Ryzen overclock - tópico geral

Não sei se isso e mesmo assim mas se for é muito random, tens de comprar a versão x só para ter melhor controlador de memória é uma estratégia sem grande nexo para mim.
 
podes comprar o ryzen 5 ou 7 sem ser X mas podes ter sorte ou azar no cpu, apenas digo o eu vi. eu tenho R7 1700 e com minhas ddr4-3200 nao sao certificadas AMD tenho os 3200 mas boot frio nao faz maz com re-boot ja passa falta qualquer coisa setting ou voltagem na bios ainda nao descobri.
 
Última edição:
Boas pessoal, passei aqui para dizer q fiz um upgradezinho ao meu phenom II 955 com quase 10 anos.

Escolhi o 1600x porque também não precisava de cooler, pois re-usei o corsair H60 que por sorte já era compativel com AM4 out of the box.

Peguei uma msi tomahawk B350, e mantive a gpu radeon 7950.
A diferença em alguns jogos é abismal, mesmo com a mesma gráfica, só troca o cpu. O meu phenom era um bottleneck gigante.
r5 para orçamentos apertados é um mimo.

cumps
 
Acho que nesta altura do campeonato toda gente já sabe que o R7 e R5 six core são todos os mesmos cpus e vêm todos da mesma bolacha.

a serie X apenas garante a 100% o 4.0 e o XFR nada mais, que a serie none X em muitas das vezes consegue ser superior a Serie X não tendo apenas o XFR, @Roberto1973, o teu colega teve azar com a unidade que teve do 1700 pois com a ultima bios da asus hero e uns toques o 1700 que te tenho aqui já posta e rola bem não a 3200 mas a DDR4 3000 a 4.0 o que não fazia com estes dimms não fazia mais de 2400 com estes dimms da corsair e agora já bomba logo, como sempre disse desde Day one o melhor R7 é o 1700 e o R5 1600, ainda não tive oportunidade de usar o R5 estou espera da AMD.


cheers

Boa mdk, consegues me exclarecer na questão do overclock e as power saving features? Tu tens a crosshair certo?

Tu quando fazes overclock não consegues por o cpu a fazer downclock e downvoltage?

Já agora qual é mesmo o teu combo? É um 1700 non X e crosshair, mais que memórias?

Desculpa lá tanta pergunta, mas esta questão das power saving features anda me a atormentar a cabeça. Eu quero este combo, mas não fazer downclock para mim é um no go.
 
Uma dúvida: com uma board b350m + ryzen 5 tenho gráficos onboard, ou sou logo obrigado a comprar um gpu?


Cumps

Nenhum destes ryzen têm igp, Tens sempre que comprar um gpu, as saídas nas boards são para os apu.

Esqueci me de dizer, escolhi as corsair vengeance lpx 2400mhz.

fiz update da bios, e meti na bios a ram 2400mhz porque tava menos originalmente. Até agora tudo estável e impecável.

cumps


Ha que ter noção que memórias a essa velocidade nesta plataforma, capa severamente a performance em certas circunstâncias. É altamente recomendável ter memórias rápidas, é por isso que convém acertar num bom combo. Não é garantido, mas aumentas bastante as probabilidades de sucesso.
 
Pedro_1 Para o cpu fazer downclock tem fazer no ryzen master o oc acho eu, na bios nao faz downclock.
Mas baixa voltagem e consumo e temperaturas guarda multiplicador do cpu.
 
Última edição:
Ha que ter noção que memórias a essa velocidade nesta plataforma, capa severamente a performance em certas circunstâncias. É altamente recomendável ter memórias rápidas, é por isso que convém acertar num bom combo. Não é garantido, mas aumentas bastante as probabilidades de sucesso.

Como vi q havia algumas imcompatibilidades e como era um pouco mais barato escolhi essas. Mas thanks pelo heads up, vou considerar trocar mais tarde.
 
Nenhum destes ryzen têm igp, Tens sempre que comprar um gpu, as saídas nas boards são para os apu.




Ha que ter noção que memórias a essa velocidade nesta plataforma, capa severamente a performance em certas circunstâncias. É altamente recomendável ter memórias rápidas, é por isso que convém acertar num bom combo. Não é garantido, mas aumentas bastante as probabilidades de sucesso.


