Peço desculpas, mas só queria dizer umas coisas:
1- O Hardware da Wii não dá para receber um NFS-Shift, mas o da PSP dá?!
2- Na geração anterior a PS2 andou a "enconar" a evolução gráfica das outras duas (GameCube e Xbox) que eram claramente superiores. Não recordo de ler os comentários em relação á PS2 que hoje leio em relação á Wii (esta boca não é para ti).
3- O que foi criticado aqui é o facto da Wii ser vista como uma consola de segunda linha ... quando por acaso é lider do mercado.
4- A Wii, devido a esta abordagem por parte das Software Houses ganhou a fama de hardware fraco. É mais fraco que as outras duas consolas, assim como o PC, mas é muito mais forte do que uma GameCube ou uma XBox, e a verdade é que até agora poucos foram os jogos que vimos com um nível gráfico superior ao das duas melhores consolas da geração passada.
5- O facto de criarem uma versão especial (Nitro) para a Wii e DS já quer dizer muita coisa ...
Cumprimentos.
Compreendo as questões que levantas, mas penso que todas elas são explicadas pela própria estratégia da Nintendo para a Wii.
Vamos lá ver. Está mais que visto que a Wii não vende pela consola que é, nem pelos jogos que têm. Se formos a comparar catálogos de jogos, a Wii é provavelmente a consola com pior portofólio de jogos das 3 actuais máquinas. É nitidamente a consola mais fraca em hardware e funcionalidades. E nem sequer tem um serviço online-gaming decente, se é que se pode falar disso.
O grande sucesso da Wii é sem dúvida o Wii-mote, por outras palavras, a interactividade dos controlos. A curiosidade que isso desperta no consumidor casual é o grande Killer-App da Nintendo Wii. Grande percentagem dos compradores da Wii, compram-na pela ideia fantasiosa e curiosa que criam das possibilidades de controlo. E não por funcionalidades ou capacidades do hardware, ou mesmo particularmente por um jogo em específico, apesar de admitir que poderá haver um ou outro jogo de qualidade que sirva de pretexto final para tomar a decisão de comprar a Wii.
Dito isto, a própria visão da Nintendo com o Wii-Mote, que tantos resultados está a dar em termos de killer-app para vender a consola, força uma abordagem completamente diferente por parte das Software-Houses para os jogos. A própria Nintendo o faz. A Wii é uma líder de mercado em termos de sales, muito por reflexo de uma expansão de mercado para casual gamers, e não tanto por uma conquista de hardcore gamers (público da X360 e PS3).
Existe uma grande diferença em termos tecnológicos daquilo que foi a PS2 vs GC e Xbox, daquilo que é hoje em dia a Wii vs X360 e PS3, que é o HD. A PS2 rivalizou em termos gráficos com a GC e XBOX, que apesar das diferenças eram claramente máquinas conceptualmente concorrentes. Já a Wii vs PS3 e X360 são conceptualmente diferentes, a Wii além de mais fraca está numa escala inferior e nunca irá conseguir concorrer nesse aspecto com a PS3/X360.
Por fim, a Wii conseguiu sucesso de vendas e expansão de mercado, mas apesar de todo o sucesso que o Wii-mote despertou, uma coisa é certa, o conceito do Wii-mote não conseguiu provar uma nova standerização na jogabilidade, apenas se ficou como uma proposta alternativa e secundária. Pois a industria continua standerizada na evolução tecnológica e controlos clássicos da PS3/X360.
Portanto, a Wii não está a ser muito mal aproveitada sequer, a Wii está a ter aquilo para o qual foi concebida. Pode-se fazer sempre melhor, mas o suporte da Wii está moldado à imagem da estratégia que para ela foi traçada e à imagem do seu público alvo.