Smart Router 2.0 (HS8247W)

Como agora o Smart Router já está disponivel nas zonas de Fibra Rural, hoje liguei a pedir a substituição do Technicolor que já tem 5 anos. Agendaram a substituição, será gratuita, mas dizem que nestas zonas só está disponível o Smart Router 1.0. Será verdade? Qual será a razão? Em novas instalações de Fibra Rural é esse que estão a colocar?
 
Instalação de smartrouter 2.0 Vodafone (HS8247W) em ATI RACK:
- bom dia, vão instalar-me este equipamento numa moradia com um ATI em rack19". A minha dúvida prende-se com a tipologia de instalação que deverá ser feita (só para ter uma opinião válida daquilo que era suposto lá ser instalado … e não algo que o instalador decida fazer na altura só porque é mais fácil.

- para ser mais fácil a ajuda, passo a descrever o que está no ati.
o ATI tem um painel de entrada com dois empalmes coaxiais (entra ficha F por trás de cado desde a CEMU e sai tomada F coaxial pela frente)
tem duas keystones rj45 cat6A para entrada de Pares de cobre dos operadores desde a CEMU
tem duas tomadas/empalmes SC/APC (tomada duplex) - supostamente entra fibra com terminal SC/APC e daí liga-se fibra para o interior da habitação

Tenho duas zonas ZAP (com tomada dupla rj45 cat6A, tomada SC/APC duplex, tomada dupla RF coaxial)
O resto são tomadas terminal simples ou duplas rj45 Cat6A e tomadas de cabo coaxial RF.

No ATI tenho um distribuidor Televes 4747 com repartidores e derivadores RF, tenho um switch POE em rack (o POE serve para alimentar câmaras POE) e tenho uma régua com 4 tomadas SC/APC onde estão ligadas as 2x2 fibras que vêm das duas zap.

Posto isto, e sabendo que me vão instalar esse novo router 2.0 da Vodafone (que pelo que percebi tem o ONT integrado) qual a melhor instalação ?
- smartrouter na zap e chicote SC/APC entre a entrada no ati e a ficha respetiva para a zap
- smartrouter no ati (tem lá muito espaço)
- etc
Agradeço todas a ajuda e opiniões.

Boas, o ATI é em bastidor? ou na parede pois há umas séries de fabricantes que chamam atirack a um quadro ati enfiado na parede.

Se for em bastidor aconselho a tirar o router daí caso queiras utilizar o wifi dele e a colocalo na ZAP, se o quiseres desligar o wifi, caso haja AP's espalhados pela casa coloca dentro do bastidor pois fica centralizado, a questão de não colocar dentro é que a mesma deverá estar ligada à terra de algum modo, e isso faz de gaiola e isola o sinal dentro do mesmo. (podes pesquisar gaiola de faraday)

Se for ATI na parede com portas metálicas a ideia é a mesma, se for com portas plásticas o sinal passa bem, dependendo da localização podes ter ou não bom sinal na casa toda, assim como o tamanho do router, o 2.0 ocupa bastante espaço.

Se puderes mete uma foto ou outra da coisa.

Só um comento, deverias ter colocado na secção das dúvidas.
 
Última edição:
Boas. NVRSystem muito obrigado pela informação.
Trata-se de facto de um rack bastidor (48U), logo tem mais que espaço, mas a questão da gaiola é de facto um problema (não tinha pensado nisso).
Nesta fase (que não tenho mais APs e trata-se de uma instalação inicial para lá ter net para o sistema de vigilância e TV) vou talvez colocar o smartrouter 2.0 numa das zaps (o escritório), que está cablada e pronta. Depois logo vejo se e onde coloco APs e se vale a pena manter o wifi do smartrouter. Só mais uma questão:

- como ainda não tenho o chicote de fibra do ATI à ZAP, será que o instalador da Vodafone instala fibra direta até à ZAP (passa direto no ATI) ? Interrompe a fibra no ATI no empalme SC/APC e retoma fibra dai até tomada na ZAP? Ou termina fibra nesse empalme e eu tenho de instalar a fibra pré-conetorizada do ati até à tomada ZAP?
- como quero colocar a TV noutro sítio (sem zap), como é que o sinal é transmitido do smartrouter para a box? (RF ou pares de cobre?). Para as outras TVs presumo que o smartrouter tenha uma saída RF em coaxial e tenha de voltar com ele para o ati para entrar no bloco de repartidores, e daí vai para o resto das tomadas terminal RF, certo?

