Multiplataforma Shenmue I & II (SEGA)

p9VPUdd.jpg


Jesus Christ! Os QTE estão de tal forma abusivos e rápidos que até me rebentam com o coração!
Já começo a sentir o final a aproximar-se. Estou extremamente surpreendido com a quantidade de acção que o Shenmue II tem comparativamente com o primeiro jogo. E nem é só isso, o próprio jogo flui muito melhor, com mais momentos de acção, história, qte, lutas, etc.
E o mais incrível, é que continua perfeito nos dias de hoje.
 
Terminou. Devo ter concluído a jornada com pouco mais de 40 horas de jogo.

Bem, o que tenho a dizer depois destes anos todos de espera. O jogo superou todas as minhas expectativas, e hoje, valeu mais do que a pena só ter jogado agora o segundo jogo. Não sei se tivesse jogado logo após a primeira experiência com o primeiro, iria conseguir interiorizar 1/3 do conteúdo e da envolvência que o segundo jogo consegue oferecer.

Ainda bem que a Sega, entretanto corrigiu os problemas existentes nestas versões, pois foi rara a situação que eu tivesse dado conta de problemas com o segundo jogo (um dos problemas mais apontados de quem começou logo pelo II).

Tal como já tinha dito anteriormente, Shenmue II é muito mais envolvente e muito mais activo que o primeiro jogo. O facto de Ryo estar fora do seu país, dá desde logo a sensação de desconforto e de ser tudo literalmente novo. Um país novo, uma cultura diferente, tudo por explorar. A equipa de Yu Suzuki está de parabéns, pois passados estes todos e o jogo continua com uma diversidade incrível. As partes finais do jogo então, demonstram o quanto a série estava à frente do seu tempo, pois a riqueza dos diálogos e toda construção do próprio universo da lenda, demonstra o quão o trabalho era ambicioso. A série estava nas mãos certas, o mercado é que não reagiu como seria esperado.

Ainda sobre o segundo jogo, as cidades ganharam o triplo do volume, e da imersão. Há tanto por onde explorar, e tanto por onde fazer que no seu lançamento nenhum jogo se aproximava disto.

Felizmente para nós, temos agora o lançamento do terceiro (e provavelmente último) jogo. Ainda bem que tiveram a coragem de voltar a pegar em Shenmue e dar pelo menos um fim a grande aventura.

NrKibuV.jpg
 
Infelizmente ainda não tive tempo para os voltar a jogar. Mas tenho que o fazer antes de sair o 3.

Seria uma grande injustiça esta saga não ser terminada.
 
A verdade é que o remake era completamente dispensável. Mesmo que utilizassem o motor do Yakuza, não fazia qualquer sentido. Ambos, passados estes anos todos, continuam muito bons.
Prefiro que invistam, apoiem e dêem uma nova vida à série e que surja um quarto capítulo, caso o terceiro tenha um relativo sucesso. Mas não tenho grandes esperanças.
 
Devem ter trabalhado tanto no remake como eu nele… com a saída dos originais com uns "pozinhos" para a atual geração nunca iriam fazer um remake, isto provavelmente é para meter os fãs da saga a chorarem e a fazer petições com doações associadas :002:
 
Estou finalmente a jogar ao Shenmue. Que nostalgia, tanto tempo depois e que diferenças...é bom voltar, continuar a desfrutar do jogo. Só lamento os gráficos datados, merecia um remake.
 
@Bigby

É assim, a nível gráfico não esperes grande coisa. Este será possivelmente o pior jogo que jogarei na PS4 nesse ponto, mas compreendo. A nível de jogabilidade e sobretudo controlos está razoável. No início e na casa do Ryu olhar para uma gaveta pode-se tornar um pouco chato e confuso. Respondendo-te diretamente, o jogo envelheceu mal, não há muitas mudanças, tens é de compreender isso.

Estou a gostar da história, claro que perguntar ali e depois o outro viu aquilo e a seguir outro viu outra coisa, é um bocado chato mas faz-se bem. O jogo tem um início lento, hoje em dia já não se fazia um jogo assim, claramente, seriam mais diretos.
Eu estou colado no jogo, já vou para as Warehouses.
 
