Regresso ao PC ?

sonic85

Power Member
Boa Noite,

Antes de mais quero referir que o meu proposito em criar este topic não é alimentar a "luta" entre Mac e PC's. Considero os Mac's grandes computadores pessoais, onde o must é sem duvida o seu sistema e sua intuição.

Contudo, vejo-me a ter algumas vontades de regressar ao mundo dos pc's, talvez pelo hardware em si e mais agora a se verificar a melhor consistencia do Windows 7..
Mas apresento o meu caso, a ver se mais alguém aqui no forum tem a mesma vontade e suas causas.

Sou utilizador Apple desde 2000, sendo o meu primeiro um Cube ainda com o antigo sistema 9.
Depois ainda tive um iMac, e desde há 4 anos e 9 meses um Powerbook G4 que muito boas provas tem dado de ser uma grande máquina.. constatando a fortuna que custava em 2004.

Com as exigencias que tenho de um computador pessoal, mais baseado em navegação, mails e realização de trabalhos escritos, a minha exigência não passa obviamente por grandes máquinas gráficas.

Contudo, a minha atracção quer-se por um portátil leve, resistente e de elevada performance. Estando actualmente a usar um PB 15", preferia ir para algo com 12" ou 13".

O obvio seria pensar em adquirir um Macbook, já não irei apostar no investimento de um Pro, visto que as minhas necessidades não se prendem a isso. E pela estética e materiais em si não há diferenças nestes novos modelos.
Embora tenha que admitir que não sou nada fã do tipo de teclado e lcd's glossy..

Contudo, tenho cada vez mais vontade de experimentar um Portégé, um Lenovo X Series ou um Vaio TT.. São estes os portáteis que me chamam a atenção. E que não consigo ver equivalência no panorama Mac. (Mac book air está fora de hipotese por falta de "interactividade" digamos assim).

Assim como, apesar de ser um utilizador fixo Apple, a minha base de contactos mantem-se por ser utilizador Live, e a aposta de serviços desde para utilizador Apple mostra-se bastante fraca..
Os mesmos serviços Apple não valem o seu $ pedido, a meu ver e por minha opinião pessoal.

Assim, e já depois deste testamento, há mais alguém que sinta como eu uma vontade de dar mais uma hipotese ao 7? De sentir a eficiência de um portátil bem construido e pequeno?

Sei que há um nicho enorme de mercado que tem passado de PC's pra Mac.. eu fui um deles, há muitos anos, mas será que também se verifica o contrário? em números menores?

Opiniões querem-se!
Cumprimentos
Nuno
 
Pelo que conheço dos frequentadores mais assiduos deste sub-forum e amigos/conhecidos que usam mac no geral estão muito satisfeitos por terem mudado e não pensam voltar ao PC. No entanto um bom de haver escolha é mesmo esse, poder usar o equipamento que mais se ajusta as suas necessidades. O mac não é para todos os utilizadores assim como os pc's não serão. Se achas que o Windows 7 tem alguma vantagem ou utilidade que o Mac não têm e que te faz falta então força nisso ;)
 
Eu estou bastante satisfeito com o Mac OS X e não penso voltar para o Windows, embora esteja atento e até instalei o 7 no VMWare para testar. Penso que o 7 não passa de um hype pelo fracasso que foi o Vista nos primeiros meses de vida. Vamos esperar pelo Snow Leopard e logo tirar as conclusões.
O Mac para já cobre todas as minhas necessidades e fa-lo muito bem. No entanto cada um sabe o que mais se adequa ao seu perfil.
 
Não cheguei a perceber bem se a "vontade" se prende com o facto de querer tentar um laptop "não Mac" (por falta de um Mac que te encha as medidas) ou de tentar o windows 7, ou ambos.

Se for pelo portátil, bem, força nisso :-), escolha não falta, e há portáteis por aí muito bons. Se for pelo sistema operativo, e respondo por mim (a minha opinião, portanto), não vale a pena. Jamais mudaria de sistema operativo, depois de ter vindo para o OS X. E até tenho neste momento o windows 7 instalado no macbook, está muito bom e tal, muito mais rápido e robusto que o vista (nota-se a olhos largos), mas não mudaria, jamais.

