RAID Hardware - ICH9R

WhyNot

Power Member
Pois, eu já consegui "estragar" duas vezes o RAID que tenho no meu pc ( 2* 320GB HITACHI SATA) Com o liveCD do Ubuntu, já seguir tuts do FakeRAID, já li outros posts na net que vão sempre dar ao mesmo.

Um utilizador aqui do forum sugeriu que eu instalasse o OpenSuse, ainda não fiz o download porque o que encontro na NET apenas se refere a RAID criado pelo próprio SUSE o que não me interessa.

ALguém desenterra um tuturial ou informação que esta ou aquela Distro se instalam num RAID 0 , feito pelo Southbridge neste caso ICH9R ? já que eu tenho na BIOS os canais a funcionar como RAID. Eu nao sou mt entendido nestas andanças, mas estava decidido a instalar o Linux, e ainda estou, mas gato escaldado da àgua fria tem medo, e não há duas sem 3, já tou farto de reinstalar o VISTA, e não quero deixar o RAID0.

A comunidade `NIX não devia ter isto mais user-friendly? tem a ver com o controlador ser da intel? Não percebo pq de ser tão complicado encontrar informação sobre isto.



desde já obrigado, e...



BTW


FIRST :P
 
Última edição:
A ideia que eu tenho é que RAID criado por Hardware é sem espinhas, RAID criado por software é dor de cabeça certa.

Eu tive a ler uns posts do OpenSuse e não fiquei com essa ideia, o Ubuntu simplesmente reconhece apenas um disco mas depois de instalar o GRUB não faz boot. :S.

Queria experimentar uma distro em q fosse preparado para as eventualidades, digamos criar um HowTo by TechzonePT :) .

esquiso, então o q tu dizes é q se eu tentar instalar o OpenSuse por exemplo em cima de um RAID criado em Hardware, não terei o minimo stress? Apenas crio as partições.ext3 e swap e next next? :)


Thks
 
Deixa-me frizar bem. É a ideia que eu tenho. Não sei até que ponto essa controladora se dá bem, e a minha experiencia com o RAID é nula, baseia-se no "acho que li por ai..." :)
 
A ideia com que eu fiquei é que os sistemas *nix consideram os RAIDS feitos nas boards domésticas (southbridge ICH9H) como SoftRaid.
 
Deixa-me frizar bem. É a ideia que eu tenho. Não sei até que ponto essa controladora se dá bem, e a minha experiencia com o RAID é nula, baseia-se no "acho que li por ai..." :)

Pois a minha em Linux por enquanto baseia-se no "formata aí de novo" :)

Thks, vamos ver se alguém neste forum já pos isto a trabalhar num RAID, e pode ser q ajude mais pessoas, eu até sei de pessoas q se virem como se faz isto instalam o Linux o q é sempre positivo para a comunidade .


Thks
 
Não percebi qual o problema do raid. Isto já é suportado faz tempo.

Por hardware é só ires à ferramenta que trás a tua MB e configurares.
Por software:
1) Precisas de verificar no kernel se o raid foi activado e compilar novamente se não tiver sido. Fazer o load dos modules para o kernel, ou incluir logo directamente no kernel.
2) Crias as Partições que queres colocar em raid ( Alterar o tipo da partição se for necessário)
3) Usar o mdadm para configurar o raid.
4) Formatar os discos.
5) Verificar o grud ou o lilo para o raid

Geralmente é isto o que uso para configurar o raid por software.

sup
 
Não percebi qual o problema do raid. Isto já é suportado faz tempo.

Por hardware é só ires à ferramenta que trás a tua MB e configurares.


Boas, sim para criar o RAID é compreensivel, ir à Bios por SATA as RAID e meter os drivers da Board. até aqui é pacifico.

Agora a questão é se fizeres RAID por Hardware consegues instalar o Linux normalmente? Pelo menos o OpenSuse? Aparece só um disco ? aparecem 2 ? :S ....
 
