NGC Resident Evil 4 (Capcom)

Eu comprei finalmente para a minha cubo e....
Espectacular!

Já tinha comprado o jogo para PC, mas na cubo os gráficos são bastante melhores... ;)
 
maxresdefault.jpg


Resident Evil 4 é um survival horror da Capcom e, ao contrário dos seus antecessores, é mais direcionado para a ação e aventura. Em Janeiro de 2001, Capcom anunciou que a série principal de Resident Evil se tornaria exclusiva para a nova consola da Nintendo, a GameCube, com três novos jogos: um remake do Resident Evil original, uma prequela intitulada Resident Evil 0 (que já tinha sido anunciada previamente para a Nintendo 64) e Resident Evil 4.

Como resultado de grandes perdas ocorridas em 2002, a companhia mais tarde confirmou que nem todos os jogos da série Resident Evil serião obrigatoriamente exclusivos da consola, com a exceção de Resident Evil 4. RE 0 e o RE 1 remake acabaram, no entanto, por ser exclusivos do cubo da Nintendo. Shinji Mikami numa entrevista a uma revista japonesa, clamou que ele "cortaria sua própria cabeça" se Resident Evil 4 saísse para outra plataforma. RE4 acabou por sair na PS2, mas Mikami achou por bem não cumprir a sua promessa.


resident_evil_4_gamecube.jpg


Oficialmente anunciado em 2001, Resident Evil 4 passou por um longo período de desenvolvimento, no qual três versões propostas para o jogo foram descartadas pelos produtores antes do produto final ser lançado, em 2005.

A título de curiosidade, a primeira tentativa para desenvolver Resident Evil 4 foi feita de 1998 à 2000, sendo o destino a futura consola da Sony, a PlayStation 2, tendo o projeto sido iniciado após a finalização de Resident Evil 2, sob a direcção de Hideki Kamiya. Os primeiros trabalhos de pesquisa e desenvolvimento incluíram uma viagem à Espanha para examinar vários castelos, como base para o ambiente do jogo. Entretanto, no estágio de protótipo, o jogo foi considerado como um abandono muito grande da fórmula de Resident Evil e do género survival horror. Ao invés de abandonar completamente este projeto, o enredo foi mudado e o jogo transformou-se, em 2001, num tal de Devil May Cry.



O desenvolvimento de Resident Evil 4 começou oficialmente em 2001 para a GameCube como parte de um acordo de exclusividade entre Capcom e Nintendo. A primeira versão proposta, apelidada de Fog Version, foi revelada no Tokyo Game Show em 2002 e tinha Hiroshi Shibata, o designer de cenários de Resident Evil 3, ligado ao projecto. A premissa desta versão mostrada Leon infiltrando o quartel general da Umbrella na Europa, sendo infectado pelo Progenitor Virus e lutando contra criaturas parecidas com névoa.

Entretanto, a Capcom parou a segunda versão beta de Resident Evil 4 e criou uma nova versão: a Hooked Man Version. Primeiramente mostrada na E3 em 2003, esta versão era situada numa mansão mal-assombrada e tinha Leon lutando com o que pareciam ser inimigos paranormais, como armaduras mediavais e bonecas vivas.


resident-evil-4-20040818025735767.jpg


O inimigo mais notável nesta versão era o já mencionado Hooked Man, que seria um inimigo recorrente no jogo, semelhante ao papel de Nemesis, em Resident Evil 3. O jogo apresentava já numerosos elementos que foram levados para o lançamento final:

1) A perspetiva acima do ombro quando a arma de Leon é empunhada.

2) Uma mira infra-vermelha para Leon para atingir os inimigos com maior precisão.

3) A lanterna adicionada ao design de personagem de Leon.

4) O conceito de utilizar o botão L para empunhar outro tipo de arma. Na versão Beta, a arma era uma granada; no produto final, a arma foi trocada para uma faca.

