....).

Não tinha pensado na thread/poll mal delineada com essa intenção. Julguei que os teus objectivos seriam mais concretamente averiguar ao certo quantas pessoas apenas usavam o telemóvel para SMS/Chamadas em detrimento de outras funcionalidades. Mas também julgo que embora a percentagem desses utilizadores seja notória, (pelo menos em Portugal) também estes não estão seguramente a consultar o forum. Razão simples, desconhecimento (técnico e divulgação).
Mas estava errado, a tua ideia foi mesmo (passo a expressão) "agitar o mar" lançando uma poll que sabias à priori que iria ser polémica. É um bom ponto de vista, e de facto teve sucesso ;)

Quantos ao seguimento dos resultados, foram a meu ver tanto de conclusivos como de esperados. Estou em pleno acordo, e onde de facto vigora um pensamento de "querer ter para mostrar". Mas apesar de ter os meus objectivos bem definidos para qualquer terminar, também aqui me considero culpado. Muitas vezes, julgamos ter necessidade de alguma funcionalidade X só para lhe dar uso esporadicamente e com o intuito experimental, ou só porque é novidade. Talvez seja uma mentalidade algo incutida pela sociedade ou com motivos mais fortes que me escapam de momento, isso já não sei responder ao certo, mas torna-se uma verdade.

Mas esta também é uma batalha quase diária por parte dos fabricantes para com o consumidor final, perceber o que de facto se torna importante. E é aqui que acho que o mercado está, apesar de bem explorado continua indefinido. Passo a explicar, ao invés de criar telemóveis por patamares bem distintos, optam pela "easy way" de criar muitos patamares, muitas opções para um "cliente" que não se define (alvo). Daí a dificuldade em encontrar terminais que satisfaçam as nossas necessidades por completo. Às vezes ou o equipamento tem tecnologia que não pedimos e isso agrava-se no preço, ou peca por não ter determinada funcionalidade. É aqui que acho que está a ser mal explorado (falando no geral e não em particularidades) ;)
 
Mas esta também é uma batalha quase diária por parte dos fabricantes para com o consumidor final, perceber o que de facto se torna importante. E é aqui que acho que o mercado está, apesar de bem explorado continua indefinido. Passo a explicar, ao invés de criar telemóveis por patamares bem distintos, optam pela "easy way" de criar muitos patamares, muitas opções para um "cliente" que não se define (alvo). Daí a dificuldade em encontrar terminais que satisfaçam as nossas necessidades por completo. Às vezes ou o equipamento tem tecnologia que não pedimos e isso agrava-se no preço, ou peca por não ter determinada funcionalidade. É aqui que acho que está a ser mal explorado (falando no geral e não em particularidades) ;)

Concordo

Mas também penso no aspecto por outro lado.
Será q a ideia do fabricante nao sera manter o consumidor mais ou menos descontente??Daí a grande variedade de patamares?
Ou seja, é-nos imposto este dilema: ou voces abrem os cordoes a bolsa e compram logo á partida um terminal bastante caro com todas as funçoes que querem e mais algumas que nao interessam a ninguem, ou entao sao sovinas, compram um telemovel que vos satisfaz algumas das exigências e do qual voces se fartam ao fim de 6 meses, visto esse terminal ja estar "desactualizado".

;) fikem
 
a ideia é +/- isso....

Realmente, por cada "acréscimo" de tecnologia, o custo de produção aumenta. Se tivermos em conta que aquilo que os fabricantes querem é o menor custo e o máximo de vendas (para obter resultados operacionais extremamente elevados associados a taxas de rotação igualmente elevadas), então existe aí uma contradição.

O que se passa é que o aumento de custo para introdução de uma tecnologia, por exemplo 3G, é de apenas uns 2 ou 3 € .....no entanto, nas contas finais, os fabricantes podem aumentar o pvp do telemóvel em 30 ou 40 € ..... Daí os fabricantes estarem sempre a lançar novos modelos, com novas specs....

Como já referi algures numa thread, essa questão dos "segmentos" de produtos, é cada vez mais irrelevante. Quantas não são as pessoas (estudantes) que têm telemóveis de 500€? E quantas não são as pessoas dos seus 30's que têm telemóveis de 100€? Simplesmente há um modelo chamado A.I.D.A. que visa analisar as motivações das compras. Essas motivações podem ser de origem racional e origem emocional. A ponderação dada a cada variável varia de acordo com a pessoa e as suas características pessoais.

