ADSL Quem paga o lacete local numa nova urbanização?

Boa tarde,

Eu sou morador num conjunto de prédios construídos ao mesmo tempo. Dentro de cada prédio (incluindo no meu) está tudo conforme a norma ITED.

Quando quis pedir acesso ADSL à Vodafone, passado poucos dias veio um técnico da PT agoirar que aquilo estava "incompleto" e que iria custar muito dinheiro, e que a Vodafone não ia pagar. Passado quase um mês, lá alguém da vodafone me liga a dar as más noticias referindo que receberam uma proposta de ligação da PT (não me lembro do nome correcto e ainda estou à espera que me enviem o documento). O valor é de quase 700€!

As minha perguntas são:
1- se pagarmos isto, quem deve o fazer? só eu (o 1º a pedir), os condomínios todos, o contructor ou a PT?
2- se eu pedir à PT (algo tipo sapo) eles oferecerão isto?
3- qual a legislação que rege isto? o site da Anacom é um poço sem fundo, e nunca me responderam a emails.

Muito Obrigado
 
Última edição:
Se o projecto do prédio já implicar ITED é o construtor que tem de deixar isso tudo em condições, aliás a instalação deveria ter sido feita por uma entidade certificada, o problema é que devem ter metido uns electricistas quaisquer a tratar disso e ficou mal feito.

De qualquer das maneiras, é sempre da responsabilidade do construtor.
 
A responsabilidade é do construtor, mas atenção que a linha tem de estar tambem bem montada pela pt (se for cobre neste caso). Mas sinceramente, acho isso demasiado dificil. Normalmente os prédios novos, mesmo antes de estarem terminados, são logo postos os cabos para as telecomunicações. A responsabilidade é do contrutor.

Abraços!
 
deco

perguntei à Deco, q sou socio, e depois de patinarem um pouco para compreenderem o que de facto se tratava, responderam-me que o constructor só é responsável na parte dentro do prédio e casa!
e que o "ramal" é da PT. E que como "estamos no país com liberdade contractual" a PT pode pedir isto. E ao eu dizer que isto cheirava-me a abuso monopolista, disseram-me que a culpa era da vodafone... de me ter na mão e n quer pagar a instalação.... 700€!
700/20=35 meses ... acho que assim a Vodafone não seria uma empresa sustentável, digo eu....

resta-me aguardar receber o orçamento da PT (q a vodafone fez o "favor" de mandar pelo correio) e ir a uma loja sapo e perguntar: "e isto, pagam vcs?"
 
se o orçamento disser respeito a custos provocados por uma instalação dos prédios que não respeite as normas técnicas em vigor a responsabilidade é do construtor.

se o orçamento for de trabalhos para a colocação do lacete local a responsabilidade é do cliente e/ou da empresa que vai prestar o serviço dependendo do acordo entre as partes.

se não queres ter esse custo só tens uma solução solicita inicialmente o serviço telefónico à PT que é o prestador universal e não te pode imputar esse custo.
 
Boas,
volto aqui para reportar o final deste tópico. Pois pode ser útil a quem encontrar este thread

- Depois de ter pedido o "orçamento" da PT à Vodafone, esta enviou-me por correio um documento onde NUNCA se referia à PT. Tal e qual como se o custo de instalação fosse assim tão caro, porque era "preço especial" essa semana.
- Vários contactos por email e telefone para o 16913, e ficou tudo em águas de bacalhau. Eu desabafava mais do que realmente exigia algo, mas parece que eles estavam confusos: na carta escreveram que tinham cancelado o pedido, no call center perguntavam-me se eu ainda queria continuar...
- Paralelamente tinha já pedido adesão à PT (sapo), via o serviço (call-me) do site deles. Os vários operadores com quem eu falei garantem-me que tudo seria grátis excepto as mensalidades de €19,99. E agendaram instalação para 3 dias a seguir. Eu dizia: "olhem que é capaz de ser um pouco mais complicado, e depois como resolvem?"
- 1 dia antes da agendada instalação, lá telefona-me o técnico que anda aqui na zona. "Ahh, é que não dá, e vai ter de esperar pela parte PT infraestruturas... mais um mesito talvez"
- 2 semanas depois vêm montar os cabos e colocar números nas caixas do prédio. Em paralelo com os outros 2 prédios vizinhos, onde o construtor pediu para ligar a linha dos elevadores. (talvez eu apenas tivesse que ter esperado por isto, e podia ter vodafone? quem sabe!)
- quase a meio do mês de Setembro o 16200 telefona-me para agendar instalação. 3 dias depois vem o técnico. A linha fica ligada ao apartamento, ele desempacota e instala filtros, um telefone gigaset e o modem Pirelli. Diz também que vou ter que pagar pelo modem (? Mas não era oferta?).
- A linha só fica a poder fazer chamadas passado umas 8 horas... e a net só ficou "desbloqueada" passados vários DIAS (eu também saí no local passados 2 dias da instalação).
- Já configurei N coisas nos portais do grupo PT, entre elas o débito directo e factura electrónica.

--- a questão agora é: será que vão aparecer "surpresas" nas próximas facturas? a ver vamos...
mas eu guardo um trunfo do meu lado, para o caso de se armarem em parvos: ainda não preenchi qualquer contracto. Tudo foi feito apenas por voz e internet.
 
Última edição:
À cerca de 10 anos atrás contratei o serviço sapo adsl de 512Kbs da altura, e também não tinha ramal, mas eles puxaram o cabo, tiveram que meter um poste de madeira pelo caminho e não tive custos nenhuns com isso. Acho bastante abusivo da parte da PT, afinal estariam a dar acesso ao serviço deles para vários apartamentos, logo esse dinheiro rapidamente teria retorno. Mas vá-se a perceber.

Cumps
 
À cerca de 10 anos atrás contratei o serviço sapo adsl de 512Kbs da altura, e também não tinha ramal, mas eles puxaram o cabo, tiveram que meter um poste de madeira pelo caminho e não tive custos nenhuns com isso. Acho bastante abusivo da parte da PT, afinal estariam a dar acesso ao serviço deles para vários apartamentos, logo esse dinheiro rapidamente teria retorno. Mas vá-se a perceber.

Cumps

actualmente é a mesma coisa. a PT continua a ser o operador universal e tem a obrigação de fornecer o serviço de telefone sem estar sujeito a orçamento. agora montar infraestrutura para outros operadores é sujeita a orçamento e bem
 
Exactamente. A questão é que estariam a instalar uma linha para outro operador. Quando é para os serviços deles não se paga a instalação.
 
.
mas eu guardo um trunfo do meu lado, para o caso de se armarem em parvos: ainda não preenchi qualquer contracto. Tudo foi feito apenas por voz e internet.


atenção que não guardas trunfo nenhum, a partir do momento em que pagares a primeira mensalidade é considerado juridicamente como aceitação do contrato e seus pressupostos.
 
pois, eu sei disso q ambos dizem...
agora, 1º eu AINDA não assinei contracto e 2º acho que era de muita má fé deles não só cobrarem-me o que disseram ser grátis mas também "esperar" pela segunda factura para o fazer!

por isso é que escrevi "trunfo"...

Mas realço o consenso do fórum:
não compensa economicamente instalar nova linha em nova casa, a não ser com a PT.
 
Boas... De facto normalmente a Vodafone e até outras operadores deveria oferecer o custo da instalação da linha. É isso que diz (ou dizia) no site... Mas pelos vistos a tua situação era um bocado diferente....

De qualquer das formas, a partir do momento em que os ISPs oferecem a linha, essa questão do "Só compensa instalar com a PT" é inválida... Pode ser válida no teu caso, mas no geral, não é aplicável.

Cumps
 
Isso normalmente acontece quando tens qnd já tens o prédio ligado "a rede de cobre" em que ai é so instalar uma linha, mas pelo que entendi deste tópico o prédio foi instalado sem nada...
 
Com já vi para aqui muito disparate escrito, vou escrever o que realmente se passa e como contornar a situação.

Os construtores só são responsáveis da entrada do prédio para dentro.
A ligação até ao prédio é responsabilidade do operador.

Como a PT é dona das infra-estruturas na rua, cobra valores exorbitantes para fazer ligações que serão usados por outros operadores.

Ainda acrescentando a isto, a PT só é obrigada a fazer ligações de linha telefónica, excluindo-se ligações ADSL ou triple-play.
E a gestão é feita por departamentos diferentes, conforme se solicite uma linha, ou internet/triple play.


Assim, nos prédios novos a única solução para contornar o problema é ligar para a PT e solicitar a instalação de uma linha simples.
Eles são obrigados a instalar pelo custo normal de uma linha (julgo ser na casa dos 80€).

Só depois da linha instalada, então se poderá pedir a conversão para MEO ou para outro operador, sendo que mudando de operador terá custos enquanto que para MEO não.

Geralmente este tipo de situações só acontece até ao primeiro cliente ser ligado, dado que depois ficam as ligações já preparadas para os outros fogos.

Julgo que fui claro, mas se tiverem alguma questão apitem.
 
não é verdade que os construtores são só responsáveis da entrada do prédio para dentro. isso seria absurdo.
se assim fosse ninguem teria saneamento basico ou agua ou gás ou electricidade. por isso é que se chama "urbanização" e é por isso que os lotes são construidos PELO CONSTRUTOR. por exemplo para a rede de esgotos o construtor é obrigado pela camara a fazer a ligação à rede. idem para eletricidade, têm que fazer um pedido à EDP e pagar pela instalação. Daí os lotes urbanizados serem bastante mais caros do que qualquer terreno urbano ou rustico mesmo se tiverem a mesma area e indice de construção.
Era só que faltava a camara ou a pt terem de suportarem esses custos. imagino como seria se eu quizesse urbanizar uns hectares no meio do alentejo profundo a km de nada. vinha a pt logo a correr fazer uns km de fibra optica só porque eu queria e exigia e nem pagaria nada. ridiculo. é claro que nao funciona assim.
Alem disso para se construir alguma coisa são necessários projectos de especialidade por exemplo de esgotos, eletricidade e telecomunicações, e todos esses projectos têm de ser certificados por entidades competentes para ver se a construção está de acordo com o projecto.
 
Estás a falar do construtor ou do urbanizador.
São entidades diferentes com papeis e responsabilidades diferentes...

E vir trazer essa confusão misturando os dois, não vai ajudar.
 
Back
Topo