Mas se a questão é o hardware, não vale a pena estares a ficar com um Mac só porque sim, se achas que tens melhores opções noutros lados ;)
 
uma das razões (entre muitas) para gostar do leopard é o facto dos recursos neste SO serem muito bem geridos, nunca crashei o mb e a bateria dura imenso, o que não acontece nem no winxp nem no winvista. será que o win7 esta questão da autonomia já está melhorada?

(a diferença autonomia do xpsp3 para o osx é abismal no meu caso, quase metade)

cumps
 
Assim, e já depois deste testamento, há mais alguém que sinta como eu uma vontade de dar mais uma hipotese ao 7? De sentir a eficiência de um portátil bem construido e pequeno?
Eu sei que esta thread não pretende ser sobre ti, mas, sendo tu já utilizador de SO da Apple há tanto tempo, quando foi a última vez que trabalhaste exclusivamente num sistema Windows? Não estarás a assumir como garantido num SO Windows aquilo a que tens acesso actualmente no teu Mac? Falo sobretudo de segurança, mas podia invocar outros aspectos.

No que respeita à questão dos portáteis leves e pequenos, não havia por aqui uma thread sobre um suposto Apple Notebook ou Mini-MacBook? :P
 
Última edição:
Tens razão quanto ao assumir demasiado no windows.. realmente ando habituado à muito tempo as maravilhas de estabilidade do OS X.
Contudo, a verdade é que a oferta em termos de laptops da mac não me convence. Não pelas caracteristicas técnicas, processadores etc..
Simplesmente não consigo gostar do teclado dos mesmos e do malfadado ecrã glossy.
Restarme-ia o Macbook air, mas já tendo usado um durante 1 semana, posso dizer que nunca me poderia habituar ao mesmo. Dá-me a sensação de fraca qualidade, tipo um brinquedo.. Além de que apenas uma porta usb é muito pouco para a minha utilidade.
Quanto a rumores.. nada posso dizer nem contar muito com isso. Além de que penso que seguiriam a mesma linha técnica..
Quem conhece o Portégé R500, os Lenovo X, ou o vaio TT, percebe o que digo.. ferramentas de trabalho não viradas para o home entertainment, mas com uma qualidade de construção soberbas e o tamanho ideal.
 
Tens razão quanto ao assumir demasiado no windows.. realmente ando habituado à muito tempo as maravilhas de estabilidade do OS X.
Contudo, a verdade é que a oferta em termos de laptops da mac não me convence. Não pelas caracteristicas técnicas, processadores etc..
Simplesmente não consigo gostar do teclado dos mesmos e do malfadado ecrã glossy.
Restarme-ia o Macbook air, mas já tendo usado um durante 1 semana, posso dizer que nunca me poderia habituar ao mesmo. Dá-me a sensação de fraca qualidade, tipo um brinquedo.. Além de que apenas uma porta usb é muito pouco para a minha utilidade.
Quanto a rumores.. nada posso dizer nem contar muito com isso. Além de que penso que seguiriam a mesma linha técnica..
Quem conhece o Portégé R500, os Lenovo X, ou o vaio TT, percebe o que digo.. ferramentas de trabalho não viradas para o home entertainment, mas com uma qualidade de construção soberbas e o tamanho ideal.

Instala o Windows no Bootcamp e usa-o durante uns tempos a ver se te adaptas. Se gostares muda.
Já pensaste nos Macbook Pro antigos? Ainda andam por aí alguns a bom preço
 
Simplesmente não consigo gostar do teclado dos mesmos e do malfadado ecrã glossy.
Restarme-ia o Macbook air, mas já tendo usado um durante 1 semana, posso dizer que nunca me poderia habituar ao mesmo. Dá-me a sensação de fraca qualidade, tipo um brinquedo.. Além de que apenas uma porta usb é muito pouco para a minha utilidade.
.

Da minha experiência com o air, só posso discordar contigo, tenho um e no ultimo ano arrumou o meu desktop para um canto e tornou-se o meu computador principal, uso-o para tudo, anda sempre comigo, já caiu 2 vezes ao chão, ligado e da altura de uma secretária, e está impecável, não tenho nada a dizer da qualidade de construção, assim como o ecrã que é muito bom.

