Substituição Sony P200

Stormtrooper

Power Member
Boa noite, a minha velhinha Sony P200 entregou a alma ao criador.
Adorava a máquina, pelo formato, pela qualidade das fotos e principalmente pela autonomia e longevidade da bateria que ao fim de tantos anos continuava muito boa, diria excelente!
Pretendia adquirir uma substituta com características idênticas e pretendo gastar pouco "max. 60 a 80€" no mercado dos usados, tipo OLX.
Não percebo nada de fotografia apenas queria uma máquina compacta "de bolso" boa para point and shoot, com uma qualidade fotográfica razoável, pelo menos identica a essa sony, boa bateria, vídeo HD chega perfeitamente, mas estou completamente a léguas do que devo procurar.
Aceito sugestões.
 
Última edição:
Queria algo mais pequeno, acho que se chamam compactas, corrijam-me se estiver enganado.
Algo que supere o melhor smartphone em fotografia, mas que permita ser levada num bolso, gostaria de ter uma máquina dedicada que no mínimo supera-se um smartphone.
Essa Canon que indicas-te parece estar a um bom preço, penso que poderei esticar o meu orçamento até aos 100€, é uma reflex certo?
Só preciso de uma máquina capaz de poder retratar os primeiros anos de vida da minha piolha, com alguma qualidade, e com uma autonomia digna da P200.
Dentro das outras marcas que não a sony possivelmente poderá haver modelos "mesmo que com alguns anos" que se desenrasquem bem?
Continuo aberto a sugestões de quem percebe do assunto.
Obrigado.

Que acham por exemplo da Canon IXUS 190?
Muito antiga?
 
Última edição:
Eu acho que não consegues comprar nada compacto por 100€ que supere um bom smartphone.
 
Última edição:
O problema do smartphone é que é td automático e vai ter montes de fotos com arrasto por fotografar em auto. Mas concordo que por 100€ não arranja nada com qq controlo manual.
 
Eu acho que não consegues comprar nada compacto por 100€ que supere um bom smartphone.
Sério?
Usado com 4 a 5 anos?
Ou mais anos?
No OLX uma Sony Cyber-Shot DSC-H70 por 55€ não tira melhores fotos que um Huawei P20?
Ou uma Sony DSC-WX9 por 55€?
Ou uma Sony Cyber-shot DSC-HX5V por 40€?
Não valem a pena?

O problema do smartphone é que é td automático e vai ter montes de fotos com arrasto por fotografar em auto. Mas concordo que por 100€ não arranja nada com qq controlo manual.
Quero algo point and shoot.
É para usar em automático, e na maior parte das vezes será pela minha mulher.
 
Última edição pelo moderador:
Para uma criança que se mexa, isso só funciona com flash e para isso vai buscar uma Sony nova de 100€ e estas desenrascado.
 
Acho que são as melhores. Há 1 ou 2 anos, fiz uma pequena pesquisa sobre as máquinas desse preço e a verdade é que é um mercado que morreu, e que se tornou obsoleto, por causa dos telemóveis. Na altura cheguei à conclusão que a melhor era uma Sony, mas marginalmente, porque não há diferenças gritantes entre canon e Sony nesses preços. Também é difícil encontrar reviews na net, por ser um mercado com pouca procura.
 
As Ixus são mais pequenas e com zooms mais curtos.

Recomendo que tentes arranjar uma máquina com sensor retro-iluminado (BSI). Nas Sony são as que têm X no nome, na Canon são as que têm HS. Vais notar que as mais baratas não têm isto, e nesta gama este é o factor mais importante para a versatilidade da máquina. Um sensor BSI só precisa de quase metade da luz para obter resultado equivalente num sensor não BSI.
 
As Ixus são mais pequenas e com zooms mais curtos.

Recomendo que tentes arranjar uma máquina com sensor retro-iluminado (BSI). Nas Sony são as que têm X no nome, na Canon são as que têm HS. Vais notar que as mais baratas não têm isto, e nesta gama este é o factor mais importante para a versatilidade da máquina. Um sensor BSI só precisa de quase metade da luz para obter resultado equivalente num sensor não BSI.
Obrigado, a minha intenção será adquirir um modelo usado, para conseguir algo melhor a um preço mais baixo, e até mesmo recorrer a modelos mais antigos que por vezes não são inferiores aos mais recentes.
Que cuidados devo ter ao comprar uma máquina destas usadas?
 
A ideia de que usado se consegue sempre mais pelo preço, esbarra quando compras uma máquina que até pode estar em bom estado, mas não tem garantia e poderá estragar-se com mais facilidade. Pensa se vale a pena, porque o que vais arranjar com o teu orçamento, não deverá ser algo muito superior ao que compras novo.

