SmartThings - Casa "Inteligente"

Boa pergunta, há pelo menos 4 hipóteses:
1. Com um detector luz solar.
2. Com o detector de movimento Aqara, que também detecta claridade. Neste caso testas a luz do sol a bater direto em casa e programas para abrir estore IF Luz > X.
3. Com um gadget de metereologia que tenha o parâmetro SOL/NUBLADO/CHUVA etc e fazes um IF. Já tentei ver no meu NETATMO mas não tem esse parâmetro.
4. Com um sensor de temperatura que metes no exterior ou interior e testas a temp que fica se levar com o sol directo, imagina que o aparelho aquece a 30 graus no inverno/40 graus versão, basta programares mais uma vez..

Tudo isto com a ajuda do WebCore claro.

Boa sorte!

Obrigado, mas estava a pensar em algo interligado bom as aplicações do tempo, e não a sensores
 
Alguem que use tomadas inteligentes integradas no snartthinfs?

Tenho uma neocoolcam que funciona bem,preciso de outra mas neste monento esta mais cara que quando comprdi.

Vi a blitzwokf mas é wifi, as wifi tambem dao para integrar?
 
Alguem que use tomadas inteligentes integradas no snartthinfs?

Tenho uma neocoolcam que funciona bem,preciso de outra mas neste monento esta mais cara que quando comprdi.

Vi a blitzwokf mas é wifi, as wifi tambem dao para integrar?

Boas ,

Também tenho uma neocoolcam e mandei vir ha umas 2 semanas a blitzwokf que até é mais barata.
Assim que chegar reporto, mas funciona com o ST claro.
 
Boas ,

Também tenho uma neocoolcam e mandei vir ha umas 2 semanas a blitzwokf que até é mais barata.
Assim que chegar reporto, mas funciona com o ST claro.

tens a certeza que funciona com o ST?
é que essas são tomadas wifi (como muitas outras que por aí andam), não são z-wave como as neo coolcam por exemplo.
 
pois essa questao do wifi é que me esta a fazer ficar na duvida, embora existam umas neocoolcam wifi a que tenho é zwave, sera que as wifi dao para integrar?
 
Também tenho NeoCoolCam Z-wave. As com Wifi não devem dar, porque o Hub SmartThings V2 não tem Wifi (que eu saiba).
Tem Lan para se ligar à Net e depois aceita Z-Wave e ZigBee.
 
Sei que ambos os protocolos Z-Wave e ZigBee suportam redes Mesh. Alguém me sabe dizer se isso é automático?? Ou se é necessário configurar algo?
É que testei uma tomada NeoCoolcam num sítio mais longe do Hub e não deu. E, pelo meio, coloquei outra, para ver se assim dava para comunicar, porque a ideia do Mesh é ir enviando o sinal pelos outros vizinhos, até chegar ao hub. Mas também não deu :(
 
Também tenho NeoCoolCam Z-wave. As com Wifi não devem dar, porque o Hub SmartThings V2 não tem Wifi (que eu saiba).
Tem Lan para se ligar à Net e depois aceita Z-Wave e ZigBee.

aparte da discussao das neocoolcam's que nao conheco, se tem wifi ou não o hub é indeferente porque tudo vai estar ligado ao router/AP sendo por wifi ou LAN. nao vais ter ligações ponto a ponto wifi entre hub's e endpoints.
 
aparte da discussao das neocoolcam's que nao conheco, se tem wifi ou não o hub é indeferente porque tudo vai estar ligado ao router/AP sendo por wifi ou LAN. nao vais ter ligações ponto a ponto wifi entre hub's e endpoints.

