Multi Ser Gamer Depois dos 30

Ainda estou longe dos 30 mas já há muito tempo que sinto isso. Mas eu gosto de jogar com mais pessoal (pokemon no infantário eram momentos divinais). Desde que perdi a companhia dos videojogos que já não sinto "pica" para jogar. No entanto se vier a fóruns online e ler posts sobre jogos que me interessam dá-me vontade. E se jogar, a excitação esvanece passado não muito tempo.
 
Eu tive um sentimento muito semelhante ao que muitos descrevem.

Sempre tive muita sorte e pude começar a jogar antes mesmo de entrar para a escola e aprender a escrever...os títulos do início dos anos 90.

O último jogo que gostei de jogar foi o Battlefield: Bad Company 2, depois disso foi sempre para baixo e basicamente só dois jogos me puxam alguma coisa: FIFA e Battlefield (eu sei.... :S), tenho, como quase toda a gente, uma colecção enoooooorme de jogos na STEAM que não jogo muito (alguns com história decente vou jogando).

Fiquei mais de um ano sem jogar um único jogo, nem no telemóvel, passei a dedicar mais tempo ao desporto e ainda nem comprei o Battlefiel 4 (nem sei se vou comprar, talvez quando acabarem de fazer o jogo, loool).

O que eu concluí no último ano:
- Gosto de jogar FIFA com os meus amigos (gosto de futebol, apesar de na verdade ser o maior cepo)
- Gosto de jogar Battlefield para desanuviar (gosto de FPS e de me divertir online com cenas semi-épicas...deve ser por ser gajo, andar aos tiros a coisas e destruir coisas dá-me demasiado gozo)
- Devo continuar a jogar ambos...cada vez me importa menos aquelas guerras EA/Gamers, etc...
- Passei a preferir um bom livro a um jogo;
- Passei a preferir desporto a jogos;
- Tudo isto faz parte do crescimento (que não pára aos 18 anos).
 
eu só tenho pena do escasso tempo que tenho para jogar. das 2/3 horas livres que às vezes tenho por dia tento distribui-las por jogar (pc ou ps3) ou er um filme/séries. ainda me lembro quando tinha tempo para jogar de manha à noite, fins de semana seguidos... férias das escola. acabar jogos atrás de jogos, repeti-los. agora é preciso fazer uma super selecção do que quero. comprei há 3 meses o gtav para a ps3 e ainda nem vou a meio do jogo. on-line nem consegui experimentar ainda. e com a vontade imensa de jogar gtav a minha lista de series e filmes vai-se acumulando...

mas nada como ter prazer a jogar gtav, uncharted na ps3 ou call of dutty, far cry3, skyrim ou dragon age em pc. nem que seja 1 horita por dia. desde que vi no house of cards, francis underwood a jogar para aliviar o stress uso o mesmo para justificar as minhas jogatanas

a responsabilidade de adulto é tramada :)
 
a responsabilidade de adulto é tramada :)

Aqui está a dificuldade de muitos jogadores. Quando nos tornamos mais crescidos e principalmente quando temos família, diga-se esposa e filhos, as prioridades já são outras. Temos que gerir muito bem as nossas responsabilidades e quando nos sobra algum tempinho livre, existe muitas ofertas de o ocupar, como é o caso de uma escapadela de fim de semana, visitar os parentes, estar-mos mais disponíveis para a família, levando-nos desta forma a deixar-mos os vídeo jogos para último plano.
 
Eu ainda sou relativamente jovem, nao tenho 30's, mas também nao tenho 15's,
tenho 21 anos,

tenho acesso a um computador desde os meus 5 anos (pc do meu irmao) nessa altura ou uns anos mais tarde ou mais cedo nao sei :S já tinha andado a jogar ps1,

todo o momento que conseguisse tar a jogar era o que fazia,

mais tarde na altura que saiu a ps2, recebi-a no natal,
lembro me que só tinha uma meia duzia de jogos, e nem cartao de memoria tinha ainda, e mesmo assim passava dias e dias a tentar passar os jogos antes de desligar a consola (pois perdia todo o progresso) o jogo bornout 2 era um deles (adorava aquilo)

