Dúvida Recuperando um "dinossauro".

boas,

ia criar um tópico parecido a este, mas já agora aproveito e faço piggyback. tenho um desktop comprado (acho eu) em 2003, com as seguintes specs:

- board: Asus A7N8X-X
- cpu: AMD Athlon 2600+ (1900 MHz)
- ram: 512 MB DDR 400 (mas funciona a 333)
- gráfica: geforce 6600gt
- disco ide.

neste momento está com xp e impossível de fazer o que quer que seja. se formatar melhora mas passado um tempo fica na mesma. por exemplo, agora, não consigo ver vídeos em 720p ou 1080p no youtube. não sei se será uma limitação do CPU ou se o problema é mesmo do SO, que está muito lento. também tenho lá instalado o ubuntu, mas fica ainda mais lento que o xp. nunca tentei nenhum ambiente gráfico mais leve, está com o GNOME.

bem, para melhorar estava a pensar comprar um mini pc da foxconn, asus ou semelhante para o substituir porque os programas que o computador corre são quase exclusivamente o browser. depois de ver este vídeo, onde o gajo tem um cpu igual ao meu, fiquei muito supreendido com o resultado e a pensar se vale ou não a pena "recuperar o dinossauro" ehehe

[video=youtube;HXGsiXnSLSk]http://www.youtube.com/watch?v=HXGsiXnSLSk[/video]

as diferenças são a gráfica, que não deve comprometer o funcionamento do windows 7 no meu caso; ram e disco - parece-me que ele usa sata.

estava então a pensar comprar:

- 2 dimms de 1 gb ddr400 (40€)
- 1 controladora sata PCI (20€)
- 1 SSD OCZ Vertex Plus 60GB (60€)

fica mais barato que qualquer mini pc (a menos que compre um raspberry pi ehehe) e ao menos reaproveito o computador em vez de encostá-lo. sendo assim, gostava de fazer umas perguntas a quem percebe ou está na mesma situação:

- acham que vale a pena meter um ssd em cima duma controladora pci que só tem SATA 150 e, na realidade, a velocidade máxima do barramento é 110-120MB/s?
- que controladora devo comprar para não ter chatices ao bootar a partir dum disco que está lá ligado?
- acham que a lentidão a descodificar 720p e 1080p é mesmo do CPU?

desde já, obrigado.

cumps
 
Última edição:
Back
Topo