Encalhei na parte de
ir encontrar o espelho da Fénix no Dojo. Andei ali ás voltas uns bons 45m só depois é que me apercebi que se tinha de arrastar um móvel :facepalm:
Agora estou a querer ir para Hong Kong, em busca do Lan Di mas não está fácil, falta o guito.
 
Bem, nas Warehouses foi
um pouco secante. Fiz demasiadas entregas com o empilhador e até ao momento foi o ponto mais negativo da experiência. Acho que houve demasiado repetição mas já passei. A Nozomi já foi salva, vou ver se o Ryo entra no jogo do lider dos Mad Angels.
 
Passei o jogo, já estava a dominar mais o sistema de combate. O jogo foi muito bom, gostei bastante e só me faltou um pormenor para obter a Platina. Obtendo-a irei para o Shenmue 2 de seguida.
Soube a pouco esta 1a aventura.
 
O troféu da gatinha ia-me dando trabalho, mas já está feito, já estou no Shenmue 2, que é uma continuação direta.
Aquele mini jogo do braço de ferro está bem puxado, dei por mim a carregar que nem um tolo no x e depois ainda apareciam as teclas do d-pad...foi bem puxado, por momentos até parecia que estava a fazer mais esforço que o Ryu:-D.

Melhoraram certas coisas em relação ao 1, a mais importante é de não ter de esperar por aquela hora para avançar na história.
 
O começo do Shenmue 2 é
algo calmo. Agora estou com o Ren e as coisas estão mais interessantes. Para já a melhor parte do jogo foi quando eles saíram juntos algemados um com o outro. Aquele "gorila" vai ser um osso duro de roer. O Lan Di só com um golpe derrotaria o Ryu, que na fase inicial deste jogo e ao ser confrontado por uma mestre nem sequer consegue tocá-la. Mas é bom ver o personagem a progredir conforme o desenrolar da história.
 
Continua o relato @JAC_TUGA. Belas memórias. Tenho-os ali na estante bem guardados. Não sei se prefiro o 1 ou 2 sinceramente. Tecnicamente o 2 é melhor, mais longo, zonas mais trabalhadas etc etc mas o primeiro tem aquele feeling de misterio inicial depois do clímax no dono com o Lan Di. Andar avaguear e explorar yamanose e a zona de dobuita foi especial, adorei mesmo. Lembro-me de o jogar pela primeira vez e sentir-me assoberbado pela qualidade e imensidão do jogo. Até então, nunca tinha jogado nada igual e já tinha muito jogo no currículo (half lifes etc). Também gostei de trabalhar na harbor com o monta cargas (era viciante para mim).

O 2 tem lá momentos memoráveis com alguns mestres mas não vou spoilar ;). É melhor que o primeiro sem dúvida.
 
Última edição:
@MeTa

O 2 é melhor a nível de mestres, de áreas e até de personagens, tal como algumas(naturais) correções. Mas no 1o era mais direto, no 2 tens algumas partes em que tens de andar literalmente de um lado para o outro, então naquela parte dos prédios e elevadores...
Quando passei este jogo na Dreamcast, houve ali uma parte que possivelmente dei em doido e não era para menos, ainda por cima era um miúdo. Estou a falar
pouco antes de encontrar o mestre Yuanda Zhu. Há lá umas tábuas de madeira para atravessar de um lado ao outro, pelo menos nuns 3 andares e o sistema de qte's neste jogo é imperdoável, só decorando. Mas o pior não é repetir, porque basta um save, na Dreamcast se falhasses uma parte, tinhas de repetir tudo de novo, o que era incrivelmente massante. Passar essa parte com 13 anos ( agora tenho 31) foi de valor, não tinha internet, nem ajudas de revistas. Ainda hoje sou assim, se tiver que passar por mim passo, posso demorar mas sem ajudas.
 
