1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Dúvidas Rede Ethernet/Wifi Casa nova

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Serafim28, 11 de Maio de 2020. (Respostas: 27; Visualizações: 1228)

  1. Serafim28

    Serafim28 Power Member

    Olá, antes de mais, obrigado por alguma informação que me possam dar nesta área.

    Estou em fase de desenho de uma moradia (renovação com expansão) e queria ter uma solução o mais "future proof" possível em termos de internet.

    A casa tem cerca de 250m2 de áre útil, maioritariamente térrea. Os dois pontos mais distantes deverão estar a 25m de distância, com 1 andar de diferença.

    Assim, estou a pensar numa solução Ubiquiti, com uma dream machine + switch poe + três pontos de acesso (In-Wall HD, provavelmente) e passar cabo CAT6 para tomadas de rede em várias/todas divisões (especialmente onde estiverem computadores, box de TV e consolas).

    Poderei também considerar videovigilância usando o mesmo sistema (3~4 câmaras).

    O objectivo é ter uma micro-rack, se é que tal coisa existe, quase como um quadro eléctrico (até pode ser junto a este), com o ONT a ligar à dream machine, esta ao switch, o switch aos pontos de acesso wifi e outros aparelhos fixos e eventualmente câmaras POE.

    Mas esta não é a minha área e não sei se estou a pensar nisto correctamente, se algo me está a escapar e se devo contratar alguma empresa para instalar tudo.

    O essencial era não cometer nenhum erro crasso durante a fase de projecto...
     
  2. At Work

    At Work Power Member

    Cabo de rede, CAT 6A ou 7, futuramente, caso queiras velocidades na ordem dos 10 Gbps não terás de substituir a cablagem.

    Como são poucos equipamentos, compra um bastidor de mural (rack wall mount). Compra um com maior profundidade, caso queiras trocar de switch, certos switch são mais profundos e depois não terás espaço no bastidor para instalar o switch, ou outro equipamento.

    [​IMG]

    Adquire também um patch panel keystone.

    [​IMG]

    Cumps
     
  3. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Subscrevo o acima escrito, apenas ter atenção a um pormenor, caso queiras no futuro uma ups dentro do bastidor, este convém ter pelo menos 60cm de profundidade, ou não vai caber.
     
  4. Serafim28

    Serafim28 Power Member

    Muito obrigado!

    A ver se entendi: Poderia substituir o ITED/ATI (que julgo serem obrigatórios) por um desses bastidores onde poderia colocar:
    - ONT
    - Router (neste caso uma Dream Machine, por exemplo)
    - Switch
    - Patch Panel
    - UPS
    - + um slot livre para qualquer coisa / circulação de ar?

    Não sou da área, muito menos profissional, deveria contratar alguém para montar/configurar?

    EDIT: Já agora, em vez de ser um bastidor, poderia ser um armário feito por medida que se integrasse nos móveis da entrada?
    Ou seja, basicamente colocava a estrutura do bastidor dentro de um armário (e colocava alguma ventilação).
     
    Última edição: 12 de Maio de 2020
  5. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    À partida sim poderia ser, no entanto, terias de falar com o projectista para averiguar isso, se andares a fazer sem projecto de alterações e sem projecto ITED podes à vontade, no entanto convém que seja alguém que perceba minimamente da coisa para que fique bem feito
     
  6. At Work

    At Work Power Member

    Em questões relacionadas com ITED/ATI, o NVRSystem é entendido no tema. Não estou 100% dentro do tema, pelo que, não sei se poderás trocar o quadro ITED/ATI por uma rack ou pela ideia do armário feito à medida.

    O que aconselho, é que tenhas em atenção a circulação de ar / refrigeração.

    Quanto à questão de contratares uma empresa para montar e configurar, caso não te sintas à vontade, é uma possibilidade. Qualquer coisa, PM.

    Cumps
     
  7. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    A questão de ter ou não bastidor informático, desde o ITED V2 é possível optar entre Bastidor e ATI+CATI, quando há projecto tem de ser algo que tenha certificados, como um bastidor da olirack, gigamedia...

    Outra coisa é quando não há projecto e quase "qualquer" coisa serve, há bastidores abertos que podem ser integrados dentro de armários, há apenas suportes que podes aparafusar à parede e fica com os buracos tipo bastidor para poderes montar os equipamentos.

