remover...

greven disse:
Eu tenho 512 MB no portátil com XP e corro tudo na boa. Até photoshop não se queixa. OS X é mais glutão em memória ao que parece.
O X é bastante intensivo na memória de facto, mas eu tb tenho 512 no desktop e acredita que o photoshop queixa-se bastante, uso muito memória virtual, podes não notar tanto por ter 1 disco rapido e +/- desfragmentado, bem cmo a resolução que usas nos trabalhos.

mas pronto, deves saber muito mais de photoshop que eu actualmente (que começei a tirar o curso de Artes Gráficas há uns meses), não vou tar a armar-me em mestre sem saber.
 
Sim o X mama muita RAM. Basta abrir o Activity Monitor e ver.
Desliguei os witdgets todos para poupar RAM e disco (Virtual RAM) e até queria uma forma de ter a certeza do DashBoard não estar a funcionar.
O Photoshop usa muita RAM e disco porque cria os seus proprios files temporarios sem recorrer à memoria virtual.
 
^ pessoal isso já foi explicado, eu cometi o mesmo erro quando li inicialmente.

O mac trazia 512 MB de RAM e o comprador meteu 2 GB (2 modulos de 1 GB suponho) oficiais da Apple... o preço do mac mini é $599 e $699... acho que ele também mudou o disco. Quem já teve PC's de marca, Compaq, HP, etc sabe como ficam cáras as memórias oficiais, e os Macs são PC's de marca...
Encarnado disse:
Sim o X mama muita RAM. Basta abrir o Activity Monitor e ver.
Desliguei os witdgets todos para poupar RAM e disco (Virtual RAM) e até queria uma forma de ter a certeza do DashBoard não estar a funcionar.
O Photoshop usa muita RAM e disco porque cria os seus proprios files temporarios sem recorrer à memoria virtual.
Então é isso... :p
 
Última edição:
oldmaxx disse:
eu keixo-me de ter apenas 512mb, e num fasso nada de mais, tipo, basta-me abrir dois clientes de mail(mail e entourage) e começo a ver e tenho 250mb de wired memory logo... ponho mais duas ou três coisas, e umas 5 widgets activas, lá se vão 400mb, depois começo a ficar com pouca ram para poder trabalhar..... :( por alguma razão começo achar tentador o dimm de 1gb no portátil :p

A sério? Bem, no iBook (G3) de um amigo meu, com 640 MB de RAM, o X nunca se queixa de faltas de memória... e o meu amigo abre Safari + Mail + Photoshop + Word + não-sei-quantas janelas do finder...

Claro que corre o Panther, sem coisinhas bonitinhas (a gráfica não suporta Quartz Extreme, é uma Rage de 8 Mb... mas mesmo assim ainda se porta melhor que a minha TNT2 de 32 Mb! :004: )

Cumps
 
bsod disse:
A sério? Bem, no iBook (G3) de um amigo meu, com 640 MB de RAM, o X nunca se queixa de faltas de memória... e o meu amigo abre Safari + Mail + Photoshop + Word + não-sei-quantas janelas do finder...

Claro que corre o Panther, sem coisinhas bonitinhas (a gráfica não suporta Quartz Extreme, é uma Rage de 8 Mb... mas mesmo assim ainda se porta melhor que a minha TNT2 de 32 Mb! :004: )

Cumps
na escola uso macs G4 1GHz com uns miseros 256 MB de RAM pá ele vai-se aguentando e especificamente nem é "extremamente lento" mas o photoshop gasta mais memória quanto maior fôr a imagem, no básico chega e sobra, começa a meter-lhe layers em cima e trabalhar com resoluções altas TIF e vais começar a ver as consequências, e muitas vezes tenho o safari (escondidinho) e o freehand também a correr...

Freehand 10 é a mesma coisa... no basico... aquilo chega, em hardcore... tou sempre a encravar o Mac e a perder trabalho... às vezes quando me apanho a trabalhar com computadores com 1 GB de RAM dá-me a impressão que até 2 GB dariam jeito. 256 MB começa a pareçer um downgrade imenso quando te apercebes disso.
 
256 Mb de RAM, actualmente, não dão para quase nada... a não ser que uses apenas as funções mais básicas do pc (e agora não estou a falar de Macs) e não tenhas quase nada instalado. O meu PC velho levou há uns tempos um upgrade de RAM para 384 Mb e vai-se aguentando... mas quando eu olho para a utilização da memória até me assusto... não admira que esteja sempre a recorrer ao swap... (page file, que tou agora a usar windoze... ai estes hábitos de *nix não se perdem... :D)

E no entanto, eu passo-me quando vejo um iBook com uma gráfica de 8 (OITO) MB a fazer transições, efeitos visuais, a fazer a magnificação da dock mesmo smoothly, quando um PC com gráfica de 128 Mb por vezes empanca... é mesmo daquelas coisas... viva a optimização de recursos! :D
 
Então prepara-te para dia 28 de Março ou 4 de Abril. Vem por aí o portátil para os "active men". Parece-me que vai haver media events por parte da Apple até à WWDC de Agosto. É para manter o hype bem acesso.
 
ajax disse:
Então prepara-te para dia 28 de Março ou 4 de Abril. Vem por aí o portátil para os "active men". Parece-me que vai haver media events por parte da Apple até à WWDC de Agosto. É para manter o hype bem acesso.

Haha, I'm looking forward to it! :x2:

Realmente, pode-se dizer que estou "em pulgas" para o dia das mentiras... vamos lá a ver se não é mentira... :002:
 
bsod disse:
não admira que esteja sempre a recorrer ao swap... (page file, que tou agora a usar windoze... ai estes hábitos de *nix não se perdem... :D)

Erm... o file da RAM virtual do windoze xama-se swap na mesma... pelo menos no windows 95/98 o file chamava-se "win386.swp"... no XP é que se chama de "pagefile.sys"...
 
Pronto, lá está... praticamente nunca usei o 9x... quando comecei a usar PC foi com o Windows 2k, que já usava outro kernel... até essa altura usei sempre Mac :D

Pensei q o swap vinha mesmo do linux, já que a partição que serve como tal é mesmo formatada com esse fs.. :)

Já agora, o OS X também usa uma partição como swap? Ou é um ficheiro como o Windoze?
 
Na verdade podem ser vários ficheiros. Estão em /private/var/vm e tem um tamanho máximo
fixo que depende da memória RAM. Se tiverem 1GB de RAM o OSX vai criando ficheiros
swapfile0, swapfile1, etc cada um com o máximo de 1GB.
 
é´assim, em windows pode-se escolher o tamanho máximo do espaço ocupado pelo swap file, em mac osx pode-se fazer o mesmo, se sim onde?
 
Back
Topo