É um computador bastante capaz, e agora na rev.B ficou ainda melhor.
Não conheço ao pormenor todos os modelos que referes, mas este sempre tem a vantagem de ter um teclado "normal" e um ecrã de 13'', no entanto acredito que seja umas gramas mais pesado que os de de 12''.


nexp
 
Sendo que a vida é feita de escolhas, e uma vez qu eestás habituado ao MacOSX a minha opção para ti seria mesmo um macbook pro dos modelos anteriores em segunda mão... terias um bom teclado, um bom monitor, e poderias dedicar todo o disco para o windows7 que já está muito bem suportado na máquina.

Uma vez que pelo que vi dos modelos apresentados por ti os €€€ "não são problema", e uma vez que os modelos apresentados não têm uma queda de valor muito grande em vendas em segunda mão, apenas posso dizer que deves comprar o que te apetece, aquilo que a "paixão" recomenda, e não o que a razão obriga... é que mesmo que tenhas um granda macbook a correr OSX, se a tua vontade era variar e experimentar o outro lado, nunca ficarás plenamente satisfeito com o macbook :)

Esta já eu aprendi.
 
Boa Noite,

Antes de mais quero referir que o meu proposito em criar este topic não é alimentar a "luta" entre Mac e PC's. Considero os Mac's grandes computadores pessoais, onde o must é sem duvida o seu sistema e sua intuição.

Contudo, vejo-me a ter algumas vontades de regressar ao mundo dos pc's, talvez pelo hardware em si e mais agora a se verificar a melhor consistencia do Windows 7..
Mas apresento o meu caso, a ver se mais alguém aqui no forum tem a mesma vontade e suas causas.

Sou utilizador Apple desde 2000, sendo o meu primeiro um Cube ainda com o antigo sistema 9.
Depois ainda tive um iMac, e desde há 4 anos e 9 meses um Powerbook G4 que muito boas provas tem dado de ser uma grande máquina.. constatando a fortuna que custava em 2004.

Com as exigencias que tenho de um computador pessoal, mais baseado em navegação, mails e realização de trabalhos escritos, a minha exigência não passa obviamente por grandes máquinas gráficas.

Contudo, a minha atracção quer-se por um portátil leve, resistente e de elevada performance. Estando actualmente a usar um PB 15", preferia ir para algo com 12" ou 13".

O obvio seria pensar em adquirir um Macbook, já não irei apostar no investimento de um Pro, visto que as minhas necessidades não se prendem a isso. E pela estética e materiais em si não há diferenças nestes novos modelos.
Embora tenha que admitir que não sou nada fã do tipo de teclado e lcd's glossy..

Contudo, tenho cada vez mais vontade de experimentar um Portégé, um Lenovo X Series ou um Vaio TT.. São estes os portáteis que me chamam a atenção. E que não consigo ver equivalência no panorama Mac. (Mac book air está fora de hipotese por falta de "interactividade" digamos assim).

Assim como, apesar de ser um utilizador fixo Apple, a minha base de contactos mantem-se por ser utilizador Live, e a aposta de serviços desde para utilizador Apple mostra-se bastante fraca..
Os mesmos serviços Apple não valem o seu $ pedido, a meu ver e por minha opinião pessoal.

Assim, e já depois deste testamento, há mais alguém que sinta como eu uma vontade de dar mais uma hipotese ao 7? De sentir a eficiência de um portátil bem construido e pequeno?

Sei que há um nicho enorme de mercado que tem passado de PC's pra Mac.. eu fui um deles, há muitos anos, mas será que também se verifica o contrário? em números menores?

Opiniões querem-se!
Cumprimentos
Nuno
Não precisas voltar podes usar as 2 coisas,eu tanto uso linux como windows,e se tivesse um mac usava o mac e o meu pc na mesma.
 
Eu mudei há um mês e tal para Mac OS depois de anos no windows(basicamente desde o 3.1).
Claro que estou naquela fase de aprendizagem, satisfeito plenamente com a estabilidade do computador e sobretudo com as aplicações do iLife.
Bom, mas claro que é bom olhar para os dois mundos.Não é por ter mudado agora que digo que o windows não presta, apenas é diferente(e muito).Precisamente por ter andado durante todo este tempo "cego" para os mac, acabei por aceitar sempre cada nova versão do windows, umas melhores, outras piores.Dessa forma, sem ter noção real de alternativa, estava mentalmente fechado a comparações.
O bom é estarmos sempre a questionar, coisa que o sonic85 parece fazer.

