Questões sobre vários aspectos em telemóveis Sony Ericsson

Nazgulled

Power Member
Boas,
Recentemente adquiri um Sony Ericsson, o S500i para ser mais preciso e como utilizador que nunca foi da SE, tenho algumas dúvidas relativamente ao fazer certas coisas que estava habituado noutros telemóveis e neste não consigo.

Eu julgo que a maior parte dos SE funcionem da mesma maneira, pelo que qualquer utilizador com mais experiência em SE em qualquer que seja o modelo do seu terminal, me poderá ajudar.

Não irei colocar todas as minhas questões de uma só vez pois não quero que o tópico fique muito confuso por isso vou pondo uma ou duas de cada vez, para que se possa ir discutindo até dar a questão por terminada e passar à próxima. Faço aqui um apelo aos utilizadores de SE, principalmente aqueles que já tenham um há algum tempo e/ou já tenham tido um, para subscrever ao tópico. Isto apenas para quando eu tiver uma nova dúvida, o tópico não ficar esquecido só porque já tem um certo número de respostas (se vier a ter) e julgarem que já está respondida a questão.

Questão 1:
Como filtrar contactos por grupos? No meu antigo Samsung ZV10, quando abria os contactos, estes eram todos listados, mas eu podia escolher filtrar os contactos por grupo, escolhia um grupo e só os contactos desse grupo apareciam na lista. Isto é possível nos SE? Como?

Se não é possível, bem, primeiro, é muito mau e, segundo, qual a utilidade dos grupos então na forma que existem nos telemóveis SE?

Desde já, agradeço imenso a todos os que me forem respondendo. Assim já ta dito, só para não estar a dizer "obrigado" montes de vezes ;)
 
Boas,
também penso que os SE serão praticamente idênticos. No meu caso, k750i, tenho que ir às opções da lista telefónica, de seguida a grupos e por fim criar grupos. Depois é só ires à lista de contactos, seleccionares um contacto e move-lo para o grupo. Para o moveres, basta carregares com o botão das opções do contacto e de seguida em mover para.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos
 
Boas,
também penso que os SE serão praticamente idênticos. No meu caso, k750i, tenho que ir às opções da lista telefónica, de seguida a grupos e por fim criar grupos. Depois é só ires à lista de contactos, seleccionares um contacto e move-lo para o grupo. Para o moveres, basta carregares com o botão das opções do contacto e de seguida em mover para.
Espero ter ajudado.
Não ajudaste lol... Tipo, isso tudo já eu sei, o meu problema não é adicionar contactos ao grupos. É eu estar na lista de contactos e filtrar os contactos por grupo. Chegar ali e escolher "ver apenas contactos do grupo X". Percebeste?
 
Eu tenho um W300i e na info sobre os grupos diz
Crie e edite listas de números e endereços de correio electrónico para os quais gostaria de enviar mensagens como um grupo.

Não sei se dará para fazer o que pretendes :(


Mas a minha namorada tem um S500i também, logo lhe pergunto se no dela dá para fazer.
 
Enviar mensagens para grupos e assim já tinha visto que dá, a questão era mesmo, eu estar a percorrer os meus contactos e decidir filtrar por grupo. Imagina que tens 1000 contactos, mas agora só queres ver os da tua familia ou os colegas de trabalho. Como fazes?
 
Eu percebi o que pretendias :)
Eu nunca tinha pensado nisso desse modo(nem grupos uso, nunca senti necessidade), mas acredito que dê jeito.

Nos S-E tens ele faz uma lista com os números para quais mandas mensagens para que não tenhas que percorrer a lista toda de novo. Vê se isso não te resolve parte do problema...

Estive a ver o S500i agora e não encontrei nenhuma opção que permitisse apresentar as coisas como tu queres :(
 
Não resolve porque a ideia não é mandar mensagens para um determinado grupo eu estar a ver os contactos ou a escolher um ou outro contacto para mandar mensagem ou ligar e ter a possibilidade de filtrar por grupo. Imagina que quero mandar mensagem para alguns membros do grupo "Familia", mas não quero mandar para todos. Seria muito mais fácil filtrar os contactos por esse grupo e depois escolher só aqueles que queria, em vez de percorrer a lista TODA para selecionar só aqueles que quero.

