Geralmente falando, e a não ser que se queira ter os problemas de desenvolvimento que a NVIDIA costuma ter (e que a ATI também já teve) com a abordagem da die monolítica, parece-me que a perda de performance que um sistema multi-die trará (overhead) geralmente faz mais sentido numa abordagem puramente economicista. É impossível desenvolver chips colossais nos tempos curtos que o mercado começa a exigir (menos de um ano, às vezes aproximadamente 6 meses...).O que seria melhor, uma X4 ou uma die monolitica com os tais 4800 shaders?
Não necessariamente, desde que seja implementado um sistema de gestão de energia decente. Idealmente, e ainda por cima se o bus de memória for partilhado, será possível desligar por completo as dies não usadas, o que é mais complicado de fazer numa die monolítica (embora os C2D, i7 e agora Phenom 2 sejam bons exemplos de gestão de energia em dies monolíticas).Por um lado, 4 dies separados terá yelds mais elevados e menos desperdício de cores defeituosos. Mas provavelmente mais consumo.
Hmmm, atendendo a que as novas notícias falam em soluções multi-die completas (ou pelo menos assim me pareceu), será possível (re-)aparecer qualquer coisa do género do "ring-bus" que a ATI já usou antes? Não sei sequer se fará sentido em termos de desenho, mas a ideia parece interessante...de qualquer forma parece ser TRUE multi core design, com memoria partilhada. Assim acavaba os esquemas crossfire internos e que causava problemas.
Se a memória for mesmo partilhada como parece ser o caso, então não faz muito sentido que vá para lá do 1GB por GPU (ou seja, par de chips colados). Mais também me parece um bocado exagerado, exactamente por essa razão de a memória ser partilhada entre os GPUs do mesmo package.Para mim seria 4 gb ram GDDR5
É que as gráficas com quantidades colossais de memória (2GB ou mais) geralmente só têm tanta memória por causa da necessidade de o frame buffer ter de estar presente na RAM de cada núcleo. Ou seja, uma "5870 X4" só precisaria de dois framebuffers, podendo manter perfeitamente os 2GB de RAM das actuais X2, que geralmente não estão limitadas pela quantidade de memória, mas sim pela capacidade de processamento puro (ou do CPU do sistema, conforme o jogo... lol)
Quanto a memórias, GDDR5 quase de certeza absoluta. É a única que consegue ter largura de banda suficiente para a quantidade de dados que poderão fluir entre os núcleos do GPU
Cumps.
Miguel
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