Problema Quebra de Fluidez e Stuttering >60fps

BenjiPrice

I Fold twice in my dreams
Boas tardes pessoal,

Ando desde junho passado com problemas na minha build que tenho na Sig, data em que comprei a GTX 1080.

Desde então que tenho sido assolado pelos problemas de stuttering em qualquer jogo e até em media play, coisa que não acontecia com a minha antiga GTX 670.
Desde esta altura que melhorei muito a situação, sendo um dos fatores decisivos a mudança do controlador da Board para o da Intel ao invés da Marvell, pois em vez de sofrer de stutter por quase 20 segundos, apenas sofro por 1 a 2 segundos, mas mesmo assim, sofro do seguinte:

Em qualquer jogo, neste caso Mass Effect 2 (voltei a jogar) ou Witcher 3, ao jogar acima dos 60fps sofro de stuttering aleatório que dura apenas 1 segundo mas que quebra a fluidez do jogo e torna-se extremamente irritante especialmente porque após o stutter, os headphones começam a dar estalidos constantes!

O meu monitor tem G-SYNC e costumo jogar a 143fps ou mesmo 120fps (Usando RivaTuner) com o monitor a 144hz e desta forma sofro do problema.
Apenas ontem é que andei a experimentar rodar os jogos com um limite de FPS de 60 e desta forma, jogo sem problema algum, mas a 60fps, a imagem não é tão fluída e provoca dores de cabeça...

Estou a associar o problema à utilização da GPU, pois experimentei colocar HDR a x4.0 e mesmo a 60fps acontece o stutter e a gráfica anda na volta dos 60% Usage enquanto que sem HDR, ela fica nos 25% (Falando no Mass effect2) sem stutter.
Além disso, tenho o sistema sempre na máxima performance, BIOS feita para máxima performance, CPU Cores Unparked, desinstalei serviços e programas do W10 conhecidos por causar stutter, monitorizo as voltagens da fonte pelo CorsairLINK e estão sempre estáveis, temperaturas abaixo dos 35ºc pois uso WC no CPU e GPU. Já efetuei os passos iniciais de colocar os drivers de novo, numa limpeza limpa com DDU, uso neste momento os drivers 375 e o W10 antes do update de aniversário.

Fiz o teste de desligar qualquer sincronização e mesmo assim acontece stutter pois vão até uns 300fps, logo tiro a variável de ser a tecnologia de sincronização.

Peço a vossa ajuda neste aspeto pois já não tenho mais cartas a dar e estar a usar 60fps comesta gráfica e monitor, é muito triste..
 
Boas isso provavelmente é um bottleneck do CPU, ou da ram. Ainda tens o i7 950 e 6gb de ram?
Com o rivaturner podes ver utilização de ram e CPU usage. faz um print disso durante o jogo.
 
Boas pessoal, obrigado pelas respostas,

Não tive oportunidade ainda de tirar print ao afterburner mas a utilização da RAM nunca chega aos 5Gb aquando o stuttering e o CPU não passa dos 80% no core mais usado (Core 1).
Já andei a pensar fazer um investimento para um i5 mais recente mas estou reticente que seja esta a razão, ainda mais que o Witcher 3 não me utiliza mais que 60% de todos os núcleos.
Já encomendei 12gb de RAM para retirar a dúvida.
Também comprei um cabo DisplayPort VESA para ter a certeza que o cabo que veio com o monitor não é ranhoso.
 
não é o cpu nem a ram, é a plataforma.
Para jogos mais pesados e exigentes, já começa a mostrar idade. Não existe nada que possas fazer quanto a isso.

O cpu anda nos 60% porque a informação demora imenso tempo a chegar a ele para que ele a possa processar.
 
não é o cpu nem a ram, é a plataforma.
Para jogos mais pesados e exigentes, já começa a mostrar idade. Não existe nada que possas fazer quanto a isso.

O cpu anda nos 60% porque a informação demora imenso tempo a chegar a ele para que ele a possa processar.

Ya, provavelmente é isto ^^

Por exemplo, o meu FX 8350 no GTA V raramente passa dos 60% e no entanto nota-se bastante o bottleneck.
 
Faz sentido, especialmente para jogos mal otimizados.

Ás tantas meto-me num investimento já que a build que tenho foi desde 2010 :)
 
boas, o mass effect 2 ainda usa DirectX 9 não será por ai que está o problema? Já tentaste com um titulo mais recente? BF1, Call of Duty ou F1 2015/6 .Este ultimo tem benchmark incorporado e funciona com DX11 .Estás a jogar em que resolução?
 
Última edição:
Jogo tb o Mass effect 3 com menos stutter MAS ainda faz algum e deixa uns estalidos nas colunas depois disso.
Jogo o Withcer 3 e o stutter deste é diferente. Não dura só 1 sec, mas sim 5 a 10 secs constantes, em que pelos gráficos do Afterburner, vê-se que o stutter acontece quando a gráfica pára de funcionar momentaneamente.

