Slender, Beautiful -- First OLED TV Introduced

Chamem-me maluco, mas lcd's para mim, são bons é para trabalhar, mais nada.

Concordo... quase plenamente, porque mesmo ao nível do trabalho, depende de qual ele for. Para trabalhar com photoshop por exemplo, os TFTs para mim são para esquecer quando queremos ir aos pormenores. E se pretendemos então usar uma resolução que não coincida com a matriz de pixeis do TFT... bom... o caso piora ainda mais. Um CRT desenha por exemplo as letras sempre com boa definição seja em que resolução for.
A questão que se coloca em relação aos OLEDs é se vão mudar ou manter esse ponto fraco, pois os OLEDs também terão uma matriz fixa de pixeis, mas não sei como se comportará quando vista ao pormenor. Essa questão não se coloca naturalmente se estivermos a falar de televisões, mas quanto a monitores para PC, para mim isso é um ponto relevante. Não referi a velocidade de resposta que pode também ser pertinente, pois nunca esquecer que uma TV não tem resoluções tão elevadas como um monitor de PC, o que faz com que um filme visto por exemplo num TFT enquanto televisão, "corra" melhor do que num PC com resoluções tipicamente mais elevadas, é que há muito mais pixeis para desenhar por frame. E se falar-mos de jogos então... pior um pouco, pois no PC cada frame é uma imagem perfeita, enquanto em TV há técnicas como motion blur, que nos iludem a visão enquanto em movimento, mas um pause a um frame denuncia a distorção visual, o que implica que cada frame nem de longe tem a mesma exigência em TV tal com o tem num PC. Por estas e por outras é muito mais fácil uma consola reproduzir uma jogo na TV com uma aparente melhor qualidade e fluidez e com menores exigências para o hardware. Não passa tudo de uma ilusão criada por esse fantástico mundo da engenharia digital.

Estou de facto curioso para ver os ecrãs OLED em esposição, "brevemente num qualquer centro comercial perto de si", quer em formato TV quer monitor para PC.

Há boas tecnologias que se afundam por falta de suporte, em detrimento de outras inferiores, com o BETA em relação ao VHS, mas parece-me que esta tem "pernas para andar", e que saiba não há neste campo, regimes de exclusividade de marca que por vezes estrangulam o desenvolvimento de uma tecnologia e não ajudam a baixar os preços como todos nós gostaría-mos.

Abraço
 
Não acho que o seja. Pessoalmente tenho grande fé nesta tecnologia e na sed para termos ecrans finos com contraste de jeito. Os lcd's, por bons que sejam, são uma porcaria nesse capitulo. E isso arruina completamente a qualidade de imagem. Eu prefiro o crt do meu pc fixo para ver video do que o tft do portátil. Mas de longe. Para mim televisões ou são crt's ou plasmas. Chamem-me maluco, mas lcd's para mim, são bons é para trabalhar, mais nada.

eu ja fui dessa opinião... mas, sinceramente, com a evolução que tenhovisto nos Ecrãs LCD, acho que ja estamos a superar os problemas de contraste.

além disso, com iluminação por LEDs o contraste pode ser levado a melhorar.
a fidelidade à cor, é boa, o arrastamento, ja é quase inexistente, e com peliculas adequadas, o contraste pode ser substancial.

talvez aindanão dê, para os 10000:1 de um plasma... mas para la se caminha. e hoje em dia, ja não olhas para um LCD com ecrã preto, e notas que tens a sala iluminada na mesma... as tecnicas para bloquear a luz estão cada vez melhores.

E, como infelizmente, não nos podemos dar ao luxo de ter um ecrã de cada tipo, para as diferentes coisas que queremos fazer... o LCD é um melhor all rounder.
é fiavel, não tem problemas com imagens fixas, é relativamente barato, é energeticamente economico, e tem uma qualidade de imagem que so não satisfaz alguns puristas.

Eu gosto de plasmas, também acho que são melhores opções para ver um filme... no entanto, quem tem um plasma na sala, não o usa so para ver filmes.. possivelmente também o quer ligar ao novo HTPC, ou a uma consola, e quer navegar um bocado na net, ou algo assim... e para isso, o plasma não é grande coisa.

Quanto ao OLED, acho que aquilo que nos pode trazer, não é nada que a tecnologia do LCD, não nos possa dar.
Especialmente, se uma das grandes bandeiras do OLED for o tamanho... puxa... que é que interessa ter um ecrã muito fino, para depois ter que o ter ligado a uma caixa? é mais bonito por isso? n me parece.