Muito obrigado pela valiosa ajuda e peço desculpa por ter erradamente colocado este tópico aqui.
 
Boas. NVRSystem muito obrigado pela informação.
Trata-se de facto de um rack bastidor (48U), logo tem mais que espaço, mas a questão da gaiola é de facto um problema (não tinha pensado nisso).
Nesta fase (que não tenho mais APs e trata-se de uma instalação inicial para lá ter net para o sistema de vigilância e TV) vou talvez colocar o smartrouter 2.0 numa das zaps (o escritório), que está cablada e pronta. Depois logo vejo se e onde coloco APs e se vale a pena manter o wifi do smartrouter. Só mais uma questão:

- como ainda não tenho o chicote de fibra do ATI à ZAP, será que o instalador da Vodafone instala fibra direta até à ZAP (passa direto no ATI) ? Interrompe a fibra no ATI no empalme SC/APC e retoma fibra dai até tomada na ZAP? Ou termina fibra nesse empalme e eu tenho de instalar a fibra pré-conetorizada do ati até à tomada ZAP?

Normalmente apenas trazem com eles um patch de 2 metros, eu como no meu bastidor não tenho a gaveta para a fibra coloquei a tomada deles na parede e comprei um patch de 6 metros para ligar depois ao bastidor, se o teu for para terminar nas tais gavetas para fibra tipo:
pl15111906-sc_24_port_rack_mount_patch_panel_1u_19_fiber_optic_joint_closure_drawer_type.jpg


eu terminava na gaveta, e punha tudo "provisório" no bastidor, ou então arranjas um cabo que vá até à ZAP, já são baratos, o técnico normalmente não faz juntas pelo caminho.

- como quero colocar a TV noutro sítio (sem zap), como é que o sinal é transmitido do smartrouter para a box? (RF ou pares de cobre?). Para as outras TVs presumo que o smartrouter tenha uma saída RF em coaxial e tenha de voltar com ele para o ati para entrar no bloco de repartidores, e daí vai para o resto das tomadas terminal RF, certo?

Muito obrigado pela valiosa ajuda e peço desculpa por ter erradamente colocado este tópico aqui.

A box 4K tem wifi, pode ser ligada sem fios, não aconselho a não ser que seja relativamente perto, as boxes comunicam todas por par de cobre vulgo RJ45 Ethernet.
O sinal RF saí do smartrouter, tens RF-out, 2x line out para telefone fixo e 4 portas GbEth, se não colocares o router no ATi terás de algum modo fazer chegar o sinal lá novamente para injectares para a infraestrutura existente.

Pessoalmente enfiava tudo no ATI/Bastidor por inúmeras razões:
- teres flexibilidade para ligar o router com os equipamentos activos, switch aps, telefones....
- ao teres patch panel rj45 podes colocar o sinal rede ou telefone em qualquer ponto da habitação
- instalação de Ap's com switch PoE ou com injector PoE
- centralizar distribuição de sinal Tv

eu dei a volta ao problema do wifi quando tinha um draytek enfiado no bastidor com o recurso a 3 antenas 9db's com pigtail ficaram montadas fora do mesmo.
 
NVRSystem

muitíssimo obrigado pela descrição e informação valiosa.
Quando referes que eles trazem um patch de 2 metros referes-te a um patch cable de pares de cobre (rj45) para interligar router à box? Ou um patch de fibra para ligar o ati ao router?

Em teoria, o instalador deveria chegar com a fibra ótica ao alinhador no painel de entrada no ati (entrada na parte de trás) e daí, com uma fibra de ligação, liga-se à entrada na gaveta com enrolador (e dentro do enrolador deverá estar a minha que chega à zap). Mas isto é teoria. Eu gostava de antever o que será na prática para estar minimamente preparado (É que eu já estaria preparado para que o instalador quisesse pura e simplesmente "passar a direito" pelo ATI até ao smartrouter para se responsabilizar pela ligação e não deixasse alternativa).