Mas ao que parece os SE não têm nenhuma opção para isso, mas é estranho, em todos os telemóveis que tive, todos tinham essa opção...
 
Eu não sei se todos os que tive tinham isso, mas como não precisei, não pesquisei.

Mas não fiques desiludidos que vais ver que fora isso, vais gostar bastante (principalmente da autonomia) do teu SE :D
 
Acredito, mas há sempre coisas que sinto falta de outros telemóveis, por isso é que criei este tópico... Para ir colocando as minhas questões aqui. Essa funcionalidade, é uma das quais eu gostava de ter.

Quanto á autonomia, para já não estou assim muito contente lol, não sei se ando a mexer nele demasiado ou não...
 
não dá mesmo para filtrar por grupos.os grupos nos SE só servem mesmo para as mensagens...

pessoalmente, não acho que essa funcionalidade tenha muita utilidade...

quanto à autonomia, tens de fazer uns 2 ou 3 ciclos completos até ela estar completamente operacional.
 
Pois, eu ultimamente tenho brincado muito com o telemovel pelo que tnho carregado o bicho por USB quando o tenho ligado ao portatil... Talvez seja melhor, para já, deixar sempre descarregar e depois recarregar com o carregador?

Tu podes não achar que tenha utilidade, eu acho e como já dissse, em todos os telemóveis que usei, sempre tiveram isso, não é que tenha usado muitos mas estava habituado a isso e nunca me passou pela cabeça que os telemoveis da SE não fossem ter a possibilidade de fazer isto. Tipo, não fazia diferença nenhum estar lá ou não, era só mais uma funcionalidade que só usava quem queria e não iria afectar em nada quem não a usasse.

E suponho que não dê para atribuir um toque especifico ao grupo correcto? Desculpem lá mas a funcionalidade de "grupos" nos SE é muito limitada. Só permite mandar mensagens/e-mails para os grupos? That's it? Muito limitado... No ZV10 eu podia definir um toque de chamada diferente para cada grupo e podia atribuir uma imagem para representar o determinado grupo. Aqui na imagem, talvez já seja mariquices a mais, mas era uma opção e se eu não tivesse imagem definida para o contacto, aparecia imagem do grupo. Mas o toque dava jeito, porque assim, pelo toque, sabia logo se era alguém da minha familia (por exemplo) que me poderia estar a ligar e não precisava de olhar para o telemovel.

Sim, eu sei que posso definir um toque por contacto, mas é chato estar a fazê-lo contacto a contacto e em grupos era muito mais fácil.

Mas pronto, já vi que os grupos nos SE são limitados a mandar mensagens e fica-se por ai...
 
Realmente para aquilo que tu queres não dá! pois os grupos nos SE é mesmo e só para mandar SMS's. Qtos aos toques, é como tu disseste, tem que ser para cada contacto!, Ai eu também não acho correcto, por isso deixei de usar grupos de pessoas para atribuir toques e passou tudo a ter o mesmo! Apesar de nos SE's depois de a lista estar criada há sempre a possibilidade de gravar no cartão de memória essa lista na totalidade, e se mudares de telemóvel é só recuperar a lista e não precisas de voltar atribuir toques, mas é claro que esses toques têm de estar no mesmo sitio onde estavam anteriormente, para ele saber o caminho.

Agora acredita que tens um bom telemóvel nas mãos, só espero que não tenhas tido o azar de apanhar um modelo onde as teclas se rachavam (primeiros modelos).
 
Off topic: Isso dos teclados racharem já é de quanto tempo? é que vou comprar este telemóvel e não quero que isso aconteça com o meu telemóvel :(
Se racharem podes ser reparar?
 
Para já não têm rachado... e espero que não rachem.

Ok, segunda questão e esta deve ser rapidinha, provavelmente nem deveria ser preciso mas pronto:
Já vi que é possível adicionar imagens aos contactos e que estas aparecem quando essa pessoa nos liga. No entanto, é possível ver essa mesma imagem do lado direito quando estamos a percorrer os contactos?
 
