SATA II e SATA a 3Gb/s, a confusão

Boas, vamos lá ver... eu ia comprar uns discos e pensei lg em Sata II mas disseram-me na loja que neste momento os discos não acompanham o BUS... logo aconselharam-me uns:

Seagate 7200rpm 250GB SATA NCQ (ST3250823AS | 7200.8)

Neste momento com a NF7-S 2.0 não vou notar diferenças... mas será que devia ter apostado noutros discos com SATA II tendo em conta que até Maio 2006 vou fazer upgrade á board e afins? É que já comprei estes discos mas ainda n os testei bem... mas tb n vou ter base de comparação tão cedo..

Help
Tks
 
Nuts disse:
Boas, vamos lá ver... eu ia comprar uns discos e pensei lg em Sata II mas disseram-me na loja que neste momento os discos não acompanham o BUS... logo aconselharam-me uns:

Seagate 7200rpm 250GB SATA NCQ (ST3250823AS | 7200.8)

Neste momento com a NF7-S 2.0 não vou notar diferenças... mas será que devia ter apostado noutros discos com SATA II tendo em conta que até Maio 2006 vou fazer upgrade á board e afins? É que já comprei estes discos mas ainda n os testei bem... mas tb n vou ter base de comparação tão cedo..

Help
Tks

Segundo o site da Seagate esse disco é SATA II. ;)
 
Pois é a tal confusão dos SataII de nome mas sem as caracteristicas do dobro da velocidade... portanto assumo q tenha sido boa compra...
Estou satisfeito ;)
Tks
 
O facto de ser SATA I ou II e irrelevante por si só na velocidade do disco uma vez k n há nenhum disco que chegue perto de saturar o bus do SATA I.

Logo n paguem mais por algo k diz SATAII.
 
Zar0n disse:
O facto de ser SATA I ou II e irrelevante por si só na velocidade do disco uma vez k n há nenhum disco que chegue perto de saturar o bus do SATA I.

Logo n paguem mais por algo k diz SATAII.
Isso é verdade, mas se tiveres um RAID (em stripe) com discos rápidos já não é assim. 3 discos em RAID 0 e lá se vão os 150MB/s do SATA I, para além de que o burst de informação da cache dos discos tira sempre partido da bandwidth que tiver disponivel. Não é nada de brutal mas sempre é qualquer coisa.
 
SilveRRIng disse:
Isso é verdade, mas se tiveres um RAID (em stripe) com discos rápidos já não é assim. 3 discos em RAID 0 e lá se vão os 150MB/s do SATA I, para além de que o burst de informação da cache dos discos tira sempre partido da bandwidth que tiver disponivel. Não é nada de brutal mas sempre é qualquer coisa.

Mas é 150MB/s por cada canal e cada canal só leva um dispositivo. Qual é a diferença entre ter 4 discos/drives ou 4 discos em RAID0? Vai dar ao mesmo já que cada disco não consegue atingir a velocidade máxima do seu canal. :)
 
ja a agora aproveito pra deixar a minha duvida
se comprar um disco sata2 (seja 1º ou 2º geraçao) ele vai ficar a funcionar na minha board(a7n8x-e) como tal ou fica "capado" a sata 1?

cumps
 
blastarr disse:
Bah, who cares, discos rígidos são uma tecnologia em obsolescência acelerada.
Holographics, baby, the wave of the future. ;)

yah pode ser mas as 7800 gtx em sli tb são o futuro mas mto provavelmente n verás mta gente a comprar uma tão cedo! ... n é dar uma de retrogado mas as evoluções pagam-se e bem basta ver os preços dos dual-core!!!

Raven ...

supostamente a tecnologia é backwards compatible logo acho que irias ter um sata II@ sata I ... n valia a guita que gastas a mais ...
 
Última edição:
[knap] disse:
Mas é 150MB/s por cada canal e cada canal só leva um dispositivo. Qual é a diferença entre ter 4 discos/drives ou 4 discos em RAID0? Vai dar ao mesmo já que cada disco não consegue atingir a velocidade máxima do seu canal. :)
Estava convencido que cada canal era partilhado. Assim sendo menos mal. A unica influência resume-se mesmo à diferença no burst do cache dos discos. Em vez de sair a 150MB/s pode ir até aos 300MB/s no SATA II. Penso que só será perceptivel em benchmarks.

Thks pela correcção :)
 
SilveRRIng disse:
Estava convencido que cada canal era partilhado. Assim sendo menos mal. A unica influência resume-se mesmo à diferença no burst do cache dos discos. Em vez de sair a 150MB/s pode ir até aos 300MB/s no SATA II. Penso que só será perceptivel em benchmarks.

Thks pela correcção :)
Exacto...

Eu tenho 2 Hitachis em Raid 0 SATA II, quando activei o modo 300 mb/s com o utilitário deles e a performance "burst" no HT tach subiu uma beka...

Pro dia-a-dia não noto grandes coisas... Talvez o loading do windows abaixou um cadinho...

Nas como disse são "pós" devido a limitação da tecnologia mecanica :\

Como disse o DJ_PAPA se metessem ai 256 MB de cache e 1024 de flash não volatil rendia bué :x2: :x2: :x2:

Isso tem evoluido um bocado, basta ver que todos os discos tem 8 MB cache (Vs os 1 e 2 mb de uns tempos atráz) e muitos já saem com 16 MB, se calhar em pouco tempo deverão vir com 32 ou 64 mb de cache ;)
 
Back
Topo