Review: A64 3500+ e 3800+ (socket 939)

Alguém me explica o porquê da bandeira comunista???

Quanto aos cpu's, metam-nos nas prometeias e vejam bem as temperaturas deles... equivalentes aos Prescott.

Para terem uma ideia, numa Mach2 ST:

P4 [email protected] -32ºC
A64 [email protected] -15ºC

Caliente cariño! :D

Bom, quanto a esses cpu's... se um 3500+ DC estivesse desbloqueado para multiplicadores superiores, seria um espetáculo! :)

Seja como for, vou investigar já os preços desses meninos! :D
O 3500+ n me atrai muito, só se for pela largura de banda, mas tirando isso... só se for uma besta em overclock! :)
 
Fiquei desiludido, principalmente com as boards, pensei que o "boost" fosse maior.

Estava quase decidido e investir num AMD daqui a uns meses, agora tenho de ver o que vêm da Intel.
 
Crusher disse:
Porque é que nos P4 se nota tanto a performance com o aumento de cache e nos Athlons não? :D

Pelo “simples” facto do conteúdo da cache L1 estar contido n L2 (inclusive cache) nestes casos quanto maior for a diferença de tamanho ente a L1 e a L2 "maior" é o desempenho.

The choice of a cache architecture is a very important step in the design of a CPU, as it determines the performance, but also the evolution in the low and high range.
The exclusive (K7-K8) relationship is the most flexible, as it allows lot of different configurations in keeping a good performance index. The drawback is that the performance does not increase very much with the L2 size. The inclusive (PIV) relationship can only be chosen for performance purpose, knowing for example that increasing the L2 will create a performance boost. However, the constraints of this mode are very hard, and not respecting them can have the opposite result and break the performance.
este artigo é bastante interessante e ensina umas coisas ([url]http://www.cpuid.com/K8/index.php)[/URL]
 
microcris disse:
Pelo “simples” facto do conteúdo da cache L1 estar contido n L2 (inclusive cache) nestes casos quanto maior for a diferença de tamanho ente a L1 e a L2 "maior" é o desempenho.

Completamente ao contrário.
Precisamente por esse facto, o aumento de cache nos Athlon tem maiores proveitos que um aumento de cache num P4... Basta fazer contas. Com o aumento de cache de 512KB para 1MB de cache, apenas se aumentou para um total de 1MB, para 2MB no caso dos EE.

No Caso dos Athlons, com o aumento para 1MB L2, o processador ficou com um total de 1,128Mb de cache, caso de pusesse 2MB de L3, o total seria 3,128MB de cache, ao contrário dos 2MB de cache no EE.

O problema aqui é que a cache nos P4 serve para esconder a latência da memória, que no Northwood é grande, e no Prescott é ainda maior. Como latência da memória no caso dos Athlons é bastante menor, não é por se aumentar a cache que se consegue um grande aumento de desempenho.

Outros factores como o HT e o prefetching também requerem uma maior quantidade de cache.
 
Última edição:
posso estar enganado

mas tinha impressao que em latencias de cache os northwood eram superiores aos a64 , que sao superiores aos xp 32bit tenho a certeza
 
SKATAN disse:
posso estar enganado

mas tinha impressao que em latencias de cache os northwood eram superiores aos a64 , que sao superiores aos xp 32bit tenho a certeza


Errr... tenho de ir dormir...
As latências da memória são maiores nos P4 que nos Atlhon.
As latências dos Northwood são menores que as dos Athlons.
As latências dos prescott são iguais às dos Atlhons, no caso da L1, mas têm o dobro da largura de barramento.

A questão é a latência da memória, o resto é quase insignificante.
 
latências em que unidades?

Comparar caches L1 do P4 com as do A64 ou AXP não fazem qualquer
sentido. São caches diferentes.

O aumento da cache no P4 faz-se sentir pq é um cpu a maior frequencia
que está muito limitado pela *velocidade* de acesso às memórias.
É que se os dados não fluirem rapidamente o CPU entra rapidamente em
idle.

Por outro lado, quando falha um branch e por ter uma pipeline maior se
ocorrer é mais dramático convém que a paparoca a seguir esteja toda na
cache. Quanto mais melhor. :D
 
iJFerreira disse:
latências em que unidades?

Comparar caches L1 do P4 com as do A64 ou AXP não fazem qualquer
sentido. São caches diferentes.

Sim, mas mesmo assim, a latência do Northwood à L1 era de 2 clk.
Enquanto que a dos AtlhonXP era de 3 clk.

Mesmo sem ter em conta as velocidades, tem-se noção da excelência da L1 dos Northwood, infelismente isso era também pelo seu tamanho.
 
Tafinho disse:
Sim, mas mesmo assim, a latência do Northwood à L1 era de 2 clk.
Enquanto que a dos AtlhonXP era de 3 clk.

Mesmo sem ter em conta as velocidades, tem-se noção da excelência da L1 dos Northwood, infelismente isso era também pelo seu tamanho.

Nort: 2 clk @ 3.06Ghz = 0.65 ns
Press: 3 clk @ 3.2 Ghz = 0.94 ns

0 XP 3000+ 3 clk @ 2.167 Mhz = 1.39 ns

Apesar de a latência ser muito maior nos XP's equivalentes (o dobro
quando comparada com os northwoods) as coisas não se podem comparar pq
são de tamanhos diferentes, tipos de cache diferentes para arquitecturas
diferentes.
 
Um pouco off tópico:::::::

à uns aninhos (para ai 4 à vontade) nos tempos da Velha Unreal diziamos
que o IJ vivia dentro dos PC....agora temos outro membro tb ilustre que lhe segue o caminho....

sinceramente aprendo muito com vcs...mas ás vezes pareço um burro a ler isto..não percebo nada...hehehe..mas está fixe..continuem....

END
 
A cache é como as mulheres, custam uma pipa de massa e ter mais que uma nunca fez mal a ninguém.

Podem-me citar. :D
 
ptzs disse:
A cache é como as mulheres, custam uma pipa de massa e ter mais que uma nunca fez mal a ninguém.

Podem-me citar. :D

E pela mesma perspectiva:

O Pentium 4 tem tido sempre mais "cache" porque tem o "pipeline" maior. :P
 
ptzs disse:
A cache é como as mulheres, custam uma pipa de massa e ter mais que uma nunca fez mal a ninguém.

Podem-me citar. :D

Permite-me discordar
Mais cache = mais latency
Logo ha 1 ponto de equilibrio para alem do qual jah n aumenta a performance, claro k este esta a cima do tamanho de cache dos CPU's para desktops de hoje em dia.

Quanto às mulheres :rolleyes: ter a mais faz mal à bolsa e a paciência, tb deve haver 1 ponto de equilibrio, por volta da meia duzia :D
 
se a cache tiver bem estruturada... mais cache na faz mal. Entre a latencia de uma cache e a memoria em si... a cache é mt mais rapida.
 
Como já disseram por aí estava tambem á espera de um resultado animador, tipo um salto maior entre um e o outro socket... Mas pronto... Já escolhi o próximo Cpu k vou ter :D Que venham eles... Por acaso não se sabe uma estimativa para quando se vai começar a ver nas lojas?
 
Back
Topo