Mortymore
Porque é que has de querer trabalhar com resoluções fora da resolução nativa (que é a mais alta possivel)?
a fidelidade à cor, e boa, em paineis PVA, MVA ou IPS e a nivel de saude, um LCD é substanncialmente melhor para a vista que um CRT.

Depois, um LCD "desenha" todos os pixeis ao mesmo tempo, não ha nenhum refresh rate, como tens num crt, em que os pixeis são actualizados de cima para baixo.
num LCD, o painel muda todo ao mesmo tempo.
a unica coisa que interfere no tempo de resposta, não é a resolução (como num CRT), é sim a tecnologia do painel, que interfere na velocidade com que os cristais se movem em cada pixel... e de alguma forma, as cores envolvidas na transição, ha transições mais rapidas que o tempo de resposta anunciado, e ha transições mais lentas.
 
Última edição:
acho que se fossemos por essa linha de ideias nem teríamos saido dos crt, é normal que os OLED por enquanto não mostrem mais vantagens em relação aos LCD mas bolas, ainda agora sairam, deixem os OLED ter o mesmo nº de anos que os LCD e vão ver, mais baratos e melhor contraste.

Tudo evolui, hoje é bom amanhã é mau, quando ja estivermos habituados aos OLED (já tar implementado em quase todos os lares) ai veremos já um monitor com grande qualidade, que nem duvido que supere os LCD, para não falar que o custo de produção de um OLED é bem menor que um LCD, dai poderemos ter estes novos monitores acessíveis mais cedo
 
Quanto ao OLED, acho que aquilo que nos pode trazer, não é nada que a tecnologia do LCD, não nos possa dar.
Especialmente, se uma das grandes bandeiras do OLED for o tamanho... puxa... que é que interessa ter um ecrã muito fino, para depois ter que o ter ligado a uma caixa? é mais bonito por isso? n me parece.

Desculpa, mas estas redondamente enganado.

O tamanho é o benificio menos importante dos OLED.

Um dos mais importantes é fidelidade de cor e ângulos de visão, ambos adevêm de n teres backlight, (k por sinal tb é a parte que avaria mais rapidamente nos LCD).
Os ângulos de visão são de 180º já k a luz é directa e n vem por "janelas" como nos LCD.

Fidelidade de cor e pretos reais, são uma inovação k tb vais notar facilmente a olho nú pk no LCD nunca consegues fechar as "janelas" a 100% e pk tens menos uma influencia externa. (backlight)

Outras são a uniformidade de cor/brilho e tempos de resposta substancialmente superiores.

Por ultimo tens o consumo mais reduzido, e o potencial de serem mais baratos. (menores componentes, taxas de transporte.)

Ou seja basicamente são superiores em tudo menos no preço neste momento, devido a ser uma tecnologia k ainda n está massificada comparado com os LCD.
 
acho que se fossemos por essa linha de ideias nem teríamos saido dos crt, é normal que os OLED por enquanto não mostrem mais vantagens em relação aos LCD mas bolas, ainda agora sairam, deixem os OLED ter o mesmo nº de anos que os LCD e vão ver, mais baratos e melhor contraste.

Tudo evolui, hoje é bom amanhã é mau, quando ja estivermos habituados aos OLED (já tar implementado em quase todos os lares) ai veremos já um monitor com grande qualidade, que nem duvido que supere os LCD, para não falar que o custo de produção de um OLED é bem menor que um LCD, dai poderemos ter estes novos monitores acessíveis mais cedo

qual e a linha de ideias que não te tinha tirado do CRT? :rolleyes:
acho que as vantagens do LCD sobre o CRT superam evidentemente, as desvantagens.
Ja as vantagens do OLED sobre o LCD, são muito menos evidentes.
de tal forma é assim, que o pessoal se está todo a focar no tamanho do ecrã.

Qual é o potencial que vez no OLED? achas que o conceito do OLED é muito diferente do LCD?, não é. simplesmente, passas a ter elementos que criam luz, em vez de elementos que controlam a passagem, da luz... não sei até que ponto, encontras uma grande capacidade de evolução...

Desculpa, mas estas redondamente enganado.
olhe que não, olhe que não... :x2:

O tamanho é o benificio menos importante dos OLED.

Um dos mais importantes é fidelidade de cor e ângulos de visão, ambos adevêm de n teres backlight, (k por sinal tb é a parte que avaria mais rapidamente nos LCD).
Os ângulos de visão são de 180º já k a luz é directa e n vem por "janelas" como nos LCD.

Fidelidade de cor e pretos reais, são uma inovação k tb vais notar facilmente a olho nú pk no LCD nunca consegues fechar as "janelas" a 100% e pk tens menos uma influencia externa. (backlight)

Outras são a uniformidade de cor/brilho e tempos de resposta substancialmente superiores.

