Dúvida Segurança & Manutenção

Kannybal

Power Member
Boas noites,

É o seguinte, o meu Pc veio esta tarde da loja de reparação, vim verificar o software que lhe foi instalado e verifiquei que a nível de segurança, só possui uma aplicação da McAfee, "Varredura McAfee".

Como tal decidi consultar quem entende da matéria e vim até aqui, li diversos tópicos neste fórum relacionados com segurança, ainda assim fiquei na dúvida.

Gostaria que se possível, alguém me dissesse qual o software que consideram melhor para eu instalar para garantir que a máquina fica bem protegida, seja software pago ou free, desde que seja realmente eficaz e que não afecte muito o desempenho da máquina.

Queria também questionar se é recomendável instalar alguma aplicação do género "IoBit Advanced SystemCare", se for recomendado, qual consideram ser a melhor opção?

Verifiquei também, que as actualizações automáticas do Windows, se encontram desactivadas, é melhor deixar assim, ou é preferível activar as actualizações automáticas?

Por fim, o que me aconselham a fazer de tempos em tempos para assegurar o bom desempenho da máquina?

Peço desculpa pelo incómodo, mas estou perdido no que toca a estes assuntos.
Agradeço desde já qualquer ajuda fornecida.
 
Quanto a programas de protecção pagos para o PC:

- Internet Security(trás tudo Anti-vírus, Anti-spyware/adware/malware, Firewall...): KIS 2010;
- Anti-Vírus e Antispyware...:Avast! Pro(não possui firewall) e KAV 2010;
- Firewalls...: Outpost Pro (Só Firewall que é bem boa e Anti-spyware, sendo que este último podes não instalar e realmente não é dos melhores) e Online Armor.

Quanto a grátis:
Firewalls: COMODO Internet Security (apesar de ser Internet Security e possuir Anti-vìrus este é muito mau e tens opção de instalar só a Firewall que é bastante boa).

Uma nota final quanto a programas de protecção. Nunca use o Norton Anti-vírus ou Internet Security, são pesados e complicam e implicam imenso com programas, aliás é mais provável que este destrua o seus sistema do que o salve dum vírus!

O IoBit Advanced SystemCare nunca usei, mas digo-lhe desde já que a função de limpar/reparar o registo é manhosa seja em que programa for, porque não se sabe em concreto qual o verdadeiro impacto positivo que isso tem, aliás muitas vezes ainda torna o sistema mais lento, cria BSODs e outras complicações por apagar registos que não deve. Mas o CCleaner Slim (sem toolbar) e o nCleaner são bons programa para apagar ficheiros temporários ou ficheiros de programas desinstalados que ainda ficam no sistema.

Quanto a actualizações do Windows convém ter ligadas mas não deixe o Windows instalar tudo automaticamente, pois acredito que nem todas as actualizações lhe interessam. Além de que podem sempre sair actualizações de segurança importantes para tapar buracos aqui ou ali do sistema, daí que ligadas as deixe estar.

Desfragmentar o disco é com certeza uma boa maneira de manter um sistema com um melhor desempenho. Programas pagos: UltimateDefrag 2008, PerfectDisk 10 e Diskeeper 2009. Prefiro o primeiro porque dá-me mais opções de como desfragmentar o disco, mas os últimos dois têm uma opção aliciante de fazer a desfragmentação automaticamente, enquanto o PC não usa os recursos. No entanto não o deixam escolher quais as pasta importantes que quer meter na parte mais rápida do disco e as menos precisas que quer meter na mais lenta, como o primeiro deixa.
Os programas que assinalei acima (CCleaner e nCLeaner) são bons para limparem os discos de ficheiros desnecessários.

Cumprimentos
 
Última edição:
Agradeço imenso pela ajuda fornecida.

Para não criar outro tópico, estou com outro problema que vou aproveitar e expor aqui.

É o seguinte, eu possuo o disco C: e o D:, no disco D: encontrava-se um backup completo das minhas coisas, (backup que foi feito na loja de reparação).