    Ideias:
    https://imgur.com/a/exhjB

    [​IMG] [​IMG]

    Bastidor aberto

    [​IMG]


    Ideias não faltam...
     
  8. jncevcosta

    jncevcosta Power Member

    Vou seguir este tópico porque os meus sogros vão fazer obras em casa e estou a tentar planear também a estrutura de rede que se vai implementar.

    Só uma questão, uma vez que vais 3 pontos de acesso não valia a pena pensar numa solução mesh? Não sei se a ubiquiti tem alguma solução deste género.

    Outra questão, onde é que vocês colocam esses bastidores? É que se apresento uma solução dessas aos meus sogros vão dizer que estou maluco
     
    Última edição: 13 de Maio de 2020
  9. At Work

    At Work Power Member

    Sim, a Ubiquiti tem soluções Wi-Fi Mesh.

    A localização depende de cenário para cenário.
    Numa habitação (vivenda), podes colar numa zona onde seja mais fácil passar cabos e depois serem distribuídos. Ex. garagem, sótão ou zona central.

    Que tipo de habitação é que os teus sogros têm? Quantos pontos de rede pretendes ter? Wi-Fi? Etc. Talvez se justifique, talvez não...

    Cumps
     
  10. jncevcosta

    jncevcosta Power Member

    Garagem não dá porque é fora da casa.

    Cheguei a pensar no sótão, mas é um sótão à moda antiga só com travessas de madeira e telha, ou seja, tem variações grandes de temperatura e no inverno tem alguma humidade.

    Nas obras que vão ser feitas vai ser colocado isolamento no chão do sótão mas de resto vai ficar como está.

    A casa é composta por dois pisos:
    • Piso Superior: 3 quartos + cozinha + sala
    • Piso Inferior: 1 quarto + salão (Sala + Cozinha)
    A minha ideia era:
    • 4 tomadas de rede por quarto
    • 4 tomadas de rede por sala
    • 2 tomadas de rede na cozinha de cima
    Ou seja, seria um total de 22 pontos de rede ethernet.

    O wifi estava a pensar numa solução mesh por normalmente ser mais fácil de configurar e por supostamente os utilizadores se ligarem a uma só rede.

    Portanto iria precisar de uma dream machine + switch 24 portas + ??

    A minha questão era qual a melhor solução para adicionar outro AP, uma vez que a dream machine já funciona também como AP.
     
  11. Serafim28

    Serafim28 Power Member

    Isso não é uma imensidão de tomadas por divisão? Eu estava a pensar uma por divisão excepto nas zonas de TV/box/consolas/PCs fixos (ou seja, salas e escritórios) e uma para cada AP.
     
  12. erdnagama

    erdnagama Power Member

    Concordo, 4 tomadas por quarto é imenso...
    Cada um saberá as suas necessidades, mas tal quantidade irá gerar uma grande complexidade.

    Repara que se a solução passar por sistema mesh, dependendo do sistema, passas automáticamente a contar com mais tomadas por satélite. Estou a assumir que com tanta tomada os satélites terão o backhaul por cabo, logo é possível utilizar o switch interno de cada satélite com 100% de velocidade (atenção que diferentes sistemas mesh poderão permitir ou não uma solução como descrevi).

    Diria que uma tomada por quarto e duas por sala seria mais do que suficiente.
    Preferia ter uma adicional em eventuais corredores e/ou halls.

    Para mim seria um sonho ter obras de fundo em casa e colocar rede em toda a casa com CAT7.
     
  13. jncevcosta

    jncevcosta Power Member

    Eu estava a pensar em ter 2 em cada parede para poder eventualmente ligar uma box e a televisão por cabo e evitar andar com switch.

    Pensando melhor só preciso mesmo de colocar tomadas em 1 parede dos quartos porque não há outra disposição possível neles. Ou seja, a televisão terá sempre de ficar na mesma parede :D

    Já reduzimos aqui e muito o numero de tomadas.

    Nas salas queria ter 2 tomadas em 2 paredes distintas para no caso de querermos mudar a disposição da sala esta já estar mais preparada para isso.
     
  14. Serafim28

    Serafim28 Power Member

    O Layout da casa será aproximadamente este:

    https://imgur.com/a/5qgV11S

    (desculpem, inserir imagens no Zwame é algo com que sempre me debati!).