Como eles se têm de responsabilizar pela chegada em condições do sinal ao router podia ser que se responsabilizassem pela interligação em fibra da gaveta de fibra à zap (mas sim, um cordão pré-conetorizado é barato e posso eu instalar...só espero é que depois não façam como os instaladores de tv por cabo que acabaram por substituir o cabo coaxial todo do meu apartamento porque o deles é que era bom e se não fizessem não poderiam responsabilizar-se pela qualidade do sinal.

Juntando a informação recolhida aqui vou nesta fase colocar o smartrouter no escritório onte tenho as 3 tecnologias, ligo a fibra otica do ati à zap e daí faço o retorno de coaxial e rj45 ao ati (que depois entram nos respetivos repartidores de coaxial e num switch de rede em rack). No futuro talvez coloque o smartrouter no ati e use APs distribuídos para o wifi.
 
Patch de fibra, em RJ 45 fazem os metros que precisares, tive um problema com uma box e como tinha o router longe fizeram-me um cabo com 10 só para despistar a coisa :D atenção que alguns dos cabos de rede deles NÃO PRESTAM, o ultimo que me instalaram era de alumínio e cat 5E, que pelo ITED não é permitido, para quem tem este tipo de instalação.

Ainda aqui tenho outro fornecido por eles, da TEKA ref:2901087-24, cat5E, condutores em alumínio cobreado.
Caso haja instalação feita com material de qualidade e requisitos superiores impedir que instalem o que quer que seja abaixo do mesmo, no coaxial acontece terem cabo com núcleo de ferro cobreado e malha deficiente, é uma porcaria, material bom Televés CXT em cobre ou o T-100Plus

Assim como não podem alterar a instalação física do cliente (caso ITED) pois há certificados e projectos envolvidos e alguém que assumiu a instalação.

Não é mudar só porque lhes apetece.
 
Última edição:
Sim, e no pares de cobre e coaxial não deixo mexer. Investi num bom cabo de pares de cobre (supostamente blindado cat 7) com tudo o resto em cat6A e no coaxial Televes T100Plus.
Já agora, a gaveta de fibra cuja imagem colocaste como exemplo é de onde? (tem muito bom aspeto).
 
É o normal usado em bastidores, eu trabalho em ambiente industrial e é o que se usa, a Gigamedia, Teka, Draka, Olirack, Quitérios, não conheço muitos mais, ter em atenção que para as fibras dos operadores tem de ser SC-APC
 
Última edição:
Boas, o ATI é em bastidor? ou na parede pois há umas séries de fabricantes que chamam atirack a um quadro ati enfiado na parede.

Se for em bastidor aconselho a tirar o router daí caso queiras utilizar o wifi dele e a colocalo na ZAP, se o quiseres desligar o wifi, caso haja AP's espalhados pela casa coloca dentro do bastidor pois fica centralizado, a questão de não colocar dentro é que a mesma deverá estar ligada à terra de algum modo, e isso faz de gaiola e isola o sinal dentro do mesmo. (podes pesquisar gaiola de faraday)

Se for ATI na parede com portas metálicas a ideia é a mesma, se for com portas plásticas o sinal passa bem, dependendo da localização podes ter ou não bom sinal na casa toda, assim como o tamanho do router, o 2.0 ocupa bastante espaço.

Se puderes mete uma foto ou outra da coisa.

Só um comento, deverias ter colocado na secção das dúvidas.


Tive o mesmo problema....

Vieram os tecnicos puseram o smart router 1.0 dentro do ATI e estava à rasquinha em espaço!
O sinal wifi apanhava bem fora num wc em minha casa...

Mas comecei a pensar.... o router lá fechado dentro... a aquecer aquilo é quase hermeticamente fechado (possui 3 portas uma plastico uma metal e uma madeira) e pensei se ha um problema qualquer ainda começa lá um incendio!

Falei com os tecnicos e fizeram uma derivaçao para fora com outra caixa de fibra e tenho o router cá fora agora (smart router 2.0)! Tenho um switch la dentro do ATI mas quero tira-lo de lá e passar cabos até ao router (sempre se poupa algo na conta da luz)

Na minha opinião pessoal o smart router 2.0 nao vale nada os routers da MEO são melhores na minha optica. O smart router é enorme não dá para colocar na parede e acho o pouco flexivel.

Deve ser melhor que o power router da NOS que também deve ser um aborto ....mas aposto que nao chega ao fiber gateway da Meo (eu nem gosto da MEO)

Estou errado acerca do smart router 2.0? está-me a falhar alguma coisa? Uso os DNS 1.0.0.1 e 1.1.1.1 estou a fazer mal em relaçao ao que está por defeito?
 