O que estou a tentar dizer é que os fabricantes finalmente perceberam que o que existe agora são NICHOS de mercado, em que os telemóveis distinguem-se por terem rádio (ou não), wi.fi (ou não), 3G (ou não), HSDPA/HSUPA (ou não), câmara (ou não), etc etc etc..... O problema é que as pessoas ainda compram muito de acordo com aquilo que o telemóvel tem e não de acordo com as suas necessidades. Infelizmente, em Portugal, a ideia é +/- esta: Tenho 500€ para gastar num telemóvel, mas o telemóvel que necessita apenas custa 200€ .... deixa lá, compro um telemóvel de 500€ (muitas vezes até excede) apenas para dizer que tenho. Não estou a dizer que é mau ou bom ... simplesmente, é a cultura portuguesa.

Dou como exemplo o Nokia 95. Há uns dias um grande amigo (não tem responsabilidades nenhumas, ganha muito bem...ou seja, tem dinheiro para gastar) disse que ia comprar o Nokia 95 que custa à volta de 800€ ..... Eu disse-lhe logo que era má compra. Como é natural ele perguntou porquê. Resposta:
- Por 150€ compras um iPOD NANO (muito melhor, mais design, bla bla bla) com 2 gb
- Por 250€ compras uma máquina digital 7 mpx com autofocus, estabilizador, bla bla bla muito boa
- Por 250€ compras um tomtom One com ecrã 3,5" (minimo exigivel para um GPS), dedicado para automóvel, etc etc...

Resultado: gasta 650€ ... e ainda sobra 150€ para comprar um telefone....se quiser gasta mais uns trocados e compra algo melhor....ou compra um telemóvel SE Walkman (meramente ilustrativo atenção) e deixa o iPOD de lado....

Se uma pessoa for racional, esta é a melhor opção. Nem que seja pelo facto de, na altura de trocar de equipamento, não tem que gastar mais 800€ num equipamento novo que, mais do que ser pior que os outros todos em separado, é de qualidade mediana quando comparado.

Daí deixo a questão: Qual a necessidade do meu amigo em ter o N95?

Mas pronto, ele acabou por comprar o nokia. A razão dada é que ele disse que gostava mt do telefone. Pronto, ok. Agora interviu a vontade emocional e, sobre essa, já não posso opinar!


Tudo isto para dizer que as empresas actuam cada vez mais em nichos de mercado, as empresas criam necessidades que as próprias pessoas não sabem que as têm.....E as vossas? as vossas necessidades? Fazem compras baseadas na razão ou na emoção?
 
eu muito sinceramente acho que as faço baseado em demasia na emoçao...estupidez minha talvez...o que tu e o |ferrari| disseram fez-me pensar um bocado e realmente acho que nao havia necessidade de ter comprado o telemovel que tenho agora porque faz o mesmo que muitos SE walkman que andam ai e que sao mais baratos.mas felizmente tenho dado uso a tudo o que o telemovel me oferece(so ainda nao experimentei o rss reader porque ainda nao aprendi a por la aquilo que quero e o 3g porque nao ainda tenho motivos para isso).o mais provavel é que deixe de usar algumas funçoes(especialmente as que envolvem acesso a internet dado que e bastante caro) mais superfluas e passe a usar apenas o walkman, a maquina, e obviamente as mensagens e o telefone.e agora que penso bem nisso, eu que estive indeciso entre o k800 e este(ca pra mim sao a mesma coisa com diferenças no design e as respectivas qualidades de maquina e do leitor de mp3), desejava que o w830 tivesse saido ca;se calhar teria sido mais barato, continuava a ter o design que me interessa e suprimia o 3g a que nao dou uso e ainda me dava o edge que se calhar era mais util.mas como nao saiu ca e eu tinha um desconto valente,comprei este e realmente estou contente com ele.
quanto ao "ter para mostrar", sim acho isso muito verdadeiro e ja me considerei culpado desse estigma...mas neste momento ja nao.podia ate ter o melhor telemovel do mundo com todas as funçoes e mais algumas(as quais nao daria uso) mas seria o mais discreto possivel com ele, porque se ha coisa que detesto e aquela cena do "xii que telemovel fixe,deixa ver" e afins(alem disso nunca comprei um telemovel por ter funçoes que nao usasse,eu olho primeiro para as que dou uso e se vierem as outras,la tera de ser...pode ser que de para apaga-las).
agora quanto ao teu amigo do n95 pcascais...acho que ele e um bocado como eu:) .ele poderia ter gasto menos dinheiro com isso tudo mas teria de andar com 3 coisas as costas sem grande necessidade porque pode andar so com uma(apesar de ter muito menos qualidade,mas e um preço a pagar...).dos itens que tu referiste eu so nao tenho o gps(nao me faz falta,nem a mim nem a muita gente que ai anda-acho que tambem e daquelas coisas que as pessoas so querem ter pra dizer que teem),mas nao ando com isso tudo as costas a nao ser em dias especiais em que vale mesmo a pena usar cada um desses aparelhos,para que depois seja tudo melhor de apreciar,por exemplo: se vou ao centro comercial e me apetece desligar do barulho e das macacadas das pessoas,deixo o mp3 principal em casa e levo os phones do telemovel e ouço o walkman do telemovel,mas ser for numa viagem longa de expresso, levo o mp3.assim como a maquina,num dia qualquer de aulas em que valha a pena tirar um foto porque a malta foi dar uma volta para desanuviar, levo o telemovel e tiro umas fotos que ate desenrascam se a luz for fixe, mas se for num passeio com a familia ou com a namorada, levo a maquina e tiro fotos decentes;)
 