    Estamos agora a avançar para a solidificação deste layout e depois vamos passar para as plantas técnicas, daí estar a preparar as minhas ideas para discussão com o gabinete de arquitectura (que tem as várias especialidades).
    Como se trata de uma renovação, apesar de extensa e com construção nova, não sei o que me vai ou não ser permitido. Pelas plantas é mais ou menos óbvio o que já existia.

    Mas, para já seria incluir no hall do piso 0 um móvel deste estilo:
    https://imgur.com/zw2Gn4J

    Uma das portas (ou talvez duas), dimensionada correctamente, teria o quadro eléctrico e o ITED, assim como o ONT da MEO (neste caso) e com um bastidor aberto como o NVRSystem referiu.
    Nesse bastidor seria solução Ubiquiti, com uma dream machine pro + switch com capacidade poe.
    Teria que incorporar alguma solução de circulação de ar no armário, nada que não se faça.

    APs: A distribuição de APs pela casa seria, quase de certeza, um no corredor dos três quartos, um na zonda da sala (que também abrange a cozinha) e um na zona da suite (que também abrange o escritório). No andar de baixo, a dream machine deve conseguir servir, estamos a falar de 45~50m2, mas não está fora de questão colocar um extra. O AP do andar de cima também deve conseguir cobrir.
    Não sei bem que APs colocar entre Nano HD e InWall HD, mas se fizerem mesh em conjunto é provável que misture dois Nano com um InWall no escritório.

    Tomadas: uma por divisão com CAT6a ou CAT7 (vai depender do custo) excepto salas, escritório e quarto 2, que deverão ter no mínimo duas tomadas.
    Sem contar com uma tomada por AP (três no andar de cima e uma no andar de baixo, que poderá não ser usado).
    Se decidir avançar com as câmaras, terei que adicionar essas também.

    O terreno da casa estende-se ainda mais 50m para trás, mas não faço questão de ter internet no jardim, nem sequer a garagem é uma prioridade enorme (apesar de provavelmente ficar coberta).

    EDIT:
    em termos de aparelhos fixos estamos a pensar ter:
    - smart TV + consola na sala de baixo;
    - smart TV + box na sala de cima;
    - TV simples + consola no quarto 2 (casual, é para os sobrinhos);
    - Docking station no escritório;

    Ligados ao WiFI:
    - 2 telemóveis / 1 tablet;
    - 2 laptops (excepto quando em trabalho ligado à docking station);
    - 1 bimby
    - 7 colunas SONOS
    (tudo isto já funciona razoavelmente bem com a box 4k da meo...)
     
    Última edição: 13 de Maio de 2020
  15. jncevcosta

    jncevcosta Power Member

    Sim a planta da tua casa diria que também optava por algo desse género. 3 APs diria que devem ser suficientes para cobrir a nível de WiFi a casa toda. Quanto ao jardim podes optar por algo deste género:

    https://comparador.zwame.pt/produto/12662649/acess-point-ubiquiti-unifi-ac-mesh-pack-5

    Isto é um pack de 5 mas vendem-se individualmente e custam menos de 100€ e deves resolver bem o teu problema. Estou a pensar fazer o mesmo aqui em casa dos meus sogros. Colocar uma coisa destas na garagem para ter internet no jardim para nos dias com sol poder trabalhar no exterior.

    A dream machine pro tem AP incluido ? Se sim em principio como dizes está tratada essa zona.
     
  16. Serafim28

    Serafim28 Power Member

    Pois, se calhar assumi que tinha e lixei-me!

    Mesmo assim, o AP do andar de cima talvez cubra?!

    Boa ideia essa de poder trabalhar fora. Possivelmente não precisarei tendo em conta que a face direita da casa é toda vidrada (e abre)...a distância ao AP numa zona aceitável, seriam 7,5~10m no máximo, com contacto visual sem interrupções se o colocar no teto...e já teria que estar sentado na relva. Seria um trade off aceitável.
    Lá para o fundo do jardim até é bom que não tenha internet! Perfeito, perfeito era não ter qualquer rede! ahah
     
  17. jncevcosta

    jncevcosta Power Member

    Eu perguntei e não fui confirmar, mas como é de rack talvez não tenha :P

    Sim se o jardim fica assim tão próximo não deves ter problema. Mas também é assim, se mais tarde vires que não tens ligas o tal AP que falei que é barato e resolves o problema. Só tens é de o colocar num local onde apanhe sinal de um dos outros APs.