depois uns anos mais tarde (já com cartao de memória) lá arranjei companhia para todos os fins de semana jogar-mos qualquer coisa (nem que fosse super mario na snes)

mais tarde meu irmao casou e eu fiquei com o pc, começou a saga dos pokemons, anos a jogar aquilo,

lá recebi um portatil, continuei com pokemons e depois passei pra metin2, viciadissimo em metin2 durante anos... (entretanto quando o pc permitia, fazia sempre as histórias de COD, GTA, Tomb Raider, AC, e muitos outros jogos....)
entretanto já depois de ter o meu 2º portatil comecei a deixar de ter pc para os jogos mais recentes, (julgo que foi na altura do COD Black Ops que comecei a deixar de conseguir jogar)

passaram se uns anitos, deixei de jogar completamente, comecei a trabalhar, e a ficar frustrado por nao conseguir jogar nada,

até que no inicio deste ano, em janeiro decidi
vou comprar um pc (tanto pra gaming como pra trabalho)

mesmo ciente que iria ter pouco tempo pra jogar, (1 2 3h á noite (quando nao fiquei até as 3 4h da manha(sabendo que iria trabalhar no dia seguinte ahah)) e fins de semana ocupados (pois ao fim de semana tenho sempre a maria comigo))
abri os cordoes á bolsa e comprei um pc, tinha possibilidades de comprar um superior, secalhar preferia ter comprado um pouco inferior e ter poupado algum€ mas está feito está feito.

primeiros meses, passei uma série de jogos, por ex. AC black flag, o ultimo tomb raider, gta IV, COD ghosts, (os ultimos do género)

cada vez mais tenho perdido interesse em acabar alguns, ou passar outros (AC Liberation, Metro 2033...) (sendo que também fiquei desiludido com alguns dos que passei)

eu sempre adorei uma boa história, e esta cada vez mais está mais curta, jogos apenas estao direcionados pro multiplayer (o que nao é mau, mas pra quem sempre gostou do modo história)

e quando uma pessoa que teve uns tempos sem jogar, e tem pouco tempo, vai pro multiplayer, dá por ele a morrer vezes e vezes sem conta pelos que tao lá horas por dia...

eu vejo por mim ás vezes, com a máquina que tenho, jogar cs source, ou cs go... o que acho mau...

acho que os jogos cada vez estao mais completos, mas cada vez menos divertidos.... seja por que temos de gastar mais €€ pq o jogo nao está completo, seja por que é demasiado confuso... nao sei... mas falha alguma coisa...
 
Última edição:
Posso dizer-vos algo que resume tudo em um.

Para quem não é viciado em jogos (porque há quem jogue todos os momentos livres), jogar é tão importante como ver TV, filme, série, ouvir música, whatever. Há 40 anos os jogos eram uma miragem, ou praticamente isso, e os jovens tinham mais vezes e com menos cuidado relações sexuais (daí a natalidade), há 15/20 anos os jogos eram melhores, e as mulheres eram iguais, por isso jogava-se mais e f.-se menos, agora as mulheres estão outra vez top, os 40 são os novos 30 and so on, existem 1000 e 1 coisas para fazer para além de jogar, logo temos menos paciência para isso. Posso sentar-me no sofá pegar no comando da TV e por em restart tv o "Strip the City LA", quando dantes não via porque sou esquecido e me passou ao lado colocar a gravar.

Isso, mais tempo no trabalho (cada vez mais, e mais e mais, e cada vez menos dinheiro), e cada vez menos paciência e mais vontade de dormir.
 
pois estou quase quase com 40 anos e se há coisa que ainda gosto é de jogar, só tenho pc, nunca me dei bem com os comandos das consolas e normalmente os jogos que faço dá para ir fazendo um alt-tab para ir ver outras coisas.
mas o tempo e as prioridades já são outras, mas digo-vos que ainda me dá um gozo terrivel pegar num jogo e ficar lá 1h (e já fico todo contente) mas o que acontece é que já nao há a mesma paciencia, joga-se um pouquinho e depois nao se pega mais no jogo durante semanas... mas a verdade é que o bichinho ainda esta lá.
eu prefiro ficar a jogar 2h do que ver um filme (quando estou sozinho claro) e adoro jogos de espaço ...