Nestes dias, por mim, diria que o sistema operativo Mac vale tudo o resto.Mas também entendo que daqui a uns anos posso querer olhar para o outro lado novamente mais a sério :cool:
 
Compreendo, embora no meu caso, no futuro penso trocar a minha maquina de casa por um iMac. Estou bastante satisfeito com esta maquina, que corre o Win7 64 à uns meses, sem qualquer tipo de problema, mas confesso, que quando dou por mim estou com o MBP a trabalhar em MacOS...
 
Isso pra mim é o caso típico de uma pessoa que tem um carro pequeno para ir ao trabalho e outro maior para viagens. Não temos que ser puristas e ter de usar só uma coisa, seja ao mesmo tempo ou ao longo do mesmo.

Se não tens hardware Apple que te satisfaça e sentes-te bem com o W7, então força.
 
É uma questão de jogares com as duas coisas,por exemplo se o teu mac é desktop vais por um pc portatil,se for o contrario vais por um pc desktop,e se só tens de fazer essas poucas coisas arranjas um portatil barato e espetas-lhe com o linux(provavelmente um dos melhores SO's que existe senão o melhor),ver videos,mail,messenger e navegar na net o linux faz isso tudo incluindo o openoffice,agora se queres edição e conversão de video e musica,isso já tem de ser windows ou OSX infelizmente por enquanto.
 
É uma questão de jogares com as duas coisas,por exemplo se o teu mac é desktop vais por um pc portatil,se for o contrario vais por um pc desktop,e se só tens de fazer essas poucas coisas arranjas um portatil barato e espetas-lhe com o linux(provavelmente um dos melhores SO's que existe senão o melhor),ver videos,mail,messenger e navegar na net o linux faz isso tudo incluindo o openoffice,agora se queres edição e conversão de video e musica,isso já tem de ser windows ou OSX infelizmente por enquanto.

Linux é mt bom para quem sabe trabalhar com ele, porque o linux nao se pode dizer que seja user friendly como o mac os x. Ter o linux é como comprar um puzzle e andar a montar peças ate tudo se encaixar.

Quando a decisão da passagem de mac para pc, so se for mesmo com a chegada do windows 7. Se o tipo de uso que ele da o pc é mais produtividade, rapidez e descomplicação, voltar para o windows xp era quase como voltar atras no tempo.
 
Linux é mt bom para quem sabe trabalhar com ele, porque o linux nao se pode dizer que seja user friendly como o mac os x. Ter o linux é como comprar um puzzle e andar a montar peças ate tudo se encaixar.

Quando a decisão da passagem de mac para pc, so se for mesmo com a chegada do windows 7. Se o tipo de uso que ele da o pc é mais produtividade, rapidez e descomplicação, voltar para o windows xp era quase como voltar atras no tempo.
Se tiveres windows a milhares de anos vais estranhar tanto o OSX como estranhas o linux,fora um se pagar e a malta que o faz ser bem paga para o programar e o outro ser um sistema vindo do unix mas gratis sem essas economias por tras,senão batia todos,alem disso se for só para aquelas coisas que eu disse,o linux chega perfeitamente e é tão rapido e estavel quanto o OSX,alem disso existe os software managers para a instalação de programas para facilitar a vida aos users.
 
Eu vim de quase 3 anos de Linux no desktop (SO principal) e Linux está completamente fora de questão para quem trabalhar na minha área, pelo menos.

O problema do Linux, entre muitos outros, é a falta de software proprietário. E estranha-se bem mais o Linux (estou a falar de Linux mas refiro-me especificamente ao Ubuntu, que é o mais avançado para desktop) que o OS X. Eu fui de windows para Linux, e de Linuz para OS X. A nível de sistema operativo, para o que eu faço, o OS X é imbatível.

