Samsung and GLOBALFOUNDRIES announce 14nm Collaboration

E como era espectável a GF anunciou a sua variante da evolução dos 14nm, mas foram menos ambiciosos, chamaram-lhe 12nm :berlusca:
As características anunciadas são, como era de esperar as mesmas:

GlobalFoundries promises that its 12LP provides a 15% higher transistor density and enables a 10% higher frequency potential (at the same power and complexity) compared to “16/14nm FinFET solutions on the market today”. The company does not elaborate which process it used for comparison, but a naturally guess would be its own 14LPP which the company knows well.
https://www.anandtech.com/show/11854/globalfoundries-adds-12lp-process-tech-amd-first-customer

De notar que o artigo menciona um outro processo 14nm chamado HP, mas este é um processo desenvolvido pela IBM Semi, agora integrada na GF, para a sua linha de processadores.

GLOBALFOUNDRIES Delivers Custom 14nm FinFET Technology for IBM Systems
14HP is the industry’s only technology to integrate a three-dimensional FinFET transistor architecture on a silicon-on-insulator (SOI) substrate.
https://www.globalfoundries.com/new...custom-14nm-finfet-technology-for-ibm-systems
 
À partida a revisão do Ryzen vão vir nestes '12nm'.

Prometem 10% mais frequência e área 15% inferior para a mesma complexidade.
Isto claro, isto num cenário ideal, o real não deve ser tão bom.


Se a AMD lançasse um Ryzen revisto, com 5% mais frequência (4.2GHz), controlador de memória melhorado (para a ddr ir aos 3200MHz sem dificuldade) e mais uns pózinhos para melhorar 3-5% o ipc, os Ryzen revistos seriam muito competitivos.

Até porque com mais um bocado de redução de área o custo de produção é mais baixo e a AMD terá ainda maior margem para jogar com preços competitivos e manter boa margem em cada cpu vendido.
 
Não me parece que haja melhoramentos de IPC para esta revisão, possivelmente vais só ter os "12nm" e deves conseguir mais frequência, um pouco do que aconteceu com as Polaris das RX 400 para as RX 500.

O melhoramento de IPC deve vir para os Zen2
Cumps..
 
Dado que as que as design libraries são diferentes, 9T (14nm) vs 7.5T (12nm) isso obriga a redesenhar as mask usadas, o que permite que se aproveite para poder fazer pequenas alterações, equivalente a um novo stepping/revisão, menor ex: A0 -> A1 ou maior ex: A2 -> B0.

Aliás a AMD já tinha em eventos apresentado os roadmaps em que se incluía o ZEN e VEGA nos 14+ e os sucessores ZEN 2 e NAVI nos 7nm.

c218199a4e8843dfa9ed8adf74931eb5.jpg


gpuroadmap.png


Claro que 14nm+ neste momento é 12nm.
 
Dado que as que as design libraries são diferentes, 9T (14nm) vs 7.5T (12nm) isso obriga a redesenhar as mask usadas, o que permite que se aproveite para poder fazer pequenas alterações, equivalente a um novo stepping/revisão, menor ex: A0 -> A1 ou maior ex: A2 -> B0.
Basta que melhorem um pouco o controlo de memória, entre outras pequenas otimizações.

Com um design aproximado ao existente, a redução de área com os '12nm' é de aproximadamente 15% e aumento de frequência certamente superior a 5%.


Melhorando a questão do controlador de memória para que funcione com memórias 3200+MHz sem dificuldade, mais 200- 300 MHz no CPU, e possibilidade de baixar os preços mantendo a mesma margem de lucro, o Zen+ é uma boa transição para o Zen 2.
 
Sempre se disse isso, o artigo apenas detalha ou esclarece o que foi alterado/melhorado.

Ao contrário de alguns que vão metendo a cassete das métricas (Metal Pitch, Gate Lenght e Contact Pitch) eu sempre disse que há outras características que podem ser alteradas e ainda assim sem alterar as métricas do processo permitir ganhos.
 
Back
Topo