Eu percebo o que dizes. Mas sendo assim, como é que adicionas ao SmartThings?? Porque na app, quando fazes "Add Device", ele vai pesquisar por dispositivos Z-Wave ou ZigBee... como é que vai encontrar os Wi-Fi ??
É por isto que estava a dizer que acho que não dá para integrar dispositivos Wi-Fi no SmartThings. Mas posso estar enganado, claro! Comecei há pouco tempo nisto :)
 
por norma os elementos com coneçao IP (wifi) sao adicionados no Add device manual (oficiais) ou entao por smartapp ou DH em que introduzes o IP do dispositivo a integrar.
Em relação as coolcam, fiz uma breve pesquisa, so vi DH para a versao Zwave, talvez consigas integrar a versao wifi com um dispositivo "man in the middle" (MQTT, IFTTT ou outro).
 
as neo coolcam só as zwave dão para integrar.
não me acredito que essas que aí colocaram dêem, mas alguém que já tenha que teste, mas honestamente não vejo forma de.
 
tens a certeza que funciona com o ST?
é que essas são tomadas wifi (como muitas outras que por aí andam), não são z-wave como as neo coolcam por exemplo.
O ST 3 tem wifi e eu controlo por exemplo as lampadas e fitas de led yeelight que também são wifi e são bastante mais complexas.
Provavelmente vou ter que instalar um device handler e está feito..assim que chegar aviso se funciona!
 
O ST 3 tem wifi e eu controlo por exemplo as lampadas e fitas de led yeelight que também são wifi e são bastante mais complexas.
Provavelmente vou ter que instalar um device handler e está feito..assim que chegar aviso se funciona!
Mas já controlas ou vais ainda ver se funciona?
É que eu tenho o ST 3 e acho que o wifi só serve para te ligares á rede...

O que eu sei é que tomadas inteligentes wifi com o Smartthings só tendo um "man-in-the-middle". Mas se alguém souber como controlar diretamente que diga como, pois também o queria fazer.
 
Vai aqui uma confusao :)
vou tentar resumir embora se calhar muito ja o saibam.
ST versao 2 ou versao 3 conseguem se ligar exactamente aos mesmo dispositivos (Ip (LAN ou WLAN), Zwave ou zigbee) bluetooth existe hardware no ST2 mas nunca foi activo por SW.
o Wifi do ST3 é so para ligaçao ao router (rede da casa e internet). Basicamente ou tens um cabo UTP para ligar ao router ou entao no ST3 podes ligar via wifi, que dá a vantagem de poderes ter o hub numa divisao diferente do router, nao ha mais vantagens nenhuma o facto de ter wifi.

Para dispositivos wifi (IP) é como os outros basta teres um DH ( que alguem com conhecimento o possa fazer) ou ter integraçao oficial. tem um exemplo para um DH das luzes yeelight que são de conexao wifi (IP) como disse o MrPardal.
https://github.com/holdestmade/SmartThingsYeelight/blob/master/SmartThingsYeelight_DTH.groovy

Por norma como o protocolo IP é muito usado em outros dispositivos e consegues usar os protocolos HTTP, MQTT ou ter ligação directa a uma cloud third party, é usado muitas vezes dispositivos man-in-the-middle que fazem a "traduçao" entre o dispositivo e o smartthings. tens o exemplo: homeassistant, IFTTT ou um simples JSON a correr num raspberry pi.

em relaçao as tomadas wifi disponivies podem ver aqui:
https://community.smartthings.com/t/wifi-plug-recommendations/115613

embora, pessoalmente, ja tendo o smartthings nao vejo vantagem de ter dispositivos wifi em detrimento de zigbee ou zwave por razões de segurança a não ser o preço, que no caso das tomadas nao se justifica porque ja tens zigbee ou zwave por preços identicos.
ate o ikea vende uma zigbee que é integraçao directa (nao precisa de DH ou man in the middles):

https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40364748/
https://community.smartthings.com/t/ikea-tradfri-outlet/136572/4

Se quiserem usar escondido atras tomada (ou caixa de derivaçao) podes usar um shelly 1 (10 euros) que é tambem wifi com o DH embaixo:
https://github.com/patrickkpowell/S...ypes/patrickkpowell/Shelly/shelly-1or2.groovy
 
Mas já controlas ou vais ainda ver se funciona?
É que eu tenho o ST 3 e acho que o wifi só serve para te ligares á rede...

O que eu sei é que tomadas inteligentes wifi com o Smartthings só tendo um "man-in-the-middle". Mas se alguém souber como controlar diretamente que diga como, pois também o queria fazer.