5) A característica de 'luta' onde o jogador tem que se soltar de agarrões dos inimigos.

resident+evil+4.jpg



Esta versão foi divulgada como sendo tão assustadora que Shinji Mikami avisou os jogadores com uma citação que ficou famosa: "não mijem nas calças", antes da exibição do trailer inicial na E3. No entanto, esta versão foi abandonada após a reação do público, que a considerou muito sobrenatural para caber no enredo de Resident Evil.

A proposta final antes do produto ser finalizado, chamada Zombie, mostrava, como o nome diz, zombies como inimigos novamente. Pouco é conhecido sobre esta versão já que ela nunca foi mostrada publicamente, tendo sido descartada quando Shinji Mikami assumiu a direção e começou a trabalhar na versão final.

elgigante.jpg

qtEPEha.jpg


Após todos estes avanços e recuos, já havia quem duvidasse do projeto da Capcom. Felizmente para os jogadores, a famosa produtora sabia muito bem o que estava a fazer.

Relativamente ao enredo, e não divulgando qualquer spoiler, o jogo começa mostrando um pequeno resumo sobre os acontecimentos de antigos jogos da série, e uma novidade: é anunciada a falência da Umbrella Corporation. O protagonista é Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi sequestrada, estar numa remota vila na Espanha. Leon é auxiliado por Ingrid Hunnigan, que lhe dá informações sobre o terreno. O principal antagonista é Osmund Saddler, líder do culto Los Illuminados e responsável por infectar os habitantes da outrora pacata vila com a La Plaga, e que planeia fazer o mesmo com o resto do planeta.

Graficamente o jogo é um portento, explorando a fundo todas as potencialidades do pequeno cubo da Nintendo, sendo de longe um dos jogos com melhor grafismo da sua geração.



A mecânica de jogo de Resident Evil 4 foi completamente reformulada para incorporar a utilização de armas em ritmo acelerado, jogabilidade rápida e tiroteios envolvendo multidões de inimigos. Apesar de continuar com o estilo de câmara na terceira pessoa, em Resident Evil 4 adotou-se uma câmara que se coloca atrás das costas de Leon. Ao usar a mira das suas armas a câmara desloca-se para cima do ombro direito do personagem imitando o seu campo de visão e, ao mesmo tempo, limitando-o de forma a adicionar maior clima de terror nos combates. Isto, combinado com um número considerável de itens de cura e munição, resulta numa experiência totalmente diferente dos outros jogos da série Resident Evil. Os títulos anteriores focavam-se mais na exploração e conservação de munição, com os jogadores a sentirem um maior desconforto enquanto deambulam pelos cenários.




Resident Evil 4 revolucionou a franquia da Capcom, que já era acusado por muitos como tendo a formula velha e gasta, apostando numa jogabilidade mais focada na ação, sendo considerado por algumas publicações um dos melhores jogos de survival horror. Há fãs que não gostaram desta nova "roupa" de uma das suas sagas favoritas, mas a verdade é que, quer se goste ou não da nova abordagem, Resident Evil 4 é um marco e um dos melhores jogos da sua geração.

Apesar de Resident Evil 4 mais tarde ter aparecido em outras plataformas, a versão de GameCube vendeu mais de 500.000 unidades somente nos Estados Unidos, recebeu diversos prémios de Jogo do Ano e atingiu o status de Player's Choice. Hoje, o jogo já atingiu o estatuto de jogo de culto, sendo uma das bandeiras da 6ª geração da História dos videojogos, demonstrando ao mundo o poder do pequeno cubo da Nintendo.



game_cube_bundle.jpg

RE-4.jpg


 
Última edição:
Sem dúvida @David.S !

Um dos meus jogos favoritos de sempre. A primeira vez que o joguei numa GC nem queria acreditar que o cubinho da Nintendo fosse capaz daquilo.
 

Resident Evil 4: 15th Anniversary​



Análise MaxiConsolas nº52, Abril 2005








Artigo BGamer, "Os 100 Melhores Videojogos", 2007
Segundo Lugar






 
Back
Topo