    A vantagem deste é que por menos de 100€ trazes um AP que pode ser colocado do lado de fora pois é à prova de água.
     
  18. NVRSystem

    NVRSystem Power Member

    Pelas plantas, isso dá asas à imaginação, vou dar uma vista de olhos e ver com calma e digo-te o meu ponto de vista para esse caso, como tens mesmo projecto friza essa opção do bastidor, tenta procurar o que pretendes dentro de um aOlirack por exemplo, é nacional e tem algumas opções, esse móvel se tiver entre 60 e 80cm de fundo dará para colocares uma boa UPS e com AP's com PoE apenas precisas da ficha de rede espalhada sem ter uma tomada 220 ao lado.

    Mais importante que tudo é ter cuidado a quem se entregam as obras e o que incluem os orçamentos.


    numa zona que não seja demasiado fechada para ter alguma ventilação, nem que seja debaixo de um vão de escadas se der :D integrado num armário fica top.

    Vejo muita gente a falar em cabo cat.7, gostava de saber qual a real necessidade que estas pessoas vêm nisto.

    Onde 100mts cat. 7 custa quase 100€ e por esse preço consegue-se 300mts de cat. 6a

    Eu à cerca de 2 anos renovei um apartamento, com 3 quartos e uma sala, ficou com 10 tomadas de rede e 5 de tv, 2 conjuntos na sala e um em cada quarto, porque 1 tomada rj 45 para uma smart tv e outra para uma box não é descabido, e se fosse hoje ainda tinha colocado mais duas em cada quarto junto da cama, e tudo com cat.6a, que é mais que o suficiente para o proprietário normal.

    Como está tudo minimamente centralizado não necessito AP's neste caso pois o sinal é bom em toda a casa e na casa ao lado :D
     
    Última edição: 13 de Maio de 2020
  19. Serafim28

    Serafim28 Power Member

    Sim, neste caso é um projecto de origem. Da casa original apenas vão ficar as paredes exteriores e uma ou outra parede interior. Canalização, instalação eléctrica, etc, tudo leva um projecto novo a ser aprovado pela câmara.

    Como sei que gerir uma obra e projecto é, muitas vezes, a dor de cabeça que é, e construção civil também não é a minha área, decidi que ia contratar um gabinete com todas as especialidades, de quem gosto do trabalho, e eles tratam de tudo enquanto eu dou os inputs do que quero nos mais variados detalhes (ou não tão detalhes).
    Claro que fica bastante mais caro do que ser eu a desenhar a casa em autocad e a contratar o electricista, o canalizador, o marceneiro...etc etc etc...mas as garantias são outras. E em casos como este eu apenas aponto o que quero (por exemplo, como no post que fiz) e eles encarregam-se de incluir no projecto e discutir comigo qualquer limitação, custo extra, conflitos com o código da região, etc.
    Só não quero andar com emendas mais tarde.

    Como algum mobiliário em algumas divisões vai ter que ser feito por medida (até porque tenho uma parede que não faz um ângulo recto, por exemplo, hahahah), será fácil dar as dimensões de um bastidor pequeno para que façam uma das portas do armário suficientemente larga e profunda para caber.
    O que não sei é se é permitido ter o armário à frente do quadro eléctrico - ou seja, ter que abrir a porta do armário e ter o quadro na parede.

    Quanto ao cabo CAT6a vs CAT7, na verdade vai depender do preço e se as tubagens vão ficar muito próximas de caixas eléctricas, etc. É provável, e mesmo assim CAT6 seria mais que suficiente por muitos anos para um uso em casa...mas se puder uma década sem trocar os cabos...(suponho que a seguir venha uma forma menos dispendiosa de colocar fibra ótica).
     
  20. jncevcosta

    jncevcosta Power Member

    Sim isso que fazes bem. Os meus sogros aqui na casa deles estão a pensar fazer o mesmo.

    Embora não são obras tão profundas. É mais ao nível de isolamento exterior e actualização de algumas coisas do interior, como instalação eléctrica, colocar tomadas de rede e assim.

    Entretanto encomendei hoje a dream machine. Vamos lá ver se consigo algum ganho no que toca a potência de sinal do WiFi e se vir que não chega vou arranjar uma antena daquelas de 90€ e devo ficar com a situação resolvida. :D