É o normal usado em bastidores, eu trabalho em ambiente industrial e é o que se usa, a Gigamedia, Teka, Draka, Olirack, Quitérios, não conheço muitos mais, ter em atenção que para as fibras dos operadores tem de ser SC-APC

Sim, eu sei. Andei a ver o da TEKA mas este da imagem parece ser mais ligeiro e organizado. Pelos vistos é a da DRAKA. Quem comercializa isto cá em Portugal?
 
Tive o mesmo problema....

Vieram os tecnicos puseram o smart router 1.0 dentro do ATI e estava à rasquinha em espaço!
O sinal wifi apanhava bem fora num wc em minha casa...

Mas comecei a pensar.... o router lá fechado dentro... a aquecer aquilo é quase hermeticamente fechado (possui 3 portas uma plastico uma metal e uma madeira) e pensei se ha um problema qualquer ainda começa lá um incendio!

Falei com os tecnicos e fizeram uma derivaçao para fora com outra caixa de fibra e tenho o router cá fora agora (smart router 2.0)! Tenho um switch la dentro do ATI mas quero tira-lo de lá e passar cabos até ao router (sempre se poupa algo na conta da luz)

Na minha opinião pessoal o smart router 2.0 nao vale nada os routers da MEO são melhores na minha optica. O smart router é enorme não dá para colocar na parede e acho o pouco flexivel.

Deve ser melhor que o power router da NOS que também deve ser um aborto ....mas aposto que nao chega ao fiber gateway da Meo (eu nem gosto da MEO)

Estou errado acerca do smart router 2.0? está-me a falhar alguma coisa? Uso os DNS 1.0.0.1 e 1.1.1.1 estou a fazer mal em relaçao ao que está por defeito?

Do que tenho conhecimento o Smart Router 2.0 é melhor que o Fiber Gateway da MEO. Pelo que tenho visto no tópico há queixas relativamente a:
- Não dar para mudar o DNS
- Rede 5Ghz ir abaixo
- Já li algo em algum lado sobre conexões simultâneas e/ou baixo limite no número de portas disponiveis para port forwarding (não me recordo)
- Ao usarem-se algo como 500 ligações nos torrents o telefone fica com falhas:

Sim, é um problema conhecido. Até mesmo com menos ligações. Passa uns olhos por aqui: https://geektuga.ddns.net/gct/index.php/2019/03/05/fiber-gateway-cheio-de-problemas/

Resumindo, o Bufferbloat da ligação do Meo por defeito é péssimo e o hardware do Fiber não é tão bom como pintam.

Se investires num bom router e ligares via modo bridge ao Fiber talvez consigas resolver esse problema (só uma sugestão, nunca testei).

A meu ver não estão ao mesmo nivel.
 
Do que tenho conhecimento o Smart Router 2.0 é melhor que o Fiber Gateway da MEO. Pelo que tenho visto no tópico há queixas relativamente a:
- Não dar para mudar o DNS
- Rede 5Ghz ir abaixo
- Já li algo em algum lado sobre conexões simultâneas e/ou baixo limite no número de portas disponiveis para port forwarding (não me recordo)
- Ao usarem-se algo como 500 ligações nos torrents o telefone fica com falhas:



A meu ver não estão ao mesmo nivel.

Eu tinha experiencia com o thomson V2 que era o melhor router da meo até vir o Fiber gateway. Gostei muito desse V2 e acho que é superior ao smart router 2.0 (menos o alcance 5ghz talvez) pelo que presumi que o fiber gateway fosse melhor que esse ... na volta não..

Com o V2 conseguia fazer tudo tinha uma ligaçao de 200/100 e acho que ele sempre se portou bem...
 
O FiberGateway é melhor sim. Das falhas indicadas no outro post, uma delas já foi resolvida, a dos 5GHz pode ser resolvida alterando o canal wifi, e no caso dos DNS pelo que disse um insider num blogue, está para breve, no próximo firmware.
 
Sorry my bad, estamos no tópico do SR 2.0 segui o tema do tópico. Mas mesmo em relação ao V2 não se vê a reportarem lá os problemas que há no Fiber.
 
Back
Topo