ser ou não ser

Sway

To fold or to FOLD?
boas, pergunta simples.

é possivel nos dias que correm utilizar-se apenas um sistema operativo como o ubuntu?

isto é, microsoft free? todos os jogos e programas comuns (nada de programas muito rebuscados) correm perfeitamente?




acho que estou a precisar de novos ares mas a escolha é pouca e o vista quero-o a milhas de mim.
 
pa, o wine resolve bem em alguns assuntos, e tens alguns jogos fixes tambem po linux... especialmente enemy territory e derivados, o pokerstars do windows corre bem com o wine, e tambem tens jogos java, e tmabem gnuchess
 
jogos convencionais nao bulem? oops... :(



neste momento jogo: trackmania nations (se este nao der risca-se ja a ideia), test drive unlimited, company of heroes...
 
Eu uso windows para algumas coisas ainda, tem de ser pronto.

Mas da para viver a vontade som com Linux. Com o Wine podes instalar vários jogos, vai ao site do wine ( www.winehq.org ) e há uma lista de jogos suportados.
 
e isso funciona bem? ou é mais dizer: épa dar dá mas...


mas bem, tou disposto a exprimentar. tenho aqui uns CDs da versao 5.10. sei que já há 6.10 mas tambem sei que uma beta. sabem se a versao final demora?

vale a pena sacar a 6.10 ou instalo ja o que tenho aqui?
 
Última edição:
e isso funciona bem? ou é mais dizer: épa dar dá mas...


mas bem, tou disposto a exprimentar. tenho aqui uns CDs da versao 5.10. sei que já há 6.10 mas tambem sei que uma beta. sabem se a versao final demora?

vale a pena sacar a 6.10 ou instalo ja o que tenho aqui?

Neste momento a versão final é a 6.10, com a 7.04 a sair dia 19 deste mês.

Em relação a jogos, isso é que pode ser um bocado problemático. Eu, no entanto, não sinto muito a falta disso, por no meu Windows tinha o DirectX 8.1 (ele dizia que o Directx 9 c não passava no teste de compatibilidade e que não tinha sido feito pela Microsoft :joker: ), por isso é que digo que jogo melhor no Linux que no Windows :D.

Anyway, para jogos podes experimentar o Cedega, é estilo o Wine, mas mais virado para os jogos. Nem todos dão bem... E requer uma subscrição de 5 dolares. Mas dá uma vista de olhos na base de jogos deles e vê a pontuação dos jogos.
http://transgaming.org/gamesdb/


No entanto, tens bastantes jogos a correr nativamente no Linux, jogos esses bastante bons.
E o wine também dá para vários jogos e aplicações... Se bem que por vezes é preciso andar a mexer nuns ficheiros.
 
É provável que tenhas sempre alguns problemas no que se refere aos jogos, o ideal para mim neste momento continua a ser um sistema dual boot Ubuntu/XP, utilizo o Ubuntu como SO principal, mas faz-me sempre falta o XP para correr um ou outro programa muito especifico que não se entenda bem com o Linux, mas para mais de 90% das coisas uso Ubuntu...
 
Acho que é perfeitamente possível só usar o Linux ou o que for

Mas no teu caso obviamente não. Mantém isso em dual boot
 
ontem a noite saquei e instalei a versao 6.10.

achei fabuloso o tempo dispendido. quando formato um windows aproveito para arrumar o quarto, com o ubuntu nao consegui nem por a roupa suja pa lavar... 8|



tentei instalar numa partição de raid que tenho feito em ntfs (feita com o istall do windows) mas nao foi possivel, ele nao me juntava ambos os discos. podia escolhere entre um e o outro apenas. acabem por instalar no disco de bench que é um ide de 40 7200. nao gosto muito dele mas teve que ser.

eu segui um tuto de instalação de raid chamei o dmraid e instalei. mas nao me apareciam oas dois discos. isto chateou-me um bocado. mas tenho a certeza que foi nabice minha por isso é corrigivel.


depois andei a vasculhar o help. aprendi a chamar um terminal mas nao consegui fazer nada dele. fui ao site da nvidia sacar drivers de video. tava la a eplicar como se instalava.

sacar o file, e escrever no terminal sh "nome do file que saquei.run" mas recebi sempre a mensagem: can't open sh "nome do file.run". por isso neste momento é a minha duvida.

como instalo drivers de video? asseguir é instalar o beryl. e depois quando ja estiver ligieraqmente mais familiarizado formato e instalo no raid como deve ser.



sorry o longo texto, obrigado!