Acontece que à pouco, quando eu restaurava algumas pastas desse backup para o disco C:, enganei-me e enviei para a lixeira uma pasta e só depois de esvaziar a lixeira é que me apercebi do meu erro.

Existe por acaso, alguma possibilidade de recuperar essa pasta ou é caso para a esquecer?
 
Quanto a programas de protecção pagos para o PC:

- Internet Security(trás tudo Anti-vírus, Anti-spyware/adware/malware, Firewall...): KIS 2010;
- Anti-Vírus e Antispyware...:Avast! Pro(não possui firewall) e KAV 2010;
- Firewalls...: Outpost Pro (Só Firewall que é bem boa e Anti-spyware, sendo que este último podes não instalar e realmente não é dos melhores) e Online Armor.

Quanto a grátis:
Firewalls: COMODO Internet Security (apesar de ser Internet Security e possuir Anti-vìrus este é muito mau e tens opção de instalar só a Firewall que é bastante boa).

Uma nota final quanto a programas de protecção. Nunca use o Norton Anti-vírus ou Internet Security, são pesados e complicam e implicam imenso com programas, aliás é mais provável que este destrua o seus sistema do que o salve dum vírus!

O IoBit Advanced SystemCare nunca usei, mas digo-lhe desde já que a função de limpar/reparar o registo é manhosa seja em que programa for, porque não se sabe em concreto qual o verdadeiro impacto positivo que isso tem, aliás muitas vezes ainda torna o sistema mais lento, cria BSODs e outras complicações por apagar registos que não deve. Mas o CCleaner Slim (sem toolbar) e o nCleaner são bons programa para apagar ficheiros temporários ou ficheiros de programas desinstalados que ainda ficam no sistema.

Quanto a actualizações do Windows convém ter ligadas mas não deixe o Windows instalar tudo automaticamente, pois acredito que nem todas as actualizações lhe interessam. Além de que podem sempre sair actualizações de segurança importantes para tapar buracos aqui ou ali do sistema, daí que ligadas as deixe estar.

Desfragmentar o disco é com certeza uma boa maneira de manter um sistema com um melhor desempenho. Programas pagos: UltimateDefrag 2008, PerfectDisk 10 e Diskeeper 2009. Prefiro o primeiro porque dá-me mais opções de como desfragmentar o disco, mas os últimos dois têm uma opção aliciante de fazer a desfragmentação automaticamente, enquanto o PC não usa os recursos. No entanto não o deixam escolher quais as pasta importantes que quer meter na parte mais rápida do disco e as menos precisas que quer meter na mais lenta, como o primeiro deixa.
Os programas que assinalei acima (CCleaner e nCLeaner) são bons para limparem os discos de ficheiros desnecessários.

Cumprimentos
Há quanto tempo não usas o Norton para dizeres tal coisa?
 
Há quanto tempo não usas o Norton para dizeres tal coisa?
Dois anos, e ainda vejo muitos estrangeiros a queixarem-se dos mesmos problemas com versões novas :) aliás tenho uma colega estudante que tinha o Norton há uns meses atrás, que veio previamente instalado no portátil, e só por acaso quando ela o tirou do portátil aquilo ficou mais rápido... o mesmo se passou com o meu portátil.
 
Última edição:
O Norton deixou de ser aquele AV pesado desde a versão 360, têm apostado muito nos recursos consumidos e é actualmente um AV muito mais leve ao sistema.
 
Melhores softwares pagos:

Anti-virus: Kaspersky Internet Security, BitDefender Internet Security, ZoneAlarm Internet Security
Anti-spyware: Spy Sweeper, CounterSpy, Malwarebytes Anti Malware
Firewall: ZoneAlarm Pro, Outpost Firewall Pro, Norman Personal Firewall
Manutenção: Advanced System Optimizer

Melhores softwares free:

Anti-virus: Avira AntiVir Personal Edition, Avast! Home Edition, AVG Anti-Virus Free Edition
Anti-spyware: SuperAntiSpyware, MalwareBytes Anti-Malware, Ad-Aware 2008
Firewall: Outpost Firewall Free, Comodo Internet Security, Online Armor Personal Firewall
Manutenção: CCleaner

Cumps ;)
 
Última edição:
Obrigado a todos pela ajuda.