Podes fazer undervolting , e oc cpu em auto vai descer, mas não testei nada disso a 100% eu tive algum tempo a

https://www.asus.com/us/Motherboards/PRIME-X370-PRO/

agora tenho a Vi hero emprestada com um 1700 a mesma unidade que pude testar , mas tenho a board pois a AMD so me vai enviar um CPU para testar, mas posso ver isso com mais atenção as mem que tenho pa testar são as vengence a 3000 mhz , e ver se consigo umas Flare pa semana , e tenho as do meu sistema.

mas para que queres fazer downclock ?

cheers
 
Nova bios para a MSI X370 Gaming Pro Carbon ja disponivel...

Melhorias nos timmings das memorias para ja... E sistema mais estavel, assim como um boot bem mais rapido...

Aqui ficam alguns resultados de uns testes rapidos que fiz:
IDmWkR7.png

aghG0jy.png
 
Pedro_1 Para o cpu fazer downclock tem fazer no ryzen master o oc acho eu, na bios nao faz downclock.
Mas baixa voltagem e consumo e temperaturas guarda multiplicador do cpu.

Isso parece me um bocado mau, tendo em conta que nem sequer gosto de ter programas desnecessários a funcionar. O único programa que costumo ter é o msi mais por causa da placa.

Então quer dizer que pela bios não consegues fazer overclock e manter as power saving features ligadas?

Já agora qual é a tua board e mems?

E obrigado pelo exclarecimento.

Podes fazer undervolting , e oc cpu em auto vai descer, mas não testei nada disso a 100% eu tive algum tempo a

https://www.asus.com/us/Motherboards/PRIME-X370-PRO/

agora tenho a Vi hero emprestada com um 1700 a mesma unidade que pude testar , mas tenho a board pois a AMD so me vai enviar um CPU para testar, mas posso ver isso com mais atenção as mem que tenho pa testar são as vengence a 3000 mhz , e ver se consigo umas Flare pa semana , e tenho as do meu sistema.

mas para que queres fazer downclock ?

cheers

Expliquei me mal. ;) eu quero é fazer o overclock, mas manter estas features ligadas. Pessoalmente gosto bastante. Overclocks estáticos é tão 2007.

Já nem me vejo a fazer overclock de outra forma, a menos que queira experimentar o máximo. Para mim já não faz sentido ter um overclock para 24/7 a manter 1.35v constantes e afins. Já não estou habituado a isso.

Então quer dizer que nem com uma crosshair consegues fazer overclock nestes termos? Pensava sinceramente que esta board conseguisse contornar este problema.

Eu realmente estava a achar estranho ver overclocks aqui e ali, e ser tudo estático, estava me a deixar a pulga atrás da orelha.

Isto para mim é razão suficiente para não avançar com a compra. Pode parecer estúpido, mas sou picuinhas a esse ponto.


Edit......e tu velhodorestelo, também não faz downclock nem downvoltage?

Cumps
 
Segundo um utilizador do Reddit que teve até agora 3 1700 diferentes diz que nuns consegue-se frequencias maiores que noutros nas rams portanto é um pouco mais sorte no CPU que outra coisa.
 
ya é que disse !!! os SKU X para quem tweaka valem pouco é pagar mais por menos basicamente

cheers

Isso tambem me deixa a pensar se com os updates de BIOS conseguirão efectivamente por o pessoal a chegar aos 3200MHz facilmente. Visto que parece que é muito variavel...

Muitos dizem que com os proximos updates de BIOS, que todos conseguirão chegar aos 3200 facilmente sem problemas, mas eu tenho dificuldade em acreditar que cheguemos a esse nivel. Penso que pode melhorar, mas não acredito em milagres.

Sou o unico com este pensamento?
 
Segundo um utilizador do Reddit que teve até agora 3 1700 diferentes diz que nuns consegue-se frequencias maiores que noutros nas rams portanto é um pouco mais sorte no CPU que outra coisa.

Isso talvez não seja das Rams que ele está a utilizar ou ele também está a mudar as Rams? Diria eu, é que dá a sensação que as boards são muito picuinhas com as Rams.
 
@Diog01 é uma arquitectura nova portanto será uma incognita mas a tendência é melhorar a compatiblidade pois eu por exemplo ao fazer update para a nova bios finalmente consegui ter os 2666mhz com os timings do perfil XMP devidos, antes tinha que usar timings maiores para conseguir o que consigo hoje. Se não acompanhaste a intel no x99 também tinha os mesmos problemas e foram resolvidos.
@nelsonfnsilva foi tudo testado na mesma board com as mesmas rams.
 
Back
Topo