O problema no raid por hardware é q o linux tem de o suportar.
Tu consegues ver os 2 discos porque o kernel não foi configurado com o driver do teu hardware.
Terás de procurar o controlador q isso usa e compilares o kernel outra vez.

sup
 
O problema no raid por hardware é q o linux tem de o suportar.
Tu consegues ver os 2 discos porque o kernel não foi configurado com o driver do teu hardware.
Terás de procurar o controlador q isso usa e compilares o kernel outra vez.

sup

:o , uhmmm isso é capaz de ser coisa para demorar a fazer então :\ não sou assim tão avançado.

Thks
 
Pois. Mas não desistas.

O pior que pode acontecer é o facto de o linux não suportar esse controlador.
O que aconselho, neste caso, é usares o raid por software.
Não irás perder mto, em termos de performance, e faz praticamente o mesmo que o por hardware.

Eu só tenho usado por software. E ainda não tenho problemas nenhuns.
Tenho RAID1 com 2 discos de 120GB com o xen para umas virtual machines.

sup
 
UP.

para a semana vou ter um tempo para fazer uma nova tentativa, mas ainda não avancei com isto, queria mesmo dar uma oportunidade ao Linux no MySystem. Mas tudo o que encontor na net são as mesmas duvidas ou então RAID por software que não me interessa, eu apenas acho q devia haver uma maneira de conseguir por isto a funcionar,


Entretanto já saquei a ultima versão do OpenSuse, que dizem que mesmo assim é das que se porta melhor com o RAID, mas não encontro mt documentação sobre isso. :\ .... Eu vou formatar os discos de novo, mas não queria voltar a faze-lo tão cedo portanto se alguém tiver alguma dica de distro / how to, agradecia. Quanto a compilar o Kernell com o contorlador do ICH9R, onde posso saber sobre isso, e a partir de aí como seriam os passos? ele detectaria o RAID feito pela BIOS e o qual funciona com o Windows? - Nunca mexi muito em Linux qt mt no Kernel :)

os conhecimentos que tenho de Linux são os de compilar coisas minimas em C. e algumas sessões em ssh nos server da faculdade.


E já agora, alguma teoria pq é q é proibitivo ter o linux num sistema com RAID por Hardware?


cumpts


WhyNot
 
raid por hardware é perfeitamente possivel desde que uses uma controladora dedicada e nao essa controladora que é baseada em software, dai usarem termo FakeRAID
 
raid por hardware é perfeitamente possivel desde que uses uma controladora dedicada e nao essa controladora que é baseada em software, dai usarem termo FakeRAID

uhmm podes explicar melhor? dizes que o RAID feito pelo southbridge ICH9R é por hardware? nao percebi

Eu já tentei seguir o tuturial para fazer FakeRaid que está no site oficial do Ubuntu, mas sem sucesso. De notar que tinha o Vista pré-instalado.

A minha Board é a P35C-DS3R , que contém o controlador já referido

Então que aconselhas fazer? que disto / processo?

Thks
 
nao, o ich9r nao é uma controladora dedicada, logo nao é considerado raid por hardware.

Uhmm, ok, eu pensava q o JMicron ou o Gigabyte RAID é q eram por software, então a solução é mesmo fazer o FakeRaid?

Encontrei num site do OpenSuse esta lista[URL="http://en.opensuse.org/HCL/RAID_Controllers#External_Links"[/URL]

Em que diz que com o ICH8R funciona out-of-the-box :S cada vez isto é mais confuso.... e continuo sem perceber o pq de esta àrea estar tão subdesenvolvida no mundo *NIX :\

cumpts
 
RAID funciona bem nessa controladora pois ainda há uns 2 meses instalei um servidor com RAID5.Não tens que fazer grande coisa.

Compilas um kernel com os modos de raid, driver da controladora e o dmraid builtin.
Como já aí disseram isso é um Fakeraid, logo instala o utilitário (dmraid).
Compilas o kernel e o initrd.
Actualizas o fstab para /dev/mapper/(device de raid).

All done :)
 
Back
Topo