Multi Ser Gamer Depois dos 30

Por acaso ate bem pouco tempo fui para casa de um colega meu compramos umas pizzas e cerveja foi FIFA 2013 toda tarde .. impecável mesmo ...
 
Eu foi num excelente 486 dx-2 com o melhor jogo de estratégia de sempre Dune 2

Eu sou do tempo do 286 onde o HDD do computador tinha apenas 40 MB (o máximo na altura era, se não me engano, de 80 MB), e usava quer as disquetes de 5 1/4, quer as de 3,5". O meu primeiro jogo que tive e que me marcou muito foi o Prince da Pérsia. Foi-me oferecido pelos meus pais e na altura custou 10 contos. Terminei-o centenas de vezes. Hoje ainda o tenho na sua caixa original com o respectivo manual. Depois vieram outros, mas arranjados por colegas de escola. Tive centenas deles, jogos simples e modestos em termos gráficos, mas muito divertidos. Tantas horas a queimar pestanas em frente ao monitor.
 
Aqui também começou tudo com o Spectrum, como sempre gostei de managers, foi de euroboss, até ao Football director 2, CM e fiquei pelo CM0102 que ainda hoje jogo (único que jogo, e horas seguidas...funciona como antidepressivo!!!)
De resto sempre grandes jogos que havia, o Hawthorne da Blizzard, DUNEs, Command and conquer....ainda dei saltos para a Xbox e Xbox 360...mas já não é o mesmo!
E sim o online mata um pouco os convivios até altas horas da matina que era jogar Fifa 98.....

Estamos a ficar velhos, mas os jogos não estão feitos para serem jogados mas sim para correrem os efeitos visuais mais deslumbrantes! o Que é uma pena.

Obrigado pela nostalgia em alguns post.
 
Eu tenho apenas 21 anos e ja me relaciono com o pessoal daqui. Eu comecei "a serio" no gamimg, se é que se pode dizer isto, no Gran Turismo 2. Tirar as licenças, comprar carros para ver se eram alguma coisa de jeito, etc. Isto para um puto de 8/9 anos que nem sabia ingles ainda a jogar uma coisa totalmente em ingles. Mas desenrasquei-me e cheguei a ter uma boa garagem.
Fazendo a comparação com o homologo actual, o Gran Turismo 6, tudo é mais facilitado. Lembro-me de dias e dias que demorei a passar as licenças a rasca no Gran Turismo 2, no GT6, 3 voltas e faz-se o tempo a ouro. Carros? Vai-se a net, procura-se no youtube e compra-se logo o melhor carro e passa-se aquilo com uma perna as costas e ainda a fazer malabarismos..

Tudo é mais facilitado hoje em dia, e acho que é isso que as pessoas que jogam a mais tempo não gostam. Quem quiser ter "pena" dos gamers, que veja isto. E apenas um teste que a nintendo fez aos gamers recentes, que não conseguiam passar o nivel 1-1 do Super Mario Bros
 
Mais um na casa dos 32 .. na minha opiniao o que mais me "matou" o interesse nas novas consolas foi a parte do online .. o que mais adorava era juntar o pessoal e estar ali horas e horas a jogarmos todos juntos a "massacrar" uns aos outros .. entao Worms foi daqueles jogos que mais me lembra isto .. é claro o trabalho e outras situaçoes do evoluir da vida tambem ajudam, mas la de vez em quando tiro um hora ou duas para jogar ..
Também concordo em parte com isso, mas eu (já a caminho dos 34) acho que são vários factores.

Seja por ter menos tempo, seja por ter também outras prioridades, o meu interesse pelos jogos foi emagrecendo. Acho que os jogos em si mudaram, mas isso não é a única justificação, pq por vezes pego em jogos antigos e não consigo jogá-los na mesma.

O único que jogo ainda é o PES 6, que prefiro a qualquer PES que tenha saido posteriormente a esse. E por vezes ainda se combina dar umas jogatanas nesse, com 2 comandos e lado a lado como é óbvio. ;)

Hoje em dia vejo-me a jogar mais aqueles joguinhos da tanga para telemovel, tipo Tower Defense ou outra cena qq, do que a pegar na minha x360 ou ligar o computador para jogar um jogo "decente". Outra coisa que tb notei foi a falta de necessidade de actualizar o meu desktop. Eu de 2 em 2 anos mudava tudo, comprava praticamente um computador novo (às peças) e montava, para ter sempre um computador actualizado por um preço barato e que me permitisse jogar com quase tudo a full. O meu desktop tem actualmente 5 anos, ainda funciona bem, mas já não acompanha os últimos jogos há muito tempo. Não sinto necessidade nem motivação para gastar uns trocos em actualizá-lo.

