Recomendação de primeira lente para Fuji X-T100

De todas as objectivas que tenho a mais usada, de longe, é a 35mm f2.

É das primes mais versáteis que podes encontrar no sistema.

Isto tem muito a ver com gosto pessoal, para mim os ~50mm são a distância focal ideal para rua e desenrasca/serve em retrato.
 
Nitidamente, precisas é de um flash.

Eu fartei-me de fotografar o meu filho desde bebé, não terás problema. Tens é que, obviamente, rebater a luz no tecto/parede. Mas isso até é o recomendado, para a luz ficar mais difusa.

Terás bem melhores resultados do que com uma lente mais luminosa (também as tenho), porque, dependendo da luz que tiveres em casa, mesmo em aberturas grandes não vais conseguir subir muito a velocidade para evitar o arrasto do miúdo (que não deve parar). Terás sempre que elevar o ISO, e mesmo assim não é a mesma coisa, nem de perto.
 
Uma dúvida de n00b, um bocadinho mais ténica.

Uma das vantagens de ter EVF/screen é que consegues controlar logo a exposição e vês a foto como ela vai sair.

No caso de usar o flash rebatido para a parede/tecto, como é que é feita a medição da luz correcta? Consegues ver logo também exposição final?
 
Nope

Se estiveres a usar um flash com TTL, geralmente basta deixar um bocado subexposto e o flash fornece a iluminação restante, visto que ele regulará a sua potência automaticamente.

Se estiveres a usar um flash manual, já vai ser um bocado por tentativa-erro. Mas ao fim de 2 ou 3 utilizações dentro de casa já sabes quanta potência precisas, porque as condições são quase sempre as mesmas.

Dentro de casa costumo usar 1/100s a 1/200s, ISO400, a abertura que me apetecer, e o flash faz o resto.
 
Boas, dá uma olhadela aos flashes da Neewer e Godox no amazon. eu comprei o Neewer NW400(o mesmo que o Godox TT350) em venda flash e funciona muito bem(para uso caseiro) e é pequeno, também os há maiores e com mais potencia( ex. o Neewer NW 880 e/ou Godox TT685 que são iguais)
 
Em casa, luz rebatida no tecto faz toda a diferença. Ainda ontem estive a fotografar a minha sobrinha novamente...primeiro fui usando o flash na câmara em TTL, mas depois até fui buscar os triggers e pousei-o na mesa em manual, para ser mais simples.

Epá é óptimo. Passas de fotografar em ISOs bem altos para aquele que quiseres. As Canon costumam escolher ISO 400 automaticamente e isso não me incomoda nada, acabo por deixar estar assim. O resultado é que, a cada disparo que faço, tenho sempre uma foto perfeitamente limpa, livre de ruído, e com toda a margem de edição que eu possa necessitar.

Quando começares a atinar com isso nunca mais fotografas dentro de casa sem flash :P
 
So o tive quarta ao final do dia. Ainda tenho que estudar um pco para me dar melhor com aquilo :) mas já cobsegui tirar algumas fotos sem nenhuma luz acesa que ficaram porreiras , incluindo conseguir ver o azul dos olhos do meu filho.

Mas muitas das vezes não percebo pq não dispara o flash :D
 
Última edição:
Ora bom ano a todos. Já tenho o meu flash e posso dizer que as fotografias de interior melhoraram! :D

Mas ainda não me dou muito bem com isto. Não consigo fazer disparar o flash quando quero. Coloco a velocidade do obturador mais rápida para a câmara necessitar de flash e a maior parte das vezes não dispara. Se usar o flash da máquina este dispara. Conseguem explicar como fazer uma correta utilização do flash? Ou indicar-me algum tutorial a ver se aprendo?
 
Back
Topo