Li aqui "que já deviamos ter juizo" mas acho que cada um deve usar o tempo livre para fazer o que gosta ... e tenho quase 40 anos e ainda gosto de jogar.
depois de ler a frase que escrevi em cima ... começo a pensar que sim , já deviamos ter juizo :)

um bem hajam.
 
acho que os jogos cada vez estao mais completos, mas cada vez menos divertidos.... seja por que temos de gastar mais €€ pq o jogo nao está completo, seja por que é demasiado confuso... nao sei... mas falha alguma coisa...

Outro dos bons problemas dos jogos de hoje em dia é usarem e abusarem dos achievements, e normalmente isso é feito de forma a disfarçarem um SP exageradamente curto e/ou com história fraca.
 
Os jogos antigos eram mais imediatos. Uma pessoa metia o jogo na consola e começava a jogar. Os actuais tornam-se cada vez mais complexos e requerem mais tempo para se poderem jogar. Grande parte do desafio perdeu-se com a introdução de tutoriais. Muitos tornaram-se ridiculamente lineares e sem grande desafio, apesar de terem gráficos fantásticos.. Meia hora num jogo antigo não é meia hora num jogo actual, sobretudo se tivermos de levar com updates e instalações obrigatórias. Isso tudo faz com que seja preciso muito mais paciência para se jogarem alguns dos jogos mais actuais, e nem toda a gente tem isso.
 
Desde que comprei a PSP,tenho andado de tal maneira viciado nos GTA´S,que penso que me está a renascer o gosto de antigamente pelos jogos.No entanto,prefiro mil vezes os gráficos antigos,8,16,32,64 bit,etc,do que os filmes de agora.
 
Outro dos bons problemas dos jogos de hoje em dia é usarem e abusarem dos achievements, e normalmente isso é feito de forma a disfarçarem um SP exageradamente curto e/ou com história fraca.


é verdade que isso é coisa que me chateia um pouco...

já vi jogos em que acabei o modo história, e no entanto ainda só tinha 50/60% do jogo feito....
acho muito bem haver coisas extras á "história", mas nao quando esses extras sao mais extensos que a própria história...
e quando grande parte desses "extras" sao missoes sempre repetidas do tipo "tens de matar o gaijo x" (Tipo AC) por ex.
 
é verdade que isso é coisa que me chateia um pouco...

já vi jogos em que acabei o modo história, e no entanto ainda só tinha 50/60% do jogo feito....
acho muito bem haver coisas extras á "história", mas nao quando esses extras sao mais extensos que a própria história...
e quando grande parte desses "extras" sao missoes sempre repetidas do tipo "tens de matar o gaijo x" (Tipo AC) por ex.
Eu por norma quando "pegava" nesse tipo de jogos, raramente me preocupava com os troféus.

Isso e o multiplayer online nunca foi a minha praia.
 
Desde que comprei a PSP,tenho andado de tal maneira viciado nos GTA´S,que penso que me está a renascer o gosto de antigamente pelos jogos.No entanto,prefiro mil vezes os gráficos antigos,8,16,32,64 bit,etc,do que os filmes de agora.

ja jogaste o Castlevania: The Dracula X Chronicles ? ando a jogar esse na psp , 5*
 
Bem, eu ja vou nos 33, estou mesmo a ficar velhote, e o tempo passou a correr....
Sempre gostei de jogos, os meus vizinhos tinham um PC e fiquei agarrado ao simcity, a minha primeira consola foi uma copia de uma nes....joguei durante anos, ate passar para uma megadrive, pela qual tive de ter imensos 5 na escola, e foi provavelmente a consola que mais me agarrou. Depois tive uma Saturn, a qual tb adorei, aquele panzer dragon II, uma maravilha.
Depois abandonei as consolas e passei a geracao PS1 e 2 com PC, foi um hardcore PC gamer....ate aos meus 26, mas depois viver junto com a Maria, deixou de ser pratico e tb era bastante despendioso, passei para a xbox360 e fiquei maravilhado, com a simplicidade de jogar online, ter phones e estar no sofa.
Mas desde que fui pai, o meu tempo para os jogos foi reduzido aos fins de semana, qd mae e filhote ja estao na cama....Agora tenho uma PS4 e o FIFA, a minha perdicao....

