Que Windows instalar?

Detalhes do Computador
Processador:
Intel(R) Celeron(R) CPU N2840 @ 2.16GHz 2.16 GHz
Motherboard:
Memória:
2,00 GB (1,89 GB utilizável)
Placa Gráfica: Placa gráfica Intel HD
Disco rígido: 32 GB eMMC
Placa de Som:
Utilização:
Só Web

Boa tarde! Se algum conseguir-me ajudar, agradeço desde já! Tenho um HP Stream Notebook PC 13, Model: 13-c101np, e até agora servia bem para navegar na internet mas, com uma das últimas atualizações do Windows 10 Home x64, fiquei só com 100 Mb disponíveis de disco e o portátil está suuuuuuper lento. Que Windows corre sem problemas no meu portátil? Ou é melhor correr o Windows numa pen? Se assim for, existe algum tutorial a explicar como se faz?
 
@popteam

Não há milagres, esse pc além de ser bastante fraco face aos padrões de uso básico atuais o seu maior calcanhar de Aquiles é o espaço de drive que 32gb hoje em dia não dá para nada só o sistema operativo plenamente atualizado já come isso praticamente tudo, se já achas lento isso internamente, numa pen ainda vai ser pior.

Não tens grandes opções pois esse modelo só trocando o SSD por um maior, mas isso precisa de adaptador e afins e nem sei se compensa sequer o trabalho, de resto Windows para esse disco é complicado, existe ai umas versões lite mas nem sempre são a melhor opção pois acaba sempre por virem despidas de mais o acaba sempre por original alguns problemas quando se pretende instalar ou usar algo e falta o que foi removido para aligeirar...


Porque não uma distro linux tipo puppylinux que é ideal para esse tipo de utilização, se não usas para mais nada...
 
Detalhes do Computador
Processador:
Intel(R) Celeron(R) CPU N2840 @ 2.16GHz 2.16 GHz
Motherboard:
Memória:
2,00 GB (1,89 GB utilizável)
Placa Gráfica: Placa gráfica Intel HD
Disco rígido: 32 GB eMMC
Placa de Som:
Utilização:
Só Web

Boa tarde! Se algum conseguir-me ajudar, agradeço desde já! Tenho um HP Stream Notebook PC 13, Model: 13-c101np, e até agora servia bem para navegar na internet mas, com uma das últimas atualizações do Windows 10 Home x64, fiquei só com 100 Mb disponíveis de disco e o portátil está suuuuuuper lento. Que Windows corre sem problemas no meu portátil? Ou é melhor correr o Windows numa pen? Se assim for, existe algum tutorial a explicar como se faz?

Está um bocado no limite, e depois ter um disco rígido que não só são 32GB como é eMMC...

Sem gastos extra, tenta por exemplo um Windows 10 LTSC a 32 bits com o mínimo de serviços possível, CompactOS para reduzir a pasta do Windows a uns 8-10GB, e ter cuidado com o espaço ou tamanho das aplicações. Os 64 bits vão ser muita ocupação de espaço para esse disco rígido e o desejável seria, seja 32 ou 64, que tivesses algum tipo de armazenamento adicional (tipo uma pen com 64GB ou mesmo 128GB, ou um SSD em caixa externa USB3 de 128/256GB) para onde mandasses literalmente tudo o resto... até programas instalados.
 
Boas a todos.
Tenho um portátil com um processador dual core t4400,4 gigas de ram e uma grafica ati e um disco hdd,já tem +- 17 anos. Tenho instalado o windows 7 e o pc é rapido e dá para tudo o que preciso.
Agora estou a pensar em comprar um disco ssd e instalar o windows 10 mas estou um pouco indeciso pois tenha receio que o pc fique lento.
O meu irmão tem um pc melhor que o meu (icore 5 ) e o pc com o windows 10 ficou muito lento devido as atualizações,agora meteu-lhe mais memoria ram e melhorou.
O que me aconselham?

Obrigado
 
Pessoalmente, não o faria. Podia recomendar uma versão desactualizada do Windows 10, que é mais leve a nível de requisitos do que a actual, mas se é para estar desactualizado, mais vale deixar estar o Windows 7. Se vais comprar o disco de qualquer maneira, e se estiveres disposto a fazer clean installs do 10 e do 7, podes experimentar o Windows 10 sem activar e ver como corre. Mas vai ficar lento comparado com o 7.
 
Boas a todos.
Tenho um portátil com um processador dual core t4400,4 gigas de ram e uma grafica ati e um disco hdd,já tem +- 17 anos. Tenho instalado o windows 7 e o pc é rapido e dá para tudo o que preciso.
Agora estou a pensar em comprar um disco ssd e instalar o windows 10 mas estou um pouco indeciso pois tenha receio que o pc fique lento.
O meu irmão tem um pc melhor que o meu (icore 5 ) e o pc com o windows 10 ficou muito lento devido as atualizações,agora meteu-lhe mais memoria ram e melhorou.
O que me aconselham?

