Router MEO FiberGateway

Boas pessoal,
Precisava de ajuda dos entendidos ontem liguei p a linha de avarias a queixar me da velocidade resolveram a questão, acontece que tenho o router com todas as luzes acessas menos o WPS é normal? Ou convém ligar a reclamar? Anteriormente apenas ficava uma luz acessa, acontece que está tudo a funcionar Tvs sem box, Net...
Muito obrigado
Se os serviços estiverem todos a funcionar as luzes apagam....tenta desligar e voltar A ligar isso. Se continuar liga para o apoi0 e pede despiste.
 
Boas pessoal,
Precisava de ajuda dos entendidos ontem liguei p a linha de avarias a queixar me da velocidade resolveram a questão, acontece que tenho o router com todas as luzes acessas menos o WPS é normal? Ou convém ligar a reclamar? Anteriormente apenas ficava uma luz acessa, acontece que está tudo a funcionar Tvs sem box, Net...
Muito obrigado
Por acaso não vives na zona de Vila Real? Aconteceu-me o mesmo a pouco. Para já apesar das luzes acesas parece estar tudo a funcionar. Mas penso que deverá ter a ver com o forte incêndio que há por aqui, que já deve ter lixado alguma coisa.

Ps: RF deixou de funcionar.
 
Última edição:
Por acaso não vives na zona de Vila Real? Aconteceu-me o mesmo a pouco. Para já apesar das luzes acesas parece estar tudo a funcionar. Mas penso que deverá ter a ver com o forte incêndio que há por aqui, que já deve ter lixado alguma coisa.

Ps: RF deixou de funcionar.
Não , sou de Vila Real.
O Rf está a funcionar tudo sem problemas....
 
Entrei em contacto com o apoio técnico, disseram ser uma falha geral que afeta várias casas na localidade e que a reparação já se encontra a ser efetuada pelos técnicos e que a informação que têm é que ficará resolvida em breve.
 
Boas! Estou farto deste FGW e quero colocar isto em modo bridge e ter uma rede própria em casa. Estava de olho nos TP-LINK M4 por 90Eur. Há algo melhor até 100Eur? Tenho o FGW na sala ligado a um switch de 5 portas no ATI.

Por sua vez, tenho espalhado na casa vários equipamentos: 1 NAS ; 1 Powerline (para enviar net para a garagem 3 andares abaixo) e um extensor de rede.

A ideia era ter o FGW na sala para ligar ao novo router mesh. Manter todos os restantes equipamentos (NAS, Switch, Powerline) substituindo apenas o extensor de rede por um AP mesh. Não quero andar a trocar de rede enquanto ando pela casa e a trocar trocaria já tudo por mesh.

Alguma sugestão melhor? Talvez um router mesh e apenas uma unidade Mesh?

Tenho uns 15 equipamentos IoT (shelly, google home etc) e queria que tudo estivesse estável. Com o FGWtenho restarts random. Em modo bridge teria problemas? Obrigado
 
Instalaram hoje a fibra 1000/200 com um FGW 6
sabem dizer se os valores estão ótimos? Tenho alguns canais no RF com muito baixa qualidade ex: record TV ( numa samsung led 4k )

Received optical power
-18.4 dBm

Transmited optical power
4.1 dBm

Received CATV optical power
-0.9 dBm

È normal o técnico cortar a etiqueta da caixa de papel do router?
O marmelo do técnico cortou a etiqueta da caixa com o router já ativo e funcional, que supostamente contem informação sensível como MAC do router pass etc.
È política deles fazerem isso?
 
Boas! Estou farto deste FGW e quero colocar isto em modo bridge e ter uma rede própria em casa. Estava de olho nos TP-LINK M4 por 90Eur. Há algo melhor até 100Eur? Tenho o FGW na sala ligado a um switch de 5 portas no ATI.