Jogos que tenho que mencionar

super mario bros
contra
sonic
streets of rage
super hang on
fifa 95
CM e FM
Simcity
street fighter alpha 2
panzer dragon
virtua fighter 2
nights
resident evil 1
bioshock
halo
gears of war
last of us


Continuo a adorar jogar, e agora ate tenho dinheiro para gastar, mas pouco tempo.....mas dou por mim a jogar MegaDrive collection e a divertir me tt....acho q nos da gozo jogar as reliquias, pq temos historias da nossa infancia anexadas a esses jogos, acho q tb e por ai.
 
é verdade que isso é coisa que me chateia um pouco...

já vi jogos em que acabei o modo história, e no entanto ainda só tinha 50/60% do jogo feito....
acho muito bem haver coisas extras á "história", mas nao quando esses extras sao mais extensos que a própria história...
e quando grande parte desses "extras" sao missoes sempre repetidas do tipo "tens de matar o gaijo x" (Tipo AC) por ex.

Um bom exemplo é quando compararmos o Batman Arkham Asylum com a sequela, o Batman Arkham City. No primeiro as riddler quests para mim estão "no ponto", não consomem uma quantidade exagerada de tempo, já no segundo acho que abusaram e muito nos coleccionáveis, são muitos mais depois o mapa é muito grande, tira logo a vontade de andar de um lado para o outro.

O primeiro AC no que toca a coleccionáveis era muito mau. Três mapas cada um com 100 bandeiras, acho eu. E depois as missões também eram muito repetitivas, e pior do que tudo não dava para saltar as cutscenes ou os momentos de "paleio", tinha de se ouvir tudo até ao fim..
 
um caso muito recente, tomb raider, este ultimo passei-o em menos de 1 semana (isto a jogar 1 2 3h á noite de segunda a quinta só)
acho que nao chegou a 10h de jogo... os puzzles eram facilimos,
os antigos lembro-me de passar dias a jogar (talvez por também nao saber o que sei hoje nao sei) demorava que tempos pra resolver puzzles, tinha situaçoes em que apanhava literalmente cagaços no meio do jogo etc etc etc...

sempre gostei de AC por causa da história, mas certo é que em termos de gameplay é bué repetitivo.... e depois claro, todos esses artefactos extras...
 
Acho que o principal problema da maior parte de vocês é exactamente estarem limitados às consolas. Eu parei de jogar nessa plataforma desde a PS2 e fiquei-me pelo PC. Tenho excelentes memórias das horas passadas a jogar Mega Drive, PS e PS2 mas os jogos evoluiram de uma forma que não foi de encontro aos meus gostos.

É óbvio que isto depende e muito do género preferido, no meu caso, sendo RPGs sempre estive bem servido no PC. Aliás, mesmo quando jogava consolas nunca deixei de lado o PC. Mesmo com 32 anos e uma vida "Normal" nunca deixei de jogar (nem que sejam uns minutos), até agora não me vejo a largar este "vicio" mas é óbvio que o tempo disponivel para tal reduziu-se drásticamente e isso é simplesmente a evolução natural das coisas.

Não posso comparar a minha vida aos 22 e aos 32, neste momento, com o trabalho, familia, amigos e estudos (sim ainda estudo! :)) é claro que algo vai ficar para trás e os jogos devem ser os primeiros a serem escolhidos em detrimento dos restantes factores.

Mesmo assim, vou jogando uns MMORPGs (nunca apreciei jogos FPS) e divertindo sempre que tenho disponibilidade e vontade para tal. O investimento neste Hobby também é relativamente reduzido face ao investimento que é necessário realizar para estar dentro do mundo das consolas. Felizmente o dinheiro nunca foi problema mas na minha óptica acho obsceno os valores praticados pelas consolas e respectivos jogos. Não aceito que um jogo custe 70€ e ofereça umas miseras horas de entretenimento. Mas pronto, são gostos.

No que toca à qualidade dos jogos, nas consolas sinto que a qualidade da narrativa e enredo desceu e bem ao longo dos anos e foi gradualmente substituida por "eye candy". No PC e no tipo de jogos que aprecio não tenho notado grandes diferenças e de um modo geral continuam a dar-me muitas horas de diversão.
 
Última edição:
Back
Topo