[RESOLVIDO] Vodafone 3G - Aplicações/Tráfego Internet Bloqueados

Raffa

Power Member
Ontem estava ligado por 3G e a falar na app oficial do Google Talk para Android (versão 2.3), e de repente o Google Talk fecha-se e deixei de conseguir fazer login. Também reparei que as barrinhas da rede e o "3G" que aparecem na barra superior passaram a estar da cor cinzenta, quando normalmente estão a cor verde. Terminei a ligação de dados e voltei a ligar, reiniciei o telemóvel, até já o formatei, mas continuo a não poder entrar na app do Google Talk e as barrinhas da rede ainda aparecem a cinzento. No entanto, consigo abrir sites no Browser e usar a Internet nas restantes apps, por isso o problema não deve ser da ligação à Internet por 3G. Depois experimentei ligar o Wi-Fi e o Google Talk já voltou a funcionar, pelo que o problema não é da app.

Ontem falei com alguns amigos que me disseram que o Google Talk (app oficial) funcionava no Android deles, mas hoje vieram-me dizer que também já não se conseguem ligar e que têm o mesmo problema que eu. Só posso concluir que o problema é da Vodafone, que anda a bloquear o tráfego do Google Talk. O que eu não consigo é entender porquê, nem porque o estão a fazer só agora, visto que nem se trata de uma aplicação onde eu possa fazer chamadas VoIP. Alguém está a ter o mesmo problema e saiba como resolver? Estou a entrar em pânico, porque uso o Google Talk frequentemente e agora só consigo usá-lo por Wi-Fi.

Obrigado.


Edit: Tópico no fórum da Vodafone: http://forum.vodafone.pt/t5/Vitaminas-e-Yorn/GTalk-e-Viber-Indisponibilidade/td-p/59083.
 
Última edição:
Ontem estava ligado por 3G e a falar na app oficial do Google Talk para Android (versão 2.3), e de repente o Google Talk fecha-se e deixei de conseguir fazer login. Também reparei que as barrinhas da rede e o "3G" que aparecem na barra superior passaram a estar da cor cinzenta, quando normalmente estão a cor verde. Terminei a ligação de dados e voltei a ligar, reiniciei o telemóvel, até já o formatei, mas continuo a não poder entrar na app do Google Talk e as barrinhas da rede ainda aparecem a cinzento. No entanto, consigo abrir sites no Browser e usar a Internet nas restantes apps, por isso o problema não deve ser da ligação à Internet por 3G. Depois experimentei ligar o Wi-Fi e o Google Talk já voltou a funcionar, pelo que o problema não é da app.

Ontem falei com alguns amigos que me disseram que o Google Talk (app oficial) funcionava no Android deles, mas hoje vieram-me dizer que também já não se conseguem ligar e que têm o mesmo problema que eu. Só posso concluir que o problema é da Vodafone, que anda a bloquear o tráfego do Google Talk. O que eu não consigo é entender porquê, nem porque o estão a fazer só agora, visto que nem se trata de uma aplicação onde eu possa fazer chamadas VoIP. Alguém está a ter o mesmo problema e saiba como resolver? Estou a entrar em pânico, porque uso o Google Talk frequentemente e agora só consigo usá-lo por Wi-Fi.

Obrigado.

o teu tarifário permite VoIP?? é que se vires as condições a maior parte não permite...
pode ser que, com base nisso, lhes tenha apetecido bloquear de vez como podem, atraves da rede, uma vez que atraves de WI-FI não podem fazer nada

cumps
 
o teu tarifário permite VoIP?? é que se vires as condições a maior parte não permite...
pode ser que, com base nisso, lhes tenha apetecido bloquear de vez como podem, atraves da rede, uma vez que atraves de WI-FI não podem fazer nada

cumps

Não, não permite VoIP, tal como é indicado na nota: "! Este tarifário não permite a utilização de Voz sobre IP."