Por ultimo tens o consumo mais reduzido, e o potencial de serem mais baratos. (menores componentes, taxas de transporte.)

Ou seja basicamente são superiores em tudo menos no preço neste momento, devido a ser uma tecnologia k ainda n está massificada comparado com os LCD.

o tamanhp é o menor beneficio... mas está a ser dos mais badalados. que nome das a isto?

Fidelidade à cor... porque?
uma coisa é contraste, outra coisa, é fidelidade à cor. e no que diz respeito a fidelidade à cor, o LCD ja atinge uma fidelidade bastante razoavel (ha paineis bons, e outros menos bons, neste campo)

Brilho uniforme... talvez, mas num LCD não consegeus ter brilho uniforme? isso so depende da backlight. e com as backlights à base de LEDs a coisa melhora (também no que diz respeito a reprodução cromatica, e no que diz respeito a consumos).

A redução de consumos, sinceramente, parece-me algo tão importante como o tamanho... especialmente, falado da redução que estamos a falar.
O Consumo do LCD, uma das coisas mais apregoadas, de repente passa ade bestial a besta?

O contraste, é algo que se pode melhorar no LCD. e o angulo de visão, estou convencido que também pode melhorar.
(gostava de ver algumas tecnologias aplicadas em ecrãs de maquinas digitais aos LCDs para desktop)

E o preço... eh pa, se os custos de produção, fossem efectivamente mais economicos, tudo bem... agora por causa do tamanho dos componentes, a poupança deve ser minima.

Eu não quero andar aqui a fazer de velho do restelo. também me converti ao LCD com bastante resistencia (apesar de ianda usar CRTs), mas uma das coisas que joga muito, para mim, é o value for money, e nesse aspecto, o LCD ainda vai ganhar durante algum tempo ao OLED. quando um OLED me for oferecido, por um preço equivalente ao de um LCD, eh pa.. eu vou para o OLED... tem vantagem... pelo mesmo preço, a escolha é vidente.
E com o LCD foi a mesma coisa no inicio, pediam uma porrada de dinheiro por ecrãs lentos, com mau contraste brilho, e angulos de visão.
Mas com o OLED, as vantagens são as que vemos à partida (contraste, e angulos de visão (o resto, pelo menos para mim, é quase insignificante), não vejo grande margem de progressão... daí, so falta a redução do preço.

não me venham pedir mais 200 a 400€, por contrastes superiores, e angulos de visão melhores.
 
Última edição:
acho que as vantagens do LCD sobre o CRT superam evidentemente, as desvantagens.
Ja as vantagens do OLED sobre o LCD, são muito menos evidentes.

Eu axo k é ao contrario mas n vou entrar na discussão de LCD vs CRT (já está mt batida :P)

Koncaman disse:
o tamanhp é o menor beneficio... mas está a ser dos mais badalados. que nome das a isto?

Bem vindo ao mundo actual onde look is everything onde capacidades técnicas passam a segundo plano em função do design. aka iPhone :)

Koncaman disse:
Fidelidade à cor... porque?
uma coisa é contraste, outra coisa, é fidelidade à cor. e no que diz respeito a fidelidade à cor, o LCD ja atinge uma fidelidade bastante razoavel (ha paineis bons, e outros menos bons, neste campo)

Na verdade contraste é fidelidade de cor, mais shades mais fidelidade, e a backlight n é um luz pura como tal nunca vais ter cores perfeitas.

Koncaman disse:
Brilho uniforme... talvez, mas num LCD não consegeus ter brilho uniforme? isso so depende da backlight. e com as backlights à base de LEDs a coisa melhora (também no que diz respeito a reprodução cromatica, e no que diz respeito a consumos).

Mesmo com LED backlight n vais ter um LED por traz de cada pixel logo influencias os pixeis mais próximos.

Koncaman disse:
A redução de consumos, sinceramente, parece-me algo tão importante como o tamanho... especialmente, falado da redução que estamos a falar.
O Consumo do LCD, uma das coisas mais apregoadas, de repente passa ade bestial a besta?

Para portáteis vais notar os benefícios em consumos, agr para desktop só é importante para os amigos da natureza. :)

Koncaman disse:
O contraste, é algo que se pode melhorar no LCD. desktop...)

O k tem melhorado é contraste dinâmico, (k na verdade é batota) mas nunca é mt improvável k vas conseguir 1,000,000:1 reais mesmo com LED backlight

Koncaman disse:
...o angulo de visão, estou convencido que também pode melhorar.

Só para teres uma ideia os ângulos reais de visão de um painel TN são de 50° H /20º V o resto é conseguido com layers de difusão.