PS: estou bastante entusiasmado!
 
ja tentei por varias vezes substituir o windows por linux... no entanto havia sempre este ou aquele detalhe q sentia falta, não que o linux não o fizesse mas sim pq o windows o fazia melhor, especialmente a nivel de multimedia (main use do meu pc actualmente) estou tentado a tentar o 7.04 agora qndo sair... vou ver no que dá.. mas o windows irá estar sempre na makina pq os meus primos de x em qndo vao para la jogar uns joguitos!
 
sacar o file, e escrever no terminal sh "nome do file que saquei.run" mas recebi sempre a mensagem: can't open sh "nome do file.run". por isso neste momento é a minha duvida.

como instalo drivers de video? asseguir é instalar o beryl. e depois quando ja estiver ligieraqmente mais familiarizado formato e instalo no raid como deve ser.

meteste o terminal no directorio onde esta o ficheiro?

por ex: sacaste o ficheiro e ele ficou no ambiente de trabalho, no terminal fazes "cd Desktop", e depois é so correr o outro comando.

se tas a usar o ubuntu 6.10 tenta instalar com o envy, é tudo automatico
 
meteste o terminal no directorio onde esta o ficheiro?

por ex: sacaste o ficheiro e ele ficou no ambiente de trabalho, no terminal fazes "cd Desktop", e depois é so correr o outro comando.

se tas a usar o ubuntu 6.10 tenta instalar com o envy, é tudo automatico


hoje ja pesquisei e ja vi que foi esse o erro.

nao fui ate ao sitio onde estava.

envy...? e o que é isso? como funciona? tipo windows? so com clicks?


entretanto uma duvida pa nao ter que procurar... o beryl funca com ati? (nao é o meu caso)
 
ontem a noite saquei e instalei a versao 6.10.

depois andei a vasculhar o help. aprendi a chamar um terminal mas nao consegui fazer nada dele. fui ao site da nvidia sacar drivers de video. tava la a eplicar como se instalava.

sacar o file, e escrever no terminal sh "nome do file que saquei.run" mas recebi sempre a mensagem: can't open sh "nome do file.run". por isso neste momento é a minha duvida.

como instalo drivers de video? asseguir é instalar o beryl. e depois quando ja estiver ligieraqmente mais familiarizado formato e instalo no raid como deve ser.

podes seguir por exemplo o tutorial da revista linux pag 32 para instalares os drivers da nvidia!!
aki fika o link : http://www.revista-linux.com/issues/1/revista-linux_1.pdf
 
ja começo a perceber qualquer coisa disto... :D

mas tou a ter este erro assim que ele passa o terminal para aspecto dos (lol)

nvidia-installer must be run as root

e depois aparece isto escrito:

nvidia-installer: Error opening log file '/var/log/nvidia-installer.log' for writing (Permission denied); disabling logging.

e agora?


só tou a ser teimoso com os drivers porque o meu monitor é wide e a resolução nao aparece para escolher.
 
pa eu instalei os drivers da nvidia ontem
o que fiz foi isto
1) instalei o envy
2) pus instalar drivers da nvidia - ocorreu maravilha: liguei o pc nao ligava o x tive de activar os drivers da nv... por isso este passo avanças a frente hehe
3) liguei o X e tal, ja direito com os drivers nv, e pus desinstalar drivers nvidia - para ter certeza q ta tudo desinstalado
4) instalas os drivers da nvidia com o envy
5) instalas o beryl segundo o guiaubuntupt.org, que é perfeito - nao te preocupes que aquela parte do nvidia-xconfig só te poe uma linha no xorg.conf e não te faz outro xorg.conf.

Notar que os drivers nv sao taaaaaaaao bons que tinha o ecran deslocado para a direita 1 cm :P
 
esse erro é pq não estás em root! antes do comando que estás a utilizar metes sudo dp é te pedida a password...

Ex: em vez de: sh nvidia.run metes: sudo sh nvidia.run
 
hum... ja dei mais um passo agora o erro é outro.

primeiro dizia que tinha uma servidor X a correr. bem fui pa ctrl alf f1 e fiz: sudo killall gdm. e segui em frente. agora diz que nao tenho a libc header files instalados...=/

e agora? lol





EDIT: lixei tudo... fiz a instalação plo Envy. tudo bem, "ah e tal agora restart" tudo bem, eu fiz o restar, foi a ultima coisa que fiz. agora começa no modo "ctrl alt f1" e mesmo q eu forçe o gdm ele da um erro que calramente é de natureza grafica.. :lol: isto no XP era ja um format mas estou seguro que ainda ha salvamento...

que dizem?
 
Última edição:
Back
Topo