Tudo muda e acho que é um misto da idade, com o tempo (ou falta dele) e as prioridades actuais na tua vida. A evolução dos jogos pode ter tido influência na forma como os encaras actualmente, mas se calhar até é o menor dos culpados.
 
Ainda hoje dou por mim a tentar interiorizar que isto é um problema de adaptação.

Como é possível que alguém que sempre adorou videojogos, de um momento para o outro tenha sentimentos tão contraditórios?

É que por incrível que pareça, apesar de trabalhar, ter a arbitragem, quando chego a casa sinto que falta qualquer coisa ( Hobby/videojogos). Lá vejo um filme ou série com a "Maria" mas depois falta a tal coisa...e os jogos actuais não conseguem preencher esse espaço.
Já me senti tão " revoltado" que resolvi vender as consolas que tinha no momento.

Quando recordo momentos em que juntava uns quantos amigos e jogávamos PES/ISS ao " arruma" com as tabelas feitas num papel ao lado, isso é impagável :D. (claro que agora casado não ia organizar estes arraiais em casa :D)


Certo que os tempos mudam e a vida agora é outra, mas algo nos videojogos ou em mim funciona em contraciclo.
 
Última edição:
Eu sou do tempo do 286 onde o HDD do computador tinha apenas 40 MB (o máximo na altura era, se não me engano, de 80 MB), e usava quer as disquetes de 5 1/4, quer as de 3,5". O meu primeiro jogo que tive e que me marcou muito foi o Prince da Pérsia. Foi-me oferecido pelos meus pais e na altura custou 10 contos. Terminei-o centenas de vezes. Hoje ainda o tenho na sua caixa original com o respectivo manual. Depois vieram outros, mas arranjados por colegas de escola. Tive centenas deles, jogos simples e modestos em termos gráficos, mas muito divertidos. Tantas horas a queimar pestanas em frente ao monitor.

De certeza que era 40?
O meu 386 tinha um disco de 15 ou 20. Era para o Windows, office, mcafee e um jogo e ficava uns 2mb livres.

Ainda me lembro quando fiz o upgrade para um amd (nao me recordo do modelo mas era equivalente a um 486dx2 a 100mhz) com um fantástico disco de 1GB. Lol. 1GB :p
 
De certeza que era 40?
O meu 386 tinha um disco de 15 ou 20. Era para o Windows, office, mcafee e um jogo e ficava uns 2mb livres.

Ainda me lembro quando fiz o upgrade para um amd (nao me recordo do modelo mas era equivalente a um 486dx2 a 100mhz) com um fantástico disco de 1GB. Lol. 1GB :p


Sim era de 40 Mb, ano de 1989. Tinha eu 12 anos de idade.

O Disco servia para o Windows, Office, alguns programas e também para alguns jogos. Não tinha anti-vírus instalado. O computador mais uma impressora matricial de 9 agulhas, custou ao meu pai 500 contos. OMG só de saber que na altura o salário mínimo era cerca de 30 contos, até me dói a alma de imaginar os sacrifícios que os meus pais tiveram que fazer para me darem o computador.

Jogos comprados (originais e novos), tive 3: Prince of Persia, Paris Dakar e Highway Patrol 2. Na altura eram caríssimos, daí a ter que recorrer aos amigos, para ter acesso a inúmeros bons jogos que circulavam na altura (GOLDENAXE, Jazz JackRabbit, Pac-man, Batman, Spider Man, Test Drive, Final Fight, SimCity... e muitos mais que agora não me estou a recordar dos nomes). Muitas horas passei na biblioteca da escola e até nas aulas de informática, a gravar jogos para disketes.
 
Bom velho arj ;)

O meu irmao tinha (e ainda deve ter no sotao) uma impressora matricial. Aquilo funcionava sempre, nao e como hoje em dia que imprimes 100 folhas e ja precisa de tinta.
Claro que demorava 1m a imprimir uma pagina, e esta nao tinha alimentador, por isso era por as folhas 1 a 1, mas pronto...
 