A questão é que o Google Talk não é uma aplicação onde eu possa usar VoIP. Ele só me permite enviar e receber mensagens IM. Uso o Google Talk no Android desde que o comprei, vai fazer 3 anos, e nunca tinha tido problemas até ontem. Estou desconfiado que eles tenham bloqueado o tráfego agora que começam a aparecer mais modelos Android 4.0 com câmara frontal e a versão oficial do Google Talk para esses modelos já permite fazer chamadas VoIP. No entanto, isso vai afectar todas as pessoas que utilizem versão iguais ou inferiores ao Android 2.3... Será que telefonar para o apoio ao cliente pode resolver a situação?
 
Se isso for verdade, o que é uma estupidez por parte da operadora, é fazer barulho e dizes aos teus amigos que também o façam.

E espalhar a noticia :rolleyes:
 
Se isso for verdade, o que é uma estupidez por parte da operadora, é fazer barulho e dizes aos teus amigos que também o façam.

E espalhar a noticia :rolleyes:

Thanks! :D Então a ver se telefono para a Vodafone mais daqui a pouco. Depois posto a resposta deles.
 
Não, não permite VoIP, tal como é indicado na nota: "! Este tarifário não permite a utilização de Voz sobre IP."

A questão é que o Google Talk não é uma aplicação onde eu possa usar VoIP. Ele só me permite enviar e receber mensagens IM. Uso o Google Talk no Android desde que o comprei, vai fazer 3 anos, e nunca tinha tido problemas até ontem. Estou desconfiado que eles tenham bloqueado o tráfego agora que começam a aparecer mais modelos Android 4.0 com câmara frontal e a versão oficial do Google Talk para esses modelos já permite fazer chamadas VoIP. No entanto, isso vai afectar todas as pessoas que utilizem versão iguais ou inferiores ao Android 2.3... Será que telefonar para o apoio ao cliente pode resolver a situação?

pode não resolver, mas vais ter uma resposta mais concreta de certeza
 
É impressão minha, ou voltou a funcionar?
Liguei-lhes por este mesmo motivo há coisa de 1h, não obtive grande ajuda.
Como andava a experimentar uma rom nova, fiz restore para uma antiga (CM9 20120529 Galaxy S2), e agora tenho o gtalk a funcionar sem problemas na rede 3g da vodafone.
Mas parece-me que foi coincidência, podem confirmar?
 
Dado ter mudado recentemente para a zon, que usa a rede da vodafone liguei para o apoio a cliente da zon. Responderam que estava tudo bem da parte deles e que se eu quisesse davam-me o contacto da pc medic.

Alguma sugestão para pudermos comprovar ser um problema da vodafone? Funcionar por wireless e não funcionar por dados de operador pelos vistos não é comprovativo suficiente para eles.
 
Também tenho o mesmo problema, tenho zon mobile.
Ainda pensei que fosse da aplicação mas instalei o BeejiveGT e o eBuddy, resultado com 3G nenhuma funciona com wireless não há problema algum
 
Peço desculpa pela minha demora em responder. Já telefonei para a Vodafone. Expliquei a situação, tal como no primeiro post desta thread, e a operadora disse que ia verificar a minha ligação à Internet. Passado uns longos segundos de me ter posto em espera, disse-me que a minha ligação estava OK (tal como eu já sabia), e que o problema deveria ser da comunicação do Google Talk quando ligado pela Vodafone 3G, visto que por Wi-Fi funcionava. Disse-me que a Vodafone para este caso não podia fazer nada, porque o problema não era com nenhuma aplicação interna deles, e visto que a ligação 3G à Internet estava a funcionar normalmente. Pediu-me então para contactar o apoio ao cliente do fornecedor da aplicação, neste caso o "Android".

Mas tudo não passam de tretas... o problema é que a pobre coitada da operadora não deve saber nada de nada do problema em questão, e teve de se defender com os melhores argumentos que arranjou (e como lhe mandam agir para estes casos).

Dado ter mudado recentemente para a zon, que usa a rede da vodafone liguei para o apoio a cliente da zon. Responderam que estava tudo bem da parte deles e que se eu quisesse davam-me o contacto da pc medic.

