Arcade Saga Hang-On (Arcade Driving, SEGA)

EagleEye

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Mais uma vez o regresso ao passado, nada mais nada menos que o Hang-On conhecido mundialmente pela sua popularidade nas Arcades!
Esta saga trata de vários jogos, começando pelo Hang-On e a sua versão "mini" denominada Hang-On Jr., passando pelo Super Hang-On (aka Hang-On 2) e terminando no Hang-On GP'96, infelizmente o último da sua série!

O verdadeiro responsável pela criação desta obra prima foi Yu Suzuki!

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Yu Suzuki juntou-se à SEGA em 1983 como produtor e programador e rapidamente passou a líder do Dept.AM Research & Development #2 ou AM2. Após o 2º ano a trabalhar na SEGA surge o aclamado Hang-On, um verdadeiro hit nas Arcade devido à sensação realista de conduzir uma mota no jogo!
No entanto não se deixou ficar só por aqui e continuou a desenvolver os seus trabalhos, já sem a pressão em cima. Criou os clássicos como Virtua Racing, OutRun, Space Harrier e Afterburner e em 1987 surge a sequela do Hang-On, o Super HangOn! Este jogo teve direito a gráficos melhorados e o modo "Turbo".

Duas das sua franchises mais carismáticas e conhecidas são o Virtua Fighter, um dos primeiros jogos de luta 3D e que até hoje é o único, devido ao seu impacto na época, que tem um exemplo no Smithsonian Institute's Permanent Research Collection on Information Technology Innovation situado em Washington D.C; e o Shenmue, inicialmente desenvolvido para a SEGA Saturn mas que devido à situação da consola e da SEGA na altura, acabou por ficar adiado para a última consola da SEGA, a já "falecida" Dreamcast.

Yu Suzuki conta com um historial de jogos de fazer inveja a muita gente, aqui está uma lista parcial dos seus trabalhos

Era para ter acabado há uns meses atrás, mas cá está ele finalmente. Digam as vossas experiências com qualquer um dos jogos mencionados, e se tiveram possibilidade de jogar nas Arcade,
Da minha parte, joguei na versão completa da mota! :D Uma experiência fantástica mas que hoje em dia é impossível para mim :(

Caso leiam isto, se quiserem dar uma opinião sobre a próxima saga (ou parte dela) que gostavam de ver retratada digam ;) De momento, apenas tenho uma que realmente gostaria de fazer mas que não é prioridade para já, sobre o Shining Force.


Séries Retro:

-> Golden Axe
-> Shinobi
-> Streets of Rage
 

EagleEye

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Hang-On & Hang-On Jr.

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Hang-On foi produzido pela SEGA e lançados nas Arcades em 1985 tendo sido muito popular na altura e um dos nomes a que se associa de imediato à SEGA. O próprio jogo é bastante directo e simples, oferecendo uma experiência que até aquele dia não tinha sido igualada para os fãs de gastar moedas.
O objectivo é controlar uma mota através de um longo percurso, entre adversários ilimitados que se vão atravessando no nosso caminho tais como os obstáculos fora dos limites da estrada. Para alcançar a meta final teremos de passar pelos vários checkpoints antes que o tempo se esgote, aumentando assim o tempo que nos resta para chegar ao próximo chepoint. Se o tempo acabasse era o fim do jogo.

Também incluia vários tipos de publicidade ao longo do percurso, os mais que se destacavam era a Bridgestone, Shell e varias marcas de tabaco. O jogo viria a ser um extra na saga Shenmue, sendo possível jogar na Arcade ou jogar em casa do Ryu na sua Sega Saturn.


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A versão Hang-On Jr. não passa de uma versão "mini" ou cortada do Hang-On. Foi feita para hardware mais fraco mas ao mesmo tempo mais barato na altura.

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Extras:

 

EagleEye

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Super Hang-On & Hang-On GP'96

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A sequela do Hang-On foi lançada nas Arcade em 1997, seguindo-se o port para a SEGA Megadrive em 1989! O jogo acabou por ter direito a várias conversões, bem como a entrar em várias compilações, nomeadamente o Mega Games I e Mega Games 6. Em suma, este jogo foi simplesmente uma evolução do que o primeiro jogo trouxe, com melhores gráficos, animações mais elaboradas, os efeitos sonoros levaram uns retoques e a possibilidade de escolher entre 4 percursos (Europa, Ásia, América, África), cada qual com o seu grau de dificuldade e final diferente. Uma das grandes novidades e um valente perigo se mal usada foi a função Turbo, podendo atingir uma velocidade superior aos 320 KM/H! Infelizmente, a versão Megadrive não conseguiu atingir o patamar de qualidade no que toca aos gráficos (background, efeito das motas adversárias são os mais destacados).