Bom velho arj ;)

O meu irmao tinha (e ainda deve ter no sotao) uma impressora matricial. Aquilo funcionava sempre, nao e como hoje em dia que imprimes 100 folhas e ja precisa de tinta.
Claro que demorava 1m a imprimir uma pagina, e esta nao tinha alimentador, por isso era por as folhas 1 a 1, mas pronto...

Exatamente.

Também ainda tenho a impressora, na casa dos meus pais, só não sei se ainda funciona.

Tão útil que foi o arj.
 
Para a malta desta thread recomendo isto:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=711288

Pessoalmente não perco tempo já com as novas gerações de consolas apesar de ainda ter cá dentro o bichinho para comprar uma xbox 360 por ter jogos mais arcada como bem gosto...talvez daqui a uns tempos pense nisso...

Entretanto vou-me entretendo com a ps1 que preservei por ter sido a consola que mais me prendeu até hoje...posso dizer que voltar a jogar alguns clássicos ainda me consegue manter agarrado 1-2horitas quando pego no comando...

Para PC também há clássicos que pronto...doom, quake, duke nukem 3D...age of empires, dune...enfim...

Há factores como a "facilidade" dos dias de hoje mas também vistas as coisas os gráficos e detalhes hoje em dia são mais importantes e simplicidade bem como jogabilidade não são a palavra de ordem...

Ah...para alguns aqui também recomendo uma PSP...tem clássicos e podem jogar onde quiserem...

Só para finalizar: metal slug FTW... :D
 
+1 :o


Já fiz os 41 :rolleyes: ...será que já deveria ter idade para ter juízo??? :o LOOOL

Bem, também comecei com um "ZX Spectrum+ 128K" em meados dos anos 80, tinha eu uns 12 anos...

Depois, entre os meus 15 e os 25 anos não quis saber muito de jogos. A "febre" só me voltou já tinha 25 anos (1998) quando comprei uma Dreamcast (pouco tempo antes de ser descontinuada, mas já com um enorme catálogo, lol). Depois passei para a PS2 e só comprei a PS3 há uns 3 anos, quando estava a 220€ e também já tinha enorme um catálogo de jogos "Platinum"! :) Entretanto também comprei a Nintendo 3DS XL mas nunca liguei muito a esta...

Comprei então a PS Vita na altura em que ela saiu, não sei porquê, foi daquelas comprar por impulso, apenas gostei do "Uncharted".

E foi então que este fim-de-semana fui a um hipermercado Jumbo e vi a PSP a 79€, com um "montão" de clássicos a 8€ :D e claro que trouxe uma PSP para casa!!! :-D

Pronto, agora ando a viciar no "Driver 76", jogo que nem conhecia, mas que tem os gráficos ao nível da "velhinha" PS2, que para mim é a melhor consola de sempre (GTA San Andreas! ehehehe)... e uma fantástica banda sonora (como é óbvio) dos anos 70! ;)

Como utilizo transportes públicos para ir para o trabalho, já tenho com que me entreter pelo caminho: PSP rulla! AHAHAH!!
Espero que não dê muito "mau aspecto" andar a jogar PSP no Metro ou no autocarro da Carris, LOL!

Fica este meu post, também em jeito de desabafo e descanso por saber que não sou o único "velhote" a gostar de jogos!


Cumps!
 
E foi então que este fim-de-semana fui a um hipermercado Jumbo e vi a PSP a 79€, com um "montão" de clássicos a 8€ :D e claro que trouxe uma PSP para casa!!! :-D

Acreditas que fiz o mêsmo,e estou desde ontem completamente agarrado ao GTA Vice City Stories??? :D
Trouxe também o Liberty City Stories e o Chinatown Wars.Algo me diz que vai ser um fartote :o
 
Última edição:
:D

Não trouxe os GTA porque já os tenho e acabei os dois na PS2 :)

Experimenta o "Driver 76", caso não conheças, que vale a pena! Como é que não soube da existência deste jogo antes? Ehehehe!!!

Cumps.
 
Nos últimos largos tempos, jogo uns joguinhos no smartphone.

Na consola, muito de vez enquanto monto o volante e dou umas voltinhas...

Mas já não consigo ter paciência para me concentrar em videojogos.

PS: Ainda estou a uns belos anitos dos 30.
 
Back
Topo