Em relação a recuperar os arquivos, tentei com o tal Recuva, ele recupera os arquivos nos devidos formatos e com os devidos nomes, porém, ao abrir os textos verifico que apenas surgem caracteres estranhos.. Creio que perdi tudo.
 
Obrigado a todos pela ajuda.

Em relação a recuperar os arquivos, tentei com o tal Recuva, ele recupera os arquivos nos devidos formatos e com os devidos nomes, porém, ao abrir os textos verifico que apenas surgem caracteres estranhos.. Creio que perdi tudo.
Suspeito que sim.

Mas são documentos? De que tipo, Word, Excel, outros?
 
Muitos são documentos em *.txt (escritos no bloco de notas).
Outros são arquivos com uma extensão que não recordo no momento, que são arquivos de um programa específico.
 
Em relaçao ao topico do software de segurança:
coloque tambem um programa de segurança para as pens, cartoes de memoria e discos externos como o Ninja Pen Disk.

Em relaçao ao topico de recuperaçao de ficheiros, tente usar o Getdataback ja o usei e ate tive uma taxa de recuperaçao elevada.
 
O Norton deixou de ser aquele AV pesado desde a versão 360, têm apostado muito nos recursos consumidos e é actualmente um AV muito mais leve ao sistema.

Acredita que ainda é pesado em comparação com muitos outros e estes ainda fazem melhor o trabalho. Aliás quando experimentei o Norton Internet Security 2007 já tinha saído o Norton 360.
 
Última edição:
Existe um programa pago que ajudou a recuperar ficheiros dum iPod dum colega meu, chama-se Get Data Recover My Files e até tem site na nossa Língua, duvido é que esteja disposto a pagar por tal ferramenta...

Neste momento creio que seja mais prudente não arriscar na compra.
Li que quanto mais se utiliza o disco, menor a probabilidade de recuperar os dados, nos últimos dias tenho utilizado bastante o HD onde estavam os tais arquivos.

Seria dinheiro gasto em vão provavelmente, pois iria comprar um software que não iria satisfazer a minha vontade, ficaria a "encher".

Ainda assim, agradeço-lhe imenso pela atenção.
 
Neste momento creio que seja mais prudente não arriscar na compra.
Li que quanto mais se utiliza o disco, menor a probabilidade de recuperar os dados, nos últimos dias tenho utilizado bastante o HD onde estavam os tais arquivos.

Seria dinheiro gasto em vão provavelmente, pois iria comprar um software que não iria satisfazer a minha vontade, ficaria a "encher".

Ainda assim, agradeço-lhe imenso pela atenção.

Sim, digamos que quando apagamos os ficheiros e estes vão para a reciclagem (o famoso delete), que depois é esvaziada, estes ficheiros não são apagados definitivamente do disco, mas o espaço que estes ocupavam passou a estar disponível para ser escrito/ocupado novamente (overwrite). Daí que se tem utilizado muito o disco, então a probabilidade de estes ficheiros ainda existirem no disco é menor.
 
@ Kannybal

Qual o teu Sistema Operativo? Qual o navegador da Internet que usas?

Estar a sugerir o que quer que seja, sem antes saber certos pormenores, simplesmente não faz qualquer sentido.

O que te posso sugerir desde já, é que faças uso de uma conta de utilizador limitada, caso ainda não o estejas a fazer.
O uso de conta de Adminitrador apenas será para tarefas pontuais, e que requrem privilégios elevados. Para o did-a-dia, uma conta de utilizador limitada é o ideal, pois só si irá evitar muitos problemas.
 
Back
Topo