agora quanto ao teu amigo do n95 pcascais...acho que ele e um bocado como eu:) .ele poderia ter gasto menos dinheiro com isso tudo mas teria de andar com 3 coisas as costas sem grande necessidade porque pode andar so com uma(apesar de ter muito menos qualidade,mas e um preço a pagar...)
Outro preço a pagar é não poder usar todas essas funcionalidades em pleno porque a autonomia vai-se num instante. Com três aparelhos distintos, cada um com melhor qualidade e sem ter que partilhar a bateria (podendo inclusivé estarem desligados quando não estão em uso), e com um telemóvel, digamos o Nokia 1600, fica-se bem mais servido, apesar da óbvia desvantagem de andar com "mais tralha" atrás. Mas percebo o que queres dizer. ;)

Se tem Symbian tem tudo :D
Até virus... :D
 
a autonomia é fundamental na usabilidade dos aparelhos, mas temos de reconhecer no n95 o seu mérito. os sucessores do n95 serão mais eficientes concerteza...

até nos pdas, conheço muito bom executivo que ganha muito bem, e que no entanto anda com telefones puros e duros, porque estao várias horas por dia ao telefone e nao suportam estar sempre a carregar os aparelhos...

até nos portáteis isto está a acontecer... é cada vez mais raro encontrar portáteis não empresariais que tenham 4 horas de autonomia...

infelizmente o armazenamento de energia não evolui muito nos últimos tempos, mas acho que é uma área que tem de ser desenvolvida, senão qq dia vivemos agarrados à tomada :D
 
a bateria de um telefone para mim (SE k800 por exemplo) dura-me para cerca de 1 dia (sim, passo o dia ao telefone), mas ainda sobra um bom bocado (insuficiente para um segundo dia). De um smartphone (P990 ou o w950) dura-me exactamente 1 dia.....

Já testei baterias que quando utilizadas com o w950, consigo utilizar o telefone durante 4 dias sem carregamento....

tmgp: felizmente já existem baterias fantásticas. O problema é que não passam a produção, uma vez que o custo unitário ascende os cento e poucos euros...AINDA!:\
 
Um telemóvel é um bicho com muito pouca fiabilidade. Não confio nada neles.
Utilizo-o só para chamadas e sms's.
Para quê um telemóvel com máquina fotográfica, mp3, etc? para durar no máximo 2 anos?
Ná ! Prefiro ter uma máquina fotográfica e um leitor de mp3 para realizar as respectivas tarefas.
Uso um simples Nokia 1100 (eu sei que ninguém me perguntou).
 
Ricmann....... acredita que, por vezes, um tudo em um dá um geito enorme, especialmente quando o telemovel é uma farramenta de trabalho importante. ;) E sim, tb tenho um 1100 que anda cmg quando estou na fabrica e um Moto v360 quando ando por fora.
 
Back
Topo