[Resolvido] Configurar rede de internet (Wireless ROUTER + Modem ADSL)

Já agora aconselho-te a usares o IE para acederes ao router, o Firefox pelo menos certas versões o save/apply dos menus costumam não fazer as alterações, tive situações dessas com o wl600g da asus em que no Firefox qualquer alteração que fazia não gravava e só reparei o que era passado uma boa meia hora.
 
Na imagem esta ok.
Ip Lan 192.168.1.1 e gateway 192.168.1.254, não te esqueças de reniciar o router depois de alterares o ip.
Agora liga o modem da vodafone a LAN.
Sempre que quiser aceder ao router é 192.168.1.1 e não 192.168.1.254, o modem é que é o 192.168.1.254.

Tenta isto.E já agora esquece a porta WAN não a vais usar.
Mais qualquer coisa faz como antes.Mensagem.
 
Última edição:
Ele não pode utilizar a porta lan porque o speedtouch não reconhece porque está bloqueado à vodafone.

Tu não podes entrar em 192.168.1.254 isto é o IP do Modem da Vodafone.

Tens que utilizar o 192.168.1.1 ou o que for para aceder ao Webadmin do Router Wireless.

Entendes ?
 
Já agora aconselho-te a usares o IE para acederes ao router, o Firefox pelo menos certas versões o save/apply dos menus costumam não fazer as alterações, tive situações dessas com o wl600g da asus em que no Firefox qualquer alteração que fazia não gravava e só reparei o que era passado uma boa meia hora.
Ok, vou passar a usar o IE para aceder ao router! Tks pela dica


Na imagem esta ok.
Ip Lan 192.168.1.1 e gateway 192.168.1.254, não te esqueças de reniciar o router depois de alterares o ip.
Reenicio-o desligando-o da ficha e voltando a ligar correcto?



Tens que utilizar o 192.168.1.1 ou o que for para aceder ao Webadmin do Router Wireless.
Eu sei que sim, mas o problema é que, como referi em cima, também não consigo aceder por 192.168.1.1 apos ter feito aply como nesta imagem!





Ele não pode utilizar a porta lan porque o speedtouch não reconhece porque está bloqueado à vodafone.
Não há forma de deslboquea-lo ou contornar esta situacao?
 
1 - Com o Zaapa desligado conectar o cabo de rede do SpeedTouch a uma das portas LAN do Zaapa
2 - Com o cabo ligado restaurar as definições de fabrica do Zaapa (caso tenham andado a tentar várias configurações)
3 - Configurar a password de acesso wireless
4 - Não efectuar mais nenhum tipo de configuração no Zaapa
5 - Por o PC em busca automatica de IP ou configurar na mesma gama do Speedtouch (192.168.1.?) (Atenção q o Zaapa é já o 192.168.1.1)
6 - Configurar a rede wireless no Portátil colocando a palavra-chave


Comecei a seguir os passos que aqui referes, e este foi o meu processo:

- Reset nos dois modems
- Desligar os dois modems



a)
- Conectar cabo entre speedtouch e LAN2 do zapaa
- Ligar o modem Zappa
- Apos desactivar todas as ligacoes de internet do meu computador desktop, conecto-me á rede sem fios do zapa, atraves de uma wireless pen usb. O nome da ligacao wireless é pre-defenida como MyWLAN
- Estabelecendo a ligacao, o computador assumiu automaticamente o ip de 192.168.1.101 - mascara de subrede 255.255.255.0 - gateway 192.168.1.254
- Depois de conectado, acedo ao router atraves de 192.168.1.254 (pelo Internet Explorer), e efectuo as seguintes alteraçoes:
Faco aply e aparece-me a imagem seguinte
Faco OK e aparece-me a imagem seguinte
Percebo q o modem ta a aplicar as novas defenicoes. Aguardo uns instantes.
- Apos as alterações surtirem efeito tenho que reentrar na rede wireless que agora ja me aparece com password mas nao consigo entrar mesmo apos por a a pass correcta. Fica constantemente a tentar atribuir endereco de rede. depois desliga e volta a tentar atribuir endereco (sempre assim num ciclo).



b)
- Desligo o zapa da corrente e volto a liga-lo
- Aguardo alguns instantes até a ligacao aparecer nas "redes sem fios disponiveis"
- Assim que a ligacao MyWLAN aparece, o computador tenta reconectar-se a ela, mas de novo Fica constantemente a "tentar atribuir endereco de rede/desliga/tenta atribuir endereco" (ciclicamente).



c)
- Desligo-me das tentativas de ligacao e altero manualmente os IPS como mostra a seguinte imagem

- Assim que o MyWLAN aparece nas redes sem fios, ele liga-se automaticamente, desliga-se e volta a ligar-se ciclicamente (de notar que houve diferenca pois da ultima vez ficava a atribuir ip e desta vez ja aparece ligado e depois desliga-se).
- Desligo a opcao de ligar-me a MyWLAN sempre que a rede estiver a alcance e volto a tentar efectuar a ligacao.
- Desta vez liga-se e mantem-se ligada (somente a locais pois nao consigo ir ao google visto o modem speedtouch estar desligado)
- Como esta ligado acedo agora ao modem via 192.168.1.254
- Já consigo efectuar o que referes no teu ponto 6, que é "Configurar a rede wireless" mas como ja tenho a password definida e a funcionar, fiz alguns procedimentos para aceder a net!



d) Aceder á internet (com pen wireless)
- A primeira coisa que faco é ligar o modem speedtouch
- Apos as luzes estarem a piscar da forma normal, desligo-me da ligacao sem fios e aguardo alguns instantes
- Tento ligar-me a ligacao sem fios e a ligação é efectuada com sucesso.
- Entro no IE e acedo a 192.168.1.254, que agora me encaminha para o modem speedtouch
- Tento aceder ao google e finalmente consigo.
(Relembro que tenho um cabo entre speedtouch e LAN2 do zapaa, não ha ninhum cabo a ligar o pc a ninhum dos dois modems, e estou a aceder á internet atraves de uma pen wireless que tenho no meu desktop).
Como tenho estado a aceder a internet atraves da pen, vou agora tentar aceder atraves de cabo



e) Aceder á internet (atraves de cabo)
- Desactivo a rede sem fios e retiro a pen wireless do pc
- Ligo um cabo do pc a LAN1 do zaapa
- Activo a ligacao de area local (e o pc atribui automaticamente o ip 192.168.1.101)
- Consigo aceder ao google e ao router speedtouch pelo ip 192.168.1.254

Excelente, finalmente tenho o meu problema resolvido!!!
De forma a ajudar quem necessite, vou agora refazer a rede toda de novo (queimando os passos desnecessarios) e no final edito o primeiro post com a solucao!

Desde ja agradeco ao Kamipt e ao filiped21.
Ambos me ajudaram a ultrapassar este problema, pelo qual vos estou agradecido!
O meu Muito Obrigado!

 
Última edição:
Back
Topo