Som DTS HD e Dolby True HD num Home cinema PC

Eu como já passei por esse problema passo a explicar:

1º tens já um HTPC montado, certo? se assim é, a maneira mais facil é comprar uma ATI HD 5xxx (a gama de entrada serve perfeitamente HD5450) para fazeres bitstrem de audio HD para o receiver. É a maneira mais pratica, simples e ainda tens aceleração pelo GPU (DXVA)
2º Podes também comprar a Xonar HDAV1.3 Deluxe para esse efeito, mas acho que é mais dificil de configurar e não se justifica.
3º se quiseres, fazes um upgrade ao CPU, e compras os novos intel i3,i5,i7 com o chipset H55 que já têm capacidade de bitstream de audio HD.

O que eu fiz, foi:
Comprei uma HD5450, instalei e ficou logo tudo a funcionar.

Tens de ter atenção depois ao software e aos codecs.
O bitstream de HD audio ainda é muito recente, e por exemplo, o Haali Media Spliter + suporte de legendas não funciona com o audio HD. (É um exemplo que não é facil ter tudo a funcionar como tens agora sem bitstream de HD audio).

Não te esqueças, o teu receiver tem que ter capacidade de descodificar estes formatos. Que receiver tens e que colunas tens a acompanhar?

Eu tenho tudo a funcionar com o MediaPortal ou com o MPC-HC, se quiseres depois explico os passos.

Desculpem lá ir desenterrar isto.

Isto significa que o Mediaportal faz o passtrough do audio em HD? É preciso instalar mais alguma coisa? Ou basta o MediaPortal? Estou para comprar um AVR com DTS-HD e queria saber se era possivel. Eu tenho uma HD5770, ligando a HDMI ao receiver o som vai para o receiver, ne? Posso ter a porta HDMI ligada ao receiver e ligada à TV e uma DVI ligado ao monitor?

Cumps e obrigado.
 
Sim, o MediaPortal faz passtrough do audio em HD.
Precisas apenas de instalar uns codecs, aconselho o SAF 6.00 que é o ideal, melhor e mais simples que existe. Não causa nenhum conflito com nada.

Podes ter HTPC - HDMI - Receiver - HDMI - TV (É como eu tenho).

o facto de teres a porta DVI ligada a um monitor, penso que também seja possivel, mas não sei como escolhes a saida de imagem/som (as que queres) , penso que não podes ter as duas saidas em simultâneo.
 
Eu já tenho HTPC na sala. Em que tenho a DVI ligada ao monitor e a HDMI ligada à televisão. Neste caso, a HDMI em vez de ligar directamente à televisão vai para o receiver e dps é que vai do receiver para a televisão. Eu não sabia que o Media Portal fazia o passthrough de som HD. Então só preciso de instalar o Media Portal e esse codec e funciona? Sabes se há ficheiros mkv com DTS-HD? É porque normalmente só vejo com DTS.

Alguma coisa que não funcione bem, posso te pedir ajuda?

Muito obrigado pela ajuda até aqui.

Cumps.
 
Última edição:
Back
Topo