[Questões] Boot Manager / Grub / LILO

XP+Vista+Ubuntu

Boas a todos,

Tenho um portatil novo que como imaginam vem com o Windows Vista instalado. O que eu queria era instalar o XP e o Linux, mas não perder o Vista que veio instalado com o portatil.

O problema é que o pc vem com uma partição de recuperação, que eu também não queria perder.....

Portanto preciso de um total de 6 partições: Swap, Recovery, Documentos (comum), Vista, Xp e Ubuntu.

Alguém me ajuda a fazer isto?
 
Help...!

EDIT: Estive a falar com um amigo meu que me disse que o principal problema era redimensionar a partição do windows vista. Alguém me sugere um software para manipular partições?
 
Obrigado pela dica. Tentei fazer pelo Windows vista, mas não consegui...Ele diz que só posso reduzir até 0 MB (!). Desliguei a memoria virtual (=ficheiro de paginação) mas mesmo assim ele diz que não consegue reduzir...ideias?
 
Problema com boot

Boas,
tenho um PC com duas particoes , e nele tenho instalados o Ubuntu Gutsy e o windows xp. dantes , quando ligava o computador aparecia o GRUB, mas depois tive uns problemas (um tal de b0 error) que me obrigaram a entrar no LiveCD do gutsy, e no Gparted marcar a minha particao NTFS o flag como boot. O que acontecia era que o Windows inicia e nem sequer aparecia o seu boot loader. durante uns tempos tive assim ate que, hoje quis recuperar o grub e entrei no liveCD, abrir o gparted e marquei a parti;ao ext3 o flag como boot e desde entao, sempre que ligo o computador aparece o POST e depois reinicia. alguem sabe como resolver?
 

Voltei a olhar para a thread que disseste, mas mesmo assim não vi lá nada que me ajudasse, ou então não percebi o que estás a tentar dizer...Estas a dizer para eu usar o Gparted?

Using Linux to Resize
You can also use the gparted live cd to resize your partitions. The problem with this is that it will definitely cause your system to not boot anymore unless you follow some very specific steps, because Vista can't handle it.

Não quero usar o Gparted porque não quero correr riscos de ter que restaurar o sistema...que outras soluções tenho?
 
caro amigo
Usas o partition manager, e crias as partiçoes k queres .. quanto á instalaçao do xp e visto que o portatil é recente logo deve ter disco sata, tens k instalar um xp compativel com sata, pk se nao, n te vai detectar os discos...

cumpts
 
Obrigado pelas dicas.

saquei a versão trial do partition managar, mas mesmo assim não estou a conseguir... Na caixa de texto onde não aparece o botão "OK"!! Só tenho a opção de dizer "No".

[print screen]

Estranho...Começo a pensar em desistir...
 
Será que a versão trial do Partition manager não tem limitações?

Saca o knoppix, boot com o CD e faz resize a isso... depois instalas o XP e no final o Ubuntu.

Depois o GRUB deixa-te escolher o Ubuntu ou o(s) Windows.
 
Voltei a olhar para a thread que disseste, mas mesmo assim não vi lá nada que me ajudasse, ou então não percebi o que estás a tentar dizer...Estas a dizer para eu usar o Gparted?



Não quero usar o Gparted porque não quero correr riscos de ter que restaurar o sistema...que outras soluções tenho?


Se usar o Gparted, não corres riscos , mas adiante, para fazeres essas partições, tem de ser com uma das soluções aqui apresentadas, claro sem mexer na partição recovery do vista, e na partição do vista, como o romani48 disse, tens o CD do Ubuntu que ele propio tras o Gparted, e fazes ai as partições a partir do cd live do ubuntu, mas se fores instalar o XP depois do Vista tens aqui um Post do romani48 http://www.techzonept.com/showthread.php?t=209296, só depois instalas o ubuntu