Neste momento tenho uma fita de leds e uma lampada Yeelight que trabalham por wifi configuradas a 100%.
O processo de instalação é:
1. Instalar o DH - simontether para as Yeelight.
2. Emparelhar a lampada com o programa oficial Yeelight - para descobrir o IP correto do dispositivo.
3. Adicionar um device baseado no DH instalado e inserir o Device Network Id que vos apeteça - o meu é C0A80166:D890.
4. Ao adicionar o device ele aparece logo na APP Classica, apesar de não estar ainda conectado ao dispositivo.
5. Na APP, abrir o dispositivo e ir as opções (rodinha), ai basta inserir o tal IP que descobrimos no passo 2.
6. Feito! Pode parecer complexo mas é cu de galinha.

Atenção que pelo menos nesta marca o interface é um pouco lento, se for ON/OFF é pacifico mas se for para mudar de cor, etc, demora uns 3s/4s!

De dispositivos mais complexo a nível de instalação, também tenho o NETATMO Weather Station, Zipato Water Valve e o FIBARO Roller Shutter. Quem tiver dúvidas avise.
 
Vai aqui uma confusao :)
vou tentar resumir embora se calhar muito ja o saibam.
ST versao 2 ou versao 3 conseguem se ligar exactamente aos mesmo dispositivos (Ip (LAN ou WLAN), Zwave ou zigbee) bluetooth existe hardware no ST2 mas nunca foi activo por SW.
o Wifi do ST3 é so para ligaçao ao router (rede da casa e internet). Basicamente ou tens um cabo UTP para ligar ao router ou entao no ST3 podes ligar via wifi, que dá a vantagem de poderes ter o hub numa divisao diferente do router, nao ha mais vantagens nenhuma o facto de ter wifi.

Para dispositivos wifi (IP) é como os outros basta teres um DH ( que alguem com conhecimento o possa fazer) ou ter integraçao oficial. tem um exemplo para um DH das luzes yeelight que são de conexao wifi (IP) como disse o MrPardal.
https://github.com/holdestmade/SmartThingsYeelight/blob/master/SmartThingsYeelight_DTH.groovy

Por norma como o protocolo IP é muito usado em outros dispositivos e consegues usar os protocolos HTTP, MQTT ou ter ligação directa a uma cloud third party, é usado muitas vezes dispositivos man-in-the-middle que fazem a "traduçao" entre o dispositivo e o smartthings. tens o exemplo: homeassistant, IFTTT ou um simples JSON a correr num raspberry pi.

em relaçao as tomadas wifi disponivies podem ver aqui:
https://community.smartthings.com/t/wifi-plug-recommendations/115613

embora, pessoalmente, ja tendo o smartthings nao vejo vantagem de ter dispositivos wifi em detrimento de zigbee ou zwave por razões de segurança a não ser o preço, que no caso das tomadas nao se justifica porque ja tens zigbee ou zwave por preços identicos.
ate o ikea vende uma zigbee que é integraçao directa (nao precisa de DH ou man in the middles):

https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40364748/
https://community.smartthings.com/t/ikea-tradfri-outlet/136572/4

Se quiserem usar escondido atras tomada (ou caixa de derivaçao) podes usar um shelly 1 (10 euros) que é tambem wifi com o DH embaixo:
https://github.com/patrickkpowell/S...ypes/patrickkpowell/Shelly/shelly-1or2.groovy

Tiago,

Já testaste os shelly 1? Queria mandar vir um mas tou com medo que o facto de ser wifi o torne demasiado lento e nesse caso ia para os FIBARO. Só preciso de um mesmo..
Tks!
 
Tiago,

Já testaste os shelly 1? Queria mandar vir um mas tou com medo que o facto de ser wifi o torne demasiado lento e nesse caso ia para os FIBARO. Só preciso de um mesmo..
Tks!

Tenho prontos para montar mas ainda nao tive tempo, em relaçao ao tempo de resposta nao sei, mas o tempo de actualizaçao do estado na app pode demorar ate 1 minuto segundo a thread.

em relação ao fibaro se tiveres tempo espera um tempo, parece que vai haver novidades:
https://9to5mac.com/2019/01/07/fibaro-home-center-app-walli-outlets/
 
Back
Topo