Obrigado
Podes sempre tentar, no entanto, a idade do hardware já pesa, seja como for, o suporte dos softwares para windows 7 está tudo a ser largado, há de chegar a uma altura tens de pensar seriamente em upgrade forçosamente, seja para o windows 10 que mesmo este está em fim de vida ou pensar num pc mais recente.
 
Boas a todos.
Tenho um portátil com um processador dual core t4400,4 gigas de ram e uma grafica ati e um disco hdd,já tem +- 17 anos. Tenho instalado o windows 7 e o pc é rapido e dá para tudo o que preciso.
Agora estou a pensar em comprar um disco ssd e instalar o windows 10 mas estou um pouco indeciso pois tenha receio que o pc fique lento.
O meu irmão tem um pc melhor que o meu (icore 5 ) e o pc com o windows 10 ficou muito lento devido as atualizações,agora meteu-lhe mais memoria ram e melhorou.
O que me aconselham?

Obrigado

O custo do ssd antes vale investires num portátil...existem opções bem em conta...
 
@ioda23, um SSD de 512GB custa menos de 40 €uros. Se precisares de um de apenas 256GB deve andar nos 25/30 €uros.

Se esse portátil funciona bem com o W7+HDD, não vais ter qualquer problema com o W10+SSD. Depois, se quiseres, tentas arranjar mais 4GB de RAM no mercado dos usados e ficas com um portátil para mais uns anos.
 
@ioda23, um SSD de 512GB custa menos de 40 €uros. Se precisares de um de apenas 256GB deve andar nos 25/30 €uros.

Se esse portátil funciona bem com o W7+HDD, não vais ter qualquer problema com o W10+SSD. Depois, se quiseres, tentas arranjar mais 4GB de RAM no mercado dos usados e ficas com um portátil para mais uns anos.
Vocês têm de ver o bolo todo e não só um ponto, a máquina no seu todo tem 16 anos, claro que corre bem windows 7, mas ir para um SO mais recente e mais pesado como o windows 10, mesmo a meter um SSD e ram, não se vai automaticamente traduzir em melhorias gerais, pois o resto do hardware já está no limite e não acompanha a exigência do novo SO o que acaba por tornar lento no desempenho, se num modelo mais moderno já a malta se queixa imagina numa maquina destas...
 
Boas a todos.
Tenho um portátil com um processador dual core t4400,4 gigas de ram e uma grafica ati e um disco hdd,já tem +- 17 anos. Tenho instalado o windows 7 e o pc é rapido e dá para tudo o que preciso.
Agora estou a pensar em comprar um disco ssd e instalar o windows 10 mas estou um pouco indeciso pois tenha receio que o pc fique lento.
O meu irmão tem um pc melhor que o meu (icore 5 ) e o pc com o windows 10 ficou muito lento devido as atualizações,agora meteu-lhe mais memoria ram e melhorou.
O que me aconselham?

Obrigado
Esquece isso e começa a apontar para um portátil novo. Já não vale o gasto…
Neste momento tudo o que já não seja pelo menos i3 já nem com ssd+ram ficam com um desempenho aceitável com W10.

@ioda23 se os euros andarem curtos podes sempre ponderar um recondicionado.
 
Na loja disseram-me que o disco ssd ficava só em 25/30 euros.Mas já agora podes-me dizer os modelos dos portateis ou site para comprar? só para ver os preços

Os valores depende do espaço do ssd...mas ao trocares ssd e colocar mais memória, e meteres um sistema operativo novo não vais ter muitos ganhos porque depois tens um processador e gráfica antigos...

O melhor é dizeres para que usas o pc para conseguirmos ajudar mais...sendo que com um pc novo poderás sempre fazer coisas que não fazes nesse...
 
Num computador tão ultrapassado eu nem ponderaria instalar Windows. É preferível uma distribuição de Linux mais leve para nem sequer investir em componentes que embora possam fazer diferença, nunca será nada de assinalável.

Os meus pais têm um computador mais ultrapassado com Debian XFCE e para o tipo de utilização deles (maioritariamente browser e raras vezes Office) é perfeito. E a adaptação não foi tão complicada quanto eu esperava. Utilizam Linux há 6 anos.

Havendo disponibilidade financeira para adquirir um novo (ou recondicionado) é avançar.
 
Última edição:
Esquece isso e começa a apontar para um portátil novo. Já não vale o gasto…
Neste momento tudo o que já não seja pelo menos i3 já nem com ssd+ram ficam com um desempenho aceitável com W10.
Obrigado pelo feedback.
Os valores depende do espaço do ssd...mas ao trocares ssd e colocar mais memória, e meteres um sistema operativo novo não vais ter muitos ganhos porque depois tens um processador e gráfica antigos...

O melhor é dizeres para que usas o pc para conseguirmos ajudar mais...sendo que com um pc novo poderás sempre fazer coisas que não fazes nesse...
Boas e obrigado a todos pelo feedback.
Eu utilizo o pc para trabalhar no office (word) , ler pdf ,as vezes photoshop, ver uns filmes (utilizo o leitor de DVD) e internet. Já e raro jogar jogos e os que tenho já são antigos motogp2 por exemplo.
 
Back
Topo