Para os amantes das Arcade, havia várias versões da máquina em que se podia jogar o Super Hang-On, tal como é mostrado na secção "Extras" desta mensagem.
Tanto para quem quisesse estar de pé, ou para os amantes de motos que gostariam de sentir mais na pele a jogabilidade.

Nem tudo foram más notícias para a versão megadrive, com um modo novo chamado "Original", permitiu dar ao jogo uma maior longevidade e uma razão aos jogadores para voltarem mais uma vez ao jogo caso ficassem aborrecidos do modo Arcade.
Neste modo original, foi feita uma espécie de carreira! A nossa mota tinha o básico dos básicos no inicio no que toca à sua constituição (motor, pneus, óleo, entre outros), tínhamos direito a um patrocinador inicial que tratava das nossas contas (dava o nosso ganha-pão; a quantidade dependia de ser uma vitória ou uma derrota, quer por acabarmos depois do rival, ou por destruirmos a mota durante a corrida, impossibilitando assim a continuação da corrida) e um certo rival. Para progredirmos, éramos obrigado a ganhar 5 corridas antes do nosso rival, tendo sempre em conta que a dificuldade/longevidade da corrida ia sempre aumentando conforme íamos subindo na escada da fama (mais dinheiro também...)

O cuidado era sempre pouco nas corridas e de um momento para o outro podiamos acabar por estragar tudo. Um dos factores a ter em conta antes de uma corrida era verificar se estava tudo OK com a mota, e daí a necessidade de ir obtendo um melhor mecânico. Por vezes, não reparávamos certa componente da mota a pensar que não seria preciso, mas que de um moemnto para o outro podia acabar com o nosso sonho. O mais flagrante, como é óbvio, era o motor que de vez em quando lá explodia... ou a "carroçaria" da mota ir pelo cano abaixo de tantos encontrões dados aos adversários, ou pela nossa falta de tacto (aka muitos acidentes contra árvores ou postes de luz).

Este acaba por ser o melhor jogo da saga na minha opinião, e com alguma pena, que não vejo o mesmo a evoluir a partir deste conceito.


Versão Arcade

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As 4 etapas no modo Arcade, a começar pelo mais fácil temos África, Ásia, América e finalmente Europa! (screens da versão Megadrive)

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Modo 'Original':

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Entretanto desenrola-se a primeira corrida contra o último adversário... poderia ter corrido melhor no entanto. O meu melhor tempo nesta stage ronda os 1:04:60 numa volta.

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Rivais, Patrocinadores e Mecânicos (cliquem nas imagens para ver as páginas correspondentes)






Sequências finais! (Arcade)

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Extras:

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Segue-se a sequela "espiritual" do Super Hang-On. Desenvolvido pela Genki, e não pela AM#2, e lançado em 1996 na Europa para a Sega Saturn. A designação de Hang-On GP '95 está relacionado pela data em que saiu no Japão, e é simplesmente Hang-On GP na América.

Nesta nova edição Hang-On, muita da mística que havia foi perdida... sendo um dos pontos mais negativos até certa altura a jogabilidade! Simplesmente arcaica, complicada e uma falta de direcção/sentido que irá frustrar muito jogador. Apesar disso, quando se tem mão sobre os controlos, o jogo ganha outra experiência.

Ao contrário dos anteriores, o jogo é baseado em pistas fechadas e muito mais baseado em fazer voltas curtas e rápidas (baseado no modo Original do Super Hang-On). Há vários modos de corrida: GP Race, Time Trial e Endurance, sendo o último desbloqueado após ganharmos nas 3 pistas existentes, juntamente as suas versões "Extended" (pista mais longa ou percurso diferente). Há ainda a possibilidade de jogar nas pistas versão "Mirror" (ao contrário), enquanto que o modo Endurance acaba por ser aquele que é mais divertido, devido à tendência em conseguir sempre uma melhor volta, como atingir um novo recorde em termos de voltas dadas.

É possível escolher 10 motos de várias categorias, cada qual com as suas vantagens. No geral encontram-se bem caracterizadas em relação ao pormenores de uma moto. Os efeitos sonoros podem acabar por ser irritantes ao fim de algum tempo, e os temas musicais são bons mas não chegam à qualidade a que estamos habituados.