Por sua vez, tenho espalhado na casa vários equipamentos: 1 NAS ; 1 Powerline (para enviar net para a garagem 3 andares abaixo) e um extensor de rede.

A ideia era ter o FGW na sala para ligar ao novo router mesh. Manter todos os restantes equipamentos (NAS, Switch, Powerline) substituindo apenas o extensor de rede por um AP mesh. Não quero andar a trocar de rede enquanto ando pela casa e a trocar trocaria já tudo por mesh.

Alguma sugestão melhor? Talvez um router mesh e apenas uma unidade Mesh?

Tenho uns 15 equipamentos IoT (shelly, google home etc) e queria que tudo estivesse estável. Com o FGWtenho restarts random. Em modo bridge teria problemas? Obrigado

Tenho o TP-link Archer C7 em modo bridge com o Fiber e funciona muito bem, QoS e etc, cheguei a colocar o OpenWrt mas depois reverti. Tenho powerlines também da TP-link que já têm a opção mesh e funciona sem falhas com o router. Ainda tenho um TP-link Archer C6 a fazer de AP.

O Archer C7 deve-se conseguir arranjar por volta dos 60 e tal euros. O C6 30 e tal.
 
Tenho o TP-link Archer C7 em modo bridge com o Fiber e funciona muito bem, QoS e etc, cheguei a colocar o OpenWrt mas depois reverti. Tenho powerlines também da TP-link que já têm a opção mesh e funciona sem falhas com o router. Ainda tenho um TP-link Archer C6 a fazer de AP.

O Archer C7 deve-se conseguir arranjar por volta dos 60 e tal euros. O C6 30 e tal.
Por acaso ando a pensar comprar um TP-link também, mas o AX55 que anda à volta dos 80€. Idealmente, ia para o AX73 mas no meu caso não tenho utilização que justifique tanto dinheiro num router. Quero fazer o upgrade para Wi-Fi 6, mas não quero pagar uma mensalidade e no fim do contrato não ter router meu
 
Instalaram hoje a fibra 1000/200 com um FGW 6
sabem dizer se os valores estão ótimos? Tenho alguns canais no RF com muito baixa qualidade ex: record TV ( numa samsung led 4k )

Received optical power
-18.4 dBm

Transmited optical power
4.1 dBm

Received CATV optical power
-0.9 dBm

È normal o técnico cortar a etiqueta da caixa de papel do router?
O marmelo do técnico cortou a etiqueta da caixa com o router já ativo e funcional, que supostamente contem informação sensível como MAC do router pass etc.
È política deles fazerem isso?

Esses valores estão estranhos, o único bom aí é mesmo o -18.4, de resto está tudo no limite... daí poderes ter problemas, nao tens outro cabo de fibra para testar?
 
A quem percebe do assunto, o que acham destes valores:

Potência ótica de receção
-18.240 dBm

Potência ótica de transmissão
2.574 dBm

Potência ótica CATV de receção
1.240 dBm

Já agora dentro de que valores, idealmente, têm que estar cada um dos parâmetros?

Muito obrigado
Cumprimentos
 
A quem percebe do assunto, o que acham destes valores:

Potência ótica de receção
-18.240 dBm

Potência ótica de transmissão
2.574 dBm

Potência ótica CATV de receção
1.240 dBm

Já agora dentro de que valores, idealmente, têm que estar cada um dos parâmetros?

Muito obrigado
Cumprimentos
Valores estão óptimos
Catv está com valor positivo , valor mínimo e -7, ai o RF vai ao ar.
Potência está -18 limite e menos -26, ai perde sincronização com olt
 
A quem percebe do assunto, o que acham destes valores:

Potência ótica de receção
-18.240 dBm

Potência ótica de transmissão
2.574 dBm

Potência ótica CATV de receção
1.240 dBm

Já agora dentro de que valores, idealmente, têm que estar cada um dos parâmetros?