@Timmy: Isso de racharem foi nos primeiros modelos, qdo o tlm saiu! A SE posteriormente resolveu esse problema, nos tempos de hoje é quase impossível apanhar uma fornada com esse defeito. Só se a empresa em questão não vendeu o stock antigo. Normalmente ou vai para reparar ou dão um novo.

@Nazqulled: Não, isso não é possível, só mesmo qdo nos ligam ou mandam SMS, para vermos a imagem assim como o resto da informação do contacto temos que o abrir, aí temos acesso a toda a informação deste contacto!
 
Para já não têm rachado... e espero que não rachem.

Ok, segunda questão e esta deve ser rapidinha, provavelmente nem deveria ser preciso mas pronto:
Já vi que é possível adicionar imagens aos contactos e que estas aparecem quando essa pessoa nos liga. No entanto, é possível ver essa mesma imagem do lado direito quando estamos a percorrer os contactos?

só se fizeres "abrir contacto". ao percorrer a lista telefónica, não é possível
 
Questão 3:
Para conseguir escrever caracteres como ê, ã, ó, ç e por ai fora, preciso de escolher a escrita em Português e activar uma opção chamada "Caract. especiais". Só assim é que consigo escrever a maioria desses tipos de caracteres. Mas isto tem um problema, assim que eu insira um desses caracteres (seja qual for, desde que tenha um no mínimo) o número de caracteres que posso escrever por mensagem diminui de 160 para cerca de 60. Ou seja, se usar esses caracteres, passo a ter mensagens escritas com aproximadamente 60 caracteres no máximo. Isto é normal?

Em todos os telemóveis que tive, sempre consegui escrever este tipo de caracteres com 160 caracteres por mensagem... Isto também acontece convosco? É suposto realmente funcionar assim? Não há volta a dar?
 
Questão 3:
Para conseguir escrever caracteres como ê, ã, ó, ç e por ai fora, preciso de escolher a escrita em Português e activar uma opção chamada "Caract. especiais". Só assim é que consigo escrever a maioria desses tipos de caracteres. Mas isto tem um problema, assim que eu insira um desses caracteres (seja qual for, desde que tenha um no mínimo) o número de caracteres que posso escrever por mensagem diminui de 160 para cerca de 60. Ou seja, se usar esses caracteres, passo a ter mensagens escritas com aproximadamente 60 caracteres no máximo. Isto é normal?

Em todos os telemóveis que tive, sempre consegui escrever este tipo de caracteres com 160 caracteres por mensagem... Isto também acontece convosco? É suposto realmente funcionar assim? Não há volta a dar?

é mesmo assim e isso já acontece desde o t610(no mínimo)... é uma das coisas estupidas nos SE que nao se percebe...
a unica volta a dar é mesmo desligar isso e escrever sem acentos.
 
Pois, não dá mesmo para entender. Devem estar a enviar numa codificação de caracteres diferente do habitual/outros telemóveis.

Escrever sem acentos não quero por duas razões, estou extremamente habituado a fazê-lo e há certas palavras que não gosto de escrever sem acento, não me soam bem e tenho medo que as pessoas não compreendam. Gosto de escrever o melhor possível. Lá terei que gramar com isso...

Próxima questão...

Com este novo telemóvel decidi reestruturar todos os contactos e tal e gostei da particularidade que o MyPhoneExplorer tem de sincronizar com os contactos do Windows. E eu sou muito picuinhas e gosto de ter as coisas organizadas pelo que gosto de ter o primeiro e último nome das pessoas sempre que possível. No entanto, isso provoca um problema. Há certas pessoas que eu pelo primeiro e último nome não sei quem são e para essas pessoas dava jeito ter outro nome, uma alcunha, mas ao mesmo tempo não queria abdicar do primeiro e último nome. No ZV10 eu tinha a possibilidade de definir um "display name" que basicamente é o nome visível no telemóvel mas ao mesmo tempo poderia definir um primeiro e último nome. Isto também existe nos contactos do Thunderbird por exemplo (não sei se o usam, eu uso) e dá imenso jeito para quem gosta de ter as coisas organizadas.

Há alguma for de ter um "display name" nos contactos dos Se ou terei que gramar com o primeiro e último nome se quiser ter as coisas organizadas como já disse?
 
Back
Topo