Alguma sugestão para pudermos comprovar ser um problema da vodafone? Funcionar por wireless e não funcionar por dados de operador pelos vistos não é comprovativo suficiente para eles.

Uma forma de obtermos provas de que o problema é da Vodafone, que está a bloquear o tráfego, é usar a ferramenta telnet para tentarmos estabelecer uma ligação (3G da Vodafone) a talk.google.com, usando o porto 5222 (ou outros portos usados pelo Google Talk). Estão aqui presentes os portos teoricamente usados pelo Google Talk (e mais informações):

- http://support.google.com/talk/bin/answer.py?hl=en&answer=27930
- http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Talk
- https://forum.fct.unl.pt/cgi-bin/topic_show.pl?pid=29473#pid29473

Vou realizar mais umas experiências e se chegar a alguma conclusão, logo as publico aqui. Se mais alguém me quiser ajudar ou tiver sugestões eu agradeço, até porque estamos a contribuir para esta causa comum. ;)

(P.S.: Obrigado, desde já, ao @shello, pela ajuda que me tem fornecido! ;))
 
Última edição:
Talvez fosse boa ideia alterar o titulo para algo que chame mais atenção, mais generico.

Pois pelos visto não é só essa aplicação, mas outras mais.
 
Tenho uma amiga que está com o mesmo problema, eu tenho um plano de 60€ que permite VOIP etc... e não tenho problemas.
 
Boa sugestão, soxy! Mas o que sugeres? "Tráfego Internet Vodafone 3G Bloqueado"?
Talvez mais o "Vodafone - Aplicações VOIP Bloqueadas"

Ou "Google Talk (Android) - Bloqueio Vodafone 3G"

Que é o que se trata correcto?
 
Última edição:
Não são os únicos na mesma situação. Tenho um Galaxy Nexus (ICS 4.0.4) na Vodafone e desde ontem às 19h deixei de me conseguir registar via rede GSM nos servidores da Google, deixando de receber mails/notificações/gtalk. Via WiFi é sem problemas.

Já reportei no 16912 e 1274. Agora ficaram de me ligar. O que mais me chateia é que não recebo as notificações dos emails e ainda tem o desplante de dizer ao telefone que o problema é do equipamento quando nas outras operadoras está tudo ok.

Já estávamos a ter esta discussão no tópico do Galaxy SII mas só agora a vi aqui. Se alguém tiver novidades avise.
 
Talvez mais o "Vodafone - Aplicações VOIP Bloqueadas"

Que é o que se trata correcto?

Mais ou menos. No caso dos utilizadores de Android até à versão 2.3, o Google Talk não permite realizar chamadas VoIP, apenas troca de mensagens IM (com excepção de certos modelos e versões Android 2.3.x, que já integram serviço VoIP).

Não são os únicos na mesma situação. Tenho um Galaxy Nexus (ICS 4.0.4) na Vodafone e desde ontem às 19h deixei de me conseguir registar via rede GSM nos servidores da Google, deixando de receber mails/notificações/gtalk. Via WiFi é sem problemas.

Já reportei no 16912 e 1274. Agora ficaram de me ligar. O que mais me chateia é que não recebo as notificações dos emails e ainda tem o desplante de dizer ao telefone que o problema é do equipamento quando nas outras operadoras está tudo ok.

Já estávamos a ter esta discussão no tópico do Galaxy SII mas só agora a vi aqui. Se alguém tiver novidades avise.

Exacto. Eu deixei de me poder ligar no Google Talk também por volta dessa hora, do dia de ontem. Obrigado pelas informações e depois agradecíamos que nos mantivesses também informados aqui, nomeadamente da resposta que obtiveres, sff.

(P.S.: Título da thread actualizado.)
 
Última edição:
Este problemas apenas acontece no telemóvel ou tb na banda larga?

É um problema que apenas acontece na Vodafone ou acontece tb nas outras operadoras?

O primeiro problema que tenho andado à muito tempo a pensar é na neutralidade dos dados. Apenas o Chile e a Holanda que eu saiba é que têm.
 
Back
Topo