Muito obrigado
Cumprimentos
Esses valores estão excelentes.
Bem acima dos valores mínimos como refer o Starcabo
 
Valores estão óptimos
Catv está com valor positivo , valor mínimo e -7, ai o RF vai ao ar.
Potência está -18 limite e menos -26, ai perde sincronização com olt

Esses valores estão excelentes.
Bem acima dos valores mínimos como refer o Starcabo
Bom dia, obrigado aos dois pela resposta 😉 não tenho tido problemas, desde que tenho serviço os únicos problemas foram ficar sem RF, mas era problema geral, não isolado. Há algum local onde posso obter mais informações sobre valores mínimos e máximos se existirem, e quais os valores ideais etc, e a partir de que valores poderá haver problemas ou falhas? Sou uma pessoa que gosta de obter esse tipo de informação mais técnica e aprender 😅
 
Esses valores estão estranhos, o único bom aí é mesmo o -18.4, de resto está tudo no limite... daí poderes ter problemas, nao tens outro cabo de fibra para testar?
pois, o CATV parece estar dentro do aceitável.
o TX optical power é que parece estar muito alto.
Sabes qual é o limite máximo/mínimo do TX optical power?
Qual pode ser os problemas que podem derivar se esse valor passar do limite?
Sou novo nisto da fibra :D tive 20 anos de coaxial, quero aprender como funciona para futuramente ser mais fácil fazer troubleshoot.
obrigado


@sceNNer é normal, eles têm que dar baixa dos equipamentos em sistema e associar tudo á tua ficha.
Não é motivo para preocupação

é estranho, porque a etiqueta da caixa android TV não foi retirada.
Só a do rooter mesmo depois de estar tudo ativo e funcional.
 
pois, o CATV parece estar dentro do aceitável.
o TX optical power é que parece estar muito alto.
Sabes qual é o limite máximo/mínimo do TX optical power?
Qual pode ser os problemas que podem derivar se esse valor passar do limite?
Sou novo nisto da fibra :D tive 20 anos de coaxial, quero aprender como funciona para futuramente ser mais fácil fazer troubleshoot.
obrigado



é estranho, porque a etiqueta da caixa android TV não foi retirada.
Só a do rooter mesmo depois de estar tudo ativo e funcional.

Os valores de referencia para a VDF que são identicos para a MEO:

https://images.app.goo.gl/swMY48rqpuAPtHPa9
 
Boas,

Tenho este router e amanha vou ter nova instalação (mudança de casa) e estou a ponderar pedir para trocar o router pelo FGW6. Vale a pena troca?

Qualquer um dos 2 tem limitação de números de dispositivos ligados em simultâneo, pois tenho diversos equipamentos iOT caso haja limitação vou avançar para colocar um novo router.
 
Acabei de ter há 15 min uma conversa surreal com um tipo da provedoria que também me disse que se dou uso muito intensivo com vários equipamentos e muitas ligações devia ter feito contrato empresárial. Só lhe respondi então para que raio comercializam velocidades de 1gbps a particulars e qual é a diferença para um empresarial visto que os equipamentos são os mesmos?..... ou se ele estava à espera que fosse fazer um contrato corporate? Fez-se silêncio. Ficaram de me ligar para trocar por ont+router AC v2 aguardo agendamento….router esse que vai directamente para a gaveta quando o técnico sair. Vou ter de pagar 40 euros pela deslocação mas que se lixe …

Até lá consegui por portas e travessas por um ont meu a funcionar mas quero isto tudo direitinho para se houver problemas não ter dores de cabeça. Na VDF tive ont próprio a funcionar sem stress dura te 2 anos …mas com estes gajos da MEO nuca se sabe. Acabando o contrato adeus e até a próxima. Nunca na minha vida vi um apoio a cliente tão miserável, sobretudo na parte técnica.

boa Tarde, @bassopt, sempre já foram instalar o ONT+V2, como correu, consegui-o por a funcionar tudo corretamente?
 
Back
Topo