Nunca tinha jogado Shenmue, comprei recentemente numa promo, e o inicio para mim tem sido muito secante, basicamente tens de andara falar com toda a gente para obter informações, mas isso não é o pior, por vezes sabes que tens que ir a um bar para obter uma informação, mas são 10.00 e o bar só abre às 19.00? Isso é quase 30 min reais, podes ir ao arcade jogar uns joguitos, mas dei por mim a ficar saturado deles. E são situações como estas que me deixam frustrado, porque acontece muitas vezes. E ainda temos horas para chegar a casa, e não existe fast travel a não ser a sair de casa, o que já é bastante bom porque estas constantemente a fazer isso e a maior parte da ação passa-se a zona mais longe de casa.
Os controlos são maus (eu sei que é um jogo de 2000, mas mesmo assim, quantas vezes tenho dificuldades em virar em zonas mais estreitas), o Voice acting é mau (até pensei que boa parte do dinheiro gasto neste jogo foi em atores de voz), e não me digam que é por ser um jogo antigo, temos jogos como MGS que saiu antes e têm controlos que ainda considero decentes e um VA muito bom, e teve um orçamento mais pequeno.

No aspecto positivo, o mistério existente na estória, ainda não encontrei 2 NPC iguais (não sei se existe), cada casa tem um nome de familia diferente, o que mostra dedicação a sério no jogo, e acabam por aqui os aspectos positivos.

Vou tentar jogar mais um pouco, estou
no armazem 8, já percebi que tenho de obter uma licença para lá entrar, tenho dever como a obter.
 
@ric7

Certamente não terás a experiência que eu tive. Em comparação contigo, eu era um miúdo quando passei isto, cheguei a passar os jogos, e na altura gostei bastante da personagem e dos jogos, isto na Dreamcast. Passados 18 anos, veio a nostalgia e o querer muito jogar a isto. Já sabia ao que ia, aquele sentimento de dejá vu, com um ou outro flashback. No teu caso e como nunca jogaste ficas um pouco frustrado. Vês as pessoas a falar bem do jogo quando se calhar para ti não é nada de especial, mas tens de compreender que este jogo já tem os seus aninhos. Na altura as qte's eram uma novidade, mesmo a falar com variadas pessoas á procura de informação era tudo novo. No 1 tens de esperar pela hora e nesse ponto dou-te razão, podiam ter melhorado, mas no 2 já tens isso retificado. Os controlos não estão muito bons mas no tempo da Dreamcast acho que estavam ainda piores. Joga os 2 jogos que vale a pena, embora admito, nunca terás a experiência que eu tive nem como qualquer fã que os jogou nos tempos da Dreamcast. Para quem nunca jogou Shenmue e joga nesta altura na PS4 se não aceitar certas coisas, aí sim vai ficar desiludido, ao ponto de se perguntar o porquê de tanta gente gostar deste jogo. Esta coleção é mais virada para os fãs ou para aqueles que já tinham jogado.

Entretanto passei o Shenmue 2 e foi o meu ponto final nesta coleção. Foi um prazer regressar a esta série, gostei dos 2 jogos e matei as saudades de jogar a isto. Não curti muito a parte final do 2, achei-a um pouco secante, por mim tinha acabado no Dou Niu.
Fico a aguardar pelo esperado próximo capítulo, o Shenmue 3.
 
Bom, ontem fui buscar o Shenmue I & II para a PS4... Tinha um vale de desconto de 19,99 Eur na Worten, supostamente para comprar o Detroit, mas voltaram a colocá-lo Full Price (69,99 Eur) e não me apeteceu gastá-los.

Acabei por pegar no Shenmue que assim me ficou por 9,99 Eur :)

Já instalei e joguei um pouco. Pena não estar como me lembrava dele, mas sim como era. A idade nota-se e muito... Espero que aconteça o que habitualmente acontece: passadas umas horas nivelamos e habituamo-nos ao que se passa no ecrã :)
 
Como isto está no GP na xbox este fim de semana tentei pegar nisto e não consegui avançar mais, nem foi pelos gráfico porque a historia estava super envolvente. Mas o que me deixou desistir foram os controlos super pesados e a maneira de ele andar lol Sei que o jogo é super velho, mas tal como disse nem foram os gráficos foi a jogabilidade. Com os remasters que há e aquilo que conseguem fazer acho que aqui também conseguiam melhorar mais isto digo eu. Eu nunca joguei um Shenmue por isso posso estar a ser exigente...
 
Back
Topo