Rpm das ventoinhas. Ajudaaa!!!

mlgu3l22

Power Member
Boas.

Desde já peço desculpa s este não é o local indicado para postar isto mas cá vai.

Á cerca de uma semana i qql coisa montei aqii uma bela maquina como podem ler em baixo. Montem tudo nos conformes e tal. Qando liguei pela primeira vez a máquina reparei q o cooler do cpu (tuniq power) fazia muito ruido visto q nao ter o controlador, qer disser estava perdido. Como a ventoinha de 120mm do cooler estava a ser regulada por a board significa full power. Imaginem uma ventoinha de 120mm sempre a full power. O barulho q nao era. Bem lá consegui encontrar o controlador de origem, montei o tudo na perfeição. regulei para o minimo, o ruido diminui bastante. No entanto ainda m faltava silenciar as 5 ventoinhas q tinha na caixa. E as minhas qestões são as seguintes:

- Visto ter os slots tds ocupados so tenho os dois slots de disqetes livres, existirá alggum controlador de fans q m controlo as 5 fans e q caiba no slot das disqetes? Mas n m indiqem controladores tds XPTO com visores i isso pq ja tenho um gatewatch mas infelizmente o controlador de ventoinhas está estragado.

- Existirá algum programa q m permita controlar as rpm das ventoinhas?


Ah caso tenham curiosidade em saber as temps aqi estão:

Caixa: 28.2
Gráfica: 30.2
Disco: 23.8
CPU: 32.5

Desde já desculpem o testamento. lol http://www.*****.net/images/smilies/desdentado.gif

Cumps i ajudem m com este problema ruidoso. lol http://www.*****.net/images/smilies/concordar.gif
 
o speedfan controla as ventoinhas?

não conheço nenhum controlador que caiba no espaço das drives de disquetes.... mas se removeres o espelho de uma dessas drives....já lá podes colocar um controlador...
 
SIm eu tenho o espaço de duas drives de disqetes para colocar lá um controlador. Percebem m?

S conhecrerem algum digam m qql coisa.Tenho de controlar pelo menos 5 fans.

Cumps
 
no meu tuniq tenho uma noiseblocker de 120mm @ 1700 rpm e nao é das fans mais ruidosas q tenho no pc(todas as minhas ventoinhas tem controlador, mas durante o verão é sempre no max)

em relaçao á stock fan do tuniq nao te posso dizer se perdi perfomance pq nunca a usei
mas ela deve ser jeitosa, tem 9 blades(nao sei se o nome em portugues é pás de ventoinha, laminas n deve ser) e faz 2000 rpm

uma soluçao para o ruido é po-la a 7v ou 5v
 
ha uns da revoltek k controlam 4 ventiladores manualmente e cabe no espaco da drive de diskete.. tmb ha outros com ecra e controlo automatico
 
Back
Topo