Truques e dicas:

Acesso a todas as pistas
Acedam á opção "Mode Select" e deixem seleccionado a opção "Options". Pressionem R, R, L, R, R. Um som irá confirmar o código.

Super Bike
No menu de escolha dos modos, carreguem em L + R + X + Y + Z.

Tantalus Bike
No menu de selecção da transmissão (modo Arcade) carreguem em L, L, R, R, Esquerda, Direita, Esquerda, Y+Z e esperem até acabar o tempo (deixem pressionados os botões)

Especial "Time Trial"
Seleccionem (sem carregar) na opção Trial no menu principal. Carreguem Direita, Esquerda, Cima, Baixo, Z. Um som irá confirmar o código.

Music Test
Carreguem (e deixem pressionado) X + Y + Z e de seguida seleccionem o modo "Arcade".

Mota transformada numa Ovelha
No menu de selecção da transmissão pressionem Cima (2), Baixo (2), Esquerda, Direita, Z + Y. Um som irá confirmar o código.



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Extras:

 

Cowmooflage

Power Member
Jogei bastante nas salas de jogos da altura. O sistema de controlo foi bastante revolucionário com uma mota onde nos inclinávamos para controlar o jogo. :)
 

Overkill

Power Member
Infelizmente, a versão Megadrive não conseguiu atingir o patamar de qualidade no que toca aos gráficos (background, efeito das motas adversárias são os mais destacados).

A diferenca não é assim tão grande, dou o super hang on como uma excelente conversão de um jogo arcade para megadrive, temos de ver que uma máquina arcade tem um hardware muito superior. Por exemplo a conversão do space harrier, ou do outrun é muito mais fraca que a do super hang-on. Para mim é a melhor versão doméstica da era 16 bits, basta ver as versões do commodore amiga ou atari st para ver que são muito mais fracas
 

Crossface

Power Member
Que jogo as horas e horas que perdi nisto mais o meu vizinho!

Agora vi as imagens e percebi que haviam upgrades pa mota looool ser puto é tão fixe tenho de ver se aranjo isto para a minha mega drive:P
 

Sadmachine

Power Member
OMG!!! o ecrã de selecção de música no Super Hang-On!!! Classic!!

Assim de repente, acho que é o único jogo que joguei tanto em arcadas como em consola
Só nunca consegui terminar o traçado da Europa :/
outro jogo que já saía para a virtual console... de preferência a versão arcade
 

EagleEye

Colaborador
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Ainda hoje não consigo acabar o percurso beginner em Africa. :mad:

Isso cheira-me que é botão Turbo pressionado em demasia :D Tenta habituar-te nos círcuitos mais longo e complicados, e vais ver que o percurso beginner se faz numa boa. Não deixa de ser complicado mesmo assim, especialmente nos 2 últimos checkpoints. A 1º stage (zona mais desértica, 2 checkpoints dá para usar o Turbo +80% do tempo)


Joguei a isso na Saturn, que saudades daqueles pneus quadrados:P

Excelente trabalho EagleEye, como sempre;)

Foste logo lembrar-te dos pneus.. quando vi aquela "forma" deu-me quase um ataques :D
O problema foi ter vindo do Manxx TT Superbikes... grande jogo também.


A diferenca não é assim tão grande, dou o super hang on como uma excelente conversão de um jogo arcade para megadrive, temos de ver que uma máquina arcade tem um hardware muito superior. Por exemplo a conversão do space harrier, ou do outrun é muito mais fraca que a do super hang-on. Para mim é a melhor versão doméstica da era 16 bits, basta ver as versões do commodore amiga ou atari st para ver que são muito mais fracas

Lá isso é verdade, dos mencionados o Super Hang-On é dos mais bem feitos.

Foi uma comparação directa, visto que não tinha uma ideia completa de como era a versão Arcade e na altura que andei a pesquisar verifiquei em certos pormenores que tenho pena de não terem entrado. Os exemplos são os espatanços, melhor retratados bem como a moto "ás voltas" e as animações dos adversários a dar as curvas, parecem mais realistas e menos robôs.

Apesar disso, não tem o meu modo favorito e aquele que me deu mais dores de cabeça.
Muitas das vezes fazia-se o truque de destruir a mota (sem possibilidade de correr) e ganhar uns trocos bons logo ao ínicio. O primeiro upgrade era sempre os pneus.. era logo outra coisa nas curvas :)
 
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