O ubuntu segue cada vez mais no bom caminho, mas não é só ter um bom sistema operativo, é preciso ter as ferramentas todas ao alcance, e em Linux isso simplesmente não é possível. E não adianta dizer que "ah e tal isso é agora, mas daqui a uns tempos vai ser diferente", porque uma pessoa precisa das ferramentas agora, não no futuro :-)

Mas o rapaz está mais interessado na parte do hardware que no software (segundo percebi), não nos vamos desviar do assunto.
 
sonic85 acho que consigo "entender-te",apesar ter sido pouco utilizador de macOS (a experiencia foi reduzida a uns meses,pois o meu ibook decidiu "morrer"),gostei bastante da experiencia e fiquei logo com a ideia de "epa assim que puder vou comprar um macbook/macbook pro"
Mas...depois de pensar mais no caso,simplesmente um macbook/macbook pro (principalmente os novos) nem sempre são escolhas "acertadas"..a ver se me faço perceber:
Se comprares um macbook/macbook pro vais ter (pelo menos) os seguintes factores positivos:
Sistema Operativo - para além de todas as vantagens em termos de software,rapidez,etc,tens ainda o facto de não te chatear com problemas e erros e traquitanas como acontece muitas vezes no windows e secalhar algumas no linux (não estou a dizer que macos X é perfeito,mas muito bom ele é!)
Qualidade/materiais de construcção + design: principalmente em portateis,acho que a apple leva quase sempre a vantagem,as construcções em aluminio de peça única dão uma rigidez e beleza bastante acima da média,comparado com as outras marcas (acho que só a dell e a ibm podiam entrar nesta luta pela qualidade e robustez)

Mas vais ter como negativos (possivelmente,e estou a falar por mim e secalhar por muitos outros):

Um ecrã glassy (isto para o ultimo macbook/macbook pro) - e apesar de este ter grande qualidade,nunca deixa de ser um glassy,e isso muitas vezes "chateia",não dá jeito.

Um hardware bastante mais fraco em relação a outras alternativas no mesmo price range - que por exemplo a mim pode ser um impecilho,pois gosto de jogar e trabalho com modelação 3D.
E estes pontos negativos,podem ser mais importantes que os positivos,e fazer dum macbook uma má escolha..
Agora lá está tens de ver o que queres mesmo.
Segundo o que descreves não és muito exigente em termos de hardware,logo é menos uma coisa má,e queres algo que prime pela portabilidade,onde da apple tens como hipoteses o macbook 13' white ou unibody, e estes (falando do unibody 2.0) devem ser quase do melhor que se arranja no price range e deste tamanho.
Agora lá está,tens como "impecilho" ainda os ecrãs glassy,tens de ver se te chateiam mesmo muito..
Pessoalmente,e pelo que descreveste,e senão tens grandes exigencias em termos de hardware,eu iria para um mac,não há barulhos,não ha chatisses com o SO,a qualidade de construcção ao nivel dos melhores,enfim o que se quer..
 
Um hardware bastante mais fraco em relação a outras alternativas no mesmo price range - que por exemplo a mim pode ser um impecilho,pois gosto de jogar e trabalho com modelação 3D.
E estes pontos negativos,podem ser mais importantes que os positivos,e fazer dum macbook uma má escolha..

Sem querer alongar muito a resposta, mas modelação 3D em OS X ou mais propriamente em hardware Mac qual é o problema?
Estou a falar por experiência própria, utilizo Cinema 4D ( não profissionalmente, mas a titulo de hobby) e o meu MacBook que é um 1.1 (GMA950) nunca me deixou mal, penso que possas estar a confundir um bocadinho as coisas, porque pelo menos eu tinha esse exemplo no meu MacBook em que o render, era totalmente feito pelo processador... Posso estar a ver mal por o meu não ter uma gráfica dedicada, mas é a minha opinião.

Tendo em conta que é muito raro teres um Portátil com uma quadro ou uma firegl por exemplo, penso que os Mac em termos de plataforma portátil para este tipo de trabalho pesado até os acho bastante sólidos.

O unico senão é mesmo não teres plataformas 3D dedicadas a Mac também caso do 3DS por exemplo e que neste caso posso ser assumido com desvantagem.

Again just my 2 cents
 
Back
Topo