Koncaman disse:
E o preço... eh pa, se os custos de produção, fossem efectivamente mais economicos, tudo bem... agora por causa do tamanho dos componentes, a poupança deve ser minima.

Preço é só uma questão de produção em massa por varios fabricantes.

Koncaman disse:
Eu não quero andar aqui a fazer de velho do restelo. também me converti ao LCD com bastante resistencia (apesar de ianda usar CRTs), mas uma das coisas que joga muito, para mim, é o value for money, e nesse aspecto, o LCD ainda vai ganhar durante algum tempo ao OLED. quando um OLED me for oferecido, por um preço equivalente ao de um LCD, eh pa.. eu vou para o OLED... tem vantagem... pelo mesmo preço, a escolha é vidente.

não me venham pedir mais 200 a 400€, por contrastes superiores, e angulos de visão melhores.

Tecnologias novas têm sempre um premium, tu só tens k decidir o valor deste k estás disposto a pagar para obteres as vantagens da mesma, no meu caso axo k quando estiverem a <=+25% mais caro estou disposto a passar para OLED.
 
Última edição:
Eu também acho que a questão da espessura fisica da tela não será um ponto muito importante á primeira vista, e não será mesmo se for para uma utilização desktop. Agora, noutros campos é evidente a vantagem, nos portáteis... Mais fino significa provavelmente mais leve, para não mencionar o óbvio, a redução de tamanho que é importante num portátil. E se consome menos energia, é ouro sobre azul, maior autonomia do portátil.

Julgo que é no campo da "portabilidade" que essa tecnologia dará cartas. No uso doméstico... penso que o lcd vai durar bastante tempo, e talvez melhorar a qualidade. Aliás, como acontece com tudo, já existem lcds excelente a preço de ouro, mas a evolução natural vai fazer que cada vez se compre melhor a melhor preço (ou como é costume em informática, o tempo passa e gasta-se sempre o mesmo dinheiro, simplesmente cada vez se compra melhor qualidade).

Quanto ao resto, contraste, brilho, etc, teremos de ver ao vivo e a cores para opinar.

No entanto, tanta discussão acerca das funcionalidades, e provávelmente a escolha da tela acaba sempre por ser limitada pelos aérios, e não pelas qualidades da mesma.
 
Zaron, contraste não é fidelidade à cor... Contraste so diz respeito a preto e branco. preto mais rpreto, e branco mais branto, são um melhor contraste.

entre isso, tens cor, propriamente dita, e a fidelidade a essa cor, não esta propriamente relacionada com o contraste.

O contraste dinamico, para mim não é nada.
No entanto, existem LCDs com com contarstes REAIS de 1000:1 (e salvo erro, até melhor)
Um plasma, geralmente manda-se para 10000:1.

em todo o caso, não estou a ver o OLED a conseguir brilho suficiente, para conseguir contrastes de 1000000:1
Ou seja, uma imagem branca, num OLED, tem que ser, 1000000 de x mais brilhante que um preto. ok, o preto, é completamente preto, e isso eventualmente também deturpa bastante a mediição do contraste (visto que na realidade, esse nº aparentemente soberbo, do contraste, acaba por não se traduzir numa verdadeira vantagem).

Eu sei como é que se medem angulos de visão... mas um painel TN também está longe de ser uma referencia no mundo do LCD.

Ainda em relação a consumos... um OLED gasta menos que um ecrã com LCD LED backlight, tipo o dos vaio SZ? se gastar menos, duvido que seja algo realmente significativo.
E também ha factores a ter em conta, nesta historia do tamanho, que é a questão da resistencia do ecrã... não queremos que o ecrã do portatil fique todo empenado, ou deformado...

PS: quanto à questão do LCD vs. CRT, possivelmente não fui claro... as vantagens dos LCDs Actuais, superam evidentemente as desvantagens.
 
Mortymore
Porque é que has de querer trabalhar com resoluções fora da resolução nativa (que é a mais alta possivel)?

No meu caso em duas situações, embora uma com muito mais predominância.
Quando ao monitor ligo todo o tipo de CPUs, com resoluções definidas diferentes.
E nas (poucas) vezes que estive a trabalhar em páginas web que se destinavam paralelamente a pessoas com dificuldades visuais. A página ao ser iniciada detectava a resolução do monitor onde estava a ser aberta e era direccionada para a vertente de alta ou baixa resolução. É evidente que durante a construção das páginas, se queria ter a real noção do efeito que surtiria de uma ou outra, tinha que mudar a resolução do monitor.

