Say hello to Yorkfield

Ninguem notou isto:


http://www.firingsquad.com/hardware/cpu_gpu_roadmap_07/page5.asp

O yorkfield nao era o tal CPU 8 cores da Intel? Pelos vistos nem 1 mes passou e ja começam a haver alteraçoes aqueles roadmaps que pregavam tudo e mais alguma coisa.
Ali o post do Ajax cai que nem uma luva neste caso.

Outra coisa que se repara é que o yorkfield nao é um verdadeiro quad-core nativo como o K8L. O yorkfiel vai partilhar cache L2 por cada dual-core e nao ha partilha pelo quad-core.
O yorkfield é um Kentsfield com novo processo de fabrico e mais alguns tweaks e SSE4.

No K8L vai existir uma cache L3 que trabalha em toda a banda dos 4 cores partilhando entre os 4 cores os dados. Isto reduz drasticamente a necessidade de mais cache e pode ter os tais 512Kb de cache L2 por core.

O yorkfield para partilhar dados entre cores vai ter que os transfirir num bus interno com latencias inerentes e tem que replica-los na cache L2 de cada dual-core e que leva a redundancia e perca de espaço.
Dai aquelas caches L2 gigantescas por cada dual-core.

Sinceramente a implementaçao do K8L em quad-core parece claramente mais forte.

é esperar para ver, estar aqui a especular sobre a performance de ambos nao dá em nada

eu vou é olhar para os preços :p
 
As caches partilhadas sofrem de um problema conhecido por "cache trashing" que aumenta com o número de cores e o número de threads a executar. Com 2 cores a coisa já se torna problemática, com 4, meu deus. Creio que usarão caches partilhadas por cada 2 cores, estejam os 4 cores juntos ou separados 2 a 2.
 
Back
Topo