Tens a 99€ uma Canon S90 no OLX e uma S95 a 90€, que são máquinas acima da média nas compactas (tem um sensor ligeiramente maior).
 
A ideia de que usado se consegue sempre mais pelo preço, esbarra quando compras uma máquina que até pode estar em bom estado, mas não tem garantia e poderá estragar-se com mais facilidade. Pensa se vale a pena, porque o que vais arranjar com o teu orçamento, não deverá ser algo muito superior ao que compras novo.

Tens a 99€ uma Canon S90 no OLX e uma S95 a 90€, que são máquinas acima da média nas compactas (tem um sensor ligeiramente maior).

Essas que falas têm pouco zoom apesar de suficiente mas parecem um bocado espessas.
Que achas da Canon Power Shot SX 620 HS ou SX 610 HS, ou das:
Canon PowerShot SX210 IS
Canon Powershot SX220 HS
CANON Powershot SX230 HS
Canon Powershot SX240 HS
Canon Powershot SX270 HS


Qual a diferença entre as HS e as IS?

Por 70€ estas Sony?

-Sony cyber-shot DSC-WX7
-Sony cyber-shot DSC-WX80
 
Quanto mais zoom, pior qualidade de imagem (dentro do mesmo preço). Para teres uma ideia, aquelas máquinas que te recomendei são máquinas de 400€ (na época delas). Em promoção creio que chegaram a ser vendidas no mínimo por 250€. São um degrau acima das compactas "baratas" de hoje e um segmento que desapareceu.

Sobre esses modelos todos, não tenho tempo de os ver agora, talvez mais tarde.
 
Quanto mais zoom, pior qualidade de imagem (dentro do mesmo preço). Para teres uma ideia, aquelas máquinas que te recomendei são máquinas de 400€ (na época delas). Em promoção creio que chegaram a ser vendidas no mínimo por 250€. São um degrau acima das compactas "baratas" de hoje e um segmento que desapareceu.

Sobre esses modelos todos, não tenho tempo de os ver agora, talvez mais tarde.
Ok, obrigado, agradeço.
Como se trata de zoom Óptico pensava que não havia perda de qualidade, e um pouco de zoom por vezes faz falta.
As outras que referi parecem mais compactas, e apesar de parecerem todas iguais como são modelos distintos uma pode compensar em relação a outra dependendo do preço.
Penso que todas elas se encontram abaixo dos 100€ no OLX.
 
De forma muito simplista e possivelmente não totalmente correcta: lentes com mais zoom, implicam mais vidro, e menos capacidade de deixar entrar luz (isto a preço constante). Podes ver isso nos números de abertura das lentes, que são normalmente f2.8 ou f/2.8 ou apenas 2.8, 1.8, 3.4, etc...

Se tens uma lente 3.4 por exemplo, como a lente deixa entrar pouca luz, são usados "artifícios", sejam eles por software, seja a subida do ISO (que causa grão nas fotos) ou a redução da velocidade do obturador (que pode causar arrasto nas fotos e sensação de estar desfocado).
 
Tens muito por onde escolher. Panasonic parece ser bom compromisso, tenho uma.
Vê esta no olx (é recente e vende-se usada por menos de metade do preço, com sorte tens fatura e garantia)

Panasonic Lumix DMC-TZ57
 
Tens muito por onde escolher. Panasonic parece ser bom compromisso, tenho uma.
Vê esta no olx (é recente e vende-se usada por menos de metade do preço, com sorte tens fatura e garantia)

Panasonic Lumix DMC-TZ57
Não sei porquê mas inclino-me mais para Sony ou Canon.
Não é boa ideia ter um ecrã "3D" oscilante.
Nas minhas mãos não haveria problema de maior, mas nas mãos da minha mulher e não só, terá que ser uma máquina mais robusta.
No OLX compra-se a 170€ e a 100€.

Tem lá também uma Canon Ixus 285 HS por 65€ negociáveis, mas temo que por ser gama IXUS que tenha uma qualidade abaixo das Canon SX...

E uma Sony Cyber-Shot DSC-HX5 Exmor R por 40€ negociáveis, aqui estou a achar o valor demasiado baixo, ou então é a máquina que não é mesmo grande coisa...

945490509_5_644x461_cmara-fotogrfica-sony-cyber-shot-exmor-r-102-carto-16gb-aveiro_rev003.jpg

945490509_4_644x461_cmara-fotogrfica-sony-cyber-shot-exmor-r-102-carto-16gb-tecnologia_rev003.jpg
 
Última edição:
Back
Topo