Para o comum utilizador, o TFT é naturalmente melhor, mas para mim... tenho 3 CRTs em casa e zero TFTs.
Espero que os meus CRTs se aguentem por muito tempo, ou que haja uma tecnolgia que os substitua nas (poucas é certo) vantagens que têm, porque pelo rumo das coisas qq dia não se encontram CRTs no mercado.

Abraço

PS: É só para fazer notar que me estou a referir a um caso (o meu) que evidentemenente é pontual, pois de uma forma geral os TFTs são o mais indicado para a genralidade das utilizações, e até para o descanço e/ou conforto da visão (segundo me consta, pois não sou entendido nessa matéria), que me parece acima de tudo o factor que mais deveria ser considerado. É que já passei uns bons anos da minha vida em frente a CRTs, e posso dizer que passei seguramente umas 8 a 10h diárias em frente a eles nos últimos 5 anos, e não uso óculos nem tenho qq problema de visão... mas lá está... sei que sou um caso pontual... Agora no trabalho já me meteram um TFT... vamos lá ver se não dou cabo da vista... LOL
E se há coisa em que os CRTs me chateiam é no espaço que ocupam e no que poderia poupar se tivesse TFTs...
 
Última edição:
Zaron, contraste não é fidelidade à cor... Contraste so diz respeito a preto e branco. preto mais rpreto, e branco mais branto, são um melhor contraste.

entre isso, tens cor, propriamente dita, e a fidelidade a essa cor, não esta propriamente relacionada com o contraste.


Preto e banco n são cores? :P

Ok, :lol: deixando isso de parte, quanto tens mais contraste tens mais (range) variação de intensidade de luz, os melhoramentos têm sido na fidelidade do preto, sendo k isso faz com k tenhas mais níveis de cinzento, (é medido em branco-Preto), mas tento mais níveis tens mais cores, já k o mesmo se aplica para os vários sub-pixeis(cor).

Em relação a LCD vs OLED, tens k a intensidade da backlight é a mesma para o painel logo n podes fazer cores perfeitas pk n tens uma fonte isolada para cada pixel dei a maior fidelidade de cor.
Assim como o Gamut Colour Range (mais cores disponíveis) superior nos OLED, sendo superior mesmo aos com LED backlight, mais uma x adicionando mais fidelidade de cor.

Quando eu digo fidelidade n é só fazer uma cor correcta (real) é tb ser capaz de fazer essa cor (Gamut).
Ex.: uma maça real tem um numero infinito de variações de cor, sendo k a maça vai ser mais fiel à realidade num OLED.
Isso supondo k n fica limitado pela informação digital da mesma, nem pela capacidade do olho humano.

Koncaman disse:
em todo o caso, não estou a ver o OLED a conseguir brilho suficiente, para conseguir contrastes de 1000000:1
N tem k ser mais brilhante tem é k ter um cinzento mais escuro,
Supondo k num LCD o tom mais escuro é 0.01 e k no OLED é 0.0000001 vez como podem atingir esses valores de contraste.

Koncaman disse:
Ainda em relação a consumos... um OLED gasta menos que um ecrã com LCD LED backlight, tipo o dos vaio SZ? se gastar menos, duvido que seja algo realmente significativo.
E também ha factores a ter em conta, nesta historia do tamanho, que é a questão da resistencia do ecrã... não queremos que o ecrã do portatil fique todo empenado, ou deformado...

Os painéis do vaio são uma valente M€&#ª pk n têm uma implementação correcta de LED backlight, na verdade é uma fila de LED's como tal n são mt uniformes.
Quanto aos "verdadeiros" LED backlight os 1º modelos n eram mt poupados, mas certamente será melhorado com as várias gerações.
 
Última edição:
Preto e banco n são cores? :P

É um pormenorzito... mas por acaso preto e branco não são cores...

Preto é ausência de cor, e branco o somatório de todas as cores. :007:
Por outras palavras, pode também dizer-se que o preto absorve todas as cores visíveis, e o branco reflecte-as.

Abraço
 
Sou o único que acho a TV feia? A base estraga tudo... fica muito mau.

Pode ser que daqui a uns 5 ou 6 anos compre uma OLED TV, se de facto for o substituto do plasma/LCD.
 
Largas o comando e lá se vão os 3mm :lol:

Ha :lol:

Sou o único que acho a TV feia? A base estraga tudo... fica muito mau.

Pode ser que daqui a uns 5 ou 6 anos compre uma OLED TV, se de facto for o substituto do plasma/LCD.


Não, eu concordo... A Base é horrivel...

A expessura não é o mais importante, por mim pode ser mais largo, o que interessa é o contras-te brilho, que são as principais vantagens em relação aos LCD...
 
Back
Topo