Antes de meter um sistema novo em que não é garantido eu ficar sem problemas, vou eliminar ainda algumas variáveis que restam: Cabo displayPort que chegou hoje, 12GB RAM e apenas usar o SSD C: e desligar os discos rigidos em raid.

Basta verem o tópico do Stuttering com as Pascal, nos forums da Nvidia para verem que o meu problema replica-se em sistemas atuais.
 
não faz sentido comprar 12GB ram. Nunca mais desaparece esse mito de quem em X58 é preciso 3 dimm's ao fim destes anos todos.

Podes comprar 2x4 ou 2x8GB e trocas as que tens se queres mesmo investir dinheiro em rams carissimas num sistema já algo ultrapassado para o que queres.
se fosse para ir ao FB, office e jogos ligeiros, ainda chega. Para jogos pesados, mais cedo ou tarde, isso vai ter que ser mudado...
 
Ah, então se o problema não é só num jogo pode não ser bottleneck e sim outro problema. Isso mais os estalidos das colunas é muito estranho. O que descreves no Witcher 3 não deveria ser bottleneck, já que passa depois.

Eu se fosse a ti antes de fazer alguma coisa fazia um fresh install do Windows 10 com os drivers todos atualizados e testava. E também se conseguires puxar esse OC no CPU vai ajudar um bocado.
 
Ah, então se o problema não é só num jogo pode não ser bottleneck e sim outro problema. Isso mais os estalidos das colunas é muito estranho. O que descreves no Witcher 3 não deveria ser bottleneck, já que passa depois.

Eu se fosse a ti antes de fazer alguma coisa fazia um fresh install do Windows 10 com os drivers todos atualizados e testava. E também se conseguires puxar esse OC no CPU vai ajudar um bocado.

Bom, comprei estas RAMS pois foram quase oferecidas. Por acaso já me tinha esquecido do detalhe que mencionas sobre os 3 DIIMS mas na altura tinha visto que Triple ou Dual Channel era mais marketing do que algo útil, mas como estas RAMS foram muito baratinhas, náo importa :)

Ah, então se o problema não é só num jogo pode não ser bottleneck e sim outro problema. Isso mais os estalidos das colunas é muito estranho. O que descreves no Witcher 3 não deveria ser bottleneck, já que passa depois.

Eu se fosse a ti antes de fazer alguma coisa fazia um fresh install do Windows 10 com os drivers todos atualizados e testava. E também se conseguires puxar esse OC no CPU vai ajudar um bocado.

Já fiz um fresh install Bruno00. fiz quando meti o update de aniversário e estragou-me o sistema todo, pois até em ambiente de trabalho o pc ficava com LAG. Depois disto instalei de novo o sistema tal como recomendaste.

Mais logo testo tanto o cabo como os discos, pois é conhecido que os S1 podem criar discrepâncias no sistema quando estão em RAID.

Depois dou Feedback ;)
 
Nao acredito que o problema seja do CPU, mas algo com a ver com old drivers issues e um pouco mais de ram... Alem disso, se pretendes fazer um pequeno upgrade podes sempre procurar um Xeon X3670 usado (6 Cores, 12 Threads e 12MB de cache), fazer um OC decente (4.5/4.8 visto que tens o sistema a agua) e ainda ficas com um sistema para mais dois anitos e acabas por gastar menos de 150€...
 
Nao acredito que o problema seja do CPU, mas algo com a ver com old drivers issues e um pouco mais de ram... Alem disso, se pretendes fazer um pequeno upgrade podes sempre procurar um Xeon X3670 usado (6 Cores, 12 Threads e 12MB de cache), fazer um OC decente (4.5/4.8 visto que tens o sistema a agua) e ainda ficas com um sistema para mais dois anitos e acabas por gastar menos de 150€...

Também é uma ideia a considerar caso apanhe um a este preço ;)
 
Mudei o cabo Displayport e retirei as drives deixando apenas a C:; coloquei o sistema em modo AHCI e desinstalei os drivers da Intel Storage.
Notei que no Mass Effect 3 o stuttering está quase ausente, já não quebra o som, pelo menos por agora.
No witcher 3 a história está igual ou talvez pior pois a lag dura mais tempo que o costume.
Quando chegarem as novas RAMS vou ver se melhora o caso.

Ainda estou indeciso se mudo para uma plataforma atualizada ou se invisto num XEON, mas fica a decisão para depois das rams.
 
Montei hoje o meu sistema Z270 e resolveu os problemas de stuttering. Parece que era mesmo do sistema X58 que já não dava para a gráfica. Até deu para coloca-la um pouco mais alta em OC e tudo :)
 
Back
Topo