Espero ter ajudado
 
Boas, eu tive uns problemas ao instalar o Ubuntu, o Grub ficou com 3 acessos para o Ubuntu e 2 para o Vista. Após instalação consegui aceder ao Ubunto sem problema, o problema foi quando acedi ao Vista como tinha duas entradas não sabia qual escolher, escolhi a primeira e apareceu-me um erro muito estranho uma janela a ocupar o ecrã todo com a mensagem em letras vermelhas grandes a dizer "ERROR" já aconteceu a alguém isto? Entrentanto tentei fazer o recovery com o cd que vinha com o meu portátil e não consegui embora tenha escolhido a opção de apagar tudo do disco e voltar a instalar o Vista em uma só partição ele ficou na mesma com o boot pelo Grub mas como já não tinha o Ubuntu deu erro. Agora tenho o Ubuntu instalado numa partição e a funcionar muito bem e gostava de saber a melhor maneira para instalar o Vista sem estragar mais uma vez o Ubuntu. Obrigado
 
Última edição:
Se usar o Gparted, não corres riscos , mas adiante, para fazeres essas partições, tem de ser com uma das soluções aqui apresentadas, claro sem mexer na partição recovery do vista, e na partição do vista, como o romani48 disse, tens o CD do Ubuntu que ele propio tras o Gparted, e fazes ai as partições a partir do cd live do ubuntu, mas se fores instalar o XP depois do Vista tens aqui um Post do romani48 http://www.techzonept.com/showthread.php?t=209296, só depois instalas o ubuntu

Espero ter ajudado

Então alguém me confirma se isto é verdade?

One of the more advanced options for resizing your Windows Vista partition is to use the GParted Live CD, a bootable linux CD that takes you straight into GParted, the great linux utility for managing partitions. The problem is that if you resize your boot/system partition, you will be completely unable to boot without repairing windows.
First make sure that you have a bootable Windows Vista installation DVD, as you will be unable to use your computer if you don't.
Tirei isto daqui

E ainda por cima não tenho DVD de instalação do Vista, só um DVD de recuperação, mas que nao queria usar...
 
Então alguém me confirma se isto é verdade?

Tirei isto daqui

E ainda por cima não tenho DVD de instalação do Vista, só um DVD de recuperação, mas que nao queria usar...

Como eu disse se não mexeres na partição do VISTA, não tens esse problema, o problema pode acontecer se tu reduzires a partição do vista,mas como não vai ser preciso fazeres isso
 
Como eu disse se não mexeres na partição do VISTA, não tens esse problema, o problema pode acontecer se tu reduzires a partição do vista,mas como não vai ser preciso fazeres isso

Help...!

EDIT: Estive a falar com um amigo meu que me disse que o principal problema era redimensionar a partição do windows vista. Alguém me sugere um software para manipular partições?


Portanto resumindo, preciso de um software para redimensionar a partição do Vista, que neste momento tem mais de 200GB, e eu só queria que tivesse 25. Já experimentei pelo proprio vista e com o partition manager, sempre sem sucesso. Já desfragmentei o disco com software especializado. Já sei que não posso usar o Gparted, portanto estou mesmo a ficar sem ideias!
 
Portanto resumindo, preciso de um software para redimensionar a partição do Vista, que neste momento tem mais de 200GB, e eu só queria que tivesse 25. Já experimentei pelo proprio vista e com o partition manager, sempre sem sucesso. Já desfragmentei o disco com software especializado. Já sei que não posso usar o Gparted, portanto estou mesmo a ficar sem ideias!
Se tens 2oo gigas, na partição do vista, dá para reduzir com o vista, vais a gestão de discos e reduzes ai, pelo menos aqui em casa dá, já agora qual é a versão do vista??
 
Se tens 2oo gigas, na partição do vista, dá para reduzir com o vista, vais a gestão de discos e reduzes ai, pelo menos aqui em casa dá, já agora qual é a versão do vista??


Tenho o Vista Home Premium, tal como veio da fabrica.

Já experimentei fazer como disseste e não deu. Deixo aqui um print screen.

Cumps

EDIT: tenho estado a seguir as instruções deste site (o mesmo onde me disseram para não usar o gparted), mas mais uma vez sem sucesso...
 
Então alguém me confirma se isto é verdade?

Tirei isto daqui

E ainda por cima não tenho DVD de instalação do Vista, só um DVD de recuperação, mas que nao queria usar...

Confirmo, mas não é regra.. mas não precisas de reparar o Vista..

só precisas de fazer boot pelo DVD do vista ou XP entras na consola de reparação e só precisas de fazer um